Autor Tópico: Canon / Nikon  (Lida 1329 vezes)

Fábio Brandt

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
  • Sexo: Masculino
Online: 06 de Maio de 2010, 13:01:04
Pessoal,

Primeiro, agradeço aos mantenedores deste belo site, assim como a todos que auxiliam e compartilham seus conhecimentos. Sem dúvida, a seriedade e o respeito demonstrado até agora, por tudo que li, fizeram deste espaço, para mim, um "achado" ! Sou um entusiasta e esta "febre" iniciou por acasião do nascimento de meu filho. Na oportunidade comprei uma Canon EOS 300 Date, pois queria uma câmera mais robusta e com possibilidade de "experimentar" vários ajustes. Confesso que, apesar de boas fotos (na minha opinião), não tirei o máximo dela. Na era digital, mantive o gosto pela Canon e encarei uma PowerShot S3 IS. Não penso em ser profissional da área, apenas capturar paisagens, retratos, etc. Não consegui definir ainda se me falta conhecimento suficiente ou se realmente o equipamento limita. Meus questionamentos são:

- dá pra tirar boas fotos com a S3 ?
- sem considerar o custo (situação ideal, né ?), fico tentado pela Canon Rebel T2i e pela Nikon D5000. Sem considerar a resolução, qual dessas seria mais indicada para a aplicação que pretendo ? Vale comprar uma câmera "mais cara" para "ter por um bom tempo", ou investir (trocar) com mais regularidade (novamente, não considerando o fator financeiro - e não é que esteja sobrando não !!)?

« Última modificação: 06 de Maio de 2010, 13:39:04 por Leandro Federsoni »
Fábio Brandt


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #1 Online: 06 de Maio de 2010, 14:16:57
Fábio, seja bem-vindo ao fórum.

Sim, é possível fazer fotos excelentes com a S3 IS, assim como qualquer câmera. Tudo depende de saber usar bem o equipamento e conhecer suas possibilidades e limitações.
Veja estas fotos, todas feitas com a Canon S3 IS http://www.dpchallenge.com/camera.php?CAMERA_ID=1519&view=submissions

Se você não está conseguindo fazer fotos com esta qualidade, então ainda não explorou todo o potencial da tua câmera. Uma DSLR não irá melhorar tuas fotos mas conhecimento prático + teórico sim.  :ok:
Sugiro que você participe de algum workshop de fotografia ou curso, leia livros e coloque fotos na galeria para o pessoal analisar. Tire suas dúvidas lendo os diversos posts do fórum e participando.

Abraços
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


Rony Slm

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 407
  • www.flickr.com/photos/rnslm
    • www.flickr.com/photos/rnslm/
Resposta #2 Online: 07 de Maio de 2010, 15:18:50
Fábio, seja bem vindo....
5D MK iii, Canon 7DII chegando,  Canon 70-200 2.8 IS;  Canon 50  1,4; Canon 24-105 4;Canon EF 17-40 4; Canon 8-15  4; Sigma 150-500 5/6,3; Canon 28-135:Canon 100 2.8 macro, Canon eos M + 18-55 STM


Fábio Brandt

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 08 de Maio de 2010, 01:30:25
Fábio, seja bem-vindo ao fórum.

Sim, é possível fazer fotos excelentes com a S3 IS, assim como qualquer câmera. Tudo depende de saber usar bem o equipamento e conhecer suas possibilidades e limitações.
Veja estas fotos, todas feitas com a Canon S3 IS http://www.dpchallenge.com/camera.php?CAMERA_ID=1519&view=submissions

Sou humilde o suficiente para reconhecer que a tua colocação é muito procedente. As fotos, de acordo com meu ponto de vista e pouco conhecimento, são fantásticas. Obrigado pelo retorno. Vou "segurar a minha onda", e investir mais em conhecimento teórico e prático com a S3. Acho que dá pra "tirar muito suco" dela ainda ! Depois penso em trocar o equipamento. Muito obrigado Yamauti !
Fábio Brandt


Fábio Brandt

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 08 de Maio de 2010, 13:29:16
Apesar de não estar sabendo utilizar o potencial que a S3 oferece, fico decepcionado com a imagem do viewfinder, parece que tá sempre "ruim"...
Fábio Brandt


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #5 Online: 09 de Maio de 2010, 00:53:35
O viewfinder dela é EVF (eletrônico)? Se for, então a imagem não deve ser grande coisa mesmo...
Mas, não significa que as fotos fiquem ruins.
Isso, invista mesmo em conhecimento teórico + prático, antes de trocar de câmera. Tenho certeza que ainda dá pra "tirar leite de pedra" com essa S3 IS.  :ok:
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #6 Online: 15 de Maio de 2010, 22:54:29
Se a T2i for o mesmo corpo da T1i (creio que sim), a D5000 é muito mais robusta.

O AF da D5000 também é melhor, mais rápido (sem o LV, ou seja, situação normal..., que da Canon é ligeiramente melhor).

A qualidade da imagem da T2i me pareceu um pouco melhor que da Nikon, em situações de pouca luz. Com muita luz é empate técnico, com um nariz à frente em favor da Canon por conta da resolução maior.

Você já tem lentes? Vá de Canon que irá bem.

Se não tem, eu fui de Nikon, mas indo de Canon também tenho certeza da ótima qualidade.

- sem considerar o custo (situação ideal, né ?), fico tentado pela Canon Rebel T2i e pela Nikon D5000. Sem considerar a resolução, qual dessas seria mais indicada para a aplicação que pretendo ? Vale comprar uma câmera "mais cara" para "ter por um bom tempo", ou investir (trocar) com mais regularidade (novamente, não considerando o fator financeiro - e não é que esteja sobrando não !!)?
« Última modificação: 15 de Maio de 2010, 22:56:08 por dkfuji »