Autor Tópico: Dúvida sobre objetiva para Nikon F2  (Lida 3056 vezes)

Gelter.M

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 34
Online: 06 de Maio de 2010, 00:09:47
Pessoal, preciso de uma ajuda.

Acabei de comprar uma Nikon F2, só que apenas o corpo,com isso corri dar uma olha no ML a procura de uma objetiva, ai começou o meu problema.
Das nomenclaturas eu entedo apenas a distância focal e abertura, porém existem outras que me trás dúvidas se serve em minha máquina.
Queria uma começar com uma normal 50mm de f 1.2, 1.4 ou até 1.8, só que além destas informações aparece D, AF, ZF, SC e blablablabla... :aua: :eek: :shock:
E agora? Qual delas serve?   :ponder: :no:
WZFO Start B
Nikon D3000 18~55 / f 3.5~5
Nikon F2a 28~70 / f 3.5
Yashica Mat 124 G

Novato mas com flickr :D
www.flickr.com/photos/gelter_macias/

"A fotografia é a poesia da imobilidade: é através da fotografia que os instantes deixam-se ver tal como são."
( Peter Urmenyi )


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #1 Online: 06 de Maio de 2010, 01:51:39
Pessoal, preciso de uma ajuda.

Acabei de comprar uma Nikon F2, só que apenas o corpo,com isso corri dar uma olha no ML a procura de uma objetiva, ai começou o meu problema.
Das nomenclaturas eu entedo apenas a distância focal e abertura, porém existem outras que me trás dúvidas se serve em minha máquina.
Queria uma começar com uma normal 50mm de f 1.2, 1.4 ou até 1.8, só que além destas informações aparece D, AF, ZF, SC e blablablabla... :aua: :eek: :shock:
E agora? Qual delas serve?   :ponder: :no:

Oi Gelter,

é mais simples do que parece.

As Nikon têm a mesma baioneta desde que foram criadas. A princípio, qualquer lente Nikkor vai encaixar (mas não em TODO corpo Nikon, algumas podem danificar o espelho ou mesmo o mecanismo de acionar o fotômetro). A diferença está em como essas lentes acionam o fotômetro.

Existem duas F2. A primeira série, até 1977, e segunda série, já AI, que vão de 1977 a 1980. As da segunda série têm a identificação bem na frente, do lado direito do prisma, são as F2A e F2AS.

As da primeira série acionam o fotômetro por aquela "asinha" prateada característica das lentes Nikkor da época. Se a lente não tiver essa "asinha", como as lentes AF, você é obrigado a fotometrar stop-down - acionando o mecanismo de profundidade de campo na abertura desejada. Ou mandar instalar a asinha, o que é muito fácil.

Na segunda série o fotômetro reconhece a abertura via um mecanismo no anel do diafragma. Ele se chama AI (indexação automática). Esse mecanismo foi incorporado nas lentes Nikkor desde 1977. Logo depois houve um pequeno aprimoramento (AIS), que, ná prática, não faz a menor diferença para quem usa F2.

Basicamente o que NÃO funciona são:

- Lentes DX - como o formato dos sensore é menor que o filme, você pode até usar para fotografar, mas vai ficar com uma fotinho no meio do filme, não vai usar a área inteira do filme. Não faz sentido.

- Lentes G - nessas, o diafragma é controlado por chip, não tem anel de diafragma. Você pode até usar, mas vai clicar só na abertura máxima da lente.

Essas funcionam normalmente nas F2 da segunda série e, desde que tenham a "asinha", funcionam normalmente na da primeira série também - AF (menos lentes AF da F3), AFD, AIS, AI, adaptadas para AI

As lentes anteriores - non AI - funcionam normalmente nas F2 da primeira série. Para usá-las nas F2 da segunda série, você deve fazer duas coisas:

- PRIMEIRO, ANTES DE ACOPLAR A LENTE - recolher o mecanismo AI do prisma. Ele fica abaixo da sigla A ou AS no prisma. É só empurrar ele para cima, para "dentro", com jeitinho, que ele se recolhe e trava. Para destravá-lo basta mexer um botão logo acima de onde ele recolhe, para o lado. Isso é necessário porque essas lentes não tem o corte do mecanismo AI, então irão entortá-lo se você não recolher o mecanismo.

- Fotometrar stop-down - Coloque na abertura desejada e use o botão de profundidade de campo para acionar o diafragma.

