Autor Tópico: Lançamento Sony - TX5 (á prova d´água, queda, poeira e frio)  (Lida 2576 vezes)

Arlequim

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
A Sony lançou no começo do ano o modelo Tx5, que suporta até 3,3 metros embaixo d´água, quedas de 1,5 metros, poeira e frio de até -10ºC:



Mês passado a câmera chegou nas lojas pelo preço de 350 dólares, e como eu queria comprar uma point and shot para minha esposa, acabei optando por ela.

Ontem recebemos a câmera em casa e gostamos muito do que vimos. Ela é pequena, leve, bonita e prática. O desempenho até ISO 800 é muito bom para uma compacta e a grande angular é de 25mm.

Todo o controle da câmera é feito pela tela touchscreen de 3". Confesso que estava com medo de os controles serem difíceis e/ou inexatos, mas me surpreendi com a sensibilidade da tela:



E o mais interessante dessa câmera é que você pode levar para aqueles lugares em que uma DSLR seria arriscado. Por exemplo, na praia não aria para ficar tirando fotos com a minha D90, porque uma hora iríamos no mar e quem tivesse visto a câmera poderia ir lá e furtar. Com a Tx5 basta levá-la para o mar também.

O manual da câmera é péssimo, pois não explica nada, mas já encontrei alguns reviews muito bons que passam detalhadamente todos os recursos. Mas é bom avisar, que esta é tipicamente uma point and shot. Quem quiser alterar abertura, velocidade, etc, deve procurar outra máquina.

Depois vamos fazer mais alguns testes e ver com mais calma a qualidade das fotos, mas até agora é uma câmera que recomendo.


alaghi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 129
  • Sexo: Masculino
    • Quinta Essentia Quarteto
Resposta #1 Online: 06 de Maio de 2010, 21:05:06
e as fotos? qual o ruído?


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #2 Online: 07 de Maio de 2010, 08:57:48
Ótima opção para quem quer uma câmera portátil e a prova dos elementos da natureza.
Não deve ser uma câmera voltada para ser usada em ISO alto mas deve ser boa para levar numa trilha, na praia, no mato, etc.
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


Arlequim

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Resposta #3 Online: 07 de Maio de 2010, 09:49:31
e as fotos? qual o ruído?

Ótima opção para quem quer uma câmera portátil e a prova dos elementos da natureza.
Não deve ser uma câmera voltada para ser usada em ISO alto mas deve ser boa para levar numa trilha, na praia, no mato, etc.

Como a câmera chegou na quarta ainda não tivemos tempo de fazer testes e visualizar as fotos no computador. Mas até o momento, por se tratar de uma compacta, o ruído parece estar bem controlado.

Para visualização em tamanhos pequenos e médios, considerando as fotos que já vi no visor da própria câmera (com zoom de 8x em determinadas partes) e os reviews que li, seria o seguinte:

Iso 125 e 200: tudo perfeito
Iso 400: muito bom, com perda ínfima de qualidade
Iso 800: para minha surpresa ainda dá para utilizar. Já se perde um pouco da definição e surge algum ruído, mas muito tranquilo.
Iso 1600: aqui a situação fica mais complicada. Eu usaria só no "emergencial mode".
Iso 3200: muito ruim. Só usaria no "panic mode".

Depois de novos testes digo o que achei.

Ontem, após uma certa apreensão, colocamos a câmera embaixo d´água. Muito bacana mesmo. Inclusive, lembrei daquelas festas onde todo mundo está com a mão engordurada e fica pedindo a câmera para ver as fotos e você tem que ser o chato e falar que não vai dar.

Com essa sony pode entregar tranquilo e quando chegar em casa basta literalmente lavar embaixo da torneira.

Enfim, para quem já tem uma DSLR e precisa de uma câmera para enfrentar qualquer situação, essa TX5 parece ótima.


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #4 Online: 07 de Maio de 2010, 09:59:49
Pena que ela não possibilita ajustes manuais e não fotografa em RAW. Se juntasse a resistência desta câmera com as funcionalidades da S90, aí sim seria EXCELENTE. Principalmente pra mim que adoro fazer trilhas na natureza onde levar uma DSLR nunca é muito prático.
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


Arlequim

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Resposta #5 Online: 07 de Maio de 2010, 13:32:54
fabio_yamauti, realmente a TX5 não tem quase nenhum controle manual. É tipicamente uma point and shot. A grande qualidade dela é ir onde as DSLR´s e as outras point and shot não iriam.


sedassari

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 807
  • Sexo: Masculino
  • sedassari, ricardo
    • Gráfica São Gabriel
Resposta #6 Online: 07 de Maio de 2010, 18:37:35
Vi alguns shots dessa câmera, mas nenhum com áreas de baixa luz. Até estavam em ISO800, mas sem sombras pra analisar.
Notei uma nitidez muito boa e um contraste excelente! Penso que vale o que custa e para o que se propõe!
sedassari, ricardo | fotografia | adobe photoshop certified expert
ribeirão preto | são paulo | brasil


Arlequim

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15