Autor Tópico: Mac x PC para fotografia?  (Lida 21562 vezes)

Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #15 Online: 11 de Abril de 2010, 02:38:30
É estranho isto ter acontecido com as motherboards lá do link...
Lembrei agora que a pouco tempo conversei com um técnico de uma loja que vendia estas MSI e
ele mencionou que nenhuma MSI que eles venderam queimou, eles inclusive usavam uma  P55-CD53
para testar RAM com overclock e nunca deu nada, vai ver os primeiros modelos tinham algum
problema e já foi resolvido ou já teria um monte de mobo queimada por aí...
Se gostou do micro, manda um e-mail para o suporte técnico deles...
A minha Gigabyte P55a-UD3 com um BIOS mais novo que inclusive é BETA, mudou o esquema de voltagens/gerenciamento para melhor...


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 11 de Abril de 2010, 09:56:13
Eu ainda não consegui ter uma opinião formada qual das duas plataformas vou querer ter para meu próximo notebook ou tablet...

Eu não tenho dúvidas que o Mac tem um desempenho superior e aproveita melhor o hardware disponível, mas muitas vezes eu acabo abrindo mão de uma melhor performance por um equipamento ou sistema melhor difundido, com mais usuários, maior facilidade em encontrar peças de reposição, melhor assistências especializadas, mais possibilidades de encontrar softwares frees, principalmente no Brasil que as coisas não são tão fáceis como nos US.

Além disso acho que a Apple ainda é muito mais mkt e grife do que custo-benefício....isso é a visão de alguém bem leigo no assunto, pode ser que tendo mais experiências com um Mac eu mude de opinião.

Queria dar um jeito de conseguir essa experiência antes de investir....rsrs

Boa sorte.

« Última modificação: 11 de Abril de 2010, 09:57:49 por Leandro Federsoni »


Washington Pinheiro

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 40
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 11 de Abril de 2010, 12:33:24
Sempre quando vejo alguém comentando sobre assistencia técnica especializada, peças de reposição e etc... tenho a impressão que este equipamento está sendo adquirido pra dá conta do recado uns 10 anos... rsrsrs

Brincadeiras a parte meu entrar com os meus 5 centavos... considerações acerca de especificações tecnicas, poder de processamento invariavelmente só serve pra aumentar ainda mais as dúvias, pq no final das contas e com o dinheiro certo vc sempre vai encontrar um boa máquina seja ela Mac ou PC.

Bom, aí fica a pergunta: onde está o diferencial? a resposta é simples: em você!!!

Explico: o que no meu caso acabou fazendo toda diferença (eu tenho um MacbookPro, um time capsule, um iPhone, um iMac 24" e estou me preparando para o mais novo membro da familia: um iPad) foi a possibilidade de fazer coisas "normais" sem que tivesse que me preocupar com problemas assim ditos "normais" no mundo PC.

Não sou um usuário que exige muito da máquina (meus principais aplicativos são o Lightroom, CS4 (uso pouco) e os aplicativos "oficce"), portanto ficava extremamente desapontando quando meu PC travava por nada, quando por um descuido meu antivirus não estava super-ultra-mega-atualizado. Resumindo eu queria fazer coisas simples de modo simples e na doce tranquilidade.  Foi quando a pouco mais de 4 anos minha vida mudou e eu finalmente puder viver como gente normal.

Não estou aqui dizendo que um Mac é melhor que o PC, o que estou afirmando é que o grau de satisfação que tenho hoje por ser um Mac usuário é muito maior quando era usuário "domestico" de PC.

De qualquer maneira desejo-lhe toda sorte e sucesso qualquer que seja tua escolha.
SONY α700 + Grip
Carl Zeiss 24-70 2.8
Minolta 70-210mm f4 "Beercan"
Minolta 50mm 1.7
SAL 18-70mm f/3.5-5.6
NEX-5
Flash HVL F58-AM
Flash HVL F42-AM


heggendorn

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 21 de Abril de 2010, 22:51:35
Ola,

Sou novato no forum e estou por enquanto na fase da leitura! Recentemente comprei uma Sony Alpha 200 usada de um amigo que comprou e deixou largada e ai comecei a pesquisar mais! Mais antes disso sou usuário Apple a mais de 10 anos!
Sou da epoca em que um iBook G4 custava 7 mil reais no Brasil e tive que mandar importar um pra pagar mais barato! Desde essa época ja tive vários macs, os 2 últimos foram notebooks, um iBook 14 polegadas de 1.42 GHZ e um Powerbook Aluminium de 1.5 GHZ. Essa semana tive a sorte de um amigo avisar que tinha um conhecido vendendo dois Macbook Pro de 13 polegadas lacrados na caixa por um preco ótimo!

