Autor Tópico: Vazamento de Luz  (Lida 2339 vezes)

NSantos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 128
Online: 26 de Abril de 2010, 22:35:11


Este defeito apareceu em 5 de 36 fotos feitas por uma Canon FTb.O local do vazamento é exatamente o mesmo nas 5 fotos defeituosas.
Este é o segundo filme que uso nesta maquina, no primeiro não houve qualquer problema nas 36 fotos.
Não consegui relacionar o vazamento com nenhum padrão como por exemplo lado de incidencia do sol, cortina, etc.
Assim pergunto a voces qual deve ser o defeito que  esta gerando este problema.
Desde já agradeço pelas respostas.
« Última modificação: 26 de Abril de 2010, 23:04:58 por NSantos »


Marco Jundiai

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 132
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 26 de Abril de 2010, 23:55:13
Bom, vamos investigar: Esta foto postada é de uma ponta do filme (no início ou no fim) ou está mais para o meio? Outra pergunta: as outras 4 estão em que posição no filme em relação a esta? (em sequência, alternando uma, etc)
Houve uma entrada de luz mais intensa pela parte de baixo do filme (as imagens ficam invertidas no filme) sugerindo uma possível (e rápida) abertura da camera de cabeça para baixo ou deitada.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #2 Online: 27 de Abril de 2010, 00:05:45
tampa traseira


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #3 Online: 27 de Abril de 2010, 00:54:34
Provavelmente você não a fechou direito (tampa traseira). Já usei muito uma FTb, mas fazem décadas. É um tanque pra toda obra. Eu não me lembro se a tampa tem 2 estágios, mas certamente ela não foi fechada 100%.

Abs,

José Azevedo


Marco Jundiai

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 132
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 27 de Abril de 2010, 08:54:11
Provavelmente você não a fechou direito (tampa traseira). Já usei muito uma FTb, mas fazem décadas. É um tanque pra toda obra. Eu não me lembro se a tampa tem 2 estágios, mas certamente ela não foi fechada 100%.

Abs,

José Azevedo
Mas acabou fechando porque afetou só 5 quadros (e os outros 4 provavelmente são os que estavam abaixo do primeiro, no rolo)
« Última modificação: 27 de Abril de 2010, 08:54:37 por Marco Jundiai »


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #5 Online: 27 de Abril de 2010, 11:15:38
Mas acabou fechando porque afetou só 5 quadros (e os outros 4 provavelmente são os que estavam abaixo do primeiro, no rolo)

Certo. Ele deve ter achado que fechou, a tampa ficou posicionada e, com o uso, acabou fechando. Se fosse problema de vedação da tampa, a invasão de luz seria paralela ao filme e presente nas fotos com mais luz.

Abraço,

José Azevedo


Marco Jundiai

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 132
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 27 de Abril de 2010, 11:55:26
Certo. Ele deve ter achado que fechou, a tampa ficou posicionada e, com o uso, acabou fechando. Se fosse problema de vedação da tampa, a invasão de luz seria paralela ao filme e presente nas fotos com mais luz.

Abraço,

José Azevedo
Perfeito!  :ok: NSantos, acho que seu problema foi desvendado!


NSantos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 128
Resposta #7 Online: 28 de Abril de 2010, 10:16:51
Desculpe a demora para responder.

Na verdade o problema ocorreu nas seguintes fotos: 2, 6, 17, 18 e 28. Não segue um padrão, correto ?

Realmente a espuma de vedação apresenta bastante desgaste principalmente a que fica entre a tampa e o corpo.

Recebi esta resposta em outro forum que também me pareceu bem pláusivel. O que acham ?

" " " Tive uma camera mecanica que apresentou esse sintoma, o problema era a sincronização das cortinas.

Levei ao mecanico, na época e oque ele falou foi o seguinte:

Mau carregamento do fotograma, a alavanca não fazia o percurso total. apesar depois de algum avanço já armar o obturador, depois disso, começei a mover a alavanca com vontade até o final MESMO !

Funcionou !! " " "


Enfim, ja carreguei um novo filme e vamos ver o que acontece, obrigado a todos.


Marco Jundiai

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 132
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 28 de Abril de 2010, 11:01:03
Desculpe a demora para responder.

Na verdade o problema ocorreu nas seguintes fotos: 2, 6, 17, 18 e 28. Não segue um padrão, correto ?

Realmente a espuma de vedação apresenta bastante desgaste principalmente a que fica entre a tampa e o corpo.

Recebi esta resposta em outro forum que também me pareceu bem pláusivel. O que acham ?

" " " Tive uma camera mecanica que apresentou esse sintoma, o problema era a sincronização das cortinas.

Levei ao mecanico, na época e oque ele falou foi o seguinte:

Mau carregamento do fotograma, a alavanca não fazia o percurso total. apesar depois de algum avanço já armar o obturador, depois disso, começei a mover a alavanca com vontade até o final MESMO !

Funcionou !! " " "


Enfim, ja carreguei um novo filme e vamos ver o que acontece, obrigado a todos.
Ah, por isso havia perguntado no começo sobre a posição das fotos. Agora não me parece a tampa traseira, o que vc relatou (sincronismo das cortinas) faz sentido sim...
« Última modificação: 28 de Abril de 2010, 11:09:31 por Marco Jundiai »


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #9 Online: 28 de Abril de 2010, 13:43:17
Desculpe a demora para responder.

Na verdade o problema ocorreu nas seguintes fotos: 2, 6, 17, 18 e 28. Não segue um padrão, correto ?

Realmente a espuma de vedação apresenta bastante desgaste principalmente a que fica entre a tampa e o corpo.

Recebi esta resposta em outro forum que também me pareceu bem pláusivel. O que acham ?

" " " Tive uma camera mecanica que apresentou esse sintoma, o problema era a sincronização das cortinas.

Levei ao mecanico, na época e oque ele falou foi o seguinte:

Mau carregamento do fotograma, a alavanca não fazia o percurso total. apesar depois de algum avanço já armar o obturador, depois disso, começei a mover a alavanca com vontade até o final MESMO !

Funcionou !! " " "


Enfim, ja carreguei um novo filme e vamos ver o que acontece, obrigado a todos.

Nada como a visita a um técnico  :clap:

Abraço,

José Azevedo


NSantos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 128
Resposta #10 Online: 08 de Maio de 2010, 23:15:14
Seguindo as orientações dos amigos, enviei a camera para uma revisão total.
Limpeza geral, regulagem de velocidades e sincronismo,troca de vedações e regulagem do fotometro. Fui buscar ontem e o teste esta em andamento.  Espero poder mostrar o resultado em breve. Por enquanto acho que valeu cada centavo. Obrigado a todos.

O resultado estético :






Marco Jundiai

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 132
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 09 de Maio de 2010, 18:47:18
Que linda!!! :wub: