Autor Tópico: Primeiro filme na Yashica  (Lida 3927 vezes)

leandrooliveira

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 107
  • Sexo: Masculino
Online: 14 de Abril de 2010, 23:14:23
Bom pessoal, preciso da ajuda de vocês. Revelei meu primeiro filme com a Yashica em um lab aqui de Porto Alegre. Pedi a revelação e a digitalização em tiff. Bom, pra começo de conversa, 2 dias para a revelação. Ok.
Cheguei para buscar e não estava pronto. Pediram para passar em uma hora que o motoboy já viria trazer.
Nesse meio tempo, me lembrei de perguntar a resolução: 300 DPI.
Peguei os negativos depois e o CD e fui pra casa.
Que decepção!!!!! :shock:
Recebi um Cd com as fotos em jpg e Tiff, sendo que jpg com 300 DPI e resolução de 1800 x 1200 (2.1 Mp), e os tiff com tbm 1800x1200, porém 96 DPI.
Segundo o EXIF é um Nikon Coolscan.

Comecei a ver as fotos, com uma grande expectativa, até pq descobri que uma das lentes, por ser uma Yashica/Contax ML 50mm 1.4, é muito bem conceituada.
Bom, de cara, achei todas as fotos desfocadas, sendo que usei a 50mm, uma DSB 28mm 2.8 e algumas com TC 2x + 50mm.

O filme é um Kodak ColorPlus 200 (filme de padaria)

Seguem alguns exemplos:








Em um 1o momento, suspeitei das lentes, mas como foram duas, acho meio difícil. As coisas comuns entre as fotos são:

1 - a pecinha atrás da máquina

2 - o filme

3 - a revelação

4 - a digitalização


A principal conclusão que cheguei foi que usaram excesso de remoção de ruído na digitalização.

As perguntas que ficam:

Esse filme é tão ruim assim?

Ou a digitalização que não foi bem feita?

Ou ainda, tenho que trocar de óculos.... :aua:

Tentei digitalizar com a minha Xti, mas isso fica para outro tópico.


P.S. Não lembrei de anotar as aberturas nem velocidades..... :no:



« Última modificação: 14 de Abril de 2010, 23:15:30 por leandrooliveira »


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 15 de Abril de 2010, 08:29:56
O Coolscan é um bom equipamento e as cores me pareceram boas. Não acredito em redução de ruídos deixa uma foto sem nitidez.
A digitalização está com tamanho pequeno. Aqui no Rio é mais ou menos padrão entre os labs que a "resolução média" seria 3000x2000 pixels mais ou menos. Esta sua seria a baixa.
As fotos neste tamanho da web não achei nada demais, só a última um pouco sem nitidez.
Os filmes hoje em dia dão de sobra para o uso comum.
Voce usou as lentes em que abertura?
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


leandrooliveira

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 107
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 15 de Abril de 2010, 08:40:32
Pois é Paulo, não anotei as aberturas nem velocidades, mas depois que postei aqui, andei pesquisando e pelo que notei, esse filme é bem ruinzinho mesmo, se você não tiver uma luz muito boa. Estas fotos foram algumas das melhores, para ter uma idéia. Também não entendi o que aconteceu na terceira foto, o porque da falta de definição, aconteceu em outras também, e notei que foram nas que a luz não estava tão forte.
vou comprar uns filmes melhores e dar uma testada, assim como revelar em outro lab.
Por outro lado, do Lab não dá pra reclamar muito a R$ 2,50 a revelação e + R$ 5,50 a digitalização... :assobi:

P.S Tamanhos maiores podem ser vistos no meu Flickr - http://www.flickr.com/photos/lesul2006/
« Última modificação: 15 de Abril de 2010, 08:41:54 por leandrooliveira »


NSantos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 128
Resposta #3 Online: 15 de Abril de 2010, 16:52:43
Leandro,

Tenho usado este mesmo filme pois é o mais facil de ser encontrado em minha cidade. Tenho obtido resultados bem razoáveis.
Segue uma foto feita em condição bem ruim de luz :

EV 12
1/125
f 5.6
Canon FT
Lente Canon 50mm 1:1.4

Escaneado da foto impressa 10x15 por scanner caseiro Epson Stylus CX3810
Escaneamento sem qualquer tratamento.

Minha sugestão seria uma fotometragem mais precisa.



« Última modificação: 15 de Abril de 2010, 16:56:51 por NSantos »


leandrooliveira

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 107
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 16 de Abril de 2010, 13:15:32
É, olhando sua foto, vi que o filme não pode ser tão ruim. Ontem a noite, fui dar uma checada geral e descobri o causador do problema...

 >:( >:( >:(FUNGOS >:( >:( >:(

As minhas lentes estão cobertas deles, mas só se consegue ver se olhar bem, fiz um teste colocando a lente na frente da digital e ficou com a imagem embaçada....

Projeto para o fim de semana: Limpar 2 lentes e 01 tele-converter!


leandrooliveira

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 107
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 27 de Abril de 2010, 09:23:14
Só a título de informação...após revelar um filme de Tri X 400, descobri o problema da minha câmera... Minhas fotos ficaram fora de foco novamente, e ontem fui fuçar até decobrir...

O Telêmetro da minha câmera está desajustado. Se você focar um objeto a 1,5 m de distÂncia, em uma das lentes ele acusa 3,5 m e na outra quase 5m...

Alguém conhece alguma assistência que arrume isto em Porto Alegre??? Já ouvi dizer que telêmtro é bem chatinho de ajustar.