O que posso dizer do mac pra vc? Primeiro , todos os programas que tem similares Windows funcionam melhor nele, alias o Photoshop começou no Mac primeiro e so muito depois a adobe criou a versão Windows! O Unix e uma fortaleza, raramente trava, e pode ate existir trojan, mais ate hoje nao existe nenhum vírus pra mac! Pelo menos nada equivalente ao Windows!

Enfim, se tiver monitor em casa existe o Macmini que da conta do recado pra edicoes de foto sem maiores problemas, apesar de nao ser a maquina mais indicada pra isso! Use mac e seja feliz!!!


sasha

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 169
  • Sexo: Feminino
Resposta #19 Online: 02 de Junho de 2010, 10:58:53
Que vai ser fácil de acostumar vai sim, nem se preocupe. Em um mês você vai ver que é muito mais simples e mais fácil de mexer do que o próprio Windows.
Sem contar que o monitor é outro nível! Não tem como não notar a diferença. Você pode optar pelo RUIMdows com um monitor desses que o pictus falou, e pode até baixar um Hackintosh, mas não é a mesma coisa.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.301
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #20 Online: 02 de Junho de 2010, 13:34:47
Que você pode montar um PC mauito mais parrudo que um mac pelo mesmo preço, você pode. Isso é fato. Dá para por uma boa placa mãe, uma placa de vídeo legal, entupir de memória, uma boa fonte e um bom gabinete.

Os próprios Macs Intel são na verdade muito semelhantes em termos de hardware. Só que é um hardware da mais alta qualidade, com garantia de até 3 anos pelo fabricante (usando o applecare) e não de alguém que te vende a coisa e some uma semana depois. Isso faz diferença.

Por exemplo os teclados. O teclado da Apple com o reduzido numerico custa R$170. O teclado para PC mais próximo em termos de qualidade é o Logitech série 500, que custa uns 350,00 (c/ mouse sem fio). Mais caro que o da apple + mouse sem fio. Elas por elas. Os HDs usados são sempre os top. Nada de Samsung dos mais baratos que tem... Os monitores dos iMac são em geral IPS fabricados pela Philips. E por aí vai.

Mas o que mata no PC é o maldito Windows. Seja XP, Vista ou 7. São ruins, pesados e com muito mais exploits e falhas de segurança que o MacOSX que é na verdade um derivado do Unix, o BSD. Comparar um Win7 com um BSD é sacanagem. Uso Unix desde 1990, Linux desde 1994 e BSD desde 2000. Ah e também AIX e Solaris. Não há como comparar a performance e a robustez de qualquer um desses com qualquer Windows. É fato.

Claro que você pode instalar um UNIX-like em um PC e obter o desempenho máximo, mas isso não é para qualquer um. O Linux Ubuntu a partir da versão 8 pode ser considerado um produto maduro, muito seguro e estável, mas não é para qualquer um. Um usuário comum vai arrancar os cabelos com ele. É mole de instalar e por para funcionar, mas não é tão simples administrar e conseguir softwares para uso em fotografia. O GIMP é muito bom mas é muito diferente do PS que a turma está acostumada.

Instalar um hackintosh é coisa para iniciados. Se você der a sorte de ter o hardware 100% compatível, vai doer menos. Se não tiver vai ser um inferno. Comprar um PC para rodar MacOSX não é para qualquer um, e sim uma opção para somente os "ratos" mais experientes. Eu mesmo já montei 3 hackintoshes, um com o iAtkos7, outro com o SnowOSX e o primeiro foi com o iPC. Nem ouse entrar nessa sem antes pesquisar muito e aceitar o desafio que não é pequeno.

Quer rodar MacOSX tranquilo ? Compre um Mac. Vai ter um sistema operacionam muito robusto, rápido e estável. Como já falaram, todos os softwares de fotografia rodam com muito mais fluides no MacOSx. Mesmo em um MacMini. Você precisa de memória somente.

Eu curto muito trabalhar com panorâmicas GRANDES... tipo 25000 x 5000. Abra isso no PS no windows e depois no Mac com a mesma memória que vai ver a diferença.

Outro software que mostra a superioridade do MacOS é o Adobe Premiere, para edição não linear de vídeo. Compare e verá a brutal diferença.

Mas se a pessoa quer GAMES, o PC/Win da de dez, pois a maioria dos games é para Windows.



Leandro Rodrigues

  • Trade Count: (35)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.185
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 02 de Junho de 2010, 14:08:10
Tem muita gente ai comparando sistema operacional de um com o hardware de outro. Nada a ver...


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.301
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #22 Online: 02 de Junho de 2010, 14:11:47
Tem muita gente ai comparando sistema operacional de um com o hardware de outro. Nada a ver...

Exatamente. Em hardware sao equivalentes. Existem "faixas" de PCs e Macs. Em SO, o MacOS dá de mil em cima do Windows.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #23 Online: 02 de Junho de 2010, 18:57:51
Exatamente. Em hardware sao equivalentes. Existem "faixas" de PCs e Macs. Em SO, o MacOS dá de mil em cima do Windows.
Honestamente eu tenho os dois e não vejo esse 1000 em cima que alguns usuários Apple falam.
Na verdade tem coisas na qual o MACOS se sai melhor e coisas na qual o Windows se sai melhor. Por exemplo, edição de texto e mesmo diagramação o windows ganha fácil do MAC, rodar a suíte da Corel no MAC é um suplício perto de um PC Windows de mesma configuração. O Pacote office então é covardia, nada se compara ao MS office para Windows, nem em velocidade, nem em recursos. A navegação na Internet também é um pouco complicada com o MAC em alguns sites mais específicos, principalmente sites dependentes de JS. Impressão no MAC também costuma ser um problema, os drivers de impressão para o MACOS são bem piores do que os para Windows. Normalmente eu acabo trabalhando no MAC e imprimindo no Windows, porque a diferença de qualidade nas impressões é notável. Usuários de CAD, como minha namorada, também precisam do Windows e, normalmente, preferem trabalhar em CAD com o Windows, pois as opções e recursos são bem melhores do que as oferecidas pelo MACOS.
A suíte da Adobe já é uma em que o MACOS se sai melhor, os softwares da Adobe sem dúvida rodam mais rápido no MACOS do que nos PC Windows de configuração equivalente e não perdem em nada para estes. Alguns amigos que trabalham com edição de vídeo também elogiam muito os aplicativos do gênero para o MAC. O MAC também vem com uma agenda de contatos e uma de compromissos muito simples e eficientes, que sincronizam com o Google (honestamente adoro estas aplicações, foi uma das coisas que me ganhou forte no MAC). Aplicações de modelagem matemática e simulação também trabalham melhor no MAC (assim como no Linux). Dependendo do tipo de algoritmo usado o desempenho chega a ser 30% maior.

O fato de também não ter que rodar um AV residente também é algo que me agrada bastante no MAC. Mas é importante ressaltar que muitos pregam que o windows é cheio de buracos e o MACOS é infalível, mas isso é mentira, na verdade o MACOS tem mais problemas de segurança do que os Windows de última geração. Existem, inclusive, críticas à Apple por ela demorar até 1 ano para corrigir falhas críticas conhecidas e já corrigidas na Kernel BSD que roda por trás do MACOS. A grande questão é que o MACOS é bem menos visado do que o Windows, enquanto a maioria das falhas de segurança passam mais de ano sem serem exploradas no MACOS, o Windows é alvo de ataques constantes, principalmente porque os usuários deste sistema costumam ser muito pouco experientes e funcionam como elos fracos na segurança do sistema. Ou seja, o que faz do Windows um alvo constante de ataques não é o fato dele ser mais ou menos inseguro, e sim o fato de ser um sistema mais amplamente difundido e ser utilizado por uma ampla gama de usuários inexperientes, diferente do MACOS.

No aspecto pessoal, a interface do MAC também me agrada bem mais do que a do windows. Me acostumei tanto com a interface que em pouco tempo de uso do MAC (que na verdade é um BSD) eu já tinha dificuldade de trabalhar com o Windows. Mas há de se ressaltar que há quem prefira a interface do Windows e isso é gosto pessoal mesmo.

No final tudo vai depender do uso específico que se faz do micro. Para o usuário de dia a dia o Windows é uma solução muito mais próxima da realidade e muito mais eficaz do que o MACOS. Já para usuários com uso específico (e em alguns casos com a opção de trabalhar com MAC e Windows juntos, como eu) o MACOS pode se tornar uma ótima opção, pois possibilita maximizar certos resultados específicos.
« Última modificação: 02 de Junho de 2010, 19:12:09 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #24 Online: 11 de Junho de 2010, 19:12:09
Eu também não vejo esta diferença gigantesca que muitas pessoas cegamente dizem. Utilizo tanto tanto o MAC OS X quanto o MS Windows XP e 7

O Windows Vista não foi muito bem sucedido, cheio de problemas, bom, o MAC OS X em suas diversas versões também teve seus momentos de incompatibilidade de software, erros, travamentos, hardware não funcionando, etc etc etc.

Acho que no cenário atual a escolha é pessoal e cada um deve analisar o custo/benefício desta escolha. Não farei nenhum comentário com relação ao Linux, pois como não utilizo, não tenho base de conhecimento para dizer.

A minha experiência com MAC já é um pouco diferente de algumas citadas aqui.

O MS Office 2004 (Mac) era (é) bastante instável, mesmo com todas as atualizações fornecidas. Já o MS Office 2008 (Mac) ficou muito melhor (apesar que a MS ainda não portou a suite completamente para Cocoa, sendo que ainda é uma aplicação Carbon (power pc app), e necessita do Rosetta instalado). Eu uso a 2 anos (Word/Excel/PowerPoint) e se não me falha a memória travou apenas umas  vezes. Já o Entourage, este parece ser a aplicativo do pacote que tem o maior número de reclamações.

No quesito velocidade, eu não vi (minha experiência) nenhum diferença mensurável no uso do MS Office 2007 (Windows) com o MS Office 2008 (Mac). Apesar da numeração diferente, pela MS estas suites são "compatíveis" em relação ao lançamento de suas respectivas edições.

Com relação a questão de comparação de recursos, realmente existe vários. Mas muitos em relação aos sistema operacional e recursos/aplicativos característicos de cada um, questões relativas a desenvolvimento colaborativo e aplicações em servidores. Citando um exemplo o suporte a VBA (Visual Basic for Applications) no Excel (Mac), que inviabiliza a criação de macros programadas em VBA onde muitos usuários da versão Windows já estão acostumados a desenvolver.

Agora a maioria das pessoas que eu conheço, primeiramente usuários "domésticos",  não utiliza nem 30% dos recursos que a suite oferece e sempre vejo reclamando de alguma coisa nestas comparações entre as versões Windows/Mac.. Tem alguns que fazem questão de instalar a edição "Professional"  simplesmente porque é o pacote maior, e provavelmente a versão "Standard" ou "Home/Student" seria mais do que suficiente. E no tempo que trabalhei em ambiente corporativo o caso acima também se repetia muito. Já faz uns 4 anos ou mais que utilizo somente a versão "Home/Student" (tanto Windows como Mac) , que inclusive é bem mais barata e o pacote vem com 3 liçenças de uso e nunca me faltou algum recurso em que fosse necessário fazer o upgrade para uma edição mais robusta.

Com relação a impressão nunca tive problema com nenhum driver de impressão tanto em impressoras laser como jato de tinta. Alias, de todas as impressoras que tive e das que utilizei fora de minha residência não consegui observar nenhuma diferença no driver de ambos os sistemas operacionais. E também nunca notei diferença de qualidade entre as impressões, mesmo em impressoras fotográficas de série profissional. Alias, nunca precisei ir para o Windows para imprimir alguma coisa.

Softwares de modelagem matemática e simulação, vou citar a única experiência que tenho que é o Matlab. A versão para Windows roda muita melhor e com maior performance que a versão para Mac, inclusive algumas Toolbox só existem para Windows.

