Autor Tópico: Flash ZENIT em Canon XS, pode ?  (Lida 3404 vezes)

Philippe

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
Online: 23 de Abril de 2010, 13:31:01
Olá, acabei de comprar um Canon XS e estou tirando algumas fotos com um flash ZENIT 28A que tinha em casa. apesar do flash nao ser reconhecido pela câmera, ele dispara ao tirar a foto. no entanto, andei lendo alguns tópicos sobre a possibilidade do flash estragar a câmera, isso é possível ?? ele pode dar um curto na câmera ?? o que pode acontecer ?


gastro

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 585
Resposta #1 Online: 23 de Abril de 2010, 13:54:42
No manual da camera, tem uma parte que fala sobre isso se não me engano..
da uma olhada lá.

Se vc não tiver o manual, baixa ele da net.. só jogar no google

vlwww


Philippe

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
Resposta #2 Online: 23 de Abril de 2010, 15:14:35
Olha, obrigado pela dica, mas andei dando uma olhada e o manual só trata da utilização dos FLASH Speedlites EOS Dedicados da Série EX, mas nao faz qualquer menção a utilização de flash que nao sejam os indicados pela CANON.

me preocupa um pouco pois o flash eh bastante antigo e li conmentarios sobre ele ter amperagem muito elevada para a câmera, isso realmente acontece ??


gastro

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 585
Resposta #3 Online: 23 de Abril de 2010, 15:19:10
Ai não sei lhe dizer..
vamos ver o que os mais experientes lhe falam.

abraços, e boa sorte


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #4 Online: 23 de Abril de 2010, 15:34:13
Phillipe, o problema é a voltagem da sapata...

Os flash´s são equipamentos eletrônicos que trabalham com voltagem muito alta, em torno de 300V ou mais (por isso que não é bom abrir os flash´s prá mexer, o choque pode ser até fatal). No tempo das cameras mecanicas, a única coisa que precisava ser feita para disparar o flash era fazer um curto entre o pino terra central e o pino lateral, então os flashs desta época jogavam os 300V ali naquele pininho lateral que fica escondido e isso não acarretava nenhum problema para a camera porque não havia nenhum circuito eletrônico envolvido no ato de disparar o flash.

Quando as cameras começaram a ficar "eletrônicas", inventou-se um monte de controles eletrônicos para o flash também, como o E-TTL da Canon. Como os circuitos eletrônicos trabalham com voltagens muito mais baixas, os flash´s novos tem componentes que "separam" a parte de alta voltagem, que é a parte do capacitor que dispara o flash, da parte de baixa voltagem, que fica na sapata e comunica-se com a camera.

Nas cameras mais modernas, a voltagem da sapata deve ficar em torno de 3V a 5V, se não me engano. Para saber se dá para usar o flash com segurança, meça ou se não tiver um multímetro, leve num técnico para medir a voltagem da sapata da flash.

Se for um flash um pouco mais moderno, deve ficar em torno dos 3V e aí não tem problema. Se for dos mais antigos, pode chegar a 300V.

Bom, 300V jogados em cima de circuitos eletrônicos projetados para trabalhar com 3V, vc já deve imaginar o que pode acontecer. As vezes não queima de imediato porque a corrente é muito baixa e o pulso muito rápido. Tenho um amigo que usou durante um bom tempo um flash antigo em uma Xti sem dar problema. Mas com certeza corre-se o risco de torrar a parte eletrônica do flash da cam. Aqui mesmo no MF teve o caso de uma forista que depois de usar um flash antigo durante um tempo em uma XSi, danificou a cam e nem o flash pop-up funcionou mais.

Se vc está usando flash manual e quer alguma coisa bem barata só prá quebrar o galho, experimente algum flash YongNuo do ebay. São baratos (manual em torno de 40 dólares, TTL em torno de 75 dólares) e estes não vão estragar sua camera.

Espero ter ajudado.

Abçs






  
« Última modificação: 23 de Abril de 2010, 15:37:55 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Denis MA

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 79
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 26 de Abril de 2010, 19:20:27
Amigo, eu uso um flash Tron, da idade da pedra na minha EOS20D e nunca deu nada.

Na real o manual diz para não utilizar flashes com tensão maior do que 250V.

O ideal é olhar no teu manual e ver o que diz, pois os circuitos, apesar de ser canon, podem ser diferentes. Daí mede a tensão na saída do flash com um voltimetro e seja feliz.
Elan 7N - Analogica
EOS20D - Digital

http://fotologue.jp/denisazevedo