Autor Tópico: fotos de produtos cromados  (Lida 6955 vezes)

Carlos Tosse

  • Trade Count: (2)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
  • Sexo: Masculino
    • Plug' in Criações
Online: 27 de Abril de 2010, 18:43:48
Olá galera.
Sou novo por aqui. Tenho um escritório de design e estou com um catálogo de metais sanitários para montar, porém estou com grandes dificuldades em relação as fotos dos produtos.Abaixo segue um padrão de imagem que devo seguir, uma vez que não serão fotografados todos os produtos, apenas os lançamentos. Nesse caso tenho tenho que seguir mais ou menos o padrão das fotos que tenho em mãos.
Minha dúvida é: 1 - que tipo de iluminação tenho que utilizar para chegar o mais próximo possível desse padrão
2 - Como faço para evitar os reflexos que esse produto apresenta na hora do click.

http://www.plugincriacoes.com/torneira.html

Desde já agradeço a ajuda de todos.


« Última modificação: 27 de Abril de 2010, 18:45:05 por Carlos Tosse »


Ana Adams

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #1 Online: 27 de Abril de 2010, 19:13:48
Carlos,
o melhor prá isso é fotografar em uma tenda, cercando o produto o máximo possível com superfícies brancas. :ok:


alaghi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 129
  • Sexo: Masculino
    • Quinta Essentia Quarteto
Resposta #2 Online: 27 de Abril de 2010, 20:04:33
A resposta da Ana está correta mas incompleta. Se o produto estiver dentro da tenda branca, não será possível perceber o brilho do material, pois não haverá contraste suficiente. O metal vai parecer alumínio opaco.

Se quer ter brilho igual ou melhor ao que você colocou, é necessário colocar dentro da tenda refletores pretos, e deixar a iluminação em formato de faixa, parecido com uma luminária fluorescente. Isso é possível fazer com flashes e rebatedores posicionados por fora da tenda branca e translúcida.


Flavio Ribeiro

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 493
  • Sexo: Masculino
    • Fotografia comercial · Publicidade · Produto · Gastronomia · Retratos · Arquitetura · Moda
Resposta #3 Online: 27 de Abril de 2010, 22:08:06
É extremamente complexo esse tipo de fotografia, objetos cromados cheios de ângulos diferentes.

Talvez fosse mais adequado contratar um fotógrafo que já tenha experiência neste tipo de fotografia, melhor que se arriscar e acabar com um material que não vai agradar o cliente.

Dica, antes de fechar com o fotógrafo veja o portfólio dele, já vi muito dizendo que conseguiam fazer determinados tipos de foto e entregando material que deu mais trabalho pra agência tratar do que o esperado e o cobrado também.

Quanto a valores, você pode cobrar um BV (comissão) em cima do valor do fotógrafo (geralmente 10%), é uma pratica comum em agências e escritórios de design.

É só uma dica.
FLÁVIO RIBEIRO
www.flavioribeirofotografia.com.br
https://500px.com/flavioribeirophotography
Insta @flaviovinhoribeiro
        @flavioribeirofotografia


pontabranca

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 294
  • Sexo: Feminino
Resposta #4 Online: 27 de Abril de 2010, 23:28:46
a resposta do Flávio Ribeiro é muito boa!!

ahhh se todos pensassem assim..... 
Banzai


Ana Adams

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #5 Online: 27 de Abril de 2010, 23:42:54
a resposta do Flávio Ribeiro é muito boa!!

ahhh se todos pensassem assim..... 
:ok:


Carlos Tosse

  • Trade Count: (2)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
  • Sexo: Masculino
    • Plug' in Criações
Resposta #6 Online: 28 de Abril de 2010, 08:11:47
Obrigado Ana pela dica da tenda, era exatamente essa a minha primeira opção.
Quanto a sua resposta Flávio eu concordo com o que você comentou à respeito de procurar um profissional para fazer esse trabalho, porém já mandei esse material para 3 fotógrafos diferentes e nehum me agradou. Além do que estou fora dos grandes centros, e as vezes tenho que fotografar 3 ou 4 produtos somente. Ficaria muito oneroso para mim ter que enviar esse material para um profissional de uma cidade maior, já que onde moro não tem nenhum estúdio fotográfico que faz esse tipo de trabalho.
Vou ter de me virar sozinho mesmo.
Mesmo assim muito onrigado pela dica.


