Bernardo, gosto muito dos produtos Pentax, mas não tem como comparar a disseminação de canon/nikon com ela.
Ola Lucas,
Eu acho que eu nao entendi o que vc quis dizer, ou entao vc apenas tentou repetir em outras palavras o que eu disse. Eu nunca afirmei que o marketshare da pentax eh equivalente a Canikon. Nem no Brasil e nem na China. Eu afirmei sim que o mercado Pentax no Brasil, eh concretamente menor que o mercado Pentax em outros paises, entao esse problema que foi apontado originalmente pelo Jefferson, nao eh necessariamente um "problema pentax", mas sim um problema "Pentax no Brasil".
Uma outra observacao interessante, eh vc cogitar que a Pentax queira chegar no marketshare de uma Canikon. Gente, marketshare nao representa LUCRO, esta longe disso. (nao vamos nem mencionar que marketshare nao representa qualidade tb, por que se fosse assim a Ferrari estaria fudida!).
Existem empresas com dominio de marketshare que sao lucrativas, e outras nao. E existem empresas que NAO tem dominio de marketshare e sao lucrativas, e outras tb nao. Uma coisa nao necessariamente leva a outra.
Quer exemplos? Pegue a Sony no mercado DSLR: expandiu absurdamente, investiu pesado em marketing e produto, ganhou um baita marketshare, mas nao lucrou. Eh soh pegar os dados fincanceiros da divisao e ver noticias alguns anos atras dela desempregando milhares de pessoas. A Sony por um tempo ditava o ritmo da corrida, agora esta por tras. E ainda tem um marketshare absurdo.
Outra exemplo, pegue a Apple: eh lucrativa mas nao tem o marketshare da MS.