Autor Tópico: Tamanho de Ampliação  (Lida 8023 vezes)

beringe

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Online: 04 de Maio de 2010, 20:08:52
Boa noite pessoal,

Sou novo no forum e tb no mundo da fotografia e o que eu gostaria de saber é o seguinte:

- Tenho uma máquina Canon PowerShot SX10 IS 10.0 megapixels.

- Gostaria de saber qual o tamanho máximo de ampliação consigo com a foto na resolução máxima dela que é 3648x2736 - 2,14 mb.
- Estou fazendo fotografias aérea e alguem saberia me informar faixas de preço que é cobrado, pretendo fazer quadros grande, tipo 60x100 ou maior.

Desde já agradeço a todos e um abraço.

Wendel


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #1 Online: 05 de Maio de 2010, 02:59:43
Olha, pixels suficiente pra este tamanho de ampliação tu tens. Não é o ideal, mas dá.

O problema é a resolução da lente de tua câmera. Profissionalmente, ela é de pouca qualidade, pouca definição. A lente não consegue entregar pro sensor toda definição necessária.

É como se na frente do teu olho tu colocasse um óculos com lente, literalmente, de fundo de garrafa. Teu olho é capaz de capturar uma 'definição' gigante, mas não adianta nada, porque a lente não é capaz e mostra uma imagem de baixa qualidade, com muita perda de informação.

Tu vai precisar de uma câmera DSLR e boas lentes. Ou então um cliente com exigência baixíssima.
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #2 Online: 05 de Maio de 2010, 10:14:25
Concordo com o Xiru. Para ampliações do tamanho que você precisa, o ideal é uma câmera DSLR pois lhe entregará uma imagem com mais detalhes e resolução.
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #3 Online: 05 de Maio de 2010, 10:31:28
Veja no final desta página, recomendações de tamanho máximo de impressão para as fotos da Canon SX10 IS.
"Good print quality at 13x19 inches. ISO 400 images are soft but usable at 11x14, ISO 800 shots are better at 8x10."

http://www.imaging-resource.com/PRODS/SX10IS/SX10ISA5.HTM

Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


beringe

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #4 Online: 05 de Maio de 2010, 12:10:54
Obrigado pelo esclarecimento Fábio.
Qual modelo DSLR vc me indicaria para fotos desse tamanho?


sedassari

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 807
  • Sexo: Masculino
  • sedassari, ricardo
    • Gráfica São Gabriel
Resposta #5 Online: 05 de Maio de 2010, 13:07:54
Wendel, duas considerações:

1 - Nem sempre 'megapixeis' gigantes significam boa resolução. Quanto mais esprimidos os pixels em um sensor, ou seja, sensores pequenos com muitos pixels, piores serão as imagens. Isso é fato, principalmente ao fotografar com pouca luz (ISO alto) ou velocidades baixas.

2 - Além da câmera, como disse o Xirú, o sensor precisa receber com fidelidade aquilo que a lente está captando. Para isso, obviamente, são necessárias lentes construídas com bons materiais e estrutura limpa, ou seja, que evitem ao máximo as perdas.

É isso aí. Abraço!
sedassari, ricardo | fotografia | adobe photoshop certified expert
ribeirão preto | são paulo | brasil


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #6 Online: 05 de Maio de 2010, 20:00:54
Obrigado pelo esclarecimento Fábio.
Qual modelo DSLR vc me indicaria para fotos desse tamanho?

Boa pergunta, Beringe. Eu não tenho experiência em fazer grandes ampliações, neste tamanho que você precisa
Talvez algum colega possa lhe ajudar melhor. Eu compraria uma DSLR com a maior resolução que pudesse e lentes de boa qualidade. Fotografaria somente em RAW e trataria o arquivo posteriormente para fazer a ampliação.
É importante notar que provavelmente os arquivos não precisarão ter 300dpi de resolução, devido à distância que a pessoa vai ficar das fotos para vê-las.

« Última modificação: 05 de Maio de 2010, 20:01:55 por fabio_yamauti »
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #7 Online: 05 de Maio de 2010, 20:19:57
Olha a coisa é muito simples:

Impressões fotográficas em impressoras tipo DYE SUBLIMATION como as dos minilabs são geralmente em 300 dpi. Isso significa que a sua câmera com 3648 pixeis na horizontal será capaz de gerar imagens de 3648/300 polegadas , ou 12" (30.9 cm) de largura quando impressas em 1:1

Note que você precisa de uma impressão nesta resolução para ver a foto a uma distância de , digamos entre 20 e 40 cm. Para distâncias maiores, você precisa de menos resolução para manter a mesma percepção. Por exemplo, a 60-70 cm, 150 dpi são mais do que suficientes e por ai vai. A 1,5m algo como 100 dpi já são até demais.

Resolução você tem de sobra em 10 MP para uma foto 60x100 que deverá ser vista, digamos a 1m de distância.

Dependendo da câmera ela não precisa ser uma SLR. Se for por exemplo uma Panasonic LX3, não precisa mesmo. Se for uma FZ35, também não. Se quiser uma DSLR, pode acreditar que qualquer uma delas serve. Já fiz coisa do tipo com uma EOS-350D (8mp) e ficou ótimo. O importante é manter a câmera muito estável e com o foco cravado.

Para grandes ampliações, é recomendável uma ótica pelo menos decente, para não haver o risco de perda de definição nas bordas. Infelizmente nenhuma câmera não SLR tem uma zoom realmente boa a este ponto. Mas é claro que isso depende do que você vai fotografar. Se forem retratos de pessoas, onde o fundo vai ficar desfocado, as bordas em geral não serão problema. Se necessitar de um campo totalmente em foco, aí a coisa pode complicar. Aí, uma SLR com uma zoom curta e uma longa é geralmente a solução mais óbvia.

As câmeras de 20MP são úteis se você precisar cropar a imagem. Mas mesmo isso tem solução com câmeras de menor resolução, por interpolação (um Lanczos ou Mitchell por exemplo)

A coisa não é complicada, por incrível que pareça.


pontabranca

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 294
  • Sexo: Feminino
Resposta #8 Online: 05 de Maio de 2010, 20:23:27
Imagino que com uma full frame ampliações grandes fiquem melhores.. mas aí é bastante $$.
Banzai


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #9 Online: 05 de Maio de 2010, 20:24:52
Imagino que com uma full frame ampliações grandes fiquem melhores.. mas aí é bastante $$.


Não necessariamente...


pontabranca

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 294
  • Sexo: Feminino
Resposta #10 Online: 05 de Maio de 2010, 20:32:28
hummm   :ponder: eu disse isso (full frame) pq pensei nos negativos.. com 1 negativo 35mm dá pra ampliar bastante.. tbm não entendo sobre grandes ampliações.. quer dizer que a objetiva é a grande questão?!  :ponder: 
Banzai


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #11 Online: 05 de Maio de 2010, 20:47:28
Mas a ampliação que ele quer nem é tão grande.
Com qualquer reflex de 10mp ou mais ele já vai ter um resultado bom.

Mas se quiser um resultado excelente, dai tem que pegar uma fullframe top. Mas se ele quisesse TANTA qualidade, não teria perguntado o que perguntou ;)
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #12 Online: 05 de Maio de 2010, 20:55:05
Mas a ampliação que ele quer nem é tão grande.
Com qualquer reflex de 10mp ou mais ele já vai ter um resultado bom.

Mas se quiser um resultado excelente, dai tem que pegar uma fullframe top. Mas se ele quisesse TANTA qualidade, não teria perguntado o que perguntou ;)


Se quisesse TANTA qualidade mesmo, faria em 6x6 e escanearia em um scanner cilíndrico a 8000 dpi kkkkk


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #13 Online: 05 de Maio de 2010, 20:56:12
hummm   :ponder: eu disse isso (full frame) pq pensei nos negativos.. com 1 negativo 35mm dá pra ampliar bastante.. tbm não entendo sobre grandes ampliações.. quer dizer que a objetiva é a grande questão?!  :ponder: 


Exatamente. Senão as bordas correm o risco de ficarem horrendas. Mas tudo é relativo !


sedassari

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 807
  • Sexo: Masculino
  • sedassari, ricardo
    • Gráfica São Gabriel
Resposta #14 Online: 06 de Maio de 2010, 07:31:41
Concordo com todos mas ainda sou da opinião (convicção própria, experiência e não regra) que para melhores cópias o ideal é pensar sempre em uma boa lente e, se possível, sensores maiores sim. Eles fazem toda diferença por não terem os pixels 'esprimidos'. Pra mim, nitidez perfeita com 200 DPI (na relação brilhantemente explicada acima, de acordo com a distância da imagem aos olhos) é o suficiente.
Abraço!
sedassari, ricardo | fotografia | adobe photoshop certified expert
ribeirão preto | são paulo | brasil