Autor Tópico: Ajuda pra entrar no universo TLR  (Lida 6223 vezes)

wdantas

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • WDantas Fotogaleria
Online: 22 de Abril de 2010, 23:23:46
Pessoal das TLR's, em especial nosso colega Elmo
Faz tempo que quero usar uma TLR e hoje recebi duas bem antigas de minha cunhada.
Estão precisando de limpeza nas lentes, mas antes preciso saber se vale a pena.
Uma é a Zeiss Ikon Nettar 515/16 (bem antiga - 1937)
A outra é uma Flexaret automat (bem confusa)

A ZEISS 515/16


Não entendi como fazer o transporte do filme


-------------------------------------
A FLEXARET - muitas dúvidas
Como ajustar esse dial que me parece vem em escala EV que trava o range do obturador quando se estabelece uma abertura
E esse ajuste VXM ?


O transporte do filme me parece que não tem trava
Como saber se o filme esta posicionado corretamente?


Me parece que está faltando uma peça no rebobinador


E o despolido está uma lástima. Tem jeito?


Agradeço a juda dos amigos aqui do forum
abraço


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #1 Online: 24 de Abril de 2010, 01:13:59
Quanto à Zeiss:



Você tem que retirar o carretel vazio (no lado direito dessa foto) e colocá-lo do outro lado. É ele que vai puxar o filme a ser exposto.

Quanto à Flexaret:

VXM - São posições de sincronismo de flash. V e M para uso com lâmpada. Para uso de flash moderno, deixe em X.

Na lateral do anel da objetiva de baixo, e acima dos valores de EV, encontrará as marcações de abertura do diafragma em f/stop. Portanto, não se incomode com os EVs.

O filme irá travar a cada giro, não se preocupe (bom, se tudo estiver funcionando...)

Não está faltando nada no engate do filme a ser exposto. Aquela rosca se deve ao adaptador para uso de filme 135. Não se incomode com ela também. Basta encaixar o rolo de filme virgem lá e tudo dará certo.

Tire o despolido e dê uma limpeza nele. Entretanto, o capuxão é um saco pra ser retirado. Tem uma trava na parte de trás. Dê uma olhada que você vai entender. Não passe álcool no despolido, pois se o fizer acabará apagando as linhas do mesmo que definem a área de visão para uso de filme 35 mm.

Espero ter ajudado.


wdantas

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • WDantas Fotogaleria
Resposta #2 Online: 24 de Abril de 2010, 01:36:00
Quanto à Zeiss:
Você tem que retirar o carretel vazio (no lado direito dessa foto) e colocá-lo do outro lado. É ele que vai puxar o filme a ser exposto.

Tudo bem, mas depois como faço para rebobinar? Não tem nenhum mecanismo de rebobinamento do lado direito

Quanto à Flexaret:

Na lateral do anel da objetiva de baixo, e acima dos valores de EV, encontrará as marcações de abertura do diafragma em f/stop. Portanto, não se incomode com os EVs.

Eu ví, não sei se está com defeito, mas para cada f/stop escolhido muda o range do obturador se eu escolher a abertura antes da velocidade
Ex. deixo em B e depois escolho o diafragma
f/3.5 - liberou B até 1s
f/8 - B até 4s
f/22 - B1/30s

Se fizer o contrário
Desloco o dial do diafragma, isso me libera todo o range do obturador
Escolho a velocidade primeiro
Agora consigo escolher qualquer abertura

Quanto à Flexaret:

Não está faltando nada no engate do filme a ser exposto. Aquela rosca se deve ao adaptador para uso de filme 135. Não se incomode com ela também. Basta encaixar o rolo de filme virgem lá e tudo dará certo.

Quando todo o filme estiver no carretel superior, não vejo como essa pino de rosca possa segurar o carretel do filme para rebobinar


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #3 Online: 24 de Abril de 2010, 05:54:00
Wellington,

Não se rebobina filme 120. O carretel que puxou o filme, ao fim das exposições, é que terá sua obra pronta pra revelação. Isso justifica porque, na foto que fez da câmera, exista um carretel vazio no lado direito. Ele já foi cheio uma vez.

No fim das exposições você encontrará no rolo uma fita com um adesivo (ou com cola, se for Kodak - passe a língua) para "lacrar" o rolo.

E quanto à Flexaret, permita-me fazer uma brincadeira contigo, quebrei a cabeça também para entender a minha, e só depois de muito tempo entendi o porquê dela se chamar "automat". A brincadeira é: Só digo depois que você descobrir...  :assobi:
« Última modificação: 24 de Abril de 2010, 05:54:33 por Elmo »


wdantas

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • WDantas Fotogaleria
Resposta #4 Online: 24 de Abril de 2010, 10:46:12
Beleza, Elmo.
Vou tentar descobrir o enigma, rsrs

Obrigado


wdantas

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • WDantas Fotogaleria
Resposta #5 Online: 24 de Abril de 2010, 11:44:32
Matei! Matei a pau! ha!ha!ha!

Libero o marcador de diafragma puxando pra fora
Seleciono a velocidade. Ex. 1/60
Agora seleciono o diafragma. f/5.6
Tchan tchan tchan tchan!
AUTOMAT

Mexendo o dial
em 1/125 compensa diafragma em f/4
em 1/300 compensa diafragma em f/3.5
em 1/30 compensa diafragma em f/8
em 1/15 compensa diafragma em f/11

Beleza de engenharia para a época
Acertei?
« Última modificação: 24 de Abril de 2010, 11:45:33 por wdantas »


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 24 de Abril de 2010, 14:47:52
-22.352971,-48.775582


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #7 Online: 24 de Abril de 2010, 18:05:34
Wellington,

Sabia que ia ficar feliz em descobrir. Também fiquei na época. Desculpe se não respondi na lata, mas assim é melhor, não é?

E o AUTOMAT dela é incrível mesmo.  :ok:

A única coisa que não gosto da Flexaret é o foco. Vai ser duro assim na tchekolosvaquia...


wdantas

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • WDantas Fotogaleria
Resposta #8 Online: 24 de Abril de 2010, 22:28:22


wdantas

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • WDantas Fotogaleria
Resposta #9 Online: 24 de Abril de 2010, 22:29:22
Wellington,

Sabia que ia ficar feliz em descobrir. Também fiquei na época. Desculpe se não respondi na lata, mas assim é melhor, não é?

E o AUTOMAT dela é incrível mesmo.  :ok:

A única coisa que não gosto da Flexaret é o foco. Vai ser duro assim na tchekolosvaquia...

É mesmo. A alavanca de foco e de matar, mas serve pra musculatura numa boa, rsrsrs


durante

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 382
Resposta #10 Online: 25 de Abril de 2010, 15:59:48
É mesmo. A alavanca de foco e de matar, mas serve pra musculatura numa boa, rsrsrs
Tenho visto umas Flexaret por ai,estão bem baratinhas,mas se o comando de foco é assim tão pesado como dizem vou pensar um pouco mais,so experimentando primeiro.
De qualquer forma para quem ja tem uma,da pra por umas gotinhas de oleo fino, la dentro...
Boas fotos Dantas.


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #11 Online: 25 de Abril de 2010, 18:03:52
A dureza do mecanismo de foco não é falta de lubrificação não. É caracteristica da câmera. Nada de óleo fino! :no:


Marco Jundiai

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 132
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 26 de Abril de 2010, 01:36:11
Duas cameras excelentes!


thiagolara123

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 331
Resposta #13 Online: 07 de Maio de 2010, 12:14:50
Matei! Matei a pau! ha!ha!ha!

Libero o marcador de diafragma puxando pra fora
Seleciono a velocidade. Ex. 1/60
Agora seleciono o diafragma. f/5.6
Tchan tchan tchan tchan!
AUTOMAT

Mexendo o dial
em 1/125 compensa diafragma em f/4
em 1/300 compensa diafragma em f/3.5
em 1/30 compensa diafragma em f/8
em 1/15 compensa diafragma em f/11

Beleza de engenharia para a época
Acertei?

Legal isso, né? É tipo um modo "P" das antigas. :D

Eu comprei anteontem uma Rolleiflex Tessar 3.5 que tb é assim: Vc puxa a alavanca pra controlar a abertura sozinha, e quando vc mexe a alavanca sem puxar ela vai compensando a velocidade na direção contrária da abertura. Legal que eles escolheram a abertura pra ser o "principal", pois no caso de flash vc deixa na velocidade que quiser e vai variando só a abertura. Se fosse ao contrario, vc teria que ficar indo e vindo nas velocidades pra acertar a abertura com o flash. Muito engenhoso mesmo.

A minha tb tem uma janelinha do lado, que aí vc pega a leitura em EVs no fotômetro e coloca alí o EV que vc quer, e na janelinha de cima já vão estar as combinações de abertura e velicidade praquele EV. No caso de cair mais de um segundo, fica em bulb, mas a tabela segue pra te mostrar quando tempo segurar em bulb, de acordo com o EV desejado e a abertura escolhida.

Enquadrar em TLR é que são elas, né? Pô, tô muito perdido. :D

« Última modificação: 07 de Maio de 2010, 12:20:55 por thiagolara123 »
http://www.thiagolara.com <<<Não me odeie, não me inveje, TRABALHE!

O Brasil somos eu e vc, não é só os outros não. Então samba aí: "Se gritar pega ladrão / não fica um meu irmão / se gritar pega ladrão / não fica um..." http://www.youtube.com/watch?v=2WQtQwRHD6k