Autor Tópico: Upgrade de Equipamento  (Lida 3450 vezes)

DanielGarcez

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
  • Sexo: Masculino
  • Brave New World
Online: 07 de Abril de 2010, 17:24:00
Pessoal,

Comecei a pouco tempo a fotografar alguns shows (shows pequenos e com pouca iluminação). Tenho uma Canon EOS 450(XSI) e uma Sigma 24-70mm f2.8 e uma Canon 80-200 f4/5.6 e não estou satizfeito com as fotografias que venho obtendo. Então estou pensando em fazer um upgrade no equipamento, mas, como todo mundo, não tenho grana de sobra e precisava acertar no investimento.

Bom, venho pensando em algumas opções

1a. Trocar o corpo por, talvez, uma T2i pois ela possui um ISO bem maior 6400, se não me engano. Mas não curto muito as fotos com ISO 1600 que tiro (por causa do ruido). Por isso não seiu se seria a melhor opção.

2a. Comprar uma Canon 70-200L f4. A dúvida é se a qalidade da lente Canon L vai compensar a abertura f4. Pois em algumas situações nem o f2.8 consegue resolver. Fora que o DOF em 2.8 é muito curto.

3a. Comprar uma Sigma/Tamron 70-200mm f2.8. Gosto muito de usar tele, acho que ganho várias possibilidades dependendo do local. A minha dúvida com relação a isto é que não estou curtindo o resultado que estou tendo com a minha Sigma 24-70mm.


Bom, acho que pé isso. Gostaria da opinião de vocês para ajudar ne escolha do upgrade.

Att,

Daniel
« Última modificação: 07 de Abril de 2010, 17:24:59 por DanielGarcez »


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #1 Online: 07 de Abril de 2010, 23:12:36
O que exatamente vc não está gostando nas suas fotos, quais as deficiência que vc tem visto nelas?
Respondendo isso fica mais fácil para a Galera te ajudar.
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


DanielGarcez

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
  • Sexo: Masculino
  • Brave New World
Resposta #2 Online: 08 de Abril de 2010, 11:37:12
A primeira coisa é a falta de nitidez. Como estou começando a aprender fotografia penso que este problema pode se originar da necessidade que tenho de utilizar velocidades baixas de obturador (já que minha lente tele é escura), e quando utilizo aberturas f2.8 para compensar a deficiencia da luz acabo tornando o DOF muito curto.

Outra coisa é a falta de saturação. Isso já não sei se é devido a própria lente sigma, mas acho as cores das minhas fotos muito "homogenias" (não sei se essa é a melhor solução), por isso penso numa lente Canon ou então um ISO alto de melhor qualidde, não sei.

 






AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #3 Online: 08 de Abril de 2010, 11:53:47
Daniel, vc fotografa em RAW ou JPG ?? Está usando uma configuração customizada ou a default da camera ??


Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


DanielGarcez

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
  • Sexo: Masculino
  • Brave New World
Resposta #4 Online: 08 de Abril de 2010, 11:59:31
Fotografo tudo em RAW para depois tratar no Lightroom.

O que você quer dizer com configuração da camera?


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #5 Online: 08 de Abril de 2010, 12:10:46
Daniel, perguntei porque não sabia teu nível de conhecimento. Para quem trabalha em JPG, se não configurar os Picture Styles antes fica uma caca mesmo :)
Cara, vc deve estar fotografando em local muito escuro.. Como não conheço a qualidade da Sigma não posso opinar. Apenas uma dica, normalmente o Digital Photo Professional que vem com junto com a cam gera resultados melhores que o LR em ISO alto. Vc pode instalar e depois fazer o update prá versão mais nova no site da Canon. Acredito que não vá ajudar muito, mas fica a dica.

Abçs

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


DanielGarcez

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
  • Sexo: Masculino
  • Brave New World
Resposta #6 Online: 08 de Abril de 2010, 12:19:29
Realmente, os locais em que fotografo normalmente são bem escuros. Quase impossíveis de se fotografar com ISO abaixo de 1600. Na verdade gostaria muito de ter ISO 6400 (lógico que com um nível de ruido adequado). De qualquer forma acho que os ISOs altos prejudicam a definição das cores. Será que só conseguirei resultados satisfatórios com uma camera FF e lentes L?


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #7 Online: 08 de Abril de 2010, 12:45:29
Teu problema de falta de nitidez, muito provavelmente está mais ligado a blur (causado por velocidade inadequada) do que pela qualidade da lente em si. É super comum de acontecer, e muitas vezes é confundido.

Antes de trocar alguma coisa:

Tente usar a câmera em modo de prioridade de velocidade. Não esqueça de compensar a felocidade pelo fator de crop da câmera, se não for FF. Por exemplo, setar para 1/200s se for usar uma 100mm (seriam 160mm na realidade).

Faça testes com um tripé, para checar a nitidez.

Teste ao contrário, do maior iso para o menor e veja em qual iso a imagem passa a ser tolerável.

