Autor Tópico: É normal descartar muitas fotos?  (Lida 3060 vezes)

fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #15 Online: 07 de Maio de 2010, 08:41:51
"Twelve significant photographs in any one year is a good crop."
Absel Adams

Concordo, mas aqui está se referindo às melhores (as TOP) feitas durante um ano todo.
Ele era extremamente técnico, perfeccionista e seu nível de exigência altíssimo.
Eu estava me referindo às fotos aceitáveis feitas durante uma sessão de fotos. Dentre as várias
sessões fotográficas feitas durante um ano, selecionamos as melhores. Dentre estas, dependendo do nível
de exigência do fotógrafo (vide post do Leo Terra), somente algumas podem ser consideradas as TOP.
Eu gosto de fotografar paisagens mas quase sempre não tenho o tempo necessário (o Adams ficava dias aguardando o momento ideal para clicar uma paisagem) para fazê-la bem feita. :(
Por exemplo, quando estive na Chapada Diamantina, fiz muitas trilhas e fotografei paisagens. Porém, quase sempre chegava aos locais perto do meio-dia, com a luz duríssima, sombras não tão legais, etc. Claro que fotografei assim mesmo pois não voltaria lá, se é que voltarei um dia, tão cedo.
Pois então, fiz algumas fotos razoáveis, na minha opinião, mas não chegam perto de muitas que já vi da Chapada, feitas por fotógrafos que programaram suas viagens EXCLUSIVAMENTE para fotografar, acamparam nos locais para pegar a melhor luz do dia ("hora mágica"), foram na melhor época do ano, etc.
Se eu aplicar o nível de exigência que eu considero ideal, então praticamente nenhuma foto que fiz lá é ótima. Mas, levando em conta a situação em que fotografei, o tempo disponível, etc., então algumas eu considero boas.
Sobre o descarte em excesso, falo com relação a clicar uma paisagem sem cuidado, um monte de fotos parecidas e descartar a maioria. O Adams, mesmo considerando 12 fotos boas durante um ano, com certeza não fotografava assim.
« Última modificação: 07 de Maio de 2010, 08:46:05 por fabio_yamauti »
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 07 de Maio de 2010, 09:09:45
Fábio, acho que isto é um pouco do folclore do AA. Com certeza ela fazia mais do que 12 fotos significativas em 1 ano.
E também depende do nível de exigência da pessoa. Nos vídeos a gente consegue ver como ele era perfeccionista, na captura, no laboratório e na impressão,
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #17 Online: 07 de Maio de 2010, 09:12:44
Fábio, acho que isto é um pouco do folclore do AA. Com certeza ela fazia mais do que 12 fotos significativas em 1 ano.
E também depende do nível de exigência da pessoa. Nos vídeos a gente consegue ver como ele era perfeccionista, na captura, no laboratório e na impressão,

É verdade. O cara era BÃO mesmo.  :ok:
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


wagroch

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 196
  • Sexo: Masculino
    • Asas de Barbacena
Resposta #18 Online: 07 de Maio de 2010, 09:13:45
As fotos que posto no site de aves wikiaves, geralmente 1 ou 2 para cada espécie que consigo clicar, são pouquíssimas em relação ao total de fotos de cada passeio fotográfico. A preocupação em mostrar uma imagem de boa qualidade me faz descartar muitas fotos na hora da escolha. E por isso na própria sessão fotográfica não economizo nos cliques (e isto é uma grande vantagem das câmeras digitais), as vezes vários de um mesmo motivo, com ajustes diferentes para ter mais opções de resultados, mesmo que planeje estes resultados. A mudança de condições de luz, de ângulo ou de comportamento do motivo, mesmo mínima, pode gerar resultados bem diferenciados.
Portanto, o descarte depende do nível de exigência buscado pelo fotógrafo ou pretendido pelo cliente. Logo uma grande quantidade de material descartado não deve necessariamente ser entendida como falta de capacidade do fotógrafo em produzir boas imagens. O descarte deve ser feito na quantidade necessária para atender o gosto do fotógrafo e/ou do cliente, mesmo que seja descartado quase tudo. Sem medo de ser feliz.
As fotos excepcionais de grandes fotógrafos serão lembradas e admiradas sem que se importe com a quantidade que eles optaram por não publicar.
Mas isto é só a opinião de um fotógrafo amador, que só faz trabalhos remunerados eventualmente (mas que gosta muito de fotografia!!!)
Abcs.


Leandro Rodrigues

  • Trade Count: (35)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.185
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 07 de Maio de 2010, 09:30:39
Acho relativamente normal o descarte, principalmente, pois na maioria dos casos todos estão atrás "da foto", ou de algumas que resumem todo um momento, mas tudo depende do tipo de foto que se faz. Se for fotojornalismo, acho que nenhuma foto é apagada, mesmo que apenas uma seja realmente usada.

Recentemente, pela manhã, fui fotografar minha mulher e minha filha deitadas na cama, no contra-luz. Acho que fiz cerca de 15 fotos, com variações, principalmente, de foco e composição. Algumas com foco na minha mulher, outras com foco na nenêm. Dessas 15, acho que apaguei umas 5, mas gostei mesmo apenas de uma! Pra mim, aquela é que resume bem o momento que eu queria delas. Quando eu for fazer um albúm ou uma seleção de fotos da minha filha, desse dia apenas essa será escolhida, ou no máximo mais 2. Se não me falhe a memória, eu parei de fotografá-las justamente no momento que fiz essa foto, pois pra mim era o que eu queria. O foco foi no encontro da mão delas...

Acho isso normal, como o exemplo citado do desfile de moda.

Quando são fotos de eventos, e se as fotos estão tecnicamente corretas, não há necessidade de apagar nenhuma, mesmo as que não "mostrem" nada ou não tenha um "significado" tão importate, mas o fato de apagar uma foto pode significar apagar a presença de alguém do evento. Isso já é motivo suficiente pra manter essa foto, principalmente se você foi contrato pra fotografar.

Cada caso é um caso, você só tem que entender o motivo que está apagando as fotos, dependedo pode ser preocupante.


tiaoadao

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 106
Resposta #20 Online: 11 de Maio de 2010, 11:47:48
Meu amigo e mais do que normal.

No ensaio fotografico da Marisa Orth, para a Playboy foram feito mais de 3000 fotos.
Deve ter sido aproveitado menos de 50.