Autor Tópico: Comnputador novo: bastante RAM ou placa de video com memoria  (Lida 4120 vezes)

charles247

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 755
Online: 07 de Abril de 2010, 18:30:00
Olá Pessoal

Apesar de nao postar a tempos aqui, continuo navegando aqui constantemente.

Estou com o meu computador um tanto quanto defasado, e pensando em comprar um novo. Hoje uso um notebook com 1,2gb ram e sem placa de video dedicada.

A pergunta é: Para a aquisicao de um computador novo, e pensando em edicao de fotografias, com arquivos cada vez mais pesados, seria mais interessante ter bastante memoria ram ou uma placad e video com memoria dedicada? Ou a juncao de ambos?

A dúvida é porque em alguns lugares li que placa de video nao resolve em processamento, usando PS ou GIMP ou outros do tipo....

Obrigado pelas respostas.

Abraços

Charles


Charles Ceccagno
charles@ceccagno.com.br
------------------------------------------------------------------


BBear

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 555
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 07 de Abril de 2010, 19:55:55
A dúvida é porque em alguns lugares li que placa de video nao resolve em processamento, usando PS ou GIMP ou outros do tipo....

Charles,

A fonte que vc leu nao estava errada nao... Eu nao gastaria grana com placa de video nao.. alias, eu tive que comprar, por que a minha placa mae nova nao tinha video, e como o custo de uma placa mae com 2 saidas era o mesmo se eu praticamente dobrase a memoria, acabei pegando um GeForce 8600 GTS, mas nem me ajuda com o que eu uso.


Mas se o objetivo e processamento de PS, entao o gargalho chega a ser o HDD e nao a memoria. Memoria RAM hoje esta muito barata... eh razoavelmente facil colocar 4GB de RAM... o problema eh HDD: as alternativas sao poucas (SSD, 10K RPM ou RAID) e sao caras.


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #2 Online: 07 de Abril de 2010, 19:56:30
O acelerador gráfico dedicado geralmente tinha sua utilidade na geração de gráficos 3D em tempo real (jogos, basicamente), pois é capaz de realizar operações sobre matrizes muito mais rápido do que um processador convencional. Hoje os sistemas operacionais aproveitam o poder de processamento do acelerador gráfico para outras tarefas.

Conforme o site http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:y9q_1wuLeTIJ:www.notebookcheck.net/NVIDIA-GeForce-9400M-G.11949.0.html+photoshop+dedicated+graphics+adapter&cd=2&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br

"The MCP79MX (codename of the GeForce 9400M) can help the CPU in decoding HD videos. It features the PureVideo HD engine (VP3 video processor). Furthermore, the chip can be programmed using CUDA and can accellerate some operations in Photoshop CS4."

Agora, na prática, eu não sei dizer o quanto o desempenho melhora. No caso dos aceleradores que usam memória compartilhada, é importante que a memória seja DDR3 1066 (os notebooks mais baratos vem com DDR 667 ou 800). A velocidade de acesso à memória é importante para o adaptador gráfico, pois geralmente opera sobre um volume grande de dados. Essa questão não tem importância para adaptadores gráficos com memória dedicada (mais caros, encontrados em alguns Macbook Pro de 15" e 17", por exemplo).

Nos tempos em que o adaptador 3d só era usado para jogos ou por profissionais da computação gráfica, era mais um luxo do que uma necessidade, mas hoje em dia eles até possuem uma razão maior de ser para o usuário geral, e a tendência é serem bastante aproveitados daqui para frente.
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


BBear

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 555
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 07 de Abril de 2010, 20:00:34
Esclarecendo o meu ponto:

Eu nao gastaria grana com placa de video CARA nao..


Por que place de video vc precisa, a nao ser que a mobo ja tenha. Entao se tiver que comprar, tem que comprar. Eu so nao recomendo comprar uma placa de video carissima achando que vai ajudar com PS.

Agora se vc joga jogos, ou mexe com edicao de videos ou animacoes, a estoria muda.