Carlos Tosse

  • Trade Count: (2)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
  • Sexo: Masculino
    • Plug' in Criações
Resposta #7 Online: 28 de Abril de 2010, 08:13:46
Alaghi obrigado pelo complemento na dica da Ana.
Só me explica um pouco melhor como faço esses refletore pretos dentro da tenda.

Valeu.


Flavio Ribeiro

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 493
  • Sexo: Masculino
    • Fotografia comercial · Publicidade · Produto · Gastronomia · Retratos · Arquitetura · Moda
Resposta #8 Online: 28 de Abril de 2010, 19:09:37
Obrigado Ana pela dica da tenda, era exatamente essa a minha primeira opção.
Quanto a sua resposta Flávio eu concordo com o que você comentou à respeito de procurar um profissional para fazer esse trabalho, porém já mandei esse material para 3 fotógrafos diferentes e nehum me agradou. Além do que estou fora dos grandes centros, e as vezes tenho que fotografar 3 ou 4 produtos somente. Ficaria muito oneroso para mim ter que enviar esse material para um profissional de uma cidade maior, já que onde moro não tem nenhum estúdio fotográfico que faz esse tipo de trabalho.
Vou ter de me virar sozinho mesmo.
Mesmo assim muito onrigado pela dica.

Fala Carlos, blza?? É, nesse caso siga as dicas do pessoal aqui. Na internet, principalmente no youtube, você acha dicas de fotografia de produtos, alguns destes podcasts são de outros países, e os professores explicam em inglês, mas é bhem fácil entender mesmo para quem não tem inglês fluente.

Boa sorte com o job!
FLÁVIO RIBEIRO
www.flavioribeirofotografia.com.br
https://500px.com/flavioribeirophotography
Insta @flaviovinhoribeiro
        @flavioribeirofotografia


alaghi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 129
  • Sexo: Masculino
    • Quinta Essentia Quarteto
Resposta #9 Online: 28 de Abril de 2010, 19:46:43
compre cartolina preta, recorte uma ou duas faixas compridas de uns 5 ou 10cm de largura, e cole nas laterais da tenda. O flash fica por fora da tenda, afastado uns 30 cm(experimente a distância que fica melhor) pois o próprio pano branco da mesma serve como hazy.

Já fiz fotos de rodas de carro cromadas, não foi nada fácil pois não tinha a tenda, e as rodas eram grandes e por isso teria que ter uma tenda de 5m de comprimento.


Carlos Tosse

  • Trade Count: (2)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
  • Sexo: Masculino
    • Plug' in Criações
Resposta #10 Online: 29 de Abril de 2010, 08:02:06
Obrigado pessoal pelas dicas que me apresentaram.
Com certeza vão me ajudar muito em meu trabalho.

Abraços a todos.


sedassari

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 807
  • Sexo: Masculino
  • sedassari, ricardo
    • Gráfica São Gabriel
Resposta #11 Online: 03 de Maio de 2010, 20:38:04
Concordo plenamente com o Flávio.
Apenas para ilustrar, fotografar não é mentir. Se nossos olhos enxergam reflexos eles devem ser registrados na foto sim.
É muito mais agradável de ver aquilo que nosso cérebro já está acostumado a perceber. Por isso certas fotos têm a magia de encantar.
Cabe ao profissional (aquele que você irá contratar) utilizar sua sensibilidade e experiência e distinguir o que é excesso ou falta.
Grande abraço!
sedassari, ricardo | fotografia | adobe photoshop certified expert
ribeirão preto | são paulo | brasil


César Motta

  • Trade Count: (9)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 100
  • Sexo: Masculino
    • Cezär Motta | Photographer
Resposta #12 Online: 06 de Maio de 2010, 20:24:32
Não gosto de tendas para fotografar produtos... acho que perde contraste e nos limita ao tamanho da tenda.

Busque soluções como criar um cubo de acrílico branco opaco e fino, 2 ou 3mm de espessura, onde você pode colar fitas pretas tipo silvertape e ir criando as linhas que desejar, fica mais fácil por a estrutura é rígida e gastar fita é mais barato e prático do que cortar rebatedor...

Boa sorte!

Cezär Motta.
CEZÄR MOTTA | Phtographer
e-mail: pub @ cezarmotta . com
www.cezarmotta.com