Em isos altos, fotografe sempre em RAW e use um programa decente para manipular as imagens. Nada de pluguin de raw do Photoshop, que é bem ruinzinho, embora a turma jure que é bom. Use o Silkypix (tem uma versão demo de 30 dias). É algo do tipo falar que o teu golf é o melhor carro do mundo sem ter dirigido uma mercedes. O Silkypix Pro tem um sistema de redução de ruído bem interessante.

Outros softwares bastante bons para redução de ruído são o Noiseware e o NoiseNinja, mas se for usar, leia o manual e use as correções manuais, nada de presets.

Se realmente nada disso resolver, recomendo na seguinte ordem:

1) Uma boa fixa com abertura 1.8 que não são muito caras, tipo a 50/1.8 e a 85/1.8 e para algo mais aberto, a 20/2.8

2) Se precisar de uma zoom e não quiser gastar os olhos da cara, tem algumas IS básicas que não fazem tão feio assim como a EF-S 17-85 IS USM, por 450 doletas lá fora, e com certeza melhor que a sua 80-200

3) Bem, se não der, aí o jeito é partir para a troca da câmera por uma com maior performance nos isos altos ou uma lente mais especializada.

Não dá muito para comparar as APS-C com as FF em termos de ruído. São categorias distintas. Claro que com uma FF e lentes L a qualidade de uma imagem com a mesma composição e luminosidade tenderá a ser melhor na FF com iso alto.

Para mim a FF é mais uma questão de melhor controle de DOF e de não ter o fator de crop que outra coisa.


DanielGarcez

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
  • Sexo: Masculino
  • Brave New World
Resposta #8 Online: 08 de Abril de 2010, 12:57:43
Tenho quase certeza que a falta de definição é causada mesmo pela velocidade do obturador, mas o problema é que tento sempre utilizar a velocidade mais alta que consigo e manter uma exposição adequada. Mas só estou encontrando a uma exposição razoavel a partir de 1/60 ou 1/50 (algumas situações só consigo com 1/30), só que, como a pessoa normalmente esta se movimentando fica aquele efeito de blur (como que o foco não estivesse cravado). Consigo perceber isso pois os elementos fixos na cena possuem uma definição adequada. Posso citar como exemplo, quando fotografo o rosto da cantora e microfone (que fica praticamente na mesma distancia focal) fica mais nítido, mesmo não sendo ele o alvo do foco.

Tenho uma fixa 50mm f1.8, mas, como gosto de fotografar mais os detalhes da cena, acho ela muito curta.

Resumindo, estou sentindo a necessidade de fazer um up no equipamento, e gostaria de acertar no investimento. Alguem conhece alguma loja de aluguel de equipamento? Assim, poderia testar algumas coisas antes de realizar a compra.


regis-sp

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 199
  • Sexo: Masculino
  • Reginaldo Ornellas - Fotógrafo - SP
    • Fotógrafo de Casamentos | São Paulo SP | Reginaldo Ornellas
Resposta #9 Online: 11 de Abril de 2010, 11:56:51
Me parece que a T2i tem boas imagens com ISOs altos como 1600 até 2500, com ruído bem aceitável pelo seu preço, pelo menos nas imagens que vi por aí. Lentes 2.8 com uma camera que te dê boas imagens nessa faiax de ISO seria o ideal. Seria o caso de fazer uns testes. Procure imagens dessa camera com ISOs altos, veja se encontra alguma nas mesmas condições que vc trabalha. Eu vi alguma em locais bem escuro e sem flash (na rua por exempo a noite) e gostei dos resultados.


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #10 Online: 11 de Abril de 2010, 12:22:24
Sem luz = sem cor
Sem luz = sem contraste
ISO alto = menos dynamic range e mais ruído, o ruído destrói detalhes...


Muda para uma Nikon D700 + Lente clara.


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #11 Online: 11 de Abril de 2010, 23:03:51
Tenho que concordar com o Pictus. Também não vejo muitas opções que não seja comprar uma máquina capaz de entregar um bom resultado ccom ISO alto. Neste seu caso a D700 (e uma boa lente) seria uma boa alternativa para vc conseguir mais qualidade.
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


jotabonfim

  • Trade Count: (7)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 107
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 12 de Abril de 2010, 09:16:56
Sem luz = sem cor
Sem luz = sem contraste
ISO alto = menos dynamic range e mais ruído, o ruído destrói detalhes...


Muda para uma Nikon D700 + Lente clara.

concordo e indico a 5D MKII + uma lente 2.8 no minimo


DanielGarcez

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
  • Sexo: Masculino
  • Brave New World
Resposta #13 Online: 12 de Abril de 2010, 11:15:42
concordo e indico a 5D MKII + uma lente 2.8 no minimo

Esperava, mais ou menos, uma resposta assim. Só que a 5D MK II está absolutamente fora do meu orçamento, ainda mais se tiver que pegar uma Canon 70-200mm f2.8. Uma alternativa seria pegar a 5D. O que você acham? 


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #14 Online: 12 de Abril de 2010, 12:14:23
A 5D é uma câmera excelente em todos os aspectos. Tenho uma e não tenho absolutamente nenhuma queixa dela. O nível de ruído é insignificante.