Autor Tópico: É normal descartar muitas fotos?  (Lida 3067 vezes)

GustavoSilveira

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 431
Online: 05 de Maio de 2010, 16:15:49
Hoje estava pensando, tem algumas sessões em que eu discarto muitas fotos considerando o total.
Não que eu delete, mas deixo de canto. Ai veio a dúvida, isso é falta de experiência? Ou será que até os melhores fotógrafos descartam bastante também?


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #1 Online: 05 de Maio de 2010, 16:24:09
Acho que para o tipo de fotos que você faz é bastante comum o descarte de grande parte dos clicks. Em situações muito dinâmicas, como as baladas, o fator acaso influi muito no trabalho e é comum obter imagens que não satisfazem os objetivos.

Em situações controladas a coisa fica diferente, o descarte é bem menor.


marcosoares

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 38
Resposta #2 Online: 05 de Maio de 2010, 16:42:19
Como o Dondon disse, para cada tipo de fotografia se tem um certo descarte de imagens, ja trabalhei fotografando shows, e uns showszinhus bem ruins em locais muito escuro... e quase que 100 fotos descarteis 50% do trabalho, mas depois de um tempo, vc se acostuma a ter mais pegada na maquina e não tremer tanto, não sei se este é seu caso, mas eu perdi uma grande parte destas fotos devido a empurroes e o balançar da maquina em quanto era feita a captura da imagen, devido a iluminação precaria, Mas foi uma otima experiencia se vc tiver uma lente F 1.8 ajuda bastante...


pontabranca

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 294
  • Sexo: Feminino
Resposta #3 Online: 05 de Maio de 2010, 17:46:31
acho bem normal (exceto no still que dá pra ter mais controle).

Banzai


thiago.cecilio

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
  • Sexo: Masculino
    • Flickr Thiago
Resposta #4 Online: 05 de Maio de 2010, 18:21:36
Eu acho normal, aliás, muito normal, eu por exemplo, descarto em torno de 50% das fotos que tiro, mas no meu caso é por falta de experiência mesmo.
Mas é o seguinte, hoje em dia, com a fotografia digital, não devemos nos preocupar com as fotos que iremos descartar, a melhor coisa é ter bons cartões de memória e não perder momentos, pois isso é o importante na fotografia, o olhar e o feeling, de resto é resto, equipamento, número de fotos, etc...

valeu...


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #5 Online: 05 de Maio de 2010, 21:16:52
So para ter como referencia,
em fotografia profissional de eventos,
descartar entre 5% e 10%,
e considerado normal,
dependendo da exigencia do trabalho.
Abs.
AG.


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #6 Online: 05 de Maio de 2010, 22:19:44
Thiago Cecilio, não acho que possamos pensar assim o tempo todo, principalmente quando nos tornamos profissionais, primeiro porque um profissional não pode ser refém de tentativa e erro, segundo por selecionar algumas de MUITAS demanda tempo e tempo custa dinheiro para o profissional, são minutos, horas ou dias em que ele poderia estar fazendo outro trabalho e não selecionando fotos do trabalho anterior.

Mas descartar é normal, porém, o ideal é minimizar o descarte e o grande números de fotos e ser mais eficiente.

Abraço.


wdantas

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • WDantas Fotogaleria
Resposta #7 Online: 06 de Maio de 2010, 00:15:29
Gustavo, faço muitas fotos de espetáculos teatrais e nessas o descarte é uns 30% nas peças de iluminação ruim ou quando o operador fica mexendo na luz o tempo todo. Nas de iluminção boa, é uns 10%.
Fiz umas com estúdio improvisado e foi uns 5%
Em eventos (discursos) o descarte vai pra uns 20% porque muitas vezes, devido ao delay, a boca ou os olhos do cara que edtá discursando ficam meio esquisitos.
Depende muito do tipo de foto e situação do momento.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #8 Online: 06 de Maio de 2010, 03:05:53
Depende do seu nível de conhecimento, de seu talento, de seu cuidado ao fotografar e, acima de tudo, do seu critério na seleção das imagens.
Fotógrafos top de linha conseguem, em média, 1 foto excelente em cerca de 10 fotos tiradas, em dias bastante inspirados conseguem 1 em 7. É raro ter uma foto que não seja no mínimo boa no meio das fotos destes fotógrafos, mas o critério deles é tão elevado que trabalham com descartes de cerca de 90%. Fotógrafos médios já lutam por fotos boas. A maioria do que fotografam será descartado por ser de fato ruim mas estes conseguem ainda um número razoável de boas fotos e, até, uma ou outra excelente no meio de mais de uma centena. Curiosamente estes fotógrafos descartam um percentual menor do que os bons fotógrafos, mas não por fotografarem melhor e sim por terem padrões mais baixos. Um fotógrafo deste tipo, escolhendo fotos do primeiro tipo, praticamente escolheria todas rs. Agora fotógrafos mal preparados ou descuidados já sofrem mais. Lutam por fotos boas. Já vi fotógrafos que em cerca de 1000 fotos se salvasse 10 era muito. Neste caso muitos também operam com padrões muito baixos, para se permitirem trabalhar.
Então a progressão de descartes acaba sendo um tanto quanto linear e, em alguns casos, o fotógrafo menos experiente tem até menos descartes do que um mais experiente. Mas é importante perceber como a qualidade do que é descartado e aceito vai sendo modificada com o decorrer do tempo. O que muitos fotógrafos menos qualificados consideram de boa qualidade o fotógrafo mais qualificado acaba por considerar medíocre. Ou seja, aquilo que é escolhido pelo fotógrafo menos qualificado como o melhor de sua obra, não seria escolhido pelo mais qualificado nem como exemplo de erros que podem acontecer.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


