Autor Tópico: Mac x PC para fotografia?  (Lida 21506 vezes)

angelorfd

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Online: 09 de Abril de 2010, 12:10:34
Olá.
Estou começando a trabalhar com fotografia, e estou em um dilema: Meu notebook já não aguenta mais tudo o que eu faço com photoshops, lightrooms, photomatixes e outro programas de fotos. Além disso, ele também é meu computador pessoal, que tem músicas e um ou outro game. A memória dele (80gb) não aguenta mais, e eu tenho 1 hd externo de 500gb que tem 30gb livres, e contando pra baixo.

Hoje eu tenho R$2500 pra comprar um PC, ou...
guardar mais 1500 e comprar um iMac de 21,5 pol com as especificações:

# 3.06GHz Intel Core 2 Duo
# 4GB 1066MHz DDR3 SDRAM - 2x2GB
# 500GB Serial ATA Drive
# NVIDIA GeForce 9400M
# Apple Wireless Keyboard (US) & Manual do Usuário (Português)
# 8x double-layer SuperDrive
# Apple Magic Mouse

(podendo por um process de 3.33GHz por mais R$700)

Esse iMac está por R$4000.


Bastante dinheiro, né?

Vale a pena comprar um Mac por isso tudo ao invés de montar um ótimo PC? Quero fazer uma compra onde não vou me arrepender no futuro, e que, com essa compra, não tenha que trocar de hardware tão cedo assim.
Outro "problema": Eu estou acostumado com o Windows, a ponto de ter vários aplicativozinhos e programinhas pra usar. Vai ser possível usar alguns deles no Mac?

O que vocês acham?


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #1 Online: 09 de Abril de 2010, 13:16:52
Para a edição de fotos em si não vai fazer muita diferença. Quase todos os softwares importantes existem para as duas plataformas. O que faz A diferença nos imacs é o monitor, padrão IPS que é bom pra caramba. Se você for montar um PC com um monitor equivalente vai gastar mais ou menos a mesma coisa. Eu tive PC a minha vida toda, desde o XT (sabe o que é isso ? haha) e meu primeiro Mac foi um Performa Power PC. O problema é que eu detesto o Windows Vista e também não curti o 7. O XP eu tolerava, e acabava usando mais o PC com o Linux. Como o OSX é um UNIX (baseado no BSD) para mim a migração foi muito natural (uso Linux desde 1994). O OSX é muito estável, bem mais rápido que o Windows e com uma interface excepcional. Mas é questão de gosto. Do imac que você falou eu só não gosto do mini teclado, prefiro o maior, que tem o teclado reduzido, com fio mesmo. O meu é um 24"/4G/2.8 Ghz e estou 100% satisfeito com ele. Dá para rodar qualquer aplicativo Windows usando o Parallels (o que eu uso) ou o VMWare. Dá até para fazer drag and drop entre os dois sistemas. Outra coisa é não correr para a última versão e pagar um absurdo só para ter mais 0.5 GHZ de clock a mais, que no final não vai ser o fator de maior peso, e sim a quantidade de RAM e velocidade do HD, como em qualquer computador. Também não gostei do Magic Mouse. Trabalhar o dia todo com ele acaba me irritando (questao de gosto). Compre um BOM mouse USB e seja feliz. Boa sorte aí !


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #2 Online: 09 de Abril de 2010, 13:23:44
Eu estou começando no mundo Apple e o que mais me impressiona é a performance do sistema operacional. Acho que o Windows é um sistema muito mais robusto hoje em dia, pois suporta uma infinidade de dispositivos e softwares, APIs gráficas, mas isso tem um custo alto para o usuário: o desempenho deixa a desejar. O MacOS voa em comparação com um sistema Windows de mesma configuração. Os caras extraem todo o "suco" que o hardware tem a oferecer.