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #4 Online: 07 de Abril de 2010, 20:03:14
BBear, tem essa também... o acesso ao disco é um gargalo na hora de abrir um punhado de arquivos RAW ou softwares como PS e Gimp. Mas, como você disse, memória ram está bem acessível, então uma vez que a imagem/software é carregado na memória, o disco não incomoda tanto como antigamente. De qualquer forma, o startup do Windows continua preocupando e a tendência é termos computadores com SSD e HDD convencional convivendo juntos: SSD para programas mais usados e sistema e o disco convencional para dados acessados com menor frequência. Se eu fosse montar um desktop, faria algo nessa linha. Acho que a Dell até oferece essa opção na linha de montagem virtual do site.
« Última modificação: 07 de Abril de 2010, 20:04:39 por Francisco »
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #5 Online: 07 de Abril de 2010, 21:05:15
Memória RAM para a placa mãe sem dúvida. Mais memória na placa de vídeo e GPUs mais rápidas só fazem sentido para 3D ou edição não linear (e mesmo assim nem tanto).

Velocidade da DDR não faz tanta diferença na prática para uso em fotografia. A quantidade , sim, faz.

Acesso a disco idem, e nisso qualquer notebook perde feio para um desktop decente, pelo fato da maioria dos HDs de notebook serem otimizados para consumo e não para performance.


charles247

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 755
Resposta #6 Online: 07 de Abril de 2010, 21:15:49
pOIS É.

Todas as respostas mais ou menos por onde eu imaginava.....

Vou pensar sério nisso agora....

O ruim é que preciso de um notebbok, pois uso o mesmo no trabalho e em casa, e em casa seria melhor o notebook pela praticidade, pois nem teria onde colocar uma cpu, alem do que estaria com tudo sempre junto, ou seja, pra trabalhar no escritorio e em casa fica mais fácil, do que carregar arquivos em pendrive ou algo do genero de um lado para outro.....

O negocio é ir atras de um note com uns 4 gb de ram e procurar com HD rapido...  HHUUM  COISA CARA ESSA>>>>>>

Por enquanto obrigado a todos..

Charles Ceccagno
charles@ceccagno.com.br
------------------------------------------------------------------


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #7 Online: 07 de Abril de 2010, 21:28:26
Mais RAM, a placa de vídeo ainda é pouco usada, vale pegar um modelo de simples entrada, mas moderno.
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=40248.msg378442#msg378442

Se não me engano o DXO usa a GPU e tem plug-in que usa tb, a tendencia é passar a usar a GPU para processamento inclusive o próprio Photoshop, o CS4 usa porcamente a GPU se habilitar o OpenGL(fica bem melhor de avaliar
o sharpen) mas é praticamente só para  mostrar a imagem e quase nada para o
processamento, talvez o CS5 faça uso decente da GPU.

UPDATE
Notebook... http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=41902.0
« Última modificação: 07 de Abril de 2010, 21:30:10 por Pictus »


BBear

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 555
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 07 de Abril de 2010, 22:45:54
O negocio é ir atras de um note com uns 4 gb de ram e procurar com HD rapido...  HHUUM  COISA CARA ESSA>>>>>>

Notebook com 4Gb acabou virando padrao, agora vale a pena lembrar que padrao de HDD de notebook AINDA sao 5,400 RPM, o que eh ainda pior que que 7,200. Nem sei se tem 10K RPM para notebook. Para notebook, o ideal seria SSD, por consumer menos energia e ser mais rapido.. porem eh caro $$$
« Última modificação: 07 de Abril de 2010, 22:46:39 por BBear »


GuiCastro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.555
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 08 de Abril de 2010, 01:55:25
Pelo menos 4 Gb de memória (tanto faz DDR2 ou 3, a velocidade não muda tanto, a não ser em triple channel) e uma placa de video simples como a GTS220 (pra você pelo menos por ver um filme em alta resolução) já são suficientes pra esse tipo de tafera.

Quanto ao processador procure pelo menos um bom C2D (como o e7400 ou e8400). Os i5 ainda estão um pouco caros.

Agora se você tiver uma graninha pra gastar a mais dá pra você pegar i5, 6gb ddr3 em triple channel e uma GTS240, que vai ser um PC (ou notebook) atualizado por mais tempo.

Outra dica: caso escolha desktop, preste muita atenção na fonte de alimentação dele. É muito importante pra você não ter problemas. Muita gente compra computador, grasta uma nota e coloca uma porcaria de fonte e uma memória vagabunda (pra memória, procure PELO MENOS uma Kingston), aí da tela azul e xinga o Windows...

Site com testes de fonte: http://www.clubedohardware.com.br/pagina/energia , pra você recomendo essa aqui: http://www.clubedohardware.com.br/artigos/1874

Se escolher desktop, pesquise bem os preços de HDs, a diferença entre um com menos capacidade e outro com mais capacidade normalmente é pequena e evita de você ter que sair a caça de outro depois.

Espero ter ajudado.
« Última modificação: 08 de Abril de 2010, 01:59:30 por GuiCastro »


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #10 Online: 08 de Abril de 2010, 09:45:45
Agora se você tiver uma graninha pra gastar a mais dá pra você pegar i5, 6gb ddr3 em triple channel e uma GTS240, que vai ser um PC (ou notebook) atualizado por mais tempo.

Não existe I5 triple channel, só I7 com soquete 1366


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #11 Online: 08 de Abril de 2010, 12:37:40
Mais RAM.

Placa de video para fotografia não é muito importante. Melhor gastar dinheiro em um bom monitor.


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #12 Online: 08 de Abril de 2010, 12:57:16
Aqui está o note ideal:  :D


Dell
PROCESSADOR   Processador Intel® Core™i7 820QM 1.73GHz (3.06GHz Turbo Mode, 8MB Cache) - BRH3207
SISTEMA OPERACIONAL   Windows® 7 Home Premium Original 64-bit em Português
OPÇÃO DE COR   Preto - Alumínio Anodizado
PLACA DE VÍDEO   Placa de Vídeo ATI Radeon™ Mobility HD 4870 (1GB, 256bits)
LCD E TELA   17" Widescreen XGA+ 1440x900 (900p)
MEMÓRIA   Memória 6GB DDR3 1066MHz (1x2GB + 1x4GB)
DISCO RÍGIDO   Dois Discos Rígidos totalizando 640GB RAID 0 (2 x 320GB SATA 7200 RPM)
UNIDADE ÓPTICA   Gravador de DVD/CD Slot-Load Dual Layer (Unidade DVD+/- RW 8x)
PLACA WIRELESS   Dell 1520 80211n Wireless-N Half Mini-Card
ADAPTADOR DE ENERGIA   Adaptador 240W Alienware M17x

Mas o precinho! R$9.560

Entre no site da Dell e veja as inúmeras opções de notes. ;)


GuiCastro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.555
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 08 de Abril de 2010, 13:42:26
Não existe I5 triple channel, só I7 com soquete 1366

Ops.. haha pelo menos eu tenho a desculpa que eram 2 da madruga =P


charles247

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 755
Resposta #14 Online: 08 de Abril de 2010, 13:44:41
Bella Machina.....

Porém.......




Aqui está o note ideal:  :D


Dell
PROCESSADOR   Processador Intel® Core™i7 820QM 1.73GHz (3.06GHz Turbo Mode, 8MB Cache) - BRH3207
SISTEMA OPERACIONAL   Windows® 7 Home Premium Original 64-bit em Português
OPÇÃO DE COR   Preto - Alumínio Anodizado
PLACA DE VÍDEO   Placa de Vídeo ATI Radeon™ Mobility HD 4870 (1GB, 256bits)
LCD E TELA   17" Widescreen XGA+ 1440x900 (900p)
MEMÓRIA   Memória 6GB DDR3 1066MHz (1x2GB + 1x4GB)
DISCO RÍGIDO   Dois Discos Rígidos totalizando 640GB RAID 0 (2 x 320GB SATA 7200 RPM)
UNIDADE ÓPTICA   Gravador de DVD/CD Slot-Load Dual Layer (Unidade DVD+/- RW 8x)
PLACA WIRELESS   Dell 1520 80211n Wireless-N Half Mini-Card
ADAPTADOR DE ENERGIA   Adaptador 240W Alienware M17x

Mas o precinho! R$9.560

Entre no site da Dell e veja as inúmeras opções de notes. ;)
Charles Ceccagno
charles@ceccagno.com.br
------------------------------------------------------------------