sedassari

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 807
  • Sexo: Masculino
  • sedassari, ricardo
    • Gráfica São Gabriel
Resposta #9 Online: 06 de Maio de 2010, 08:16:16
Gustavo, não diria que é normal e sim comum o descarte de imagens. As repostas daqui já esclareceram tudo quanto à relação descarte/tipo de sessão. Porém, eu procuro clicar sempre pensando que aquela foto será perfeita. Sabe por quê? Porque pensando assim eu farei todas as minhas fotos com bastante cuidado e levando sempre em conta meu conhecimento. Aprendi isso com um ícone da fotografia, Sebastião Salgado. Talvez registrar a mesma cena de formas diferentes (composição, iluminação, dof etc) seja um recurso para a escolha da foto, digamos, que mais artisticamente represente o momento. É isso!
sedassari, ricardo | fotografia | adobe photoshop certified expert
ribeirão preto | são paulo | brasil


Randal.Junior

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 890
  • Sexo: Masculino
  • Think out of the blackbox.
    • Flickr
Resposta #10 Online: 06 de Maio de 2010, 09:16:04
Não sou profissional, e nas minhas viagens costumo descartar de 70% a 80% das fotos, não porque não achei boa, mas porque simplesmente não valem a pena. As vezes estão técnicamente boas e até são imagens bonitas, mas não contam a história da viagem, não tem um porquê, então descarto.

Fora que gosto de experimentar, tiro as vezes 10, 15 fotos de um mesmo asusnto de formas diferentes, p/ treinar e ver como fica melhor. Não preciso dizer que só uma delas será escolhida, se uma delas.

No ultimo mês fiz uma viagem a europa, em 28dias tirei 6k fotos, e já estipulei um numero de cerca de 500 fotos que devem restar no final. Mais que isso quem verá as fotos se entedia, já acho até muito.

Tudo depende do que vc quer no final, um fotografo de desfiles pode tirar milhares de fotos, apenas uma vai p/ capa da revista. E duvido que ele pense assim, "Ah, se só tenho que entregar uma, vou tirar só umas 5." hehehe
Randal Junior
Now shooting on D80 D90 D7000 D7200 + 10.5 fisheye + 35/1.8 + 16-85VR + 85 macro + 70-300VR + SB600

Flickr: Photostream
.


GustavoSilveira

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 431
Resposta #11 Online: 06 de Maio de 2010, 19:10:46
Ah sim!
Valeu pela explicação pessoal, realmente essa do critério de avaliação seja uma das principais variaveis. As pessoas mais exigentes talvez descartem mais do que as menos exigentes.
Conclusão, o descarte de fotos é totalmente relativo.  :ok:


alaghi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 129
  • Sexo: Masculino
    • Quinta Essentia Quarteto
Resposta #12 Online: 06 de Maio de 2010, 20:58:08
Fui para a Europa em Outubro, fiquei 30 dias lá. Fiz cerca de 3500 fotos, para fazer um álbum de 200.

Do total, a maioria (cerca de 70%) são fotos boas, tecnicamente aceitáveis mas não espetaculares para ir no álbum.

Numa saída com intuito de fotografar, se 50% forem espetaculares, ficarei extremamente feliz.

Bem, vamos a exemplos:

http://www.flickr.com/photos/8810154@N02/sets/72157623939462338/
Este álbum é a integral de um evento que eu cobri. Removi só umas 5 fotos, que eram de teste de fotometria/foco/luz.


http://www.flickr.com/photos/8810154@N02/sets/72157622741726296/
http://www.flickr.com/photos/8810154@N02/sets/72157622608685990/
http://www.flickr.com/photos/8810154@N02/sets/72157622608683784/
Estas são as fotos da Europa que mencionei. Quase todas estas estão no álbum impresso.


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #13 Online: 07 de Maio de 2010, 08:07:51
Gostei e concordo com a resposta do Leo Terra.
Na minha opinião, uma das desvantagens da fotografia digital é que muita gente acaba clicando sem dó (e sem cuidado) para ver se depois alguma foto se salva. Na época do filme, também acontecia mas não tão exageradamente como agora.
Ao fotografar eventos onde a cena é muito dinâmica, concordo que o descarte deve ser maior. Mas, fotografando paisagens ou assuntos relativamente estáticos, o descarte não deveria ser tão grande. Se isso está acontecendo, então o fotógrafo deveria começar a dedicar-se mais a cada foto ao invés de clicar um monte delas sem muito cuidado.
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 07 de Maio de 2010, 08:11:57
"Twelve significant photographs in any one year is a good crop."
Absel Adams
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams