Autor Tópico: [ARTIGO] Desmistificando o “momento decisivo”  (Lida 24453 vezes)

wollinger

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 85
Resposta #45 Online: 06 de Maio de 2010, 00:46:19
Pessoal. sou novo aqui no fórum e gostei muito do assunto desse tópico.
E por coincidência hoje comprei num sebo uma revista "Bravo!" de Setembro/2009 onde há uma reportagem de capa sobre Cartier Bresson intitulada " O pescador de Flagras".
Na reportagem algo interessante é informado: Bresson nunca utilizou a expressão "momento decisivo" para definir sua técnica. Esse termo surgiu através de uma traduação errônea de seu livro para outro idioma.

Bem. Em relação as questões levantadas pelo autor do tópico, concordo que o equipamento em si não vai definir o momento certo do click...
Entretanto, acho que o ponto crucial que não foi levantado sobre o equipamento que pode permitir uma maior facilidade em conseguir o "momento decisivo" é em relação AO TAMANHO do equipamento (pelo menos nos tipos de fotos feitas por Cartier Bresson).
É fato que CANHÕES como os modelos profissionais da Canon ou Nikon, ao serem "sacados" vão ser notados até pelo ceguinho que vende pilhas na esquina... hehehe...
Acho que a vantagem de uma máquina tipo a Leica se dá sobretudo pela sua facilidade de transporte pessoal e sua discrição, muitas vezes com o fotógrafo sendo quase invisível na hora de fotografar. Só como exemplo, eu estou há tempos decidindo se invisto num canhão ou numa pequena pistola (estou muito a fim de pegar uma Panasonic LX3, que acham?).
Acho que estou tendendo mais para uma "pistolinha" para poder sair por aí atirando e me escapar ileso.
Valeu e desculpe o bom humor.
Silas.


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #46 Online: 06 de Maio de 2010, 11:13:52
Pessoal. sou novo aqui no fórum e gostei muito do assunto desse tópico.
E por coincidência hoje comprei num sebo uma revista "Bravo!" de Setembro/2009 onde há uma reportagem de capa sobre Cartier Bresson intitulada " O pescador de Flagras".
Na reportagem algo interessante é informado: Bresson nunca utilizou a expressão "momento decisivo" para definir sua técnica. Esse termo surgiu através de uma traduação errônea de seu livro para outro idioma.

Bem. Em relação as questões levantadas pelo autor do tópico, concordo que o equipamento em si não vai definir o momento certo do click...
Entretanto, acho que o ponto crucial que não foi levantado sobre o equipamento que pode permitir uma maior facilidade em conseguir o "momento decisivo" é em relação AO TAMANHO do equipamento (pelo menos nos tipos de fotos feitas por Cartier Bresson).
É fato que CANHÕES como os modelos profissionais da Canon ou Nikon, ao serem "sacados" vão ser notados até pelo ceguinho que vende pilhas na esquina... hehehe...
Acho que a vantagem de uma máquina tipo a Leica se dá sobretudo pela sua facilidade de transporte pessoal e sua discrição, muitas vezes com o fotógrafo sendo quase invisível na hora de fotografar. Só como exemplo, eu estou há tempos decidindo se invisto num canhão ou numa pequena pistola (estou muito a fim de pegar uma Panasonic LX3, que acham?).
Acho que estou tendendo mais para uma "pistolinha" para poder sair por aí atirando e me escapar ileso.
Valeu e desculpe o bom humor.
Silas.

Seja bem-vindo, wollinger. :ok:

Com certeza uma câmera compacta facilita muito para fotografar na rua. Panasonic LX3 é perfeita para o propósito. Também há a Canon S90, compacta de alta qualidade.
Só tome cuidado ao fotografar pessoas pois hoje em dia não vivemos mais na época do Bresson. As pessoas estão sempre desconfiadas e preocupadas com uso que fará de suas imagens. E com razão. Sempre peça permissão se pretende fotografar de forma que os rostos das pessoas sejam identificáveis na foto.  :ok:

Abraços,
Fabio
« Última modificação: 06 de Maio de 2010, 11:15:14 por fabio_yamauti »
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


PMR

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
  • Sexo: Masculino
Resposta #47 Online: 14 de Agosto de 2010, 10:03:17
Imagino o tal "momento decisivo" mais vulnerável ao timing do fotógrafo do que ao equipamento em si. Digo isto porque não são raras as pessoas incapazes de batucar ao ritmo de uma música qualquer, são "organicamente" incapazes de identificar o compasso de uma música. Assim, para elas, será quase impossível saber o momento exato de apertar o obturador se depender unicamente de sua decisão.
« Última modificação: 14 de Agosto de 2010, 10:04:11 por PMR »


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #48 Online: 14 de Agosto de 2010, 19:41:49
Imagino o tal "momento decisivo" mais vulnerável ao timing do fotógrafo do que ao equipamento em si. Digo isto porque não são raras as pessoas incapazes de batucar ao ritmo de uma música qualquer, são "organicamente" incapazes de identificar o compasso de uma música. Assim, para elas, será quase impossível saber o momento exato de apertar o obturador se depender unicamente de sua decisão.
asssim de facil, acertou em cheio!!!!!!!!ESPETACULAR
abs
« Última modificação: 14 de Agosto de 2010, 19:44:12 por agalons »


chenrique

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 29
Resposta #49 Online: 22 de Setembro de 2010, 23:20:40
É. Também sempre entendi o momento decisivo como uma relação entre o fotógrafo o espaço e a cena, e não com a máquina em si.
Veja: Fotografar é reconhecer num mesmo instante e numa fração de segundo, um fato e a organização rigorosa das formas percebidas visualmente que exprime esse fato." (Cartier-Bresson)
No livro 'A máquina de esperar", de Mauricio Lissovsky, ele define a coisa mais ou menos assim, baseado num contraste com o modo como Sebastião Salgado concebe seu ato fotográfico. Quem fotografa baseado na idéia de momento decisivo trabalha um fotograma por vez;  dispara pouco e espaçadamente.
Já Salgado concebe sua fotografia como baseada em "fenômenos fotográficos". Nesse modelo, o fotógrafo participa de um evento ou acontecimento fotográfico e participa de seu desenvolvimento fotografando. Ou seja, Sebastião Salgado é um atirador. Fotografa todo o "evento" incessantemente. E o trabalho de edição se encarrega de trazer à tona o auge do fenômeno, que não é um momento decisivo, mas uma expressão do que foi o "acontecimento".
Enfim, nesse livro o Lissovsky traça outras comparações, com Diane Arbus, por exemplo, que é muito esclarecedor sobre como diferentes fotógrafos concebem o ato  fotográfico.


rahmati

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 288
  • Sexo: Masculino
    • Rodrigo Rahmati
Resposta #50 Online: 04 de Novembro de 2010, 17:02:53
Chenrique, muito interessante essa linha de pensamento... Conte mais sobre isso :)
• Canon 5D clássica + Canon 85mm f/1.8 USM + Canon 20mm f/2.8 USM + Canon 100-300mm f/5.6
• Sony NEX 3N + TTArtisan 35mm f/1.4
• Samsung Galaxy S20 FE (26mm f/1.8 + 13mm f/2.2 + 76mm f/2.4)


wellzeni

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 59
  • Sexo: Masculino
Resposta #51 Online: 08 de Abril de 2011, 10:57:43
Apenas tenho uma coisa a colocar, aprendo muito com o Léo Terra, principalmente pela capacidade que tem de se expressar, as vezes nem aprendo apenas consigo fazer uma reflexão do que já havia na minha cabeça, parabéns Léo.
Canon 40D - Flash 580EXII - Flash 270EX- Lentes: Sigma 100mm 2.8 - Canon 50mm 1.8 - Canon 28-135m 5.6 - Canon 75-300 5.6

http://www.flickr.com/photos/pretozeni


pedrobic

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 52
Resposta #52 Online: 16 de Setembro de 2011, 21:32:27
Oi Heber,

aí é que entra a diferença dos equipamentos. Quem usa rangefinder fotografa o que vê. Numa SLR/DSLR você precisa se antecipar para captar exatamente o mesmo momento em que o sujeito que pulou a poça d'água estará sendo captado pela pessoa que usa rangefinder ou TLR. É uma fração de segundo, mas tem que clicar essa fração antes do outro que está sempre vendo a cena.
No fim, pra quem sempre usou SLR/DSLR, isso fica natural, intuitivo, nem é levado em conta. Usar uma rangefinde ou TLR é que é estranho no início. Quando eu comprei uma Rolleiflex, às vezes achava que o disparados estava com problemas, de tão silencioso que é. Depois você se acostuma e tudo fica natural logo quando você coloca as mãos nela. Aliás, é uma câmera sensacional, recomendo muito.

Abraço,

José Azevedo

Exato:
Nas rangefinder você fotografa o que vê e nas SLR ,o que não vê.
Acabamos automatizando a antecipação e às vêzes me surpreendo como
conseguimos o resultado desejado, inclusive conseguindo repetí-lo exatamente em várias fotos.
Mas o verdadeiro momento decisivo está no cérebro e não no olho.
Você precisa mentalizá-lo, criá-lo em sua mente  para depois reproduzir com a cam.
Abs


Bernardo Vaghi

  • Trade Count: (6)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 110
  • Sexo: Masculino
    • Bernardo Vaghi Fotógrafo
Resposta #53 Online: 21 de Setembro de 2011, 17:50:12
Existe o momento decisivo planejado e o ocasional (sorte). Geralmente os grandes fotógrafos se valeram da segunda opção várias vezes.

Estar no momento certo, na hora certa e preparado.

abs
"Explore seus sonhos"

www.bernardovaghi.com.br



Felix Morgen

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
  • Sexo: Masculino
    • Múltiplos de arte
Resposta #54 Online: 03 de Dezembro de 2011, 06:36:16
Nossa este post pode ser usado em uma tese de mestrado sobre fotografia, fico muito grato! E nem posso falar muito, pois tive que tomar notas, ver dicionairos, procurar na internet, para conseguir entender a discussão!