Autor Tópico: Procurando solucões  (Lida 3149 vezes)

Paust

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 276
  • Sexo: Masculino
Online: 06 de Maio de 2010, 08:09:43
Estava indeciso com relacão a camera e este site me fez ver que a escolha desta não seria o mais importante(que alivio)agora que já decidi optar por uma canon 550D já com lentes 18-55 IS e 55-250 IS,estou perdido com as objetivas,gosto de fotografar natureza,paisagens,insetos,flores,aurora e crepúsculo,e,raramente pessoas,agora gostaria de opiniões de quem tem mais esperiencia no asunto para escolher entre tres conjuntos de lentes;

1)sigma 105mm f/2.8 ex dg macro + sigma 10-20mm f/3.5 ex dc hsm

2)canon ef-s 60mm f/2.8 macro usm + sigma 10-20 f/4-5.6 ex dc hsm (mais baratas)

3)sigma 150mm f/2.8 apo ex dg hsm macro ou tamron sp af 180mm f/3.1 xrdi macro + sigma 10-20mm f/3.5 ex dc hsm

conciderando que já tenho uma 18-55mm is do kit + 55-250mm f/4-5.6 quais destas lentes citadas acima voces me recomendariam?

se tiverem outras opcões fico grato igualmente!
« Última modificação: 06 de Maio de 2010, 08:11:22 por Paust »
ferro velho 120 e 35mm com tubos velhos,compacta jurássica 1/2 mp e só porque morreu tambem uma NX300 e 3 tubos que vieram juntos :D


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #1 Online: 06 de Maio de 2010, 12:35:29
Com relação à lente macro, depende do que você vai fotografar. Se pretende fotografar libélulas, borboletas ou outros assuntos que necessitam uma maior distância do fotógrafo, então é melhor a Sigma 150mm ou a Tamron 180mm.
Se for fotografar besouros, lagartas, flores e outros assuntos que você pode se aproximar mais, então melhor a Sigma 105mm.
Para paisagens, essa Sigma 10-20mm é muito boa se pretender fazer fotos com um grande ângulo de visão. Porém, ela distorce bastante, principalmente nas bordas. O efeito dramático desta distorção pode ser utilizado de forma criativa pelo fotógrafo mas não fica legal fotografando pessoas (deforma os rostos).
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


Rony Slm

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 407
  • www.flickr.com/photos/rnslm
    • www.flickr.com/photos/rnslm/
Resposta #2 Online: 06 de Maio de 2010, 12:51:37
eu iria com a 1ª opção
5D MK iii, Canon 7DII chegando,  Canon 70-200 2.8 IS;  Canon 50  1,4; Canon 24-105 4;Canon EF 17-40 4; Canon 8-15  4; Sigma 150-500 5/6,3; Canon 28-135:Canon 100 2.8 macro, Canon eos M + 18-55 STM


Paust

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 276
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 06 de Maio de 2010, 15:34:52
Com relação à lente macro, depende do que você vai fotografar. Se pretende fotografar libélulas, borboletas ou outros assuntos que necessitam uma maior distância do fotógrafo, então é melhor a Sigma 150mm ou a Tamron 180mm.
Se for fotografar besouros, lagartas, flores e outros assuntos que você pode se aproximar mais, então melhor a Sigma 105mm.
Para paisagens, essa Sigma 10-20mm é muito boa se pretender fazer fotos com um grande ângulo de visão. Porém, ela distorce bastante, principalmente nas bordas. O efeito dramático desta distorção pode ser utilizado de forma criativa pelo fotógrafo mas não fica legal fotografando pessoas (deforma os rostos).

valeu Fabio,como voce viu eu sei pouco sobre as diferencas de uma 105 macro p/uma 150 ,gostaria de saber se o fato de estar mais distante do objetivo causará auguma desvantagem em qualidade das foto,existe algo que de para fazer ou usar para dar mais vida e nitidez? A unica diferenca entre a 105 e a 150 da sigma é o fato captar melhor à distancia? Que distancias são essas em cada lente?

Obrigado!
« Última modificação: 06 de Maio de 2010, 15:44:51 por Paust »
ferro velho 120 e 35mm com tubos velhos,compacta jurássica 1/2 mp e só porque morreu tambem uma NX300 e 3 tubos que vieram juntos :D


Paust

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 276
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 06 de Maio de 2010, 15:42:07
eu iria com a 1ª opção
eu iria com a 1ª opção

Bem Rony, e porque voce escolheria estas lentes? o que voce faria com elas explorando seus limites?

já li que com macros se faz até close up de rostos a curta distância,não sei se é real mas se for eu não usaria muito,gortaria de uma objetiva que me service só para flores e incetos com eficiência legal!

agradeco todas as opiniões!
ferro velho 120 e 35mm com tubos velhos,compacta jurássica 1/2 mp e só porque morreu tambem uma NX300 e 3 tubos que vieram juntos :D


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #5 Online: 06 de Maio de 2010, 16:07:45
A "desvantagem" da lente 150mm é que ela é mais pesada (quase o dobro do peso) que a 105mm. O fato de você ficar mais longe do objeto fotografado não tem relação direta com a qualidade e nitidez das fotos.
Porém, como a distância focal da lente 150mm é maior, as chances de a foto sair tremida, se você estiver fotografando com a câmera nas mãos, é maior. Com a lente 150mm você precisará utilizar tempos de exposição menores ("velocidades" maiores) para que a foto não saia tremida.
No teu caso, como é para fotografar insetos em geral e flores, recomendo a Sigma 105mm f/2.8 EX DG Macro. Ela é mais leve, mais barata e possui excelente qualidade ótica. Eu já tive uma.
Outro item importante para macrofotografia é o flash. Se você tiver um flash externo com off-shoe cord já é uma grande vantagem. O ideal mesmo são os macro-ring flash ou o Twin-flash mas custam os olhos da cara.  :shock:
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #6 Online: 06 de Maio de 2010, 16:10:30
Para macrofotografia também não posso deixar de citar soluções alternativas:
- Filtros close-up (baratos mas o resultado não é excelente)
- Lente invertida (barato e o resultado pode ser supreendente)
- Tubos de extensão
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


Paust

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 276
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 06 de Maio de 2010, 16:42:55
A "desvantagem" da lente 150mm é que ela é mais pesada (quase o dobro do peso) que a 105mm. O fato de você ficar mais longe do objeto fotografado não tem relação direta com a qualidade e nitidez das fotos.
Porém, como a distância focal da lente 150mm é maior, as chances de a foto sair tremida, se você estiver fotografando com a câmera nas mãos, é maior. Com a lente 150mm você precisará utilizar tempos de exposição menores ("velocidades" maiores) para que a foto não saia tremida.
No teu caso, como é para fotografar insetos em geral e flores, recomendo a Sigma 105mm f/2.8 EX DG Macro. Ela é mais leve, mais barata e possui excelente qualidade ótica. Eu já tive uma.
Outro item importante para macrofotografia é o flash. Se você tiver um flash externo com off-shoe cord já é uma grande vantagem. O ideal mesmo são os macro-ring flash ou o Twin-flash mas custam os olhos da cara.  :shock:


Boiei nos flashs,vou ter que estudar isso tambèm! Entendi com relacão as lentes! não vi nada sobre lentes macro que tem um sistema tipo IS,mas vi uma de menor alcance e muito mais barata,da própia canon, a ef-s 60mm f/2.8 macro usm, pesquisando fotos dela vi umas imprecionantes,agumas como 3x ou 4x maior que o normal,o que acontece de diferente? os caras colam a lente na cara do bicho? Quais são as vantagens e desvantagens de cada uma dessas lentes?

desculpe,estou agindo como uma crianca curiosa,cheio de "porques" mas desde já agradeco-lhes,espero que daqui saia uma boa direcão,e em breve trarei as fotos,para ouvir criticas!

Obrigado!
« Última modificação: 06 de Maio de 2010, 16:44:17 por Paust »
ferro velho 120 e 35mm com tubos velhos,compacta jurássica 1/2 mp e só porque morreu tambem uma NX300 e 3 tubos que vieram juntos :D


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #8 Online: 06 de Maio de 2010, 16:53:51
A Canon lançou recentemente a 100mm f/2.8 L IS USM Macro que possui sistema de estabilização de imagem. Porém, é bem cara com relação às outras lentes macros por ser uma "L" e ter o IS.
A distância de trabalho (working distance) desta Canon ef-s 60mm f/2.8 macro usm é de apenas 9 cm, quase colado no objeto fotografado. Pode conseguir fotografar insetos lerdos ou que não se incomodam com a aproximação mas será difícil fotografar libélulas ou borboletas.
Todas as lentes macro citadas neste tópico possibilitam uma ampliação máxima de 1:1 (life size). Ou seja, se o inseto fotografado mede 1 cm, por exemplo, a imagem projetada no sensor da câmera terá 1 cm.
Para conseguir ampliações maiores que 1:1, você pode fazer um crop da foto, usar lente invertida ou lente close-up por exemplo.
E ainda há a lente Macro Canon MP-65 que é a ÚNICA que possui fator de ampliação até 5:1! Esta é uma lente cara e difícil de usar mas os resultados são impressionantes.
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


Paust

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 276
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 06 de Maio de 2010, 17:33:22
A Canon lançou recentemente a 100mm f/2.8 L IS USM Macro que possui sistema de estabilização de imagem. Porém, é bem cara com relação às outras lentes macros por ser uma "L" e ter o IS.
A distância de trabalho (working distance) desta Canon ef-s 60mm f/2.8 macro usm é de apenas 9 cm, quase colado no objeto fotografado. Pode conseguir fotografar insetos lerdos ou que não se incomodam com a aproximação mas será difícil fotografar libélulas ou borboletas.
Todas as lentes macro citadas neste tópico possibilitam uma ampliação máxima de 1:1 (life size). Ou seja, se o inseto fotografado mede 1 cm, por exemplo, a imagem projetada no sensor da câmera terá 1 cm.
Para conseguir ampliações maiores que 1:1, você pode fazer um crop da foto, usar lente invertida ou lente close-up por exemplo.
E ainda há a lente Macro Canon MP-65 que é a ÚNICA que possui fator de ampliação até 5:1! Esta é uma lente cara e difícil de usar mas os resultados são impressionantes.
A Canon lançou recentemente a 100mm f/2.8 L IS USM Macro que possui sistema de estabilização de imagem. Porém, é bem cara com relação às outras lentes macros por ser uma "L" e ter o IS.
A distância de trabalho (working distance) desta Canon ef-s 60mm f/2.8 macro usm é de apenas 9 cm, quase colado no objeto fotografado. Pode conseguir fotografar insetos lerdos ou que não se incomodam com a aproximação mas será difícil fotografar libélulas ou borboletas.
Todas as lentes macro citadas neste tópico possibilitam uma ampliação máxima de 1:1 (life size). Ou seja, se o inseto fotografado mede 1 cm, por exemplo, a imagem projetada no sensor da câmera terá 1 cm.
Para conseguir ampliações maiores que 1:1, você pode fazer um crop da foto, usar lente invertida ou lente close-up por exemplo.
E ainda há a lente Macro Canon MP-65 que é a ÚNICA que possui fator de ampliação até 5:1! Esta é uma lente cara e difícil de usar mas os resultados são impressionantes.

Valeu Fabio!

Tudo que li neste tópico,me idica que devo estudar lente sigma 105mm f/2.8 creio que será a ideal para fazer uns estudos,no futuro se sentir necesidade,já terei maior conhecimento a respeito das objetivas,agor só me resta saber onde posso encontrar o significado das siglas de cada empresa,para saber coisas basicas como a diferenca na sigma entre as lentes:(apo ex dg hsm),(ex dc hsm) e,(ex dg) e nas tamrom:(sp-af) e (xrdi),conhece algum lugar co material assim na net?
ferro velho 120 e 35mm com tubos velhos,compacta jurássica 1/2 mp e só porque morreu tambem uma NX300 e 3 tubos que vieram juntos :D


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
« Última modificação: 06 de Maio de 2010, 17:47:22 por fabio_yamauti »
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


Paust

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 276
  • Sexo: Masculino
ferro velho 120 e 35mm com tubos velhos,compacta jurássica 1/2 mp e só porque morreu tambem uma NX300 e 3 tubos que vieram juntos :D


Rony Slm

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 407
  • www.flickr.com/photos/rnslm
    • www.flickr.com/photos/rnslm/
Resposta #12 Online: 10 de Maio de 2010, 13:09:06
Escolhi a primeira opção porque:
1 Já vi algumas fotos da sigma 105mm e gostei do resultado... tb testei esta lente na loja e a relação custo benefício é muito boa... a lente estava em torno de R$ 1.100,00
2 a Grande Angular que vc colocou sigma 10-20 3.5... pelo que vc postou tem f fixo e é mais clara... não sei o valor, não conheço esta lente... mas dependendo do valor eu optaria pela canon 10-22 f 3,5-4,6 USM

Quanto as considerações do Fabio... foram conclusivas... e pense no flash!!!
5D MK iii, Canon 7DII chegando,  Canon 70-200 2.8 IS;  Canon 50  1,4; Canon 24-105 4;Canon EF 17-40 4; Canon 8-15  4; Sigma 150-500 5/6,3; Canon 28-135:Canon 100 2.8 macro, Canon eos M + 18-55 STM


Paust

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 276
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 12 de Maio de 2010, 17:47:41
Valeu grande ai galera,o conhecimentos de voces e vai pesar muito na hora da decisão da compra,não tinha pensado em flash ainda,mas de já acho uma aquizicão extra,quase nunca uso flash,e durante a noite raramente fotografo,claro que os mais espertos que eu no asunto devem usar constantemente até sob sol e luzes,mas eu não estudei estas técnicas ainda!
ferro velho 120 e 35mm com tubos velhos,compacta jurássica 1/2 mp e só porque morreu tambem uma NX300 e 3 tubos que vieram juntos :D


Rafael Jow

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 170
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 16 de Maio de 2010, 03:05:11
Paust, eu tenho a canon Ef-s 10-22, e é como o Fábio falou. utilizo bastante ela para fotos de arquitetura (prédios, igrejas, interiores etc...) A sigma é uma boa lente para este tipo de utilização.
Abraços
Rafael!
Canon EOS 450D |EF 24-70 f/2.8 L USM|EF 70-200MM f/2.8L IS II USM| EF 50mm f/2.8 |EF-S 18-55mm IS |EF-S 10-22mm f/3.5-4.5 USM| Flash 430EX II|