Autor Tópico: Punições  (Lida 2272 vezes)

Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Online: 25 de Abril de 2010, 23:52:20
Ola moderadores.


Gostaria de expressar que sou a favor (e mais que isso, acho necessário) um "sistema" de punição pra usuários que seguidamente desrespeitam as regras do Mundo Fotográfico. Incluindo as regras de postagem em anúncios, spam, mas princialmente as regras de convívio, respeito, etc.

Vejo alguns usuários que diariamente respondem a tópicos de maneira bem "negativamente" sarcástica e esculachando quem vem tirar dúvidas "banais" sobre fotografia. Vejo também estes usuários muitas vezes (mas não diariamente) ofendendo claramente os colegas.

E não me refiro a casos como dizer que um colega é "arrogante", porque até isso pode ser feito de maneira saudável. Não, me refiro a fatos nitidamente MEDÍOCRES, e que me desanimam muito de participar quando leio. Agora mesmo acabei de ler um tópico onde um colega "se puxou" muito, fez um baita texto (que até foi passado pra seção de artigos), argumentou, refletiu, querendo provocar reflexão dos colegas... e acabou sendo ofendio.


Acho que faria muito bem ao Mundo Fotográfico ter uma norma do tipo "quem onfringir X vezes a regra 2.1 (p. ex.)" terá a conta suspensa por X dias".


Um abraço
« Última modificação: 25 de Abril de 2010, 23:59:52 por Xiru »
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #1 Online: 26 de Abril de 2010, 00:22:35
Olha, "punições", essa palavra... só de ler me dá náuseas, quase sempre. Sou dos que mais é contra esse tipo de coisa.

Mas aqui, por trás da palavra tem questões de "saúde" do fórum, de integridade e de respeito aos colegas. E sabemos e já vimos fóruns grandes como estes ruírem por causa de desrespeito aos demais.
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.762
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #2 Online: 26 de Abril de 2010, 00:22:56
Xiru nós já temos uma postura deste tipo. Já tivemos, inclusive 3 banimentos definitivos por conta de má conduta com outros usuários. Nós evitamos fazer maiores estardalhaços sobre isso, porque acreditamos que isso acaba alimentando os ânimos exaltados.
Não há um número X para este tipo de punição, pois há desrespeitos de todos os níveis, há usuários que em uma única postagem merecem uma suspensão, há outros que fazem postagens descuidadas, brincam achando que serão entendidos e não percebem que no meio escrito a coisa funciona diferente. Nestes casos tentamos uma postura mais educativa, através de edições e se a persistência for duradoura, mesmo com as edições acabamos punindo, cedo ou tarde.O problema é que alguns voltam a criar novas contas e a fazer o mesmo tipo de provocação até serem descobertos.
Eu concordo com a questão da saúde do fórum, o fórum são seus usuários e acredito que muitos dos ânimos podiam ser contidos se os usuários em vez de embarcarem nas provocações denunciarem à equipe de moderação (por meio da ferramenta disponível para tal). Ignorar os usuários desmedidos e permitir que as edições se apliquem somente a eles é uma forma bastante interessante de mantermos o ambiente saudável. Sei que é difícil (eu mesmo nem sempre consigo engolir certos desaforos), mas é um exercício que todos nós podíamos tentar mais. :)
« Última modificação: 26 de Abril de 2010, 00:29:56 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #3 Online: 26 de Abril de 2010, 00:32:04
Xiru nós já temos uma postura deste tipo. Já tivemos, inclusive 3 banimentos definitivos por conta de má conduta com outros usuários. Nós evitamos fazer maiores estardalhaços sobre isso, porque acreditamos que isso acaba alimentando os ânimos exaltados.
Não há um número X para este tipo de punição, pois há desrespeitos de todos os níveis, há usuários que em uma única postagem merecem uma suspensão, há outros que fazem postagens descuidadas, brincam achando que serão entendidos e não percebem que no meio escrito a coisa funciona diferente. Nestes casos tentamos uma postura mais educativa, através de edições e se a persistência for duradoura, mesmo com as edições acabamos punindo, cedo ou tarde.

Ok Leo, obrigado pelo esclarecimento  :ok:

Espero que a atenção dos moderadores também se atenha e considere os casos exaustivamente repetitivos de postagens sarcásticas atacando iniciantes e suas dúvidas. É que isto tenho visto há meses, eu abro a sessão das DSLR e ta la a lista de 20 tópicos todas com o mesmo usuario na postagem mais recente. Abro as 20, quase todas tem o mesmo teor, com pequena variação. Sarcasmo, superioridade, má-vontade, etc.

Se isso continuar por a moderação não considerar grave (opinião que respeito e compreendo), fica valendo este tópico como como lugar onde pude expressar minha lamentação.

Já minhas outras centenas de postagem servem pra exaltar o que temos de bom aqui ;)
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #4 Online: 26 de Abril de 2010, 00:33:40
Havia me esquecido da ferramente de denunciar. Acho que uma vez já usei. Bem lembrado :)
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.762
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #5 Online: 26 de Abril de 2010, 00:35:40
Legal Xiru. Na verdade  o que queremos é sempre um fórum melhor e contamos muito com os usuários para isso.
Como nem sempre é o mesmo moderador que modera certos tópicos é legal, quando identificar esse tipo de padrão, comunicar um dos moderadores para que a questão seja analisada, pois nem sempre a equipe consegue identificar o padrão.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.