Leandro.


Marco Jundiai

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 132
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 27 de Abril de 2010, 09:33:52
Leandro, lendo o tópico pensava se tratar da FX3 (uma SLR, ou seja, sem telêmetro)Que camera vc está usando?


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #7 Online: 27 de Abril de 2010, 10:52:43
Vamos por partes:

Negativo 24x36mm = 0.94 x 1.42 polegadas

a 300 dpi as dimensões seriam 282 x 426 pixeis absolutos
a 96 dpi seria 90 x 136 pixeis absolutos

Se o arquivo tem 1800 x 1200 pixeis, ele foi escaneado na verdade em

1800 / 1.42 = 1267 dpi, que mais um eventual crop dá 1200 dpi, o que é razoável se for apresentar na tela ou imprimir em tamanho 10x15 cm (6x4"), pois quase todas as impressoras dye dos minilabs tem resolução real de saída de 300 dpi, e fazendo a conta 1800/300 = 6" exatamente. Por isso que foi escaneada em 1200 dpi.

Esses numeros de 300 dpi e 72 dpi que você citou não são reais. Simplesmente foram escritos no EXIF arbitrariamente, que é justamente o que o photoshop e outros softwares fazem, por exemplo. Esqueça que isso existe.

Teu problema pode ser causado por um ou mais dos fatores a seguir:

1) Lente suja, seja por fungos, fogging ou seja lá o que
2) Lente com a distância de registro errada
3) Se a câmera for uma rangefinder, o telêmetro pode estar desregulado
4) Ligeiro blur por baixa velocidade
5) As velocidades podem estar desreguladas, mais lentas que o indicado











leandrooliveira

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 107
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 27 de Abril de 2010, 13:13:40
Pessoal, desculpem a trapalhada, realmente é uma SLR, e achei que o nome fosse telemetro. O que ocorre é o seguinte: ao focar uma imagem, a distância informada pela lente é incorreta. Tipo, faço o foco em um objeto a 1 m de distância e com a lente de 28mm, o indicador na lente fica marcando 1,5 m. Com a lente de 50mm a mesma coisa, apenas com indicações diferentes. Ontem fiz um teste com uma sugestão de alguém de outro fórum, que seria colocar um despolido onde vai o filme. O que ocorre é que o foco cravado no visor, fica desfocado no despolido! Não faço idéia do que possa ser o problema!

Leandro.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #9 Online: 27 de Abril de 2010, 14:10:24
isso é a distância de registro da lente... o helicoide está fora de posicao entao.

Ah aproveite e de uma olhada em

http://photomysteries.com/website/Photomysteries/dpi.html


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #10 Online: 27 de Abril de 2010, 14:16:54
O que ocorre é que o foco cravado no visor, fica desfocado no despolido! Não faço idéia do que possa ser o problema!

Leandro.

Agora eu que não entendi !

O despolido é onde a imagem é focada para ir para o prisma e para a ocular... Se esta focada no despolido tem que estar focada no visor, acho que está confundindo os termos.

Até pode acontecer da imagem estar em foco no visor e não estar no plano do filme em uma SLR, mas isso é muuuuito difícil de acontecer, a não ser que alguem tenha feito caca na câmera, por exemplo, posicionando o despolido em uma distancia diferente da do plano do filme em relacao a lente.

Se for isso, a corpo está com um problema ótico sério, pode ser desde um elemento invertido na ocular, passando pela falta ou excesso de espaçadores, etc... Vai ter que levar em alguém que tenha o manual de serviço da câmera.

Recomendo você testar com uma lente que esteja reconhecidamente boa, só para ter certeza.


leandrooliveira

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 107
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 27 de Abril de 2010, 14:27:02
afshalders, obrigado pelo link, vou ler com calma...
O que acontece é realmente isto, o que se vê no visor não é o que está sendo registrado no filme.
A questão do despolido é que peguei o despolido de uma câmera velha e coloquei no lugar do filme, com o obturador aberto, para ver se estava focando (dica do Severo em outro fórum).
Acho que vou levar numa assistência mesmo.


Leandro


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #12 Online: 27 de Abril de 2010, 14:36:23
afshalders, obrigado pelo link, vou ler com calma...
O que acontece é realmente isto, o que se vê no visor não é o que está sendo registrado no filme.
A questão do despolido é que peguei o despolido de uma câmera velha e coloquei no lugar do filme, com o obturador aberto, para ver se estava focando (dica do Severo em outro fórum).
Acho que vou levar numa assistência mesmo.


Leandro


Entao é exatamente isso, alguma lente do sistema do visor esta invertida, incorreta ou os espaçamentos estão errados.


leandrooliveira

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 107
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 27 de Abril de 2010, 17:35:44
Oi, creio que resolvi!!!!!
Pelo menos agora utilizando uma trena e verificando a distância focal de acordo com as lentes, está medindo correto.  Quando peguei esta câmera, ela estava com o espelho descolado e eu mesmo o coloquei no lugar. Mas creio que ela deve ter levado alguma pancada, pois o problema é que o pentaprisma estava deslocado. Apenas removi, aproveitei para limpar e o recoloquei. Fiz os testes com a trena e ficou legal. Agora é queimar um filme para ver o resultado. Alguma recomendação de filme com grão bem fino que tenha no Brasil????

Leandro.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #14 Online: 27 de Abril de 2010, 18:01:08
Legal, bom saber !