Corel para Mac, que inclusive foi descontinuado, era um uma aplicação problemática mesmo. CAD para MAC, agora que a Autodesk resolver voltar suas atenções para a plataforma. Até hoje usuários de CAD = Windows. Não vou dar muito palpite pois são aplicativos que não utilizo.

Agora, eu não concordo com o Leo em generalizar que o Windows é um solução muita mais próxima da realidade e muito mais eficaz que o MAC OS para usuários do dia a dia e muito menos para usuários específicos. Em ambos os casos eu conheço pessoalmente exemplos que confirmam um ou outra situação e vice versa. :ok:

Resumindo, no final depende do usuário, do que ele quer e onde ele se sente mais confortável, mais produtivo ou qualquer outro parâmetro relevante. Se me perguntar o que eu recomendo atualmente, não recomendo nenhum, explico o que eu gosto em Mac e digo para a pessoa avaliar o que ele realmente quer e está afim de gastar.  :D

[ ]'s
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #25 Online: 14 de Junho de 2010, 02:25:41
André me ficou uma curiosidade aqui.
Eu uso o Matlab por aqui tbm, mais especificamente o NNtool e um Toolbox desenvolvido para modelagem de equações estruturais. Por aqui a diferença de uso no Linux e no MAC para o windows é gritante. As plataformas UNIX são bem mais rápidas. O MAC em média faz em 3 horas o que o windows precisa de 4 horas.
Que tipo de uso que você está fazendo do pacote, que ele se sai melhor no windows?
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.301
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #26 Online: 14 de Junho de 2010, 12:04:34
"Impressão no MAC também costuma ser um problema, os drivers de impressão para o MACOS são bem piores do que os para Windows"

Isso não é verdade. A qualidade de impressão é exatamente a mesma, pelo menos com as impressoras que usei. Generalizar isso desta forma não ajuda em nada.

Mesmo porque no Mac, como em qualquer Unix, você ainda poderia usar o CUPS ou o FooMatic que tem drivers independentes, se houvesse realmente algum problema.

Por exemplo, tenho aqui ao meo lado uma Lexamark E210 que não tem nem suporte para mac, pelo fabricante, e ela imprime maravilhosamente pelo CUPS.

Aqui tem uma listinha das que eu tive. Todas funcionam perfeitamente, com exatamente a mesma qualidade no mac e windows:

- Kodak ESP5
- EPSON CX4500
- EPSON Stylus Photo 700
- HP Laserjet III
- HP 2460
- EPSON T1110
- CANON IP4500
- EPSON TX115

Essas são as que eu me lembro.

Eu usava um pacote de modelagem molecular chamado Mopac, que rodava muito mais rápido no BSD/Linux do que em Windows. Idem para o PSPICE de modelagem eletrônica. Usei muito o Matlab e , pelo menos na época, também rodava mais rápido no Linux.

Conheço uma turma da Coppe/UFRJ que roda direto o ANSYS e que fala que também roda bem mais rápido nos UNIXóides do que em Windows. Quanto ao pessoal de CAD ser Windows, isto é relativo. Quem trabalha com CAD a sério mesmo não usa AutoCad, e sim o BRL em estações gráficas. AutoCad é coisinha de "povo" :D

Bem, eu não rodo o MS Office nem no Windows, acho ele uma m... quando se trata de textos grandes e com formataçãomais complicada. Fora que me recuso pagar o valor que pedem nele. Uso o OpenOffice e roda tão bem ou até melhor nos Mac/Linux/BSDs do que no Windows.
Você queria o que, que um pacote desenvolvido pela Microsoft rodasse melhor no Mac ? Fala sério ehhehehehe.

S.O. bom é aquele que te faz feliz (ou que te irrita menos), e isso é diferente para cada um.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #27 Online: 15 de Junho de 2010, 00:59:12
afshalders eu não generalizei nada, eu coloquei um COSTUMA na frente porque isso é um fato que até os fabricantes reconhecem.
Tenho três impressoras jato de tinta da Epson (CX4500 e R290 e R270) e uma da HP (Officejet J4660) as 4 imprimem pior no MAC e com menos recursos. A Epson coloca, inclusive, que seus drivers para MAC tem problemas com uso em redes (não sou só eu que estou dizendo, o próprio fabricante reconhece). Os drivers para o CUPS são ainda piores e mais problemáticos que os originais. Se você tentar imprimir pelo CUPS com estas impressoras a imagem fica totalmente sem graça, principalmente em papel fotográfico. A diferença nas Epson (inclusive na CX4500 que você alega ter testado) não é pequena, é visível até para olhos leigos.Faça um teste comparativo, usando papel fotográfico e impressões exigentes que os problemas que estou relatando ficam bem evidentes, pelo CUPS então é covardia, principalmente nas Epson.
Tenho amigos com outras HP e Epson que quando testam com critério chegam exatamente às mesmas conclusões, mesmo porque é muito evidente. Das que eu tenho aqui apenas as duas LASERs se comportam de forma relativamente parecida e, mesmo assim, só com os drivers originais e com alguns limites no uso pela rede nas HP. Infelizmente só a minha Brother trabalha tão bem no MAC quanto no Windows, as demais apresentam claras limitações de driver e veja que estou falando das duas marcas mais usadas pelos fotógrafos.

Citar
Eu usava um pacote de modelagem molecular chamado Mopac, que rodava muito mais rápido no BSD/Linux do que em Windows. Idem para o PSPICE de modelagem eletrônica. Usei muito o Matlab e , pelo menos na época, também rodava mais rápido no Linux.
A minha experiência com modelagem se parece com a sua. Se mostra bem mais rápida com o MAC e o Linux, assim como a de muitos dos meus amigos. Por isso fiquei curioso para saber que tipo de algoritmo do matlab o André está usando, pois esta é nova para mim e queria até fazer uns testes.

Quando falo de CAD não falo só de Autocad. Falo de CAD em geral, implementado em empresas grandes da área de aviação, ótica, construção civil e bens de produção (que são setores que conheço). O uso nestas empresas hoje é praticamente focado em Windows. O custo benefício destes sistemas supera muito qualquer outra plataforma e, por isso ele é dominante. Quando fui comprar meu penultimo MAC o cara jogou para mim um chaveco de vendedor falando que uma empresa para a qual eu estava dando consultoria estava usando MAC para CAD, enquanto na verdade ela usava Windows. Eu achei super engraçado a lenda urbana do cara. Esta, assim como outras do tipo do MAC ser imune a vírus e coisas do tipo, mais atrapalham os usuários de MAC do que ajudam. Porque o sistema só vai melhorar nestes pontos fracos a partir do momento em que os usuários reconhecerem o ponto fraco. Por isso que sou um usuário chato. Do tipo que manda e-mail para o desenvolvedor ou o fabricante e aporrinha o cara até a última geração para ele arrumar os problemas.
A Epson e a HP mesmo já deve estar de saco cheio de mim enchendo o saco para melhorar os drivers para MAC. rs. Quando eu usava o matlab 2008a para MAC ele travava toda hora rs. Eu mandei um zilhão de e-mails reportando o problema. No 2009b você pode rodar o tool que travava o 2008a no limite que ele não trava mais. Acredito que tudo isso só é possível pq usuários como eu reconhecem os pontos fracos das coisas que usam e são chatos pra caramba rs. ;)

PS: Apesar das deficiências que vejo no MAC olhe o final da minha assinatura. ;)

« Última modificação: 15 de Junho de 2010, 01:10:32 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.301
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #28 Online: 15 de Junho de 2010, 03:36:18
Ops... só me esqueci de um pequeno detalhe: No Mac os meus drivers de impressão para EPSON são do PrintFab, não são os originais dp fabricante ! Uso isso a tanto tempo que já nem me toco. A minha CX4500 ja foi pro lixo a bastante tempo. Tente o PrintFab (da ZedoNet). Eu usava direto o TurboPrint deles no Linux, mas como não tenho mais Epson, não uso mais.

No caso das Lasers o CUPS funciona 100%, pelo menos na antiga LJ-III e na minha atual a E210. O driver original da Canon é muito bom e não dá a menor diferença da versão do Windows.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #29 Online: 15 de Junho de 2010, 11:21:58
Canon eu nunca usei no MAC ai não posso falar rs.

Onde consigo esse driver que você falou para fazer uns testes?
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.