Parece complexo, mas não é. Qual a sua F2? A diferença básica é o prisma. Se você desconectar ele do corpo, é fácil ver a identificação dele. Se quiser, coloque o número do prisma que eu te oriento com mais precisão, ok?

Essas máquinas são fantásticas, fiquei apaixonado logo na primeira vez que vi uma ao vivo.
Um conselho: como ela é mecânica, com o tempo (muito tempo...) o óleo dela pode secar, ficar mais duro. Cronometre a velocidade de 1 segundo. Caso haja variação, leve numa oficina de confiança e peça uma regulagem das velocidades, limpeza e lubrificação. Não fica caro e te garante uma máquina precisa e perfeita por muuuuuiiiiito tempo.

Abraço,

José Azevedo


Arnaldo Tomazetti

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 138
    • http://www.fotto.com.br
Resposta #2 Online: 06 de Maio de 2010, 15:47:13
Fui de embalo nessa resposta completíssima! Acabei com algumas dúvidas que tinha sobre compatibilidade de lentes Nikon...
Valeu José Azevedo


Gelter.M

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 34
Resposta #3 Online: 06 de Maio de 2010, 23:47:42
Puxa José, pedi uma ajuda e recebi uma aula... Show... Muito obrigado mesmo.

Na verdade ainda não recebi a máquina, mas como comprei só o corpo e sei que quando chegar vou ficar louco para dar uns clicks, já corri atrás de uma objetiva. Ela está equipada com o prima DP-11 (marcadado com a letra A), também peguei o número de série do corpo na foto enviada pelo vendedor e pesquisei na internet, aparentemente ela é de 1978, mas quando estiver em mãos posto o nº do prisma para você confirmar.

Se isto se confirmar, agora sei que:
- DX: Esquece.
- G: Uso somente com abertura máxima - Não vale a pena.
- AF, AFD, AIS e AI: OK - Devo dedicar maior foco na busca por estas.
- non AI: uso com certos cuidados.
Agora fiquei cabreiro com uma coisa. Você disse que algumas objetivas podem danificar o sistema que aciona o fotômetro (você explicou) ou o espelho, neste caso você não comentou quais seriam nem porque. ????

Quanto a mecânica acredito estar OK, pois comprei de um Forista daqui que me garantiu que ela passou por uma revisão a um ano atrás, creio que ele saiba o que está falando.
Vou te confessar uma coisa, nunca peguei uma Nikon F na mão. Decidi comprar uma máquina 35mm toda mecânica, então comecei a pesquisar no Forum qual seria um modelo legal, depois de alguns tópicos lidos achei este http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=39985.0 e ao ler o depoimento, ou melhor, aula de uma pessoa sobre as Nikons F, me apaixonei imediatamente pela F2 e sua história, mesmo sem nem mesmo ter visto de perto qualquer uma delas. O mais incrível é que ao buscar o endereço do tópico para colar ai em cima, descobri que a pessoa que me apresentou a F2 foi justamente você, isto é, a culpa é sua por eu pirar com as F2's...  :hysterical: :hysterical: :hysterical:. Obrigado.
Mas só pelas suas palavras sobre estas máquinas sei que não vou me arrepender de ter pego uma.

Abraço.
Gelter.
« Última modificação: 06 de Maio de 2010, 23:50:26 por Gelter.M »
WZFO Start B
Nikon D3000 18~55 / f 3.5~5
Nikon F2a 28~70 / f 3.5
Yashica Mat 124 G

Novato mas com flickr :D
www.flickr.com/photos/gelter_macias/

"A fotografia é a poesia da imobilidade: é através da fotografia que os instantes deixam-se ver tal como são."
( Peter Urmenyi )


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #4 Online: 08 de Maio de 2010, 01:08:27
Puxa José, pedi uma ajuda e recebi uma aula... Show... Muito obrigado mesmo.

Na verdade ainda não recebi a máquina, mas como comprei só o corpo e sei que quando chegar vou ficar louco para dar uns clicks, já corri atrás de uma objetiva. Ela está equipada com o prima DP-11 (marcadado com a letra A), também peguei o número de série do corpo na foto enviada pelo vendedor e pesquisei na internet, aparentemente ela é de 1978, mas quando estiver em mãos posto o nº do prisma para você confirmar.

Se isto se confirmar, agora sei que:
- DX: Esquece.
- G: Uso somente com abertura máxima - Não vale a pena.
- AF, AFD, AIS e AI: OK - Devo dedicar maior foco na busca por estas.
- non AI: uso com certos cuidados.
Agora fiquei cabreiro com uma coisa. Você disse que algumas objetivas podem danificar o sistema que aciona o fotômetro (você explicou) ou o espelho, neste caso você não comentou quais seriam nem porque. ????

Quanto a mecânica acredito estar OK, pois comprei de um Forista daqui que me garantiu que ela passou por uma revisão a um ano atrás, creio que ele saiba o que está falando.
Vou te confessar uma coisa, nunca peguei uma Nikon F na mão. Decidi comprar uma máquina 35mm toda mecânica, então comecei a pesquisar no Forum qual seria um modelo legal, depois de alguns tópicos lidos achei este http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=39985.0 e ao ler o depoimento, ou melhor, aula de uma pessoa sobre as Nikons F, me apaixonei imediatamente pela F2 e sua história, mesmo sem nem mesmo ter visto de perto qualquer uma delas. O mais incrível é que ao buscar o endereço do tópico para colar ai em cima, descobri que a pessoa que me apresentou a F2 foi justamente você, isto é, a culpa é sua por eu pirar com as F2's...  :hysterical: :hysterical: :hysterical:. Obrigado.
Mas só pelas suas palavras sobre estas máquinas sei que não vou me arrepender de ter pego uma.

Abraço.
Gelter.

Hahahaha, isso pega!  :hysterical:  Deixa a máquina chegar pra você ver só. Você vai me dar razão.  :D

Olha só, uma das observações é possível de dar problema, a outra é mais para constar:

- Existem umas lentes especiais e umas super grande angulares (ambas da década de 50/60) que só podem ser acopladas com o espelho retraído. A linha profissional tem o sistema de trava do espelho. Agora, se alguém for instalar na sua N60, lascou-se... E, também, essas lentes, hoje, são peça de colecionador, devem custar muitos dinheirinhos e não sei se valem efetivamente o que custam.

- Lentes non-AI poderem danificar o sistema AI de acionamento do fotômetro de alguns corpos Nikon. Alguns NÃO possuem um sistema que libera a barrinha do AI para o acoplamento de lentes antigas. Quem forçar a acoplagem pode entortar essa barra e ter que levar a dita para assistência. As F2 têm o mecanismo retrátil, a F3 tem um botão que libera a barrinha, que "cai" para trás, para acoplagem das lentes non-AI. Na F3 o fotômetro é no corpo, não no prisma. Não sei de cabeça os outros corpos, mas acredito que os pros permitam o acoplamento.

A sua, então, é uma F2A. É muito boa, o fotômetro é por barrinha - na F2AS é digital com - 0 +, que a FM herdou. Eu tenho uma F2A preta linda, sem nenhuma marca, era uma máquina de armário. Comprei de um mineiro cujo pai comprou na B&H em NY em 1977. Deve ter sido graça divina pela minha paixão por elas.

Quando a sua chegar, use um pouco e depois coloque aqui suas impressões sobre a pegada, construção, facilidade de se usar um prisma claro, com 100% do quadro e, o que eu acho mais legal, a completa ausência de distração: o quanto a máquina não fica entre você e a sua fotografia. É ajustar foco, velocidade, abertura e clicar. Simples assim.

Ah, não esqueça de ajustar a ASA antes...  :assobi:

Grande abraço! Divirta-se!!

José Azevedo


Gelter.M

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 34
Resposta #5 Online: 08 de Maio de 2010, 21:04:30
Já recebi e te digo que estou impressionado com a bichinha, a danada impressiona só de pegar na mão, faz a minha D3000 parecer um brinquedinho. Bem loko...
Agora é só pegar uma lente, umas baterias para o fotómetro e testar a danada...

Obrigado por explicar sobre as lentes que danificam o espelho.
Abraço.
WZFO Start B
Nikon D3000 18~55 / f 3.5~5
Nikon F2a 28~70 / f 3.5
Yashica Mat 124 G

Novato mas com flickr :D
www.flickr.com/photos/gelter_macias/

"A fotografia é a poesia da imobilidade: é através da fotografia que os instantes deixam-se ver tal como são."
( Peter Urmenyi )