Autor Tópico: VOU DE CANON T1i OU NIKON D 5000?  (Lida 12909 vezes)

IVANIR

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Online: 13 de Abril de 2010, 14:14:51
Olá pessoal,
Estou pesquisando para comprar uma câmera nova. Sou amador e farei uso como hobby, porém queria uma que pudesse servir por muitos anos, adquirir acessórios, etc. Seria a minha primeira semi-profissional digital.
Tenho dúvida entre a Canon T1i e a Nikon D 5000.
Pelo que li a respeito a qualidade de imagem da Nikon é ligeiramente superior, mas a D 5000 tem um LCD de 2,7" que não me agrada muito por ser móvel e já li relatos de problemas... O LCD da Canon tem 3" e é fixo.
A Canon T1i tem alguns recursos a mais, como vídeo em HD 1080p, porém perde no número de pontos de foco (9 contra 11 da Nikon) e modos de cena (8 contra 19 da Nikon).
Ambas têm sensor CMOS, mas a Canon tem 15.1 MP contra 12.3 MP da Nikon.
Quanto ao motor de foco, sei que a Nikon não tem e depende da lente. Da Canon, não sei desta informação.
Um técnico me disse que os acessórios e peças da Canon são mais baratos e fáceis de encontrar...
E agora, qual escolher?
Peço que os colegas do fórum me ajudem.
Já li vários tópicos a respeito de ambas, mas ainda tenho dúvidas.
Abraço a todos.
Ivanir


Lhama

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 611
  • Sexo: Masculino
    • Instagram
Resposta #1 Online: 13 de Abril de 2010, 14:34:44
Cara, tenho uma T1i. Gosto muito dela. Há 2 semanas fui a galeria 7 de abril em SP e na primeira loja que olhei, só por curiosidade para ver pessoalmente o que tinha mudado na recém lançada T2i vi que a diferença de preço entre as duas era de pouco mais de R$ 200,00... Acho que já que vai comprar, se for de Canon, já pega o modelo novo.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #2 Online: 13 de Abril de 2010, 14:36:43
Ivanir, qualquer uma das cameras te dará excelente retorno.

Na comparação que vc fez, acredito que o número de pontos de foco, em função da pequena diferença, não é muito significativo. A quantidade de modos de cena somente será se vc usar a camera em automático, o que é desaconselhável pois vc não irá ter tudo o que a camera pode oferecer.

A D5000 tem um excelente sensor e é mais robusta, mas tem o problema do motor de foco que acaba inviabilizando o uso de lentes mais baratas.

A T1i, como toda Canon, não tem este problema já que toda lente Canon tem seu próprio motor de foco. Além disso, os acessórios tendem a ser mais baratos. Em compensação, ela aparenta ser mais frágil e a pegada não é tão "boa", a não ser que vc coloque um grip (um grip com botões funcionais custa de 40 a 50 dólares no ebay).

Em qualidade de imagem, são equivalentes com pequena superioridade da Nikon.

Em qualidade de filme, a Canon é superior.

Ou seja.. É uma escolha complicada, se possível teste e manuseie as duas e veja o que te agrada mais.

Abçs

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


lady

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #3 Online: 13 de Abril de 2010, 17:22:39
Ola pessoal ...preciso de uma ajudinha sou nova aqui....
e estou com a ideia de montar um estudio fotografico aqui na minha cidade
será q vcs podem me ajudar?
queria começar comprando a maquina.. lentes e etc. para começar a tirar fotos
externas
me falaram da Canon T1i oq vcs acham ... me ajudem por favor


Bruno Mota

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 445
  • Sexo: Masculino
    • Bruno Mota
Resposta #4 Online: 14 de Abril de 2010, 09:31:40
Compre já o novo modelo.
T2i caso decida ir de Canon.
Creio eu que ela é um pouco superior que a Nikon.
Outro fato de grande influência é que a Nikon não tem motor de foco, ficando assim, as lente mais caras.


ericsons

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
  • Sexo: Masculino
  • that´s all folks
    • meu flickr
Resposta #5 Online: 14 de Abril de 2010, 10:52:18
eu tenho uma t1i e recomendo, a única vantagem entre a d5000 é o visor que é móvel porém em qualidade e ti1 ganha de lavada da d5000. mas se for por preço e tudo mais leve a t21 que ganha de lavada da nikon d90 e nikon d5000


segue o comparativo lado a lado da canon X nikon


http://www.dpreview.com/reviews/compare_post.asp?method=sidebyside&cameras=canon_eos500d%2Cnikon_d5000&show=all
----------<br /><br />Canon T1i - nikon D40


ericsons

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
  • Sexo: Masculino
  • that´s all folks
    • meu flickr
Resposta #6 Online: 14 de Abril de 2010, 10:57:34
http://www.dpreview.com/reviews/compare_post.asp?method=sidebyside&cameras=canon_eos500d%2Cnikon_d5000%2Ccanon_eos550d%2Cnikon_d90&show=all


aqui o comparativo entre nikon d90, d5000 x canon t1i (500d) e canon t21 (550d) onde a t2i GANHA DE LAVADA em qualidade a todas.. vale a pena mesmo a t2i ainda mais pela diferença de preço entre a t1i ser de no máx 400 reais

=) fica a dica
----------<br /><br />Canon T1i - nikon D40


thiago.cecilio

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
  • Sexo: Masculino
    • Flickr Thiago
Resposta #7 Online: 28 de Abril de 2010, 18:15:32
Ericsons, concordo em partes com você. Estou pesquisando muuuuuuuuuuuuito sobre esses 4 modelos de câmeras especificamente, inclusive para o meu caso, acho até que a T2i é a melhor pedida, pois no que diz respeito a custo x benefício é melhor, mas na questão de qualidade de imagem, não sei de onde você tirou essa idéia que a t2i dá uma lavada nas Nikon e na T1i.

Pelos comparativos que você mesmo montou no site da dpreview não quer dizer nada, ali só mostra as características de cada câmera e o que a T2i tem de melhor que a D90 é apenas a qualidade do LCD, e a resolução na geração da imagem que só diz respeito ao tamanho da impressão, não da qualidade da imagem praticada.

Se for comparar assim também, a D90 tem o dobro de posições de White Balance, maior alcance do flash Bult-in, a T2i é mais lenta para fotos em sequência 3.7fps contra 4.5fps da D90. Enfim, esses detalhes não comprovam a melhor qualidade da foto, e sim uma foto bem exposta, composta e preenchida, até porque a densidade de pixels no mesmo sensor da T2i é muito maior que o da D90 (5.4 MP/cm² x 3.3 MP/cm²), o que torna a T2i com maior granulação dependendo da situação da foto realizada.

Enfim, lembrando que acho a T2i o melhor custo x benefício, até pela questão das lentes Canon serem mais baratas mesmo e pelo motor de foco também.

Se você quer comparativo mesmo, dê uma lida nesse link abaixo que compara a D5000 com a T1i e a Olympus E-620 em todos os sentidos:

http://www.quesabesde.com/noticias/canon-eos-500d-nikon-d5000-olympus-e-620-comparativa,1_5248


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #8 Online: 28 de Abril de 2010, 18:47:42
Para quem quer um review mais sério (pelo menos um pouco), o negócio é analisar imagens em RAW, de preferência baixar os arquivos RAW de sites como o imaging-resouce ou Dpreview e fazer suas próprias análises. Ou pelo menos, ir atrás de sites que pelo menos façam seus comparativos em RAW e não JPG.

Analises de fotos JPG só servem para dizer que as configurações default de uma camera são diferentes de outra, o que todo mundo já sabe.

No teste do DPreview, no comparativo em ISO alto dá prá ver os bons resultados da.. Pentax K-x :) Mas a T2i se sai muito bem, principalmente levando-se que os 50% a mais de pixels se traduzem em maior retenção de detalhes. E a D5000 apresentou a pior performance.

http://www.dpreview.com/reviews/canoneos550d/page28.asp



Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


bacanex

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 687
Resposta #9 Online: 20 de Outubro de 2010, 14:03:54
eu comprei uma T1i ha duas semanas e estou gostando. Sou suspeito pra falar pq ainda estou aprendendo, mas para hobby está sendo uma otima camera. Se eu pretender me especializar mais pra frente ai eu vejo se preciso de algo mais aprimorado. Por enquanto estou muito bem.
Meu conselho eh: veja o que quer e para que quer. Se for ficar estudando entre uma e outra vai passar a vida e nao compra nenhuma.
Canon EOS 500d T1i
Canon 18-55 IS
Tamron 28-75 f2.8
Canon 50mm FD 1.8 SC
Flash Speedlight 430ex II


RicardoSEP

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 244
  • Sexo: Masculino
  • ...by myself but not alone...
    • Meu Post
Resposta #10 Online: 24 de Outubro de 2010, 20:25:00
Eu tenho uma T1i e adoro minha câmera. Não posso falar da Nikon D5000 porque nunca usei. Seria até injusto da minha parte fazer críticas a D5000.

No entanto posso falar da T1i. Uma das vantagens é que existem MUITOs acessórios para ela. O eBay e o Deal Extreme são meus parceiros nesses acessórios. Outra vantagem que percebi na T1i é que só fui ver ruído (um pouco só), com ISO 1600. Bati algumas fotos pessoais de formatura a ISO 800 e ficaram ótimas.

Um ponto contra que peguei na T1i é que em ambiente um pouco mais escuro, se você não tiver um flash externo, ela se atrapalha no foco. Mas isso se resolve com um foco manual.

Acho que é isso.

Boa sorte!


Hector.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.487
Resposta #11 Online: 25 de Outubro de 2010, 12:00:39

Se você quer comparativo mesmo, dê uma lida nesse link abaixo que compara a D5000 com a T1i e a Olympus E-620 em todos os sentidos:

http://www.quesabesde.com/noticias/canon-eos-500d-nikon-d5000-olympus-e-620-comparativa,1_5248

O próprio comparativo fala por si só (e os samples também):
Cierra esta clasificación la Canon EOS 500D, que pese a todas las excelencias que reúne, no consigue destacar con claridad en ningún terreno básico.

Claro que não pode se destacar com muita diferença, e D5000 é bem mais nova. Mesmo assim a T1i oferece uma qualidade um pouco melhor.

E quanto as qualidades da D90, sim. É uma câmera de um nível acima da T2i. Porém não tem mais qualidade. De nada adianta ter um controle a mais e um visor eletronico na parte de cima, ter um corpo maior, a marca Nikon estampada no flash pop-up e um preço maior e oferecer menos recursos e menos qualidade. Fala sério, dizer que a D90 é mais rápida por 0,8 fps? Menos de 1 foto? Se você perdeu 1s, a foto não vai sair e pronto....rssss

Para mim, ficar botando defeito em equipamento dizendo que x é mais robusto que y, tem mais controles, tem mais firulas, e etc é só um meio forçar a idéia de que um equipamento inferior é melhor que um equipamento superior. O que vale são características práticas, reais. Características que podem possibilitar ao fotógrafo uma vantagem frente a uma situação desfavorável.

Ademais, acho que dessas características de robustez que deve ser observada é a questão de durabilidade do obturador. Mesmo assim, dependendo da diferença de preço, isso só será importante diante do tipo de uso, profissional ou amador. Uma vez que o profissional pode até esgotar a durabilidade do obturador antes mesmo de sair uma revisão mais nova do mesmo modelo.


meufilhoricardo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #12 Online: 01 de Novembro de 2010, 22:32:20
Olá sou novo e aqui e com fotografia. Comprei uma canon T1i com lente 28-55, uma macro 100mm e um flash circular mr-14ex. tenho muitas dúvidas a começar por onde devo postá-las? As pilhas p flash podem ser as recarregáveis sony cycle 1,2v já que a indicãção é 1,5v?
Só mais uma! Para fazer as fotos a visualização no lcd só é possível no modo P? Pelo visor(olho) consigo melhores fotos? Desculpe a ignorância e se escrevi no lugar errado favor me direcionar! Obrigado!


CJefferson

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #13 Online: 24 de Dezembro de 2010, 13:43:37
Boa tarde.
Estou no mesmo dilema, comprar a D5000 ou a T2i.
Sou novato neste segmento de câmeras e meu objetivo é tê-la como hobby.
Procuro qualidade de imagem associado a praticidade no uso.
Estou pendendo para a T2i pelos comparativos do dpreview e comentários diversos.
Porém, o display articulado da D5000 me agrada muito, é prático.
Em suma, ainda estou em cima do muro.
Como vou para Buenos Aires em janeiro, queria já ir com o brinquedinho a tira colo.

Aliás, se alguém souber de algum local em Buenos Aires com preço acessível agradeço.

Aqui no Brasil os Melhores preços que achei foram:
T2i   = R$ 1.800,00
D5000 = R$ 1.800,00

Abraços e boas festas.

Carlos Jefferson


Danielvb

  • Trade Count: (16)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 356
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #14 Online: 24 de Dezembro de 2010, 14:04:27
Eu uso nikon há 10 anos mas, entre esses modelos que v colocou, aconselho a t2i.
Mais recursos e melhor qualidade de imagem.
A d90 só leva vantagem na usabilidade e, mesmo assim, é algo subjetivo.
A canon sempre teve vantagens de vender produtos bons a preços mais acessíveis do que a Nikon. Se for para ir de Nikon, aconselho a d7000 ou a d3100 (mais barata e com melhor qualidade do que a d5000).
Daniel Vilanova Batalha
www.flickr.com/danielvb