Autor Tópico: Manutenção - Zenit 122  (Lida 11570 vezes)

Denis MA

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 79
  • Sexo: Masculino
Online: 13 de Abril de 2010, 23:54:08
Olá galera

tenho uma boa e velha Zenit 122 guardada por causa de um classico problema de fotometro. aparentemente ela está indicando 2 ou 3 pontos acima do correto, causando subexposição.

Alguem tem experiencia na manutenção desta camera, ou sabe onde posso encontrar um manual de manutenção dela?

Abraço
Elan 7N - Analogica
EOS20D - Digital

http://fotologue.jp/denisazevedo


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #1 Online: 14 de Abril de 2010, 06:38:30
Denis, se não me engano. O ajuste do fotômetro se dá retirando esse parafuso (que na verdade é uma tampa) acima do engate da alça (na foto abaixo, no canto superior direito).

« Última modificação: 14 de Abril de 2010, 06:40:44 por Elmo »


MD-Zenit

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 117
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 08 de Maio de 2010, 08:52:09
Oi Denis é este parafuso que o Elmo falou, retire com uma chave de fenda adequada ( pequena) dentro tem outra fenda, que nada mais é que um tensiometro, com uma chavinha de fenda de ajuste fino (tipo aquela que o pessoal de eletronica usa)v/c gira esta fenda de um lado para outro até ajustar o fotometro, para isso v/c deve ter uma outra camera ou fotometro de mão que servirá de base, atenção fotometrar sempre no mesmo lugar com as duas cameras (Zenit e a base), portanto com a mesma abertura e velocidade para ambas, fotometrando o mesmo lugar com lente similares (ex zenit 58mm outra 50mm) e girando o tensiometro até a luz verde da zenit indicar exposição correta v/c ajusta o fotometro.
O tensiometro é bem sensível gire devagar e aos poucos.
Tenho zenit e só fotogarfo com elas a 18 anos, o fotometro é muito bom e com este ajuste v/c o deixa do jeito que v/c gosta, ou seja mais sub ou super exposto.

Manda ver

Qualquer coisa se precisar da um grito

Marecelo Domarco
MD-Zenit


Abuja

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 64
Resposta #3 Online: 08 de Maio de 2010, 15:35:34
Dennis o fotômetro foi um marketing para vender mais câmeras, mais importantes que ele é a velocidade bem regulada, tem pessoas que chegam ao extremo de colocar diodos entre a bateria e o fotômetro para chegar a 1,35V no caso das Om 1 (foto abaixo)
Na verdade dois pontos são corrigidos facilmente com esses programas tipo PS, e se for filme colorido revelado em labs já vem tudo corrigido nas cópias. Quer uma surpresa agradável, tire a bateria da sua  Zenit e use a formula Sunny 16 é “inacreditivel” adeus as baterias.

Foto da Internet





Denis MA

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 79
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 08 de Maio de 2010, 19:22:10
bom, valeu pelas dicas. consegui arrumar o fotometro mas consegui estragar o botão de seleção de ISO.

ao tentar desmontar a parte superior da camera antes de recorrer ao forum eu fui remover o botão e a esfera que dá o clic na posição certa caiu para dentro da máquina. agora vou ter que desmontar a parte superior inteira para recuperar esta esfera
Elan 7N - Analogica
EOS20D - Digital

http://fotologue.jp/denisazevedo


Marco Jundiai

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 132
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 09 de Maio de 2010, 18:54:19
bom, valeu pelas dicas. consegui arrumar o fotometro mas consegui estragar o botão de seleção de ISO.

ao tentar desmontar a parte superior da camera antes de recorrer ao forum eu fui remover o botão e a esfera que dá o clic na posição certa caiu para dentro da máquina. agora vou ter que desmontar a parte superior inteira para recuperar esta esfera
He he, porisso eu costumo dizer que é o método "estrague vc mesmo"! Já fiz muito isso!


Denis MA

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 79
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 09 de Maio de 2010, 21:00:23
eu também, inclusive no carro... hehe..  uma vez o carro não ligou mais, achei que tinha ferrado a centralina, mas depois consegui reverter...

mas na verdade esse é o metodo que mais se aprende
Elan 7N - Analogica
EOS20D - Digital

http://fotologue.jp/denisazevedo


Marco Jundiai

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 132
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 10 de Maio de 2010, 00:01:45
eu também, inclusive no carro... hehe..  uma vez o carro não ligou mais, achei que tinha ferrado a centralina, mas depois consegui reverter...

mas na verdade esse é o metodo que mais se aprende
É isso aí! :ok: :ok:


George Fetti

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 345
  • Sexo: Masculino
    • Flickr - Fotos George Fetti
Resposta #8 Online: 11 de Março de 2011, 08:36:01
E se o parafuso não sai nem com reza??
Como eu faço?


Canon EOS T1i | Canon EF-S 18-55mm f/3.5-5.6 IS | Canon EF 100-300mm f/4.5-5.6 | Flash Canon Speedlite 430 EX II | Sigma 28-200 f/3.5-5.6 Aspherical IF | HELIOS 44M 58mm f/2


MD-Zenit

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 117
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 12 de Março de 2011, 22:41:00
O que esta acontecendo ele não gira ou esta girando em falso?
MD-Zenit


George Fetti

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 345
  • Sexo: Masculino
    • Flickr - Fotos George Fetti
Resposta #10 Online: 13 de Março de 2011, 02:39:24
Desculpa a demora para dar a resposta!
O parafuso gira... mas não sai! :S
E aí... o que fazer?


Canon EOS T1i | Canon EF-S 18-55mm f/3.5-5.6 IS | Canon EF 100-300mm f/4.5-5.6 | Flash Canon Speedlite 430 EX II | Sigma 28-200 f/3.5-5.6 Aspherical IF | HELIOS 44M 58mm f/2


Volney Henrique

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 53
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 13 de Março de 2011, 17:31:21
NA MARRETA... :assobi: :assobi: :D


George Fetti

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 345
  • Sexo: Masculino
    • Flickr - Fotos George Fetti
Resposta #12 Online: 13 de Março de 2011, 17:52:32
Aííí não rola... eu quero usá-la depois!
:D


Canon EOS T1i | Canon EF-S 18-55mm f/3.5-5.6 IS | Canon EF 100-300mm f/4.5-5.6 | Flash Canon Speedlite 430 EX II | Sigma 28-200 f/3.5-5.6 Aspherical IF | HELIOS 44M 58mm f/2


George Fetti

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 345
  • Sexo: Masculino
    • Flickr - Fotos George Fetti
Resposta #13 Online: 14 de Março de 2011, 16:49:47
Mais nenhuma idéia?
Será que eu vou ter que levar para algum técnico mesmo?
Vlw :ok:


Canon EOS T1i | Canon EF-S 18-55mm f/3.5-5.6 IS | Canon EF 100-300mm f/4.5-5.6 | Flash Canon Speedlite 430 EX II | Sigma 28-200 f/3.5-5.6 Aspherical IF | HELIOS 44M 58mm f/2


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #14 Online: 14 de Março de 2011, 19:38:27
George, na minha ignorância, um parafuso que gira e não sai, deve ser porque 'luiu' ou 'aluiu' (não sei o termo correto). Ele gira em falso porque a parte que em que se encaixa o parafuso perdeu a rosca. Daí, ou uma chave de fenda imantada para retirar o parafuso e depois tem que ver certinho se é a rosca do próprio parafuso ou do receptáculo que está ruim. Se for a 2ª opção, tem que refurar pra refazer a rosca e colocar um novo parafuso.

Mas tudo isso que eu estou dizendo é em tese. Vai ter que levar num técnico pra ver direito isso aí.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova