Autor Tópico: Onde foi que eu errei?  (Lida 3500 vezes)

yhangr

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 370
Resposta #15 Online: 15 de Novembro de 2005, 19:45:19
Citar
Oi pessoal! Fui ao batisado de um sobrinho hoje, e tirei algumas fotos. Mas quando descarreguei no PC não gostei do resultado, pois as do interior da igreja não ficaram ítidas, apesar de terem sido tiradas com boa resolução...taí um exemplo:


O que será que fiz de errado???
Olha, como eh um batismo, na minha opinião a nesa do padre e as crianças são a parte mais importante da foto (eu axo). Então, para melhorar a qualidade, apliqui um UMS, e para disfarçar o ruido que ficou entre as pessoas, apliquei um lightnin effect, assim a foto ficou bem interessante e disfarçou o ruido. Nao sei se vc vai gostar, se gostou diz ai!!  




pelo menos tentei ne...



 


Mônica Meine

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 69
    • http://
Resposta #16 Online: 15 de Novembro de 2005, 21:04:55
OI!  :yu:
Essa foi a melhor de todas. Disfarçou um pouco o ruído mesmo, e levou a atenção até o foco principal da foto. Será que seu eu mandar imprimir (revelar) vai ficar mais ou menos???
 :thmbup:  :thmbup:  Brigadão mesmo pelo interesse de vocês!!
Mônica Meine  -  Ivoti /RS
Super iniciante, querendo aprender!!
[span style=\'color:blue\']Canon A400
[/span]

My Webpage


Melão

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 691
Resposta #17 Online: 15 de Novembro de 2005, 21:20:12
Mônica,

A pouco tempo atrás eu fui fotografar a 1ª comunhão do meu primo com uma DSLR que tinha acabado de comprar. Tive os mesmos problemas que você no resultado final em função de (eu) querer testar os limites da câmera e da lente.

Resultado: fotos muito ruidosas.

A sugestão que eu teria pra vc é utilizar um redutor de ruído como alguns já disseram. Se vc utiliza o Photoshop CS2, uso o noise reduction que é muito bom. Se não utiliza, tente com o Neat Image.

Da próxima vez evite o modo automático, pois ele elevará o ISO ao ponto de deixar tuas fotos com muito ruído.

Imagino que nesse caso do batismo, assim como no meu da 1ª comunhão, não dava pra ficar com o tripé na frente do altar pra fotografar a missa. Então eu aconselho o uso do flash. Vi que vc usou o flash, mas a regulagem de ISO prejudicou o resultado final.

De qualquer maneira, eu prefiro a impressão (revelação) das fotos com ruído do que tratada como fizeram de exemplo. Se vc preferir tente converter algumas fotos para P&B, ganhando um pequeno efeito de granulação no lugar de ruído.

Espero ter ajudado de alguma maneira.

Abraço,

Melão  
Visitem meu flickr


Mônica Meine

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 69
    • http://
Resposta #18 Online: 15 de Novembro de 2005, 21:30:39
Bah, Melão! Ajudou, sim! A idéia de fazer alguma coisa em P&B foi boa! Vou fazer no PS e ver como ficam. Posso fazer uma pergunta de iniciante... :doh: como foi que você viu na  minha foto que eu usei flash?? Tem como ver assim??? Não repara na pergunta, mas é que o pouco que sei foi fuçando aqui e na máquina que aprendi. Brigadão! :thmbup:  
Mônica Meine  -  Ivoti /RS
Super iniciante, querendo aprender!!
[span style=\'color:blue\']Canon A400
[/span]

My Webpage


Melão

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 691
Resposta #19 Online: 15 de Novembro de 2005, 22:21:30
Citar
Bah, Melão! Ajudou, sim! A idéia de fazer alguma coisa em P&B foi boa! Vou fazer no PS e ver como ficam. Posso fazer uma pergunta de iniciante... :doh: como foi que você viu na  minha foto que eu usei flash?? Tem como ver assim??? Não repara na pergunta, mas é que o pouco que sei foi fuçando aqui e na máquina que aprendi. Brigadão! :thmbup:
Dá pra ver por causa da claridade das crianças em primeiro plano.
Visitem meu flickr


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #20 Online: 16 de Novembro de 2005, 03:05:19
O modo manual da A400 não permite escolher o ISO? Use um ISO menor, fotografe na maior resolução possível da câmera (compre um cartão de memória maior para ter espaço).

A dica que deram de usar um tripé também é boa, pois baixando o ISO, você terá que aumentar o tempo de exposição e, conseqüentemente, estará mais sujeita a tremidos. Assim, use um tripé e fotografe no modo timer, assim quando a câmera disparar ela não vai tremer com o seu clique.

Talvez você pudesse ter usado o flash. Com certeza, teria diminuído a quantidade de ruído na foto... mas é questão de gosto, tem quem odeie flash. Eu não sou tão radical. Ops... acho que você usou flash, olhando a foto melhor (repare no reflexo do pedestal de microfone do padre). No entanto, talvez o flash não estivesse na sua configuração mais forte. Com um flash forte, você pode baixar o ISO e ter uma foto com menos ruído.
« Última modificação: 16 de Novembro de 2005, 03:12:15 por Francisco »
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Flavio Ribeiro

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 493
  • Sexo: Masculino
    • Fotografia comercial · Publicidade · Produto · Gastronomia · Retratos · Arquitetura · Moda
Resposta #21 Online: 16 de Novembro de 2005, 11:33:39
Citar
... Acho que vou continuar tentando, com o método da "tentativa e erro"...
Não desista, esse é o melhor método para aprender...  :thmbup:  
FLÁVIO RIBEIRO
www.flavioribeirofotografia.com.br
https://500px.com/flavioribeirophotography
Insta @flaviovinhoribeiro
        @flavioribeirofotografia


rodrigo_df

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
    • Meu Flickr
Resposta #22 Online: 16 de Novembro de 2005, 13:43:19
Olá mônica.

Respondendo a pergunta do flash... Eles sabem que você usou o flash porque é possível ver isso no exif da foto. Caso você não saiba, exif é toda a informação da foto. O modelo da máquina, o tempo de exposição a abertura da lente etc. Existem vários programas que permitem ver o exif, ou então no windows xp, clicando com o botão direito, em propriedades em cada imagem.
 
--
Rodrigo de Oliveira
tel.: 55 61 9844.6887
www.flickr.com/photos/rodrigodeoliveira


Georges

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.747
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/grgs
Resposta #23 Online: 16 de Novembro de 2005, 17:40:20
Se até o Melão com uma reflex teve problemas, imagina com uma compacta... Importante lembrar que modo manual não é alguma mágica que vá permitir fazer fotos perfeitas nessas condições, o problema aí é luz, e se a sensibilidade luminosa do equipamento é restrita (ainda mais em uma compacta), não há muita saída. Se usar um ISO alto, a imagem fica granulada (ruído). Se usar um ISO baixo, a câmera acabará selecionando tempos de exposição mais longos, e a imagem borrará (dará a impressão de desfoque em casos extremos, e de falta de nitidez nas pessoas que estiverem fazendo algum movimento, nos casos mais brandos). Então vamos pensar: havia como utilizar outra fonte de luz? Se não havia, ela já fez o melhor que podia, provavelmente. O jeito é imprimir pra ver como fica, pois como foi dito, no papel este tipo de defeito costuma ser melhor disfarçado (o papel fosco também ajuda). Caso vá utilizar um software pra atenuar a granulação (como o Neat Image, que é encontrado com o eMule), selecione nele a opção de remoção apenas parcial do ruído, pra evitar o efeito de plastificação da imagem ("lavar" texturas junto com o ruído, um mal deste tipo de software).
Georges Lemos
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil


Mônica Meine

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 69
    • http://
Resposta #24 Online: 16 de Novembro de 2005, 22:03:29
Oi gente! Nossa! Não imaginei que com um simples post eu aprendería tanto... Foi muito melhor do que eu esperava, pois a maioria dos usuários aqui do fórum são pessoas que entendem bastante de fotografia, mas achei que não se importaríam tanto em ajudar uma iniciante como eu! Valeu mesmo! E podem apostar que vou continuar tentando melhorar cada vez mais, explorando o modo manual da minha canonzinha (por enquanto, porque já tô crescendo o olho prá coisa melhor...). Em fevereiro termino de pagar a dita cuja  :heat: aí não sei se alguém me segura...

Valeu! :clap:  :clap:  :clap:  
Mônica Meine  -  Ivoti /RS
Super iniciante, querendo aprender!!
[span style=\'color:blue\']Canon A400
[/span]

My Webpage


marib

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 517
    • http://www.flickr.com/photos/mari-b
Resposta #25 Online: 18 de Novembro de 2005, 16:06:35
Talvez com o iso alto e um tempo maior de exposição a foto ficasse mais clara, não?
O que me incomodou foi que aqui ela pareceu um pouco sub-exposta.

 :denken:  


marib

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 517
    • http://www.flickr.com/photos/mari-b
Resposta #26 Online: 18 de Novembro de 2005, 16:17:21
Dei uma mexida na imagem aqui no Gimp, porque meu trabalho não tem PS...
Dei uma clareada nos níveis, depois apliquei o Unsharp Mask e o filtro NL

 :thmbup:



marib

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 517
    • http://www.flickr.com/photos/mari-b
Resposta #27 Online: 19 de Novembro de 2005, 18:41:18
E uma versão com -ruído, que acabei de fazer no PS, em casa...



majofe

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 39
Resposta #28 Online: 19 de Novembro de 2005, 21:26:45
Já mandou a original para impressão ? A do Pictus ficou legal aqui no meu monitor. Sinceramente não vejo nada de anormal, a maquina ajustou a esposição dentro dos paramtros de trabalho dela, com o tempo você vai conhecendo.


Mônica Meine

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 69
    • http://
Resposta #29 Online: 20 de Novembro de 2005, 00:56:42
Ainda não imprimi não! Tô esperando o décimo terceiro, hehehe!! Brigadão pelas ajudas! :thmbup:  
Mônica Meine  -  Ivoti /RS
Super iniciante, querendo aprender!!
[span style=\'color:blue\']Canon A400
[/span]

My Webpage