PCs parecem um amontoado de peças e, salvo alguns raros casos como alguns notebooks Sony ou estações All-In-One da HP, raramente lembram um produto com personalidade própria, com soluções de software customizadas para aquele projeto. Esse é o problema do PC... com o mesmo hardware de um Mac, parece que um sistema Windows não consegue ir tão longe.
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #3 Online: 09 de Abril de 2010, 13:35:24
Esse iMac de 21.5" parece ter bom custo x benefício... é o produto que mais se aproxima do preço americano. Acho que é o único iMac que vale a pena comprar aqui no Brasil, embora o iMac de 27" e Core i5 seja uma tentação.
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #4 Online: 09 de Abril de 2010, 14:03:40
Eu estou começando no mundo Apple e o que mais me impressiona é a performance do sistema operacional. Acho que o Windows é um sistema muito mais robusto hoje em dia, pois suporta uma infinidade de dispositivos e softwares, APIs gráficas, mas isso tem um custo alto para o usuário: o desempenho deixa a desejar. O MacOS voa em comparação com um sistema Windows de mesma configuração. Os caras extraem todo o "suco" que o hardware tem a oferecer.

PCs parecem um amontoado de peças e, salvo alguns raros casos como alguns notebooks Sony ou estações All-In-One da HP, raramente lembram um produto com personalidade própria, com soluções de software customizadas para aquele projeto. Esse é o problema do PC... com o mesmo hardware de um Mac, parece que um sistema Windows não consegue ir tão longe.


Não tem como comparar a performance. O OSX é um UNIX !!! Dá de mil em todos os aspectos.


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #5 Online: 09 de Abril de 2010, 19:18:40
Pelo preço deste MAC é possível montar um PC MUITO melhor...
A planilha com os links http://www.mundofotografico.com.br/outros/artigosetutoriais/pictus/zona/Micro-outro.xls

-Já tem RAID 0(512x2) + 1 HD de 1 GIGA para backup
-A motherboard já tem SATA6 e USB 3
-Placa de vídeo boa já com suporte para OpenCL e OpenGL
-Monitor bom
-A CPU um é QUAD I5-750 e com o dissipador mencionado já permite um overclock
leve como 143x21, sem comprometer absolutamente nada.
-8GB RAM
-Simplificando, tudo bom! 



AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #6 Online: 09 de Abril de 2010, 20:09:50
Sim e você continua com a b.. do Windows.


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #9 Online: 10 de Abril de 2010, 15:36:43
Acho você tem razão em parte, Pictus. O iMac de 21.5" é uma máquina para quem não quer se incomodar com o mercado de peças (geralmente informal) ou ter, eventualmente, que reclamar uma fonte subdimensionada de baixa qualidade, ter de aprender a instalar um Mac OS hackeado, sem falar no gabinete cheio de vazios internos que só ocupam espaço. O gabinete escondido atrás do display para mim é uma grande vantagem, que atualmente poucas fabricantes de PCs oferecem, entre elas, HP e Positivo. O modelo da HP no mercado brasileiro chega a ser mais caro do que muito iMac.

Enfim, um "micreiro" certamente é capaz de montar um PC melhor considerando apenas especificação do hardware, mas a responsabilidade por um hardware mal dimensionado fica por conta dele (inclusive para procurar garantia no mercado informal).

O meu post refere-se ao iMac de entrada, com monitor 21,5" e 4GB de ram. Obviamente, para cada pente de memória a mais num mac, o preço aumenta absurdamente a ponto de ter o custo x benefício bastante comprometido.
------------------------------

Ah, o imac em questão está 3594,00 à vista no Fast Shop e não 4k como informou o autor do tópico:
 http://www.fastshop.com.br/IMAC-COM-PROCESSADOR-INTEL-CORE2-DUO-306-GHZ--4GB--HD-500GB--TELA-DE-215--DVD-RW--CAMERA-I-SIGHT--SISTEMA-OPERACIONAL-MAC-OS-X-V106-SNOW-LEOPARD---APPLE---MB950BZA,product,AEMB950BZA,selosuperior.aspx?par=selosuperior
« Última modificação: 10 de Abril de 2010, 15:47:09 por Francisco »
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #10 Online: 10 de Abril de 2010, 18:14:41
A fonte sugerida é de primeira linha e tem certificação 80 Plus Bronze, o micro não gasta mais de 300W.
Para calcular quanto o micro gasta http://extreme.outervision.com/PSUEngine
Review de fontes http://www.clubedohardware.com.br/pagina/energia

Subtrai 4 giga de RAM e o RAID que fica em R$3460,00
Subtrai só os 4 giga e fica em R$3720,00

Não vai ter o estilo de um MAC, mas é muito superior na "porrada".
É o Brad Pitt contra o Myke Tyson. :hysterical:
Não é um PC melhor, é MUITO melhor... :assobi:

BTW, prefiro o monitor separado do gabinete.


