Autor Tópico: Não diferente de outros...dúvida!  (Lida 3040 vezes)

Tonia

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Online: 28 de Abril de 2010, 09:49:36
Olá! No momento tenho a oportunidade de comprar nos EUA uma câmera. Depois de alguns meses pesquisando, já estava decidida a comprar uma Canon SX20IS até que ontem, conversando com um amigo americano, fotógrafo nas horas vagas, ele me aconselhou a comprar uma DSLR. E devido à isso, me encontro novamente na dúvida... E pergunto, o que vocês acham? Preciso de conselhos de pessoas experientes como vocês...Vale lembrar que: Não quero ser fotógrafa profissional(pelo menos não agora...); sou uma apaixonada por fotografia, tenho uma cyber shot basiquinha e tenho uma Nikon FM2 que estou prestes a vender pois acredito que não a usarei mais. E, junto com ela, tenho uma lente TAMROM 28-200 mm 1:3.8-5.6. O que faço? Desculpem a ignorância mas eu poderia utilizar esta lente em alguma DSLR, qual marca?
Ah, tenho apenas estes dias para decidir pois a pessoa estará viajando amanhã e volta dia 08/05.
Muito obrigada!!!


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #1 Online: 28 de Abril de 2010, 10:43:28
Olá Tonia, bem vinda ao fórum.
Comprar ou não uma DSLR é uma decisão importante. Você precisa considerar o seguinte:
- Praticidade (compactas são menores, portáteis e não precisam trocar lentes)
- Tamanho (compactas podem ser levadas no bolso / bolsa)
- Peso (uma DSRL no pescoço o dia todo pode cansar porém tem maior estabilidade)
- Qualidade da imagem (normalmente, uma DSLR oferece qualidade de imagem superior se utilizar boas lentes)
- Ruído em ISO alto (DSLRs em geral têm menor ruído que compactas em ISO alto)
- Investimento (ao comprar DSLR, você também precisará comprar pelo menos uma lente. Com uma compacta, isso não é necessário.)

Esta Tamron eu acho que serve em uma Nikon DSLR mas é melhor confirmar direito isso.

Na minha opinião, se você quer uma câmera prática, que você possa levar pra qualquer lugar sem se
preocupar com o tamanho e peso, melhor uma compacta.
Se você quer ALTA qualidade de imagem, pretende fazer ampliações excelentes em papel, não se incomoda
em carregar uma mochila ou bolsa com acessórios, então melhor uma DSLR.

Agora, há compactas de ALTA qualidade como a Canon G11, Canon S90, Panasonic LX-3.
São mais caras que essa SX20IS mas fotografam em RAW, têm ajustes manuais e excelente qualidade de imagem.

Se decidir pela DSLR, então compre uma de entrada como a Canon T2i, Canon T1i, Canon XSi ou Nikon D90, D60, D40.

Abraços
« Última modificação: 28 de Abril de 2010, 10:46:53 por fabio_yamauti »
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


Tonia

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Resposta #2 Online: 28 de Abril de 2010, 10:50:42
Oi, Fábio! Acabei lhe enviando uma msg pessoal mas vi sua resposta agora. Muito obrigada. Pois é, estou muito na duvida. Tinha me decidido pela compacta devido a peso, ser mais prática, leve essas coisas mas aí ontem já fiquei confusa novamente...Onde eu poderia saber se esta minha lente cabe em uma nikon? Quero tirar fotos, muitas. Não vou ampliar, nada disso. É claro que aos poucos posso ir me aprimorando e querendo fazer outras coisas mas por enquanto não... Seria melhor uma compacta mesmo???


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #3 Online: 28 de Abril de 2010, 10:52:47
Complementando...

A escolha de uma DSLR também pode ser influenciada pela maior gama de possibilidades de controle sobre as imagens.
As compactas no geral sempre apresentam uma profundidade de campo muito ampla, mesmo com aberturas grandes de diafragma. Por exemplo, é muito difícil fazer um retrato com o fundo embaçado com uma compacta. Já com uma DSLR, isso é relativamente fácil. Isso é interessante também para fazer foco seletivo, onde um objeto fica muito nítido mas o que está à sua frente e atrás fica embaçado.

Ah, e Nikon também tem a D3000 e D5000.
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


Tonia

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Resposta #4 Online: 28 de Abril de 2010, 11:01:33
Vi na BH, onde comprarei a Canon XSi com lente 18-55 mm e 75-300 mm a U$ 600,00 e a Nikon D 3000 e D 5000 com lentes 18-55 mmm a U$ 550,000 e U$ 750,00 respectivamente. Se me decidisse por uma dslr, qual é a melhor? Seria importante levar em conta que a Canon está a este preço com duas lentes inclusas?
E a compacta SX20 is não grava em RAW?
Obrigada


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #5 Online: 28 de Abril de 2010, 11:05:14
Oi, Fábio! Acabei lhe enviando uma msg pessoal mas vi sua resposta agora. Muito obrigada. Pois é, estou muito na duvida. Tinha me decidido pela compacta devido a peso, ser mais prática, leve essas coisas mas aí ontem já fiquei confusa novamente...Onde eu poderia saber se esta minha lente cabe em uma nikon? Quero tirar fotos, muitas. Não vou ampliar, nada disso. É claro que aos poucos posso ir me aprimorando e querendo fazer outras coisas mas por enquanto não... Seria melhor uma compacta mesmo???

É uma decisão difícil... Se você quer mesmo se aprofundar em Fotografia, pretende estudar, aprender os conceitos teóricos para ajustar a câmera de acordo com o resultado que você pretende, então eu aconselho uma DSLR dessas de entrada.

Dê uma pensada nessas questões que eu citei na primeira resposta. Um meio termo, é a Canon G11.
Eu acho que seria ótima. Eu mesmo to querendo comprar uma Canon G11 pois, apesar de eu ter uma DSLR,
várias vezes é incoveniente levar o trambolho do equipamento rs

Tua objetiva Tamron é essa? http://www.tamron.com/lenses/prod/28200_di_a031.asp
Ela tem motor interno de autofoco? Se não tiver, então o autofoco não funcionará nos modelos mais simples da Nikon.



Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #6 Online: 28 de Abril de 2010, 11:13:25
Vi na BH, onde comprarei a Canon XSi com lente 18-55 mm e 75-300 mm a U$ 600,00 e a Nikon D 3000 e D 5000 com lentes 18-55 mmm a U$ 550,000 e U$ 750,00 respectivamente. Se me decidisse por uma dslr, qual é a melhor? Seria importante levar em conta que a Canon está a este preço com duas lentes inclusas?
E a compacta SX20 is não grava em RAW?
Obrigada

Tonia, "melhor" em que sentido? Como você está iniciando no mundo das DSLR, qualquer uma dessas está excelente.
O motivo é que se você não sabe qual é a melhor para você, então o modelo não fará diferença. É sério.
Futuramente, quando você já tiver um bom conhecimento teórico e prático acumulado, você mesma perceberá
se a câmera que possui está suprindo as tuas necessidades e exigências. Aí sim, saberá com precisão se é necessário
trocar de câmera e o que você está precisando que a tua câmera atual não pode oferecer.
Não existe câmera perfeita. Todas têm qualidades e defeitos.
A SX20IS não grava em RAW http://www.dpreview.com/news/0908/09081904canonsx20is.asp

Abraços
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


Tonia

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Resposta #7 Online: 28 de Abril de 2010, 11:53:58
Fabio, minha lente não é esta, é mais antiga...Um dos pontos que me inclinam a ir para uma dslr seria esta minha lente. Mas se não for compatível com a câmera que eu comprar não irá adiantar...
As compactas que gravam em RAW são realmente melhores não?! Pode ser futilidade mas não gosto do design da G11 e da S90...Seria muita besteira? Vou ver a Panasonic...Se a sx20is não grava em raw, tirando estes exemplos qual outra vc me aconselharia?
Obrigada


