Autor Tópico: Indignação, Por que alguns fotografos se acham donos do espaço que fotografam?  (Lida 6100 vezes)

sedassari

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 807
  • Sexo: Masculino
  • sedassari, ricardo
    • Gráfica São Gabriel
Tudo aquilo nós fotógrafos fazemos deveria ser calçado em um contrato. Aprendi isso do lado de lá (sendo fotografado) e a partir daí todos os meus contratos (do lado de cá) ficaram mais criteriosos. É importante constar todas as permissões e proibições de cada evento pois há ocasiões em que o fotógrafo precisa ficar próximo do assunto sim, claro que de modo discreto e educado. Mas geralmente não é assim que acontece... Sabem por quê? Porque pouquíssimos são os cursos - falando dos tecnicamente bons também - ensinam as boas maneiras ou etiqueta ao aluno. É claro que existem landmarks criados e seguidos pelos excelentes profissionais que, por bom senso, desaparecem quando estão fotografando. Agora, se o fotógrafo clicou 10, 100 ou 1000 vezes cada cena, com todo respeito à comunidade, isso é problema dele. O que vale é comprar, pagar e receber um produto de qualidade, merecedor do valor cobrado. Já aquela 'pessoa' (que me recuso a chamar de fotógrafo) que, para impressionar os leigos, coloca em sua câmera uma lente escura 400mm para fotografar um show à luz de velas logo embaixo do palco...sem comentários! Abraço!
sedassari, ricardo | fotografia | adobe photoshop certified expert
ribeirão preto | são paulo | brasil


Fernanda Maia

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.959
  • Sexo: Feminino
Pessoal, isso (a falta de educação)não é exclusividade de fotógrafo profissional. A maioria das pessoas que vão a um evento, seja ele show, teatro, concerto, circo, se acham no direito de fotografar, mesmo recebendo e vendo vários avisos de que é proibido fotografar aquele espetáculo.

Quando fui ao Cirque du Soleil, fiquei impressionada com a falta de educação das pessoas. Ao final da apresentação várias pessoas sacaram suas compactas da bolsa e começaram a disparar os flashs. O pessoas da organização ficava tentando (sem sucesso) fazer com que as pessoas parassem de fotografar.

Mas o pior é quando vc está em um local "turístico" com sua camera "pro" aparece, do nada, um celular na frente. Dá vontade de tomar o celular da mão do sem educação e lançá-lo longe.

Isso tudo nada mais é  que falta de educação. As pessoas estão toscas, brutas, sem a menor finesse. Podem me chamar de fresca, mas sou adepta da boa educação, da gentileza, do... "dá licença, por favor, obrigada" são palavras que fazem parte do meu vocabulário e uso sempre, todos os dias.

Quando eu era criança existiam as escolas de boas maneiras, hoje isso tudo virou frescura. Quanto mais grosso, mais tosco, mais "irado" o "ogro" é.  Mas pelo menos, tenho a felicidade de conviver com pessoas que pensam como eu e agem como eu. Com educação, e respeito.

Fernanda Maia
Sony H2
Nikon D90, Sigma 50mm macro



sedassari

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 807
  • Sexo: Masculino
  • sedassari, ricardo
    • Gráfica São Gabriel
Pessoal, isso (a falta de educação)não é exclusividade de fotógrafo profissional. A maioria das pessoas que vão a um evento, seja ele show, teatro, concerto, circo, se acham no direito de fotografar, mesmo recebendo e vendo vários avisos de que é proibido fotografar aquele espetáculo.

Quando fui ao Cirque du Soleil, fiquei impressionada com a falta de educação das pessoas. Ao final da apresentação várias pessoas sacaram suas compactas da bolsa e começaram a disparar os flashs. O pessoas da organização ficava tentando (sem sucesso) fazer com que as pessoas parassem de fotografar.

Mas o pior é quando vc está em um local "turístico" com sua camera "pro" aparece, do nada, um celular na frente. Dá vontade de tomar o celular da mão do sem educação e lançá-lo longe.

Isso tudo nada mais é  que falta de educação. As pessoas estão toscas, brutas, sem a menor finesse. Podem me chamar de fresca, mas sou adepta da boa educação, da gentileza, do... "dá licença, por favor, obrigada" são palavras que fazem parte do meu vocabulário e uso sempre, todos os dias.

Quando eu era criança existiam as escolas de boas maneiras, hoje isso tudo virou frescura. Quanto mais grosso, mais tosco, mais "irado" o "ogro" é.  Mas pelo menos, tenho a felicidade de conviver com pessoas que pensam como eu e agem como eu. Com educação, e respeito.



Fernanda... é isso aí querida!
Costumo dizer que A MAIORIA das pessoas não são mal educadas, pois receberam educação dos pais e simplesmente não pratica rs.
Mas como vivemos em sociedade, nos cabe apenas a escolha das companhias e não dos relacionamentos sociais... infelizmente né?
Abração!
sedassari, ricardo | fotografia | adobe photoshop certified expert
ribeirão preto | são paulo | brasil


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Recentemente estava numa apresentação teatral, com meu tripé montado estrategicamente exatamente no centro, com visão da angular perfeita, com possibilidade de closes com a meia-tele. Na última parte das apresentações da escola todos pais INVADEM a área na frente da câmera.

Mesmo estando acima, num tablado, o tumulto foi tão grande que todos pais ficaram sem a possibilidade de um registro de boa qualidade, com excessão de uns poucos 20 ou 30 que alcançaram a primeira fileira à frente dos seus filhos.

Nem com o tablado que não era muito alto foi possível registrar pois os celulares e filmadoras com seus braços esticados ficaram à frente da lente.
 
Todos demais sairam perdendo.

A escola saiu perdendo.

Por conta de uns 20 a 30 beneficiados, outros 300 a 400 ficaram prejudicados.

Mas o pior é quando vc está em um local "turístico" com sua camera "pro" aparece, do nada, um celular na frente. Dá vontade de tomar o celular da mão do sem educação e lançá-lo longe.


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Galera, achei a matéria sobre nós:

http://www.portaljj.com.br/interna.asp?Int_IDSecao=1&int_id=112216

O fotógrafo é o Valter Tozetto Jr.

Além disso, a repórter coloca como citação algo que não foi dito:
"Estas são apenas quatro flautas adaptadas, ainda que pareçam verdadeiras bazucas"

Não são flautas adaptadas, mas sim flautas doces modernas, feitas por um alemão chamado Herbert Paetzold que se baseou nos tubos de órgão para projetar estas flautas.

No programa do concerto, que estava "às dúzias" na porta do concerto, tinha um texto bem didático sobre o grupo e sobre os instrumentos, que poderia ter sido usado para colocar mais conteúdo à matéria, sem precisar escrever o que não foi dito. Em nosso site também tem muita informação à respeito.

Deprimente...

Caramba, além da falta de educação destes jornalistas ainda por cima publicam uma besteira dessas  >:(
O fotógrafo foi bem mal educado mesmo, pelo o que li do seu relato. Quando fotografo teatro, show ou concerto
procuro sempre ser o mais discreto possível. Na hora de clicar, tomo cuidado para não incomodar o silêncio.
Nunca uso modo burst pois não vejo necessidade.
Já prestigiei o Quinta Essentia no Centro Cultural São Paulo e vocês são excelentes. Quem sabe um dia eu
faça algumas fotos, com respeito sem "burst" :ok:

Abraços,
Fabio
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Pessoal, isso (a falta de educação)não é exclusividade de fotógrafo profissional. A maioria das pessoas que vão a um evento, seja ele show, teatro, concerto, circo, se acham no direito de fotografar, mesmo recebendo e vendo vários avisos de que é proibido fotografar aquele espetáculo.

Quando fui ao Cirque du Soleil, fiquei impressionada com a falta de educação das pessoas. Ao final da apresentação várias pessoas sacaram suas compactas da bolsa e começaram a disparar os flashs. O pessoas da organização ficava tentando (sem sucesso) fazer com que as pessoas parassem de fotografar.

Mas o pior é quando vc está em um local "turístico" com sua camera "pro" aparece, do nada, um celular na frente. Dá vontade de tomar o celular da mão do sem educação e lançá-lo longe.

Isso tudo nada mais é  que falta de educação. As pessoas estão toscas, brutas, sem a menor finesse. Podem me chamar de fresca, mas sou adepta da boa educação, da gentileza, do... "dá licença, por favor, obrigada" são palavras que fazem parte do meu vocabulário e uso sempre, todos os dias.

Quando eu era criança existiam as escolas de boas maneiras, hoje isso tudo virou frescura. Quanto mais grosso, mais tosco, mais "irado" o "ogro" é.  Mas pelo menos, tenho a felicidade de conviver com pessoas que pensam como eu e agem como eu. Com educação, e respeito.



O problema cultural da falta de educaçao geral ja e uma outra questao.
Povos mas evoluidos , agem diferente
cada caso e um caso.
de forma geral toda America Latina + USA e meio "sem noçao"


pontabranca

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 294
  • Sexo: Feminino
Citar
Povos mas evoluidos , agem diferente

bom, aí entramos numa ooooutra discussão mesmo, tendo em vista que a concepção de "evoluídos" pode ser bem relativa, né?

de toda essa discussão a única coisa que eu penso é: será que o fotógrafo em questão e a repórter que escreveu coisas erradas (ambos foram citados com nomes e links) estão sabendo dessas críticas?

Citar
Galera, achei a matéria sobre nós:

http://www.portaljj.com.br/interna.asp?Int_IDSecao=1&int_id=112216
O fotógrafo é o Valter Tozetto Jr.

Além disso, a repórter coloca como citação algo que não foi dito:
"Estas são apenas quatro flautas adaptadas, ainda que pareçam verdadeiras bazucas"

Não são flautas adaptadas, mas sim flautas doces modernas, feitas por um alemão chamado Herbert Paetzold que se baseou nos tubos de órgão para projetar estas flautas.

No programa do concerto, que estava "às dúzias" na porta do concerto, tinha um texto bem didático sobre o grupo e sobre os instrumentos, que poderia ter sido usado para colocar mais conteúdo à matéria, sem precisar escrever o que não foi dito. Em nosso site também tem muita informação à respeito.

Deprimente...

ou será que isso é irrelevante, já que minha pergunta passou batida..?  sei lá, antes de colocar o nome do camarada, com link e tudo mais, num fórum movimentado como este, teria a preocupação de contatar o dito cujo e dizer primeiro para ele que ele atrapalhou etc e tal... 
será que sou a única que pensa assim?   :shock:
Banzai


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
bom, aí entramos numa ooooutra discussão mesmo, tendo em vista que a concepção de "evoluídos" pode ser bem relativa, né?

de toda essa discussão a única coisa que eu penso é: será que o fotógrafo em questão e a repórter que escreveu coisas erradas (ambos foram citados com nomes e links) estão sabendo dessas críticas?

ou será que isso é irrelevante, já que minha pergunta passou batida..?  sei lá, antes de colocar o nome do camarada, com link e tudo mais, num fórum movimentado como este, teria a preocupação de contatar o dito cujo e dizer primeiro para ele que ele atrapalhou etc e tal... 
será que sou a única que pensa assim?   :shock:
Na realidade voce esta bem certa Martha,
antes de ventilar a coisa pro mundo
o legal e falar pessoalmente com os implicados e "lavar a roupa suja", mas tal vez , tenham feito isso,sei la.
tambem vc esta certa em outro ponto
Forum de fotografia nao e para discutir educaçao,
pasariamos semanas escrevendo no micro, deixa pra la!!!!


Markowic

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 370
  • Sexo: Masculino
  • SP 320, EOS 30 EF50mm 1.8, Yashica FX3-2000 135mm

Facil cara... Estatisticamente a chance do incompetente conseguir algumas fotos aceitaveis no meio de uma centena é maior. Isso é coisa de fotógrafo medíocre.

Não sei não. Das vezes que usei o burst da 50D por engano, fotografando pessoas em pose, as fotos sairam criticamente idênticas. Um grupo tocando instrumentos de sopro como os vistos na foto, duvído que a cena mudaria tanto para que fosse corrigido um fora de foco ou alguma profundidade de campo.
Acho que isso é só para mostrar que a metralhadora... quero dizer a câmera dele faz aquele barulhinho de clec clec clec...


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Não sei não. Das vezes que usei o burst da 50D por engano, fotografando pessoas em pose, as fotos sairam criticamente idênticas. Um grupo tocando instrumentos de sopro como os vistos na foto, duvído que a cena mudaria tanto para que fosse corrigido um fora de foco ou alguma profundidade de campo.
Acho que isso é só para mostrar que a metralhadora... quero dizer a câmera dele faz aquele barulhinho de clec clec clec...

No inicio da minha campanha de esportes,
fazia testes com a F4s (6 fps),
na primeira curva de uma corrida,
para pegar detalhes unicos dos carros,
e as fotos saiam quaaaaaaaaaaase iguais,
depois observando os veteranos da coisa,
em pouquissimas ocasioes "metralhavam".
Imagina entao fazer fotos pousadas ou um show de orquestra.
concordo com voce totalmente
e bem provavel que isto somente seja parte do show particular, daquele que se acha fotografo!!!.
Abs.
AG.


sedassari

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 807
  • Sexo: Masculino
  • sedassari, ricardo
    • Gráfica São Gabriel
Certa vez tive a honra e o privilégio de, em Sertãozinho/SP, acompanhar de perto o trabalho do grande Sebastião Salgado. O cara é realmente incrível, com uma técnica fantástica. Ao perguntar porque ele clicava quatro ou cinco vezes cada cena ele me disse (talvez não exatamente com essas palavras mas com o mesmo conteúdo).

"É muito comum, mesmo nos mais expressivos profissionais da fotografia, quando estão empunhando a câmera e trabalhando com baixas velocidades a inevitável tremidinha. Por isso, como não gosto de utilizar o VR da lente que às vezes age de forma negativa, faço alguns cliques a mais e depois vejo aquela que está com menos vibração do meu pulso. Quando meu cliente paga por uma foto ele tem que ter o melhor foco, a saturação exata e a nitidez perfeita. Não gostamos de admitir isso pois (risos)"

Isso ficou gravado, porém não justifica as metralhadas que vemos por aí, na maioria das vezes desnecessárias. É apenas para constar que não haverá unanimidade em usar este ou aquele recurso. Tá aí para rever-se conceitos...

Detalhe: Ele usava uma simples D80, com uma 50mm manual de 1.8, dois pedaços de papel branco e um preto, um guarda-sol, debaixo de uma luz mega-dura de um sol escaldante das 14h.... bom, o resultado do retrato (como ele identifica suas fotos), nem precisa nem perguntar como ficou não é mesmo:
sedassari, ricardo | fotografia | adobe photoshop certified expert
ribeirão preto | são paulo | brasil


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Certa vez tive a honra e o privilégio de, em Sertãozinho/SP, acompanhar de perto o trabalho do grande Sebastião Salgado. O cara é realmente incrível, com uma técnica fantástica. Ao perguntar porque ele clicava quatro ou cinco vezes cada cena ele me disse (talvez não exatamente com essas palavras mas com o mesmo conteúdo).

"É muito comum, mesmo nos mais expressivos profissionais da fotografia, quando estão empunhando a câmera e trabalhando com baixas velocidades a inevitável tremidinha. Por isso, como não gosto de utilizar o VR da lente que às vezes age de forma negativa, faço alguns cliques a mais e depois vejo aquela que está com menos vibração do meu pulso. Quando meu cliente paga por uma foto ele tem que ter o melhor foco, a saturação exata e a nitidez perfeita. Não gostamos de admitir isso pois (risos)"

Isso ficou gravado, porém não justifica as metralhadas que vemos por aí, na maioria das vezes desnecessárias. É apenas para constar que não haverá unanimidade em usar este ou aquele recurso. Tá aí para rever-se conceitos...

Detalhe: Ele usava uma simples D80, com uma 50mm manual de 1.8, dois pedaços de papel branco e um preto, um guarda-sol, debaixo de uma luz mega-dura de um sol escaldante das 14h.... bom, o resultado do retrato (como ele identifica suas fotos), nem precisa nem perguntar como ficou não é mesmo:


Clicar 5 vezes a mesma cena é uma coisa... Metralhar é outra completamente diferente.


sedassari

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 807
  • Sexo: Masculino
  • sedassari, ricardo
    • Gráfica São Gabriel

Clicar 5 vezes a mesma cena é uma coisa... Metralhar é outra completamente diferente.

Exato... é essa minha opinião!
sedassari, ricardo | fotografia | adobe photoshop certified expert
ribeirão preto | são paulo | brasil


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872

Clicar 5 vezes a mesma cena é uma coisa... Metralhar é outra completamente diferente.


COLEGAS
SEM DUVIDA NENHUMA A COISA E ASSIM,
4 OU 5 FOTOS PARA GARANTIR RESULTADO E SENSATO E PROFISSIONAL
FAÇO ISTO FAZ 20 ANOS.
AGORA METRALHAR SEM NOÇAO, E NAO SABER DE QUE SE TRATA SEM NENHUMA DUVIDA.

ABAIXO AS METRALHADORAS!!!!, :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Grande abraço
AG.