Autor Tópico: ILFORD P&B EM MINILAB ? NAO SAIU NADA. AJUDA  (Lida 2671 vezes)

Humberto Cavalcanti

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
  • Sexo: Masculino
    • Gente - Cenas do Cotidiano - 1 -
Online: 15 de Fevereiro de 2010, 18:24:48
Ois,
Tenho uma dúvida que suponho não é tão improce- dente ou tola como possa parecer, até  porque comigo já funcionou bem tal processo, mas nesta semana nao funcionou nada... Um intervalo de uns 10 anos entre as 2 únicas ocorrencias de eu levar um filme pb pra um minilab !
Detalhes a seguir..
Me arrisquei, e pra testar, até porque uma vez funcionou direitinho ( mesmo tendo sido há tanto tempo, há uns 10 anos atrás, se bem que num MiniLab de uma loja em Londres ) aquele MiniLab revelou OK um p&b, porém saindo em sépia as cópias.
Nada grave pro meu gosto.
Porém, agora, num bom MiniLab aqui em Recife, numa grande rede multinacional de supermercado, o MiniLab simplesmente processou, mas... saiu tudo transparente .... nada de nada, toda a pelicula ficou transparente, nem sequer um sinal, nem sequer divisoes de fotogra- mas, nada.
O filme foi todo carregado, passado, fotografado, isto é, nao teria sido (suponho) problema da minha cámera Pentax MZ-5N com sua lente de kit Pentax.
O técnico deste minilab daqui me disse que, sim, ele já teve modelo ou máquina que revelava pb e copiava, porém me advertiu que agora aquele minilab simples- mente  rejeitaria o cartucho, automaticamente, e nem iria iniciar processo nenhum, como se ficasse desligada.
Mas arrisquei e não imaginava que iria sair assim ( nem o técnico não imaginava, também, pois ele achava que a maquina iria rejeitar, como já fez com outros raros clientes de pelicula em p&b ). Enfim....  a maquina minilab funcionou, só resultando em filme totalmente transparente.
Alguém pode dizeer o que houve, se foi problema de atuais minilabs, ou a hipótese de regulagem de minilab, ou de marca ou de marca e modelo de MiniLab, ou talvez falha da camera.
Um detalhe, o filme Ilford HP5 Delta 400 estava com 5 dias de validade expirada. Guardado adequadamente.
Mas, ainda por cima.... levantando hipóteses com o técnico do MiniLab, ele tambem me disse que já pro- cessou filmes coloridos de 10 anos, e muito tempo depois de validade ! 
- Alguém já passou por tais experiencias (tanto revelar OK, quanto a de revelar desse jeito.... resultado trans- parente ) ? E por que isso teria acontecido, como disse, aconteceu há 10 anos OK, e agora não a conteceu, ou aconteceu perdendo todo o filme fotografado.
abçs
"Fotografar é colocar na mesma mira a cabeça, o olho e o coração.
    É uma forma de gritar, de se libertar, e não de provar ou afirmar a sua própria originalidade."

         - H. Cartier-Bresson
 - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 15 de Fevereiro de 2010, 18:54:47
Filme PB "verdadeiro" sai transparente se relevado em minilab. O processo de revelação é diferente e precisa ser feito manualmente. Os filmes PBs cromogênicos podem ser revelados em minilab, mas precisa estar no filme que o processo é C41, como o Kodak BW.

Provavelmente o filme PB que você revelou há um tempo no minilab era cromogênico, esse Ilford não é. O engano foi seu, pois seria necessário mandar revelar manualmente em alguém que faça isso ou você mesmo fazer em casa. Mas foi principalmente do laboratorista, que deveria saber a diferença entre os dois tipos... É esse o nível do pessoal que trabalha nessas grandes redes, infelizmente.
« Última modificação: 15 de Fevereiro de 2010, 18:57:10 por RFP »


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #2 Online: 15 de Fevereiro de 2010, 23:12:37
Oi Humberto,

realmente a confusão foi sua. Não são todos os filmes Ilford que podem ser revelados em minilabs - processo C41. O único que é feito para isso é o Ilford XP2 Super 400 ( http://www.ilfordphoto.com/products/product.asp?n=11&t=Consumer+%26+Professional+Films ).
Todos os outros são filmes PB normais, a base de prata. Ah, também não existe Ilford HP5 Delta 400. Existe o HP5 Plus e o Delta 400, mas são dois fimes distintos.

Quando você estava em Londres provavelmente o sujeito da loja lhe vendeu o XP2 e lhe falou que era um filme PB para ser revelado em minilabs normais. Você deve ter associado isso com a marca Ilford e não com o filme específico. Acontece. Quando eu comecei a fotografar, ainda criança na década de 70, uma vez abri a máquina pra ver como era o filme antes de revelar e fui rebobinando o filme com todo cuidado pra não velar. Assim que começassem a aparecer os números e as janelas com as fotos eu iria parar, para não estragar nenhuma. Já viu no que deu, né, hahahaha...

De certa forma é assim que a gente aprende. Hoje em dia sempre checo umas duas vezes pra ter certeza de que mudei a ASA do filme...

Abraços,
José Azevedo


sinclair

  • Trade Count: (6)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 112
Resposta #3 Online: 10 de Maio de 2010, 19:36:50
é a melhor forma de aprendizado. só caindo uma vez pra aprender a lição