Autor Tópico: Iluminação e sombrinhas  (Lida 14021 vezes)

Guto Marc

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Resposta #15 Online: 27 de Abril de 2010, 12:26:10
eu recomendo a fkflash, incoflash e monte cristo que estão com flashes bem potentes a um preço acessivel
Flash eu já recomendo Atek ou Mako, pelo atendimento, pós-venda, garantia, etc. Eu uso Atek e estou muito satisfeito. Isso sem falar que em uma revenda um Atek ou Mako perde menos.
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matias82

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Resposta #16 Online: 27 de Abril de 2010, 12:43:26
nossa porque que muda tanto diafragma se vc muda a velocidade, se eu mudar para 1/60 vou fotografar f/16??????????????? com um 140w


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Resposta #17 Online: 27 de Abril de 2010, 12:57:55
pois é... vc pode alterar o diafragma para o que for mais conveniente. só coloquei uma forma de poder utilizar menos potência com mesmo equipamento. f/16 é já no limite da lente e normalmente a perda de nitidez é notável. Se fotografar uma modelo de frente, usar 5.6 é tranquilo ( dependendo da DF, claro ). Mas acho que aí entramos muito na parte técnica de estúdio. A minha opinião é sempre que prefiro ter duas tochas que somadas rendam o mesmo que uma só. Isso proque se só tenho uma e ela quebra, fico sem nenhuma. Usando o exemplo do kit montado, ter 4 tochas de 140/160 é muito mais legal que duas de 400, por exemplo. Ganha-se flexibilidade e confiabilidade.
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matias82

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Resposta #18 Online: 27 de Abril de 2010, 13:14:19
ainda não entendi, como muda tanto f-stop mudando apenas a velocidade?, é com uso de flash mesmo? com f/16 terei menor nitidez que com f5.6?


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Resposta #19 Online: 27 de Abril de 2010, 13:33:56
ainda não entendi, como muda tanto f-stop mudando apenas a velocidade?, é com uso de flash mesmo? com f/16 terei menor nitidez que com f5.6?
Isso faz parte de exposição, fotometria, difração, MTF. é complicado explicar aqui.... pesquise que no fórum tem bastante tópico sobre isso ( estou com preguiça de escrever ). sobre ser mais ou menos nítida em determinadas aberturas, cada lente tem seu ponto de aproveitamento e a abertura aonde acontece o declínio. Por isso é legal conhecer bem o equipamento. A minha rende muito mais em 5.6 do que em f/16, por exemplo.
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matias82

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Resposta #20 Online: 27 de Abril de 2010, 13:59:58
vc ainda não explicou sobre a diferença de diafragma mudando a velocidade isso é possivel????? como?????


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Resposta #21 Online: 27 de Abril de 2010, 14:06:38
claro q é possível. Se eu altero a velocidade por consequência tenho que compensar no diafragma ou no ISO.... coisa básica na exposição. Se você tem dúvidas quanto a isso sugiro que pesquise nos tópicos ou crie um novo para não poluirmos demais esse com assunto irrelevante ao que a autora do tópico perguntou.
« Última modificação: 27 de Abril de 2010, 14:09:49 por Guto Marc »
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matias82

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Resposta #22 Online: 27 de Abril de 2010, 14:36:17
não é irrelevante, não é possivel aumentar o f/stop apenas mudando a velocidade na camera, campo focal siguinifica que vc vai ter uma area maior de foco no caso que vc mesmo escreveu que 5.6 teria 13cm de foco, a partir do foco principal o rosto de uma pessoa teria apenas 6,5cm de foco para frente e 6,5cm para traz se ela colocar um charuto na boca o charuto ja fica se foco nenhum, aumentar o iso da sim para mudar o diafragma mas tambem cria ruido a foto fica granulada, pode dar certo para ela comprar flashes 140w como não pode dar certo, afinal não se sabe o que vai fotografar mas se ela quiser fotografar alguem de braços abertos para frente e para traz com esse flash ela não vai conseguir


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Resposta #23 Online: 27 de Abril de 2010, 14:49:26
Matias, se eu abaixo a velocidade do obturador, posso sim compensar fechando mais o diafragma. Inclusive se não o fizer terei superexposição na minha foto. princípio de compensação e EV. fico em dúvida qual o real motivo das suas perguntas porque ora você pergunta como se não tivesse nenhuma informação e outra hora vem com alguns termos técnicos. E se você considera os "apenas 13 cm de foco" e quer ser tão literal, então tenho que refazer os cálculos. Nessa primeira simulação estava considerando um subject distance de 100cm. Seremos mais realistas e vamos colocar 250cm que é uma distância normal em books. Isso me dá  84,9cm. Ou seja: pode-se fotografar tranquilamente. Ah, um detalhe: estou considerando f/5.6 !!!!!!!! Se formos para f/8 são mais de 123cm. Para produto a coisa muda porque aí fotografamos mais de perto. Mas aí o flash normalmente também está mais próximo, e mesmo que não estivesse um produto não se mexe e poderia usar 1/8 de velocidade se fosse necessário. Eu vejo sempre na fotografia, principalmente no Brasil, que os novatos tem grande dificuldade de informação. Isso porque todo mundo fala: compre o melhor, o maior, o mais caro. E nem sempre isso é possível ou realmente valerá a pena. No caso da Paola fica muito claro. Ela tem um budget reduzido e comprar duas potentes tochas ao invés de 4 iria ser um problema facilmente notado nos primeiros jobs. Já se ela opta por mais tochas com menos potência, vale lembrar que se estiver precisando de luz nada impede de ela ligar uma segunda tocha. Como ela já definiu a compra em uma empresa legal, ainda tem a opção de  comprar uma tocha barata e que será flexível.
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matias82

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Resposta #24 Online: 27 de Abril de 2010, 15:04:26
eu estou perguntando porque eu tenho aqui um 200 e não muda no fotometro, eu posso fotografar com o obturador aberto com o estudio no escuro e apenas disparar o flash no teste o resultado sera o mesmo que disparar em 1/60 apenas se eu dispara 2 vezes o diafragma soma, se for fotografar book corpo interio vc tera que afastar os flashs tambem perdendo mais diafragma e claro profundidade de foco, do jeito que o senhor coloca da para entender que quem compra flash 400w para book é burro acho que todo fotografo tem que ter diafragma de sobra por isso existe flash 400w 800w 1200w e até geradores de 5000w   


Guto Marc

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Resposta #25 Online: 27 de Abril de 2010, 15:17:36
Matias82, eu nunca disse que quem compra flash de 400w é burro. Pode ser falta de experiência se for utilizar em um espaço reduzido, pois estará jogando dinheiro fora, já que vai sobrar potência. E com o dinheiro que foi eventualmente desperdiçado poderia ter comprado mais acessórios ou até mais tochas. toda lente e todo equipamento tem um ponto aonde ele rende mais. Se você tem muita potência isso pode ser sim um problema. E eu posso estar a 2,5m da modelo e o flash a 1 m apenas. O Newton Medeiros, professor, proprietário de estúdio e que dá vários WS, usa em algumas configurações um strip bem próximo. O próprio Clicio já presenciei fotografando uma modelo com um hazy de cada lado, ambos a menos de 50cm da modelo. Lembrabdo que afastar a tocha da modelo não altera somente a quantidade de luz, mas também a qualidade dela. Um Hazy 70x70 a 1 metro é bem suave... a 3 metros já complica. Claro que em um cenário ideal seria excelente que pudéssemos comprar 4 tochas 800W da Digiflash com o controle remoto e escala digital para poder ter potência e flexibilidade de sobra. Mas não é isso que está acontecendo já que a Paola tem restrição no budget. Então dentro do orçamento proposto e das possibilidades apresentadas, eu continuo acreditando que ter 4 tochas é melhor do que ter duas somente.
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matias82

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Resposta #26 Online: 27 de Abril de 2010, 15:39:14
em equipamento fotografico não se joga dinheiro fora, só joga realmente se comprar o equipamento 2 vezes, se o fotografo comprar flashs 140w e não der diafragama senta e chora se comprar um 400w e passar o diafragma apenas reduza para meia ou 1/4 ou reduzir no linear se o fotografo começar com um espaço pequeno e meses depois se mudar, fica dificil dizer como trabalhar com o flash no rosto da modelo ou a 1 metro ou a 3 metros tudo vai depender do tipo de foto, se a modelo pular com o flash perto ela vai derrubar no caso de 50cm da modelo é apenas para o rosto. tem que tomar muito cuidado quando der suporte porque ela pode comprar e não gostar o flash 140w é muito fraquinho vai dar para fazer foto 5.6 4 mas não vai ser uma foto boa
quanto a reduzir a velocidade da camera para aumentar o diafragma esse 140w da para fazer isso? porque no meu 400w não da nem no 200w me explique porque é uma novidade para mim


Guto Marc

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Resposta #27 Online: 27 de Abril de 2010, 15:44:37
Matias82, fotografia é interessante porque cada um tem uma opinião. Eu, como já disse, prefiro ter duas tochas de 160 em um softbox do que apenas uma. Até porque a distribuição de luz é mais legal. Quanto a alteração de velocidade/diafragma/ISO, tem algumas considerações: Usando luz contínua, luz de modelagem forte ou strobist, a velocidade influencia de forma impactante na imagem. Se for usar somente tocha em ambiente escuro os fatores que influenciam são abertura e ISO já que o relâmpago do flash é muito mais rápido que o obturador ( mas você já sabia disso....rs );
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matias82

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Resposta #28 Online: 27 de Abril de 2010, 16:33:58
opinião existe varias eu acho que estudio no minimo 4 flashs 400w no inicio e vai aprimorando com mais flashs, quanto ao que vc disse não concordo a conversa aqui era sobre flash não sobre luz continua mesmo porque a lampada de modelagem é apenas modelagem para o fotografo ver onde vai bater a luz e com 1/60 de velocidade ou mais essa luz some na foto agora se ela quer luz continua não compre flahs compre sim refletores com lampada halogena de 500w ou 1000w mas ninguem gosta porque o estudio aquece muito. aumentando o iso vc consegue aumentar o diafragma mas começa a ter ruido a foto granula parece pintura
opinião é algo muito perigoso se der certo vc é o maximo se der errado vc é ruim. cuidado
minha opinião sobre compra de equipamento compre o que a loja recomendar mesmo porque se algo der errado vc vai ter um lugar para brigar


PaolaVidal

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Resposta #29 Online: 27 de Abril de 2010, 16:34:45
Olá Guto,
Refiz o orçamento na atek,
 
 LUZ PRINCIPAL
 
AT-170-BI
 1
 CONJ. DIG. LIGHT 160 PLUS. (2 FLASHES AT-017-BI, 2 MINI-TRIPÉS AT-081, 2 REFL. ANG. AT-030, 2 SOMBR. AT-064 E 1 CABO SINCRO).
 1.370,00
 
 LUZ DE CABELO
 
AT-522-C
 1
 CONJ. DIG. LIGHT 140 PLUS LUZ DE CABELO (1 FLASH AT-502-A, 1 GIRAF. FOTOFLASH AT-121-F, SNOOT CURTO AT-025-A E 1 CABO SINCRO).
 805,00
 
 LUZ DE FUNDO
 
AT-502-A
 1
 FLASH ELETRÔNICO COMP. MODELO DIGITAL LIGHT 140 PLUS BIVOLT AUTOMÁTICO COM FOTOCÉLULA. (1/2 CARGA E TOTAL )
 426,00
 
 AT-1500
 1
 TRIPÉ DE FUNDO BACK LIGHT. (LEVE E DESMONTÁVEL). ALT. MAX. 0,39m X MIN. 0,26m.
 69,00
 
AT-320
 1
 KIT GEL FORMADO POR: 1 REFLETOR BASE COLMÉIA AT-177, 1 BANDEIRA AT-315 E JOGO DE FILTROS AT-314.
 
  TOTAL GERAL  R$ 2.938,00