Autor Tópico: O estudio nosso de cada dia  (Lida 2639 vezes)

rafaelfrota

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 250
  • Sexo: Masculino
  • "Toda a arte é absolutamente inútil" (O. Wilde)
    • http://www.rafaelfrota.com
Online: 22 de Setembro de 2008, 21:23:43
Olá amigos
Como jah tive oportunidade de comentar em outros tópicos, não sou profissional na área, porém faço ensaios de nu como trabalho pessoal (sou artista plástico). Faço esses trabalhos junto com uma amiga que tem um "mini-estudio" montado em sua casa. Ela está começando a fazer books e veio conversar comigo se nao interessava montar um estudiozinho em uma sala comercial e tantar assim entrar no mercado de alguma forma.
Montar um estudio com uma pessoa não é uma das tarefas mais impossíveis do mundo (jah temos boa parte do material) mas o que me dá mesmo medo é o fato da sustentabilidade do negócio.
Parto do principio que pra oferecer algo de qualidade é necessario ter uma certa especialização no assunto. E gostariamos de nos especializar em fotos de gente, afinal, é o que a gente sempre faz mas nunca ganhamos com isso.
Gostaria de expor algumas duvidas a respeito da vivência em estudio, e todo e qualquer comentario seria bem-vindo.

- Sabemos que para um estudio existem várias atividades (moda, gravidez, fashion, editorial, publicidade, etc). Mas para um estudio iniciante, qual seria o verdadeiro nicho de mercado para sustentar o estudio (e por consequencia seus donos)? Até porque nenhuma megamodels vai contratar um estudio incipiente. Entao qual é o verdadeiro mercado hoje para um estudio iniciante?

- É possivel um estudio se manter sem precisar de serviços "off-studio" (eventos, casamentos, bla bla bla)?

- De que e como o pessoal que tem estudio sobrevive e como/o que foi necessário para estabilizar o estudio? De que formas o estudio pode ser auto sustentavel e nao apenas um gasto?