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #11 Online: 10 de Abril de 2010, 23:57:23
Ok, Pictus... essa é uma boa alternativa do-it-yourself, sem dúvida é um baita PC. Mas que alternativas você sugeriria como um PC montado, de marca?

Aqui em Porto Alegre eu encontrei um PC "de marca", ao menos no RS é bem conhecida, tendo filiais físicas em vários shoppings:
http://www.digimer.com.br/handler.php?module=site&action=view#produto:8387
De fato, com Windows 7 Home Premium OEM + um monitor genérico de 22", acho que bate com o preço de um iMac. E com esse hardware, deve fazer o Windows 7 voar.

« Última modificação: 10 de Abril de 2010, 23:57:51 por Francisco »
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


PeDrO_gAbRiEl

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.627
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 11 de Abril de 2010, 00:14:25
Ok, Pictus... essa é uma boa alternativa do-it-yourself, sem dúvida é um baita PC. Mas que alternativas você sugeriria como um PC montado, de marca?

Aqui em Porto Alegre eu encontrei um PC "de marca", ao menos no RS é bem conhecida, tendo filiais físicas em vários shoppings:
http://www.digimer.com.br/handler.php?module=site&action=view#produto:8387
De fato, com Windows 7 Home Premium OEM + um monitor genérico de 22", acho que bate com o preço de um iMac. E com esse hardware, deve fazer o Windows 7 voar.


:ponder:
 essa marca digimix nunca ouvi falar..
se vc quer um pc eu recomendo montar um como voce quer e nao comprar proto... da uma olhada nos classificados do ZH que sempre tem otimos computadores..
abs
Equipamento: câmera+lente =)
Evite Acidentes, Faça de Propósito


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #13 Online: 11 de Abril de 2010, 00:48:26
Estes micros montados são sempre uma porcaria...
Exceção se for um DELL/HP ou coisa do tipo.

Montar/comprar um micro deste e não dar nem que seja um leve overclock é pecado... :D
Mas olha o que aconteceu com a motherboard(MSI)deste micro http://www.tomshardware.com/reviews/budget-p55-motherboard,2436-15.html
The third try is supposed to be charmed, but it wasn’t for MSI. The P55-CD53 blew out one power phase at
a mere 1.36V under full CPU load. However, the circumstances surrounding that failure are a little more
interesting, since a 0.371V offset voltage was required to get the system to boot at 1.44V, where the
load of eight Prime95 threads pulled its voltage down to 1.36V. It stayed at 1.36V for several minutes
before the failure occurred.


E a fonte, vc acha que vai ser uma fonte de primeira com PFC ativo? é Ruim...
« Última modificação: 11 de Abril de 2010, 00:59:46 por Pictus »


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #14 Online: 11 de Abril de 2010, 01:54:21
Pois é, Pictus... a placa mãe dessa minha sugestão deixou a desejar. Marca da fonte, memória e placa-mãe são coisas que geralmente passam despercebidas aos olhos do cliente. Eu realmente simpatizo com micros de marca. A Dell não me inspira muita confiança justamente pelas possibilidades de customização, o que pode provocar erros de linha de montagem e projeto, embora a garantia de 3 anos dê alguma segurança. Simpatizo com marcas como Sony e Lenovo, por exemplo, onde alguns produtos têm mais cara de um projeto e não de um amontoado de peças, como já disse em outro post.
« Última modificação: 11 de Abril de 2010, 01:54:44 por Francisco »
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS