Autor Tópico: kodak instamatic 11  (Lida 10868 vezes)

vicbnmnn

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
  • Sexo: Feminino
Online: 30 de Abril de 2010, 20:08:50
to em duvida se essa câmera é médio formato, alguém sabe me dizer alguma coisa sobre ela, é ruim? não parece muito boa, né


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #1 Online: 30 de Abril de 2010, 21:58:06
Ugh!

Tecnicamente o filme 126 e o menor dos médios formatos. Na prática os instamatics são uma dor de cabeça, pois embora a ideia do cartucho ser muito boa, na prática o filme não fica muito plano, pois não existe uma placa pressora eficiente por trás, o que causa problemas de nitidez as vezes.

As instamatic do tipo da 11, como a 54x, 177x, 66 e outras tem uma objetiva horrenda, de um único elemento (um menisco) e ainda por cima de plástico, fora que a velocidade é fixa (tipo 1/30s) e a abertura bem pequena, quando muito com 2 ou 3 regulagens, algo como 11, 8 e 5.6 por exemplo.

A kodak chegou a lançar uma SLR que usava o filme 126, mas não colou, embora tivesse ótica excepcional feita pela Scheider e veocidades e aberturas manuais. O que matou foi o problema da falta da placa pressora.

A Pentax e a Minolta lançaram algumas mini SLR, baseadas no filme instamatic 110, uma versão de 16mm do cartucho 126. Nas 110 o problema era menor mas mesmo assim não colou, embora a Pentax Auto 100 e a Minolta 110 Zoom tivessem uma ótica realmente excepcional.

Ninguém que eu saiba ainda fabrica filme 110 ou 126. Não vale a pena o trabalho, acredite.


Marco Jundiai

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 132
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 01 de Maio de 2010, 01:11:27
E a "tekinha", alguém lembra dela, mais espartana impossível, o cartucho 126 ficava do lado de fora da camera, he he!


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #3 Online: 01 de Maio de 2010, 01:34:33
Eu lembro hehehe


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #4 Online: 01 de Maio de 2010, 07:09:43
Eu tenho algumas Instamatic aqui além de uma Xereta (110). Mesmo sendo sofrível o filme 126 eu comecei a vida fotografando com ele, e sinto saudades. Fotos de algumas das meninas:

Essa foi a minha primeira câmera:



E aqui a Xereta, completinha, até com os adesivos que a acompanhavam:



Dizem que dá pra colocar filme 135 na Instamatic... tive uma certa preguiça de tentar.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #5 Online: 01 de Maio de 2010, 12:04:03
Elmo, dá um trabalho medonho, ainda mais que tem o papel por tras do filme e as larguras sao diferentes...


vicbnmnn

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
  • Sexo: Feminino
Resposta #6 Online: 01 de Maio de 2010, 19:59:07
ok, era tudo que eu precisava saber pra NÃO correr atrás de filme pra essa câmera que eu ganhei.
mas tá valendo, vai ficar ótima enfeitando minha prateleira :)