Autor Tópico: Histograma de cores  (Lida 5137 vezes)

leosado

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Online: 15 de Abril de 2010, 09:38:44
Bom dia Pessoal,

Desenvolvo eletrodomésticos e um dos testes que temos seria o uso de alimentos para verificar se há ou não boa performance em nossos produtos. Geralmente para análise usamos fotografia e histogramas de cores(do GIMP) para verificar o nível do douramento das amostras, visando assim diminuir a variação que teríamos entre os operadores, se analisassem somente a olho nu.

Minha dúvida seria com relação ao histograma propriamente dito. Existe alguma diferença em usar o valor do canal RGB, dos valores separados de vermelho, verde e azul? Digo isso pois o desvio padrão mostrado usando no canal RGB(que me parace pegar todas as cores sobrepostas) é muito maior do que o desvio padrão dos canais de cores individuais.

Conceitualmente, existe diferenças entre esses canais? Posso usar qualquer um desses para definir a cor da área mostrada da figura?

Venho usando o GIMP para essas análises.

Desde já agradeço a ajuda.

Léo


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #1 Online: 17 de Abril de 2010, 20:43:14
É uma ótima pergunta. Eu acredito que há diferenças sim pois no histogragama simples (sem separação dos canais RGB) está sendo exibido luminosidade X número de pixels da imagem. Já no RGB, o mesmo está decomposto nos canais verde, vermelho e azul, sendo que o histograma azul mostra luminosidade da cor azul X número de pixels da foto e assim por diante com as outras duas cores.
Para analisar o nível de douramento, teria que saber qual a cor (ou faixa de cores) que você precisa verificar.
Agora, como fazer isso eu já não sei dizer. Talvez o Pictus, Leo Terra, Ivan de Almeida ou outros com bons conhecimentos de histograma e softwares de edição de imagem possam ajudar...  :ponder:
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


leosado

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Resposta #2 Online: 18 de Abril de 2010, 07:53:27
Fábio, obrigado pela resposta.

O que tenho feito para comparar as cores de douramento é usar uma escalinha cores onde a faixa de aceitação das amostras ficam compreendidas entre 4 faixas de cores.

Coloco essa escala junto às fotos das amostras, então acredito que naquelas fotos as cores podem ser comparadas por estarem submetidas aos mesmo ruídos, mas ai fica a dúvida, comparo usando os 3 canais ou aquele que vc me disse que tem luminosidade embutida? Que no caso apresenta um desvio padrão bem maior. Qual representa melhor a realidade da amostra.

Fico no aguardo e valeu novamente pela resposta.

Léo


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #3 Online: 20 de Abril de 2010, 19:23:04
http://docs.gimp.org/2.6/C/gimp-histogram-dialog.html

2.5.2. About Histograms

In GIMP, each layer of an image can be decomposed into one or more color channels: for an RGB
image, into R, G, and B channels; for a grayscale image, into a single Value channel. Layers
that support transparency have an additional channel, the alpha channel. Each channel supports
a range of intensity levels from 0 to 255 (integer valued). Thus, a black pixel is encoded by 0
on all color channels; a white pixel by 255 on all color channels. A transparent pixel is
encoded by 0 on the alpha channel; an opaque pixel by 255. For RGB images, it is convenient
to define a Value “pseudochannel ”. This is not a real color channel:
it does not reflect
any information stored directly in the image. Instead, the Value at a pixel is given by the
equation V = max(R,G,B). Essentially, the Value is what you would get at that pixel if you
converted the image to Grayscale mode.


leosado

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Resposta #4 Online: 21 de Abril de 2010, 09:25:50
Excelente Pictus,

V= max(R,G,B) seria o valor máx dos três canais... achei um tanto vago essa equaçao consegue me explicar melhor?

E...agradeço muito pela resposta. Aproveito para lhe perguntar outra. Quando acho um valor dos canais RGB no Gimp, tento usar os mesmos valores para achar aquela cor no Excel. As cores não batem. Pq?


Valeu demais.


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #5 Online: 21 de Abril de 2010, 14:46:20
Não sou usuário nem de GIMP e nem de Excel...


jejemonteiro

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.851
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 21 de Abril de 2010, 20:06:54
Leo;

Vamos a umas perguntinhas básicas:
* Você fotografa com o balanço de branco customizado ou no automático? Porque o balanço de branco diz quanto eu tenho de cada cor R,G e B proporcionalmente para a iluminação na qual a foto foi feita. Ou seja, se eu mudar a proporção entre os canais, eu mudo o balanço de branco.
* Na sua amostra de referência, você sabe quanto você tem de R, G e B?

Ruído, teoricamente não iria te influenciar no resultado a não ser que você faça a amostra da cor (conta-gotas) exatamente no ponto onde está o ruído... aí já era...

Te perguntei estas coisas pois, sob a mesma situação de luz, com o balanço de branco customizado, você passa a ter uma informação de cor conhecida, ou seja, você saberá que a sua referência tem X vermelho, Y azul e Z de verde e com o conta gotas, você terá todos os dados necessário para análise (Hue, saturação, luminância, valor, R, G e B).

Quanto ao excel, esquece, você não tera estas informações de forma ok.

Espero ter ajudado

Jefferson
« Última modificação: 21 de Abril de 2010, 20:07:58 por jejemonteiro »
Jefferson Monteiro Oliveira

"Creio na morte, única amante absolutamente fiel. Creio na estupidez humana, única força com que se pode contar sempre.E creio no humor, única forma de encarar a primeira e suportar a segunda.
Ou  vice-versa." (Marco A. dos Santos)

Nikon D90+18-105mm VR+55-200mm VR+50mm AI-d f2.0, Lumix GF3+14-42mm+Zenitron 58mm f2.0, CANON A480 CHDK


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #7 Online: 21 de Abril de 2010, 23:16:33
Lembrei que a diferença na cor deve ser porque o GIMP reconhece profile de cor e o Excel não.


leosado

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Resposta #8 Online: 22 de Abril de 2010, 09:26:03
Bom dia Jefferson,

Agradeço pela resposta. Quanto as perguntas serei sincero em lhe dizer que sou muito iniciante nisso. Cai meio de gaiato e tô tentando entender mais ou menos para não pegar uma informação incoerente. Vou te falar mais detalhadamente o que tenho e meu objetivo para ver se consegue me ajudar.

Eu começo por tirar uma foto de uma fornada de pães de queijo, esses precisam ter um nível de douramento que segue um padrão de cores específicos contidos numa escalinha de cores(dessas parecidas com de loja de tinta, porém bem mais simples), que vai de 4 a 18 sempre andando de 2 em 2. Com tonalidades mais amarronzadas, lembrando tons de douramento em alimentos.

Na avaliação original um operador deve pegar cada amostra de pão de queijo e colocá-la ao lado dessa escala e escolher qual cor da escala melhor se encaixa na cor final do pão de queijo assado. Meu problema aqui é que cada operador tem um olho e uma avaliação diferente, e sendo minha faixa de aceitação de 6 a 12 na escala, corro o risco de ter aprovações ou reprovações quando os pães de queijo estiverem mais claro ou mais escuros, perto do limite

O uso do GIMP me ajudaria a padronizar essa avaliação de cores, independente do julgador, mas para isso a foto tem que ser tirada de tal maneira que reproduza as cores da fornada da maneira mais real possível e que seja comparável às cores da escalinha de referência.

Meu ponto era justamente esse, ao pegar as cores no histograma, deveria pegar os três canais seprados(R,G e B) ou o canal com as cores sobrepostas(RGB), os canais separados apresentam um desvio padrão menor( outro ponto, esse DP é relativo ao que?) enquanto no canal único tem um desvio padrão bruto.

No final das contas fico com medo de estar fazendo tempestade em copo d'agua pois a minha referência(escala de cores) tb estará na foto, justamente para evitar a variação de foto para foto.

Com relação ao ruído que tenho, pelo menos nas minhas avaliações de sistema de medição o a variação relativa as medidas desses canais são bem pequenos se comparados a todo o processo de tirar a foto, e a diferença entre as amostras numa mesma fornada.

A iluminação que uso é a incandescente, e ajustada manualmente na minha máquina.

Não sei se fui claro, ou talvez tenha até piorado hhahaha

De qualquer maneira agradeço a todos pela discussão que de uma forma ou outra me ajudou a abrir um pouco mais o raciocínio sobre como abordar isso tudo.

Léo