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #8 Online: 28 de Abril de 2010, 12:12:25
Você não considera a possibilidade de vender esta Tamron 28-200mm? Digo isso pois você pode comprar uma DSLR com a lente do Kit ou somente o corpo e uma lente melhor como a Tamron 17-50mm f/2.8, Sigma 18-50mm f/2.8 entre outras.
Realmente eu não sei dizer se tua lente é compatível com as Nikon DSLR. Já pesquisou no Google?

Sim, as compactas que gravam em RAW são melhores pois são os modelos mais avançados, possuem ajustes manuais, lentes melhores. Só que para tirar o máximo de proveito, você precisa usá-la em RAW senão não faz muito sentido né? ;)
Com relação ao design, tem gente que acha muito importante. Eu pessoalmente penso mais na ergonomia do que no design em si. Por exemplo, essa Canon G11 você pode achá-la feia (rs) mas já reparou na quantidade de botões que ela tem?
Isso é FANTÁSTICO! E você percebe na hora em que está fotografando pois é MUITO chato ter que ficar navegando em menus da câmera até achar a configuração que você quer mudar. Com a Canon G11, você tem um disco dedicado à mudança de ISO e até um de compensação de exposição na parte superior do lado esquerdo! Eu acho isso MUITO vantajoso.
A Panasonic LX-3 com certeza é mais bonita com relação ao design. É uma BAITA câmera, muito elogiada.
Não sei de cabeça agora outros modelos de compactas com RAW.



Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #9 Online: 28 de Abril de 2010, 12:24:25
Dá só uma lida nesta análise da Canon G11. Veja só a qualidade das imagens. Não vale a pena, mesmo o design dela sendo feinho? :D
http://www.laurencekimblog.com/index.php?link=164&cat=16
http://www.laurencekimblog.com/index.php?link=165&cat=16
http://www.laurencekimblog.com/index.php?link=166&cat=16



Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


Tonia

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Resposta #10 Online: 28 de Abril de 2010, 13:51:04
Realmente as fotos são lindas...O que é a tecnologia, não? Com uma câmera que, pelo menos por fora, não damos nada e tira estas fotos! Vou pensar mais um pouquinho e me decidir. Até porque não tenho muito tempo pois tenho que me decidir nos próximos dias sem falta...


spectrox

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 293
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 28 de Abril de 2010, 14:53:49
Tem a Panasonic FZ35 que fotografa em RAW tbm... e é concorrente direta da SX20IS...
Tenho uma e estou gostando muito!!!
► Canon T4i | EF-S 18-135mm / EF-S 55-250mm IS II / EF 50mm 1.8
► Sony NEX-F3 | SEL18-55mm
► Panasonic Lumix FZ35



Tonia

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Resposta #12 Online: 28 de Abril de 2010, 16:25:55
Vi na BH, onde comprarei a Canon XSi com lente 18-55 mm e 75-300 mm a U$ 600,00 e a Nikon D 3000 e D 5000 com lentes 18-55 mmm a U$ 550,000 e U$ 750,00 respectivamente. O que vocês acham dessas acima, caso eu opte por uma dslr? E eu acabarei vendendo mesmo minha Nikon e a lente Tamrom...
obrigada


Tonia

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Resposta #13 Online: 28 de Abril de 2010, 16:26:54
Como sou nova aqui, ainda não sei usar os comandos diretio rsrs só eu mesma... A pergunta está no tópico acima...


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #14 Online: 28 de Abril de 2010, 16:36:40
Lado a lado para comparar:
http://www.dpreview.com/reviews/compare_post.asp?method=sidebyside&cameras=canon_eos450d%2Cnikon_d3000%2Cnikon_d5000&show=all

A Nikon D5000 tem uma vantagem (se bem que isso é relativo) que é gravar vídeos.
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching