Autor Tópico: 50D ou 550D?  (Lida 5142 vezes)

Edlight

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 18
Online: 15 de Abril de 2010, 14:09:38
Olá pessoal!
Estou entrando no mundo das dslr's, e gostaria de saber a opinião dos mais experientes aqui... não sou profissional, a máquina é "just for fun", mas gostaria de algo que pudesse atender à uma possível necessidade de fotos mais elaboradas.
Estou em dúvida entre a 50D e a 550D(X4); o preço das duas é quase o mesmo, sei de algumas vantagens da 550D (vídeo, performance em baixa luminosidade) e da 50D (pixel density, ergonomia, etc).
Pretendo comprar a escolhida com a lente do kit (18~200mm). Sugestões?

Abraços!


Markowic

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 370
  • Sexo: Masculino
  • SP 320, EOS 30 EF50mm 1.8, Yashica FX3-2000 135mm
Resposta #1 Online: 15 de Abril de 2010, 14:37:18
Se a câmera é "just for fun" como vc disse, vá de 550D, pois o que a 50D tem melhor que 550D são as características destinadas a fotografos, isto é exclusivamente para quem vai trabalhar com fotografia. Sejam elas, robustez, ergonomia, qualidade do arquivo, foco rápido.

Por outro lado, a 550D vai permitir filmagem, é mais leve e um tanto menor, o que lhe dará portabilidade. E sendo a 550D baseada na 7D creio que a performance dela será quase comparável à da 50D só que num "corpinho" mais esbelto, ou seja, vc vai perder a robustez e selamento mais rebuscado da 50D.

Eu vendi minha 50D pelo fato que eu quero uma câmera para o lazer mesmo, e a falta da funcionalidade de filmar foi fator determinante para eu tomar a decisão.

Agora, se vc pretende em breve virar um fotografo profissional, pegue a 50D, pois a filmagem não vai te fazer falta.


rafael.souza

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 148
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 15 de Abril de 2010, 15:05:46
Tem que considerar tudo o que o Markowic falou.

Quanto a lente, essa 18-200mm vai sair quanto pra você?
Pode ser que tenham outras lentes no mesmo preço que se adequem melhor ao que você quer.
Qual o tipo de fotografia que você pretende? Quanto a lente podemos ajudar melhor depois que você responder.


Edlight

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 18
Resposta #3 Online: 15 de Abril de 2010, 18:52:49
Markowic, são justamente essas diferenças que me deixaram em dúvida! Quanto à qualidade do arquivo, é tão diferente assim?

rafael.souza, a diferença de preço entre o body e o body + lente é em torno de U$520...


Markowic

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 370
  • Sexo: Masculino
  • SP 320, EOS 30 EF50mm 1.8, Yashica FX3-2000 135mm
Resposta #4 Online: 15 de Abril de 2010, 19:26:58
É só vc definir o que pretende fazer com a camera. Assim ficará facil decidir. Se não tem nenhuma aspiração profissional, a 550 será melhor escolha e mesmo que pretenda, ela tambem te atenderá. Lembre-se que qualquer grana que vc economizar será util na compra de lentes bacanas, que farão mais diferença que o corpo que vc escolher, visto que o sensor de ambas e o processador de imagem é o mesmo.


rafael.souza

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 148
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 15 de Abril de 2010, 19:32:11
humm, U$520 da pra comprar umas lentes legais.
O que você pretende fotografar?


Edlight

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 18
Resposta #6 Online: 16 de Abril de 2010, 10:41:51
Markowic,  :ok:
rafael.souza , acho que um pouco de tudo... gosto de fotografar natureza, paisagens, um pouco de macro e claro, pessoas. :D

Se não puder postar aqui, me avisem que edito;

Brincando com a compacta da patroa:







Agradeço recepção e a ajuda prestada até o momento...  :ok:

Abraços!
« Última modificação: 16 de Abril de 2010, 10:44:16 por Edlight »


Markowic

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 370
  • Sexo: Masculino
  • SP 320, EOS 30 EF50mm 1.8, Yashica FX3-2000 135mm
Resposta #7 Online: 16 de Abril de 2010, 12:05:45
Bem, não o tipo de foto que vc pretende fazer, mas a finalidade delas. Se for só pelo seu prazer, 550d, pois ela lhe dará tudo o que vc precisa com toda a qualidade. Muitos profissionais que leio aqui no forum trabalham com cameras chamadas de entrada.

Sugiro que vc compre o corpo da 550D e com o dinheiro da diferença da lente mais da 50D pegue uma 24-105 L IS, ou talvez uma 17-55 f/2.8. O problema desta segunda é que obrigatoriamente vc terá de investir em uma tele.


rafael.souza

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 148
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 16 de Abril de 2010, 12:17:55
A diferença de valor entre as duas câmeras está muito pequena.

Vale na hora da compra o que for ser mais util. Corpo robusto, autonomia de bateria, ISO alto.
Na 40D com iso em 1600 fica pouco granulado, a foto fica tranquilamente usável, só não pra ampliações, mas aí só full frame mesmo ou 7D.
Na 50D o resultado da 40D é o mesmo.

Agora sobre a lente, o ideal pro tipo de foto que você gosta, se não puder gastar muito com lente, seria uma 28-135mm, 18-135mm.
Com os 28mm voce perde um pouco pras fotos de natureza, mas ganha pra fotos de retratos, pessoas. E poderia acrescenter uma 50mm 1.8 pra retratos.
Só macro que não, porque aí tem que ser uma lente só pra isso.

Você tem a opção de pegar uma 17-55 2.8, 17-40 f/4L, 24-105 f/4L mas aí serão opções mais caras.
« Última modificação: 16 de Abril de 2010, 12:18:49 por rafael.souza »


Alexis Marinho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 834
    • Fotografia de Casamentos e Aniversários
Resposta #9 Online: 16 de Abril de 2010, 14:14:55
Pessoal, uma DSLR sem lentes TOP não fica necessariamente muito melhor do que uma boa compacta ou uma prosumer.

Se o intuito é só brincar, por que não uma G10, G11 da Canon? Que além de brincar, tem sapata pra flash dedicado o que permitirá caso queira futuramente, explorar o mundo da iluminação externa (digo, fora da câmera por radio).
« Última modificação: 16 de Abril de 2010, 14:15:39 por Alexis Marinho »
Fotografia de Casamentos e aniversários
http://alexismarinho.com


Markowic

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 370
  • Sexo: Masculino
  • SP 320, EOS 30 EF50mm 1.8, Yashica FX3-2000 135mm
Resposta #10 Online: 16 de Abril de 2010, 14:52:37
Pessoal, uma DSLR sem lentes TOP não fica necessariamente muito melhor do que uma boa compacta ou uma prosumer.

Acho que sua visão é muito simplista e discriminatória. Dá a entender que para voce DSLR tem de ser usada por profissionais e os amadores que não forem ricos para comprar uma 1d Mark IV com um conjunto completo de lentes L tem de se contentar com as cameras compactas, incluidas aí as bridge, prosumer ou quaisquer outras que não forem DSLR.

Se o que vc disse fosse assim tão considerável, as fabricas, todas elas, não iam dedicar seu precioso tempo em lançar câmeras DSLR de entrada e lentes de menor qualidade (e consequentemente menor custo) que as lentes profissionais.

Vai que o cara quer uma DSLR por que gosta do som do espelho subindo na hora de bater a foto? Se o cara tem grana para pegar uma DSLR de entrada e uma lente mais ou menos em vez de uma prosumer, por que não? Mais pra frente ele se vira para conseguir uma lente legal, mas o corpo já vai estar lá e com todas as funionalidades devidamente aprendidas (ou não). Mas pelo menos ele não colocou mil dolares de vidros caros na frente da cãmera para aprender a usá-la..
« Última modificação: 16 de Abril de 2010, 15:01:32 por Markowic »


Alexis Marinho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 834
    • Fotografia de Casamentos e Aniversários
Resposta #11 Online: 16 de Abril de 2010, 15:43:23
Marko, não estou discriminando ninguém só estou aqui me lembrando de alguns 3-4 anos atrás que o pessoal dizia "po, comprei uma DSLR de entrada mas as minhas fotos com a minha antiga compacta saíam bem melhores! O que está acontecendo?"

Eu cansei de ouvir isso.
« Última modificação: 16 de Abril de 2010, 15:44:48 por Alexis Marinho »
Fotografia de Casamentos e aniversários
http://alexismarinho.com


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #12 Online: 16 de Abril de 2010, 15:52:50
Alexis, eu também cansei de ouvir isso mas o motivo não é que DSLR sem lente TOP não seja melhor que compacta. Em outro fórum faço parte de um grupo de amigos que fomos, aos poucos, migrando de compactas para DSLR´s de entrada e hoje alguns já usam DSLR´s TOP com lentes TOP.

No início, muita gente desanimou achando que as velhas Canon S3 e S5 e Sonys tiravam fotos melhores que as Xti e XSi com lente do kit. Mas foi só se aperfeiçoar um pouco para que a diferença aparecesse.

Se vc vai comprar uma DSLR de entrada achando que é só colocar no modo Auto e as fotos sairão melhor do que uma compacta, está enganado. Mas com dedicação e aprendizado, qualquer DSLR com lente kit te dará resultados muito melhores que uma camera de sensor pequeno.

Abçs

« Última modificação: 16 de Abril de 2010, 15:59:22 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Alexis Marinho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 834
    • Fotografia de Casamentos e Aniversários
Resposta #13 Online: 16 de Abril de 2010, 15:56:32
Alexandre, mas ae é que está. Muitos não querem se tornar fotógrafos como nós. Querem somente fotografar como sempre fizeram mas esperam que uma câmera mais cara produza resultados melhores. Essa é a condição de muitos que compram câmeras DSLR de entrada.
Fotografia de Casamentos e aniversários
http://alexismarinho.com


Markowic

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 370
  • Sexo: Masculino
  • SP 320, EOS 30 EF50mm 1.8, Yashica FX3-2000 135mm
Resposta #14 Online: 16 de Abril de 2010, 15:57:37
Eu cansei de ouvir isso.

Alexis, sei disso. Muita gente me falou a mesma coisa. Tem gente que acha que só pq a câmera é uma DSLR as fotos vão sair incrivelmente boas, se esquecendo que o que tira a foto é a pecinha atrás da câmera.
Eu cansei de ouvir o povo dizer que minhas fotos eram boas porque minha camera era uma EOS 30. Conheço toda a ladainha.

Mas se o cara está em dúvida entre uma 50D e uma 550D, algum conhecimento ele deve ter para ter chegado a esta conclusão. Como eu já passei por isso tambem, não custa nada dar minha opinião em cima do tema que ele sugeriu.

Eu mesmo, depois daquela pergunta sobre a 7D repensei meus conceitos sobre qual camera comprar. Resolvi que vou investir em uma lente mais violenta e deixar a decisão do corpo mais para frente, foi comprar uma EF L e usar na minha EOS30. Depois preocupo se pego uma 500D 550D 7D 60D sei lá. Com isso vou economizar uns 800 dolares em cima do valor de venda da minha 50D. Se quando resolver comprar o corpo a 7D estiver mais barato que os 1300 que tenho visto nas lojas dos EUA, posso optar por ela ou não.