Autor Tópico: Abertura e Foco em 50mm/ Sobre as Teles p/ pobres  (Lida 1556 vezes)

Alexandre Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
  • Sexo: Masculino
Online: 26 de Abril de 2010, 01:15:52
Possuo apenas a lente do kit e lia muito sobre aberturas e redução de profundidade de campo criando determinados efeitos.

Enfim, estou há dois dias com a T2i e sua lente do kit e estou percebendo as suas limitações quanto ao 'foco curto' e profundidade de campo na abertura mínima em 55mm (f/5.6).

Estou analisando minha próxima compra e vislumbro duas opções:

-55-250mm f/4-5.6 IS
(uns 800,00)
-70-300mm f/4-5.6 (sem estabilizador pois custa ao menos 600,00 mais barato e o mesmo valor da 55-250mm IS)

ou a famosa 50mm f/1.8 (+/- R$330,00)

a pergunta é:

Pela minha pouca experiência e minha rápida constatação sobre o angulo de 55mm do kit, com tal abertura (f/1.8) será perceptível que com tal abertura conseguirei a curta profundidade desejada para alguns detalhes ? E em fotos noturnas, não necessitarei elevar o ISO e/ou reduzir velocidades como atualmente ?

Como a grana tá curta, mal sei onde começar com a próxima compra, por isso não posso errar e confio em vocês !

Entre as teles ? Vale a pena abrir mão do IS para aproveitar os 300mm ?


viniciustb

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 711
    • http://vinibrandini.com.br
Resposta #1 Online: 26 de Abril de 2010, 01:23:29
Sim, com a 50mm F1.8 vc vai conseguir um DOF bem mais curto usando F1.8 ou até mesmo fechando um pouquinho..

Vc tem que ficar atento que o DOF depende basicamente de 3 coisas:

1 - comprimento focal - quanto mais tele, menor o DOF.

2 - abertura - quanto maior a abertura, menor o DOF

3 - distância entre o assunto fotografado e a objetiva - quanto mais proxima a lente estiver do assunto, menor o DOF (por isso que em macrofografia muitas vezes é necessário usar F32 para conseguir manter todo assunto em foco).

Entre a 75-300 (bem fraquinha) e a 55-250 IS eu fico com a segunda... mas se puder junta mais dinheiro e pega uma 70-200mm F4L que é outro patamar.

abraços,

Vini


Alexandre Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 26 de Abril de 2010, 01:31:11
Se eu comprar uma tele referida acima, notarei uma grande diferença entre a abertura f/5.6 e f/4 ? (desculpem o 'flood')


Lhama

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 611
  • Sexo: Masculino
    • Instagram
Resposta #3 Online: 26 de Abril de 2010, 09:28:45
Alexandre, você não vai notar tanta diferença assim. E a 50mm mesmo sendo 1.8 vai te permitir fazer fotos noturnas sem elevar muito o ISO mas depende também do assunto. Se for de arquitetura ou coisas estáticas OK, se for de teatro por exemplo, esquece. Nem o 1.8 vai te dar a luminosidade suficiente para que vc consiga tirar uma foto congelando movimento. Você terá sim que aumentar bem o ISO. Mas ai caímos em outra categoria de fotos também, onde a "granulação" faz parte da ambientação das fotos mesmo.

Outra coisa a considerar é que tipos de fotos você quer fazer? Se for fazer fotos de moda/natureza você precisa de uma tele. Logo a 50mm não vai te ajudar. Sugestão: procure algum conhecido ou vá as lojas e peça para ver e testar a lente. Assim você pode ter uma idéia melhor.
« Última modificação: 26 de Abril de 2010, 09:31:23 por Lhama »


viniciustb

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 711
    • http://vinibrandini.com.br
Resposta #4 Online: 26 de Abril de 2010, 12:06:52
Se eu comprar uma tele referida acima, notarei uma grande diferença entre a abertura f/5.6 e f/4 ? (desculpem o 'flood')


A diferença de DOF não será tão grande assim... mas usando a mesma velocidade, em uma situação que vc precisa de F4 e ISO3200 vc precisará de ISO6400 para conseguir a mesma exposição em F5.6.

abs,

Vini



Alexandre Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 26 de Abril de 2010, 12:57:23

A diferença de DOF não será tão grande assim... mas usando a mesma velocidade, em uma situação que vc precisa de F4 e ISO3200 vc precisará de ISO6400 para conseguir a mesma exposição em F5.6.

Olha só ! Nem inaginava que abertura estava relacionada ao ISO de forma tão pontual como as velocidades !
Não notei muita diferença de ruído de ISO 3200 para 6400.

De qualquer forma eu agradeço muito a ajuda.
Quanto à indicação da lente linha L fica inviável para mim gastar mais de 3k em uma lente nesse momento.

Espero que a 55-250mm possa me atender nas brincadeiras de zoom (o crop posterior não tem o mesmo feeling que a aproximação e a impressão do momento
da foto) e depois só com a 50mm 1.8 para ganhar um pouco de DOF nos retratos, certo ?