Enquete

Qual autor apresentou a melhor imagem dentro do tema?

BBear
18 (69.2%)
Fcsergio (Sergio Leal)
8 (30.8%)

Votos Totais: 26

enquete encerrada: 21 de Abril de 2010, 08:54:33

Autor Tópico: [Combate] - Sensação de liberdade - Fcsergio (Sergio Leal) x BBear  (Lida 5468 vezes)

fcsergio

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.769
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #15 Online: 14 de Abril de 2010, 23:25:07
E essa chamada emocional que vc cololou na foto [Jovens de origem judaica deixam o campo de extermínio de Auschwitz II (Birkenau) após visita para regatar suas raízes] eh supostamente algo real ou simplesmente ficticio?

Pergunto isso por que eles parecem ser tudo, menos judeus. Entao nao esta claro se essa frase faz parte do titulo artistico que vc colocou na foto, ou eh apenas um jornalismo errado.

E como vc nao tem mais fotos com eles, a conclusao eh que vc nao chegou a conversar com eles, entao estou com duvida sobre essa chamada.

Se eu não explicar o contexto da minha foto ela não terá nenhum sentido para quem está olhando, como bem mencionou o Felipe Sugio em seu post, por isso eu coloquei no desafio que seria opcional adicionar qualquer informacão pertinente à foto.
Eles faziam parte de um grupo de excursão de jovens onde todos falavam em hebráico.
Se não eram judeus, falavam hebráico muito bem.
Qual é a aparência de um judeu quando não está usando um quipá ?
A propósito, sua foto está belíssima.
Acho que vou levar uma lavada nessa aqui.
Parabéns e boas fotos.
« Última modificação: 14 de Abril de 2010, 23:35:03 por fcsergio »


BBear

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 555
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 14 de Abril de 2010, 23:44:23
Eles faziam parte de um grupo de excursão de jovens onde todos falavam em hebráico.
Se não eram judeus, falavam hebráico muito bem.
Qual é a aparência de um judeu quando não está usando um quipá ?

Olha Sergio,

Apenas a minha opniao, mas usar de palavras para invocar um sentimento diferente da realidade do momento fotografico nao eh politicamente correto. Nao digo apenas sobre a tua foto e a chamada proposta, mas sim em qualquer canal de comunicacao visual, o que eh muito comum hoje em dia.

Enfim, originalmente soh perguntei se vc tinha mais fotos desses garotos. Nao estou disposto a discutir isso mais em detalhes e MENOS ainda entrar em uma discussao religiosa, apenas vou repetir que eu conheco muito bem judeu, e esses jovens na foto podem ate ser de Israel (o que eu tb duvido) mas com certeza nao sao "judeus buscando resgatar raizes".

Estao muito mais para turistas poloneses ou ate russos apenas passeando em um ponto historico.


Enfim, a foto eh si eh muito boa, mas tenho duas criticas que pretendo postar depois de terminado o combate.






BBear

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 555
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 14 de Abril de 2010, 23:47:51
Se eu não explicar o contexto da minha foto ela não terá nenhum sentido para quem está olhando,


Entao isso significa que a foto em si nao eh capaz de transmistir algum sentimento, nao eh verdade, ja que precisa de explicacao verbal?

Bom, vamos deixar a discussao para depois, para nao atrapalhar o combate.




fcsergio

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.769
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #18 Online: 15 de Abril de 2010, 02:57:09

Olha Sergio,

Apenas a minha opniao, mas usar de palavras para invocar um sentimento diferente da realidade do momento fotografico nao eh politicamente correto. Nao digo apenas sobre a tua foto e a chamada proposta, mas sim em qualquer canal de comunicacao visual, o que eh muito comum hoje em dia.

Enfim, originalmente soh perguntei se vc tinha mais fotos desses garotos. Nao estou disposto a discutir isso mais em detalhes e MENOS ainda entrar em uma discussao religiosa, apenas vou repetir que eu conheco muito bem judeu, e esses jovens na foto podem ate ser de Israel (o que eu tb duvido) mas com certeza nao sao "judeus buscando resgatar raizes".

Estao muito mais para turistas poloneses ou ate russos apenas passeando em um ponto historico.


Enfim, a foto eh si eh muito boa, mas tenho duas criticas que pretendo postar depois de terminado o combate.


Prezado BBear, terei prazer em ouvir críticas construtivas suas sobre a minha foto (não sobre minha pessoa). Será sem dúvida mais um aprendizado para mim.
Acho que acrescentarão muito ao meu pouco conhecimento de fotografia uma vez que não sou nem um puco do ramo e estou ainda apanhado muito para aprender enquanto imagino que vc seja um fotógrafo profissional com grande conhecimento para compartilhar conosco.
Infelizmente nada tenho a acrescentar a uma foto tão linda como a sua.
Me entristece saber que vc tenha achado que a descrição histórica que forneci aos colegas teve a finalidade de "ïnvovcar qualquer sentimento diferente da realidade do momento fotográfico e que não fui politicamente correto". Afinal é apenas uma opinião pessoal sua e portanto precisa ter cuidado antes de afirmar baseado apenas no seu "feeling". Opiniões são como corações, todos nós temos um.
Em momento nenhum duvidei que o homem no seu barquinho deveria estar feliz e com sentimento de liberdade.
Apesar de só poder vê-lo de muito longe, acredito plenamente na sua palavra e não vou fazer jamais qualquer comentário deselegante nesse sentido sobre a sua foto para tentar lhe deixar em uma situacão incomoda.
Também conheço muito bem os judeus, afinal, eu morei e estudei um bom tempo nos EUA (Baltimore) em bairro e escola judia e convivi muito de perto e fiz muitos amigos lá.
Infelizmente, pouquíssimas pessoas aqui no fórum reconheceriam a famosa placa "Arbeit Macht Frei" como símbolo de Auswitz I (que por sinal, eu havia postado com sendo Auschwitz II por engano).
http://pt.wikipedia.org/wiki/Auschwitz-Birkenau)
Tenho uma amiga aqui no fórum, judia, de Recife (não é israelense, nem polonesa ou russa), que esteve em grande parte da Europa e em Auschwitz "tentando resgatar suas origens", portanto, dela eu aproveitei a expressão que usei na descrição de minha foto, portanto o mérito da frase nem sequer é meu.
Já que a conversa chegou tão longe, peço-lhe encarecidamente que não leve suas observações para o lado pessoal.
Creio ainda que os moderadores dessa sala devem deletar esses posts rapidamente todos por acharem o conteúdo inadequado para a arena (não os culpo, pois fugiu muito da finalidade inicial).
Estarei viajando para Salvador amanhã pela manhã onde ficarei até o domigo e não sei se terei a oportunidade de conversarmos de novo.
Se preferir, por favor fique a vontade para utilizar as MP's à vontade, para expressar suas dúvidas sobre as minhas fotos pois algumas delas só interessam a vc e a mim, OK?
Terei o maior interesse em ler sua mensagens.
Talvez assim possamos esclarecer suas dúvidas antes de você postá-las para o fórum, OK?
Me desculpe se escrevi alguma coisa sobre a minha foto que lhe aborreceu (nunca foi a minha intenção).
Acho vc um fotógrafo talentoso e que leva muito jeito para fotografia. Você ainda vai muito longe com seu belo trabalho.
Um abraço e continua com as belas fotos de sempre.
« Última modificação: 15 de Abril de 2010, 03:03:23 por fcsergio »


BBear

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 555
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 15 de Abril de 2010, 07:42:18
Tenho uma amiga aqui no fórum, judia, de Recife (não é israelense, nem polonesa ou russa), que esteve em grande parte da Europa e em Auschwitz "tentando resgatar suas origens", portanto, dela eu aproveitei a expressão que usei na descrição de minha foto, portanto o mérito da frase nem sequer é meu.

Esta esclarecido! A frase tem origem artistica e nao jornalistica. Era soh essa a duvida!


Sobre o remador da minha foto, nao usei palavras para invocar o sentimento... algumas pessoas vai sentir liberdade ao ver a foto.. outras nao. Essa eh a essencia da arte fotografica: vc usa imagem para invocar sentimentos.


Sobre os "moderadores deletarem topicos", nao sei exatamente o que vc acha que seria deletado, sendo que a duvida era apenas sobre a origem da chamada da foto. Me parece que vc nao entendeu a pergunta desde do comeco e contornou um pouco, mas esta respondido e esta tudo bem!


bom :fight: !


Felipe Sugio

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 40
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 16 de Abril de 2010, 19:00:54
na verdade eu acho que a foto do sérgio não precisaria de explicação para
um judeu por exemplo, que conhece muito bem Arbeit Macht Frei, pois é realmente bem famoso esse arco, acho que ele só achou pertinente colocar tal explicação para as pessoas que desconhecem tal lugar.
Eu acho que as duas fotos passam a sensação de liberdade, mas eu escolhi a primeira pelas cores e a imensidão, me passou mais a sensação do tema.


Enfim os dois estão de Parabéns  :clap: foi um ótimo combate
« Última modificação: 16 de Abril de 2010, 19:01:38 por Felipe Sugio »


Gustavo Cavalcanti

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 117
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 16 de Abril de 2010, 19:38:11
Voto no BBear apesar de ambas serem muito boas pois acho q sua foto tem mais relação com o tema proposto.