Autor Tópico: [ARTIGO] GLOSSÁRIO  (Lida 22617 vezes)

Matheus

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.381
  • Sexo: Masculino
    • http://www.mundofotografico.com.br
Resposta #15 Online: 05 de Outubro de 2005, 22:24:06
A Minolta tem um sistema que chama "Anti Shake" .. o proprio mecanismo da camera faz com que o sensor mexa também minimizando as tremidas que nossa mão tem, que é apelidado de Hand-Shake ... esse sistema é proprietário da Minolta.

As outras marcas, usam um sistema direto em um dos elementos da lentes, antes de chegar no sensor que captura a luz e registra a foto, os raios que entram passam por esse elemento que se move para compensar as tremidas, fazendo os feixes de luz passaram sempre por um único ponto. E pra fazer essa compensação da tremida, eles usam censores que captam a vibração ou o movimento na horizontal ou vertical.

Nesse link aqui da pra você ver a diferença na pratica (demora um pouquinho pra carregar, mas é legalzinho o video): http://panasonic.co.jp/pavc/global/lumix/p...uide/index.html

e nesse aqui é um pouquinho mais técnico: http://panasonic.co.jp/pavc/global/lumix/p...ide/index2.html


T+

ps: se eu tiver errado, as bacanas experts aqui vão me corrigir e explicar direitinho pra você.
« Última modificação: 05 de Outubro de 2005, 22:59:39 por Matheus »


HsobralP

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Resposta #16 Online: 10 de Abril de 2006, 15:06:33
Ivan,  gostei muito da idéia desse glossário. Estou montando meu site portifólio e gostaria de incluir este glossário para pesquisa tb em meu site, que em breve estará no ar. tem algum problema ?

estou pesquisando alguns artigos sobre fotografia tb, para que eu possa incluir como fonte de pesquisa para alguns alunos de fotografia, claro que devidamente autorizado e com todos os créditos do autor.

o site em construção:

www.hugosobral.com.br

em teste para quem quiser acompanhar:

www.hugosobral.com.br/hsp.html


Grato,


Hugo Sobral


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #17 Online: 04 de Maio de 2006, 17:34:55
Alguém pode explicar, de preferência com exeplos, o que é "halo de sharpness"?  :(

Dai, quem sabe, já poderia ser colocado lá no glossário "oficial" ;)

EDIT: A palavra "halo" eu conheço. Mas creio que a maioria por aí não. Aliás, é uma palavra um tanto poética!  :P

(ei.. é sério... hehehe)
« Última modificação: 04 de Maio de 2006, 17:37:01 por Xiru »
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


helder84

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #18 Online: 05 de Maio de 2006, 08:52:49
Citar
Alguém pode explicar, de preferência com exeplos, o que é "halo de sharpness"?  :(

Dai, quem sabe, já poderia ser colocado lá no glossário "oficial" ;)

EDIT: A palavra "halo" eu conheço. Mas creio que a maioria por aí não. Aliás, é uma palavra um tanto poética!  :P

(ei.. é sério... hehehe)
Verdade :thmbup:
E tem mais palavras alem dessa: como 'range', por exemplo.
Quando leio, o que me vem na cabeça é 'escala'. Mas será isso mesmo no referente contexto?
Se não me falhe a memoria tem 'GA' também...
Eu lembro que tinha uma lista com umas 5 palavras. Mas nao sei onde estao =/  


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #19 Online: 05 de Maio de 2006, 13:40:01
Halo de sharp:

Borda branca ou mais clara que surge nos contornos dos objetos ou figuras quando a imagem digital tem uma aplicação de sharp violenta. Um dos defeitos mais oncômodos da fotografia digital, e algo que depois de começado não retorna. Normalmente é facilmente observável na transição de partes escuras para as de meio tom.


GA = Grande Angular

Range = espectro de cobertura de algo, de uma lente (espectro entre as distãncias focais de máximo wide e máxima tele).

Escala = pode se referir a várias coisas. Normalmente se refere ás cradações tonais ou "escala de cinzas", ou "escala de tons". Pode se referir também à composição, significando relação de tamanhos entre as coisas.


Hugo:

Com os créditos devidos, nada ttenho a opor na inclusão deste glossário no seu site.

Ivan


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #20 Online: 09 de Maio de 2006, 15:51:54
Lembrem-se que a versão completa do glossário já se encontra em:
http://www.mundofotografico.com.br/glossario/

GA ou Grande angular nada mais é do que uma lente cuja a distância focal é menor do que a diagonal da mídia, enquanto tele nada mais é do que uma lente cuja a distância focal é maior do que a diagonal da mídia.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Jack

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.804
    • http://www.olhares.com/jackdb
Resposta #21 Online: 09 de Julho de 2006, 21:33:18
HDR - HDR significa high dynamic range, ou, em termos de fotografia, seria uma latitude ampliada. É uma técnica que consiste em realizar diversas fotos do mesmo assunto com valores de exposição diferentes e depois combiná-las, a fim de criar uma imagem que não perca detalhes nem nas sombras nem nas altas-luzes.

Obviamente, para esse tipo de foto, precisa-se de tripé e fotografar uma cena estática, já que é preciso combiná-las posteriormente depois.
Jack db - Floripa


Senhor Pessoa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
Resposta #22 Online: 11 de Agosto de 2006, 11:58:40
Citar
ABERTURA – a quantidade de luz que incide no filme ou sensor é fruto da interação de dois fatores: o tamanho do buraco aberto pelo diafragma e a quantidade de tempo que ele fica aberto. Abertura é o nome dado ao tamanho do buraco formado pelas palhetas do diafragma. Numa câmera de filme ela varia numa seqüência de números cada um deles significando o dobro da luz do número anterior. A seqüência clássica é: 1 - 1.4 – 2- 2.8 – 4 –5.6 – 8 – 11 – 16 – 22 – 32 – 44 – 64. Nesta seqüência, quanto MAIOR o número, MENOR a abertura, isto é, os números são denominadores de frações. Assim, f1.4 é muito aberto, f11 bastante fechado.
Sou novo no fórum, e estão todos de parabéns com a clareza dos artigos.

Vou tentar aqui colaborar com esse glossário, com algumas explicações mais básicas, que provávelmente todos vocês já entendem bem, mas que podem ajudar pessoas que ingressaram recentemente no mundo da fotografia.
Desculpem-me se ficar confuso, qualquer forma melhor de explicar será sempre bem vinda.

--------------

Errmm... faltou outro conceito básico que trabalha diretamente com a abertura do diafragma: a velocidade do obturador.

Obturador: dispositivo de alta precisão que controla o tempo que o filme ou sensor ficará exposto a luz. Nós controlamos a velocidade de funcionamento desse dispositivo.
A velocidade é trabalhada de forma direta com a abertura.
Temos esses valores como "absolutos" pra velocidade:
"bulb"  -  ... -  2"  -  1"  -  2  -  4  -  8  -  15  -  30  -  60  -  125  -  250  -  500  -  1000  -  2000  -  4000, etc
Iniciamos ali em 2 segundos, seguido de 1 segundo. Os valores seguintes são frações de segundo. Então 2 significa meio segundo, 4 significa 1quarto de segundo, e assim por diante.

Esses valores são diretamente ligados aos valores da abertura, e seguem a mesma lógica de quantidade de luz.
Com uma v. 60 temos o dobro de luz da v.30, e assim por diante.


Exemplo de relação:
A fotometria de um assunto nos dá os seguintes valores:
V. 60  f. 5.6
Considerando que trabalhamos com o mesmo ISO, teremos a mesma condição de luz em toda e qualquer alteração feita tanto na velocidade quanto na abertura, desde que essa alteração seja feita de forma proporcional nos dois controles.
Para os valores do exemplo, teremos então a mesma quantidade de luz nas seguitnes condições:
v 30  f 8
v120  f4
E assim por diante.



Um ponto importante a se ressaltar é o fator de "dobro" e "metade" da luz quando trabalhamos com abertura e diafragma. Esses valores são utilizados em máquinas de filme. As digitais tendem a fracionar tais valores, mantendo sempre a mesma proporção, mas não com o fator multiplicador 2.
É comum então encontrar em dSLRs valores fracionados de velocidade e abertura, como:
f. 4  -  4.5  - 5  -  5.6
v. 30  -  40  -  50  -  60
Nesse caso, temos dois valores intermediários entre os valores absolutos (f4, f5.6 e v30, v60)
E a mesma forma de fracionar é encontrada no controle de ISO, que em valores absolutos segue a sequência:
24 - 50 - 100 - 200 - 400 - 800,etc
E em valores fracionados temos:
200 - 250 - 320 - 400

Esses valores intermediários são sempre proporcionais, de forma que se o fotógrafo diminui em dois pontos a velocidade, ele terá que aumentar em dois pontos a abertura. Porém, com os valores intermediários a quantidade de luz a cada "ponto" não é a metade ou o dobro, ela é dividida em terços.


Essa noção é importante para pessoas que se interessam em relação de contraste.

Espero ter ajudado. Se não fui muito claro escrevam as duvidas que tentarei explicar melhor.

 :thmbup:  


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #23 Online: 04 de Novembro de 2011, 09:02:48
Pá de ouro pra mim!!!  :D

Brincadeiras a parte, já tinhamos então um antigo glossário! Que maravilha... tem muita coisa "antiga" aqui que ajuda muito!


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #24 Online: 04 de Novembro de 2011, 19:54:59
E antes desse tinha outro ainda mais antigo.
Mas infelizmente, ACHO, que se perdeu com migração de servidor que ocorreu no passado, então, para complementar e dar destaque criei aquele outro, com base nesse.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova