Ugh!
Tecnicamente o filme 126 e o menor dos médios formatos. Na prática os instamatics são uma dor de cabeça, pois embora a ideia do cartucho ser muito boa, na prática o filme não fica muito plano, pois não existe uma placa pressora eficiente por trás, o que causa problemas de nitidez as vezes.
As instamatic do tipo da 11, como a 54x, 177x, 66 e outras tem uma objetiva horrenda, de um único elemento (um menisco) e ainda por cima de plástico, fora que a velocidade é fixa (tipo 1/30s) e a abertura bem pequena, quando muito com 2 ou 3 regulagens, algo como 11, 8 e 5.6 por exemplo.
A kodak chegou a lançar uma SLR que usava o filme 126, mas não colou, embora tivesse ótica excepcional feita pela Scheider e veocidades e aberturas manuais. O que matou foi o problema da falta da placa pressora.
A Pentax e a Minolta lançaram algumas mini SLR, baseadas no filme instamatic 110, uma versão de 16mm do cartucho 126. Nas 110 o problema era menor mas mesmo assim não colou, embora a Pentax Auto 100 e a Minolta 110 Zoom tivessem uma ótica realmente excepcional.
Ninguém que eu saiba ainda fabrica filme 110 ou 126. Não vale a pena o trabalho, acredite.