Autor Tópico: Foto de motocross  (Lida 6980 vezes)

vanessa.marques

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
  • Sexo: Feminino
    • Fotografias by me
Online: 08 de Abril de 2010, 22:24:43
Gente, eu tenho uma Nikon D40, e esse fds vou fotografar um campeonato de motocross. Nunca fiz esse tipo de traballho, meu lance sempre foi mais book e retratos... gostaria que me desses dica de como lidar com essa situação. Como devo usar a camera, abertura, posição...enfim, essas dicas básicas p/ quem ta iniciando. Agradeço!
VanessaMarques


stephansolon

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 51
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 09 de Abril de 2010, 11:23:07
Vanessa, que lente você vai usar?

Minha dica: coloque em modo A (aperture) e o menor valor que conseguir (a maior abertura) e iso 400, por exemplo. Se tiver uma lente 2.8, coloque em 2.8. Faça uns testes e veja se a velocidade que a camera escolheu pelas condições de luz te dá uma velocidade acima de 1/200. Se for abaixo disso, vai aumentando o iso. O esquema é congelar a ação.

Se você estiver usando uma lente do kit, que creio eu ser uma 18-55mm f/3.5-f/5.6, deixe a lente em 18mm e coloque o valor em 3.5, quando você der o zoom, esse valor automaticamente vai pra 5.6.

Foco continuo (AF-C) e sensor de foco central.
Tire as fotos na maior qualidade que puder, sempre existe a possibilidade de alguns pilotos nos procurar para comprar as fotos. NUNCA mande por email, mesmo em baixa. Diga que se ele quiser, você vende ampliações, dai você faz o teu preço, ok?

Espero ter ajudado.


« Última modificação: 09 de Abril de 2010, 11:24:42 por stephansolon »
Stephan Solon
Shows/stills/arquitetura/portraits
http://fotologue.jp/stephansolon/


Jefsouza

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 54
  • Sexo: Masculino
    • Jeff e Gal - Fotografia e Vídeo de Casamento
Resposta #2 Online: 10 de Abril de 2010, 09:46:10
Conforme já foi falado, use a maior abertura da sua lente e um ISO não muito baixo para que consiga velocidades bem alta. E por experiencia propria ja te adianto, dependendo do local que você estiver 1/200 já cria efeitos de movimento, ou seja, aumenta a probabilidade da foto sair tremida.

Mas é bem legal usar umas vels mais baixas para criar aquelas imagens com o fundo em movimento.

No meu flickr tem algumas fotos que fiz, dai você pode dar uma olhada nas configurações que usei, qualquer dúvida é só falar.

Boa Sorte!

http://www.flickr.com/photos/jefcsouza/3419863330/meta/in/set-72157616351895917


camargo.87

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 210
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 10 de Abril de 2010, 22:36:05
ja tirou essas fotos? mostre para nos aslguma coisa do resultado final....


vanessa.marques

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
  • Sexo: Feminino
    • Fotografias by me
Resposta #4 Online: 29 de Maio de 2010, 12:42:00
Meninos, vlw mesmo... as dicas foram ótimas... é uma pena que eu não tenha visto antes da corrida..rs! Mas não tem pro pq tenho mais 2 corridas pra fotografar! :D dessa vez muito melhor com as dicas de vcs! Vou postar algumas fotos...mas ficaram beeeem como imaginei... na próxima eu vou tentar superar!

quando postar as fotos aviso. bju
VanessaMarques


Barra

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
Resposta #5 Online: 31 de Maio de 2010, 16:30:30
Tente treinar o efeito panning, é difícil mas fica maravilhoso nas fotos de esportes a motor.

Para exemplificar, umas fotos de um amigo meu que manda muito no panning:
clique para aumentar
No flickr dele tem os detalhes do EXIF das fotos, é bom para vc pegar umas regulagens.






























« Última modificação: 31 de Maio de 2010, 16:31:53 por Barra »


Lelo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 90
Resposta #6 Online: 02 de Junho de 2010, 22:00:11
usa prioridade de abertura em 5.6, com iso 100 se estiver sol, ou 200 se estiver nublado

só isso

aberturas muito fechadas podem pedir velocidades mais baixas, tremendo as fotos

diafragma mais aberto pode te dar problemas de foco.. como os fundos são o horizonte, 5.6 fica ideal, desfoca o fundo tranquilo e deixa focado legal a moto inteira

isos mais altos podem estourar quando o sol iluminar os motoqueiros

se vc quiser testar algo mais refinado, dependendo da distância que vc estiver, usa um flash direto bem fraquinho, mas aí vai ter que regular certinho pra achar a luz no dia.. sei lá, eu chutaria iso 100, abertura 5.6, flash 1/16 de carga, e uma velocidade de obturador ditada pela máquina

abrs
« Última modificação: 02 de Junho de 2010, 22:03:44 por Lelo »


lgmmachado

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
Resposta #7 Online: 06 de Junho de 2010, 11:08:45
fiz umas fotos da ultima etapa da super liga de motocross no ES e o legal das fotos era conseguir em alta velocidade o fundo desfocado (maior abertura possivel) ou velocidades mais baixas acompanhando o movimento (panning).

Nos pannings e legal o quadro bem fechado e nos desfoques vc conseguir estar bem proximo ao piloto...

Consegui boas fotos com baixa velocidade e uso do flash congelando o primeiro plano e ainda servindo de fill light....

no mais o melhor mesmo e ver as revistas especializadas e buscar inspiracao e colocar em pratica


David Filipe

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 700
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 06 de Junho de 2010, 13:15:41
É complicado dar uma opinião, pois vai variar pelas condições horário, tipo da pista, e distância das motos.

Eu fiz umas de motocross, dia ensolarado, não era competição tipo corrida, era apenas uma apresentação, com várias rampas, então as fotos era só dos saltos mesmo.

Então Panning nessas condições nem rolava, pois o fundo quase sempre era o céu, portanto o negócio era congelar mesmo, usei minha 70-200 com prioridade de abertura em F/4 sempre, a velocidades variavam entre 1/1500 à 1/2000.

Acho o Pannning só rola mesmo em Motovelocidade.

Segue uma que fiz de motocross: