Autor Tópico: Novato pedindo ajuda!  (Lida 2196 vezes)

diegocamelo_

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Online: 19 de Abril de 2010, 12:19:24
Olá,

Quero começar a fotografar, pois pretendo trabalhar na área de fotografia. Mas sempre surge a dúvida, qual a melhor câmera pra começar? Em breve (se tudo der certo) vou começar o curso de fotografia e é preciso equipamento pra iniciar o curso então quero a ajuda de todos pra que eu possa escolher o melhor equipamento. Tenho em média pra gastar com equipamento 1000 (mil) reais. E no meu caso como sou curioso queria uma câmera que me desse as melhores opções pra "brincar" com a relação ISO/Velocidade/Diafragma. Desde já agradeço a atenção!

Abraços,


Markowic

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 370
  • Sexo: Masculino
  • SP 320, EOS 30 EF50mm 1.8, Yashica FX3-2000 135mm
Resposta #1 Online: 19 de Abril de 2010, 12:25:21
Com este valor vai ser dificil vc encontrar uma DSLR com lente para iniciar seu treinamento. Procure uma usada no mercado livre. Se vc realmente quer se profissionalizar, creio que seja perda de tempo e dinheiro vc comprar uma prosumer. Tente investir mais e compre uma DSLR de entrada. Se tem preferencia por alguma marca, tente com ela. Se não, procure pelas Sony Alpha, que tem preços atrativos. Ou até mesmo uma nikon ou canon mais antiga. Lembre-se que as lentes são os itens mais importantes da câmera. Assim pegue um corpo mais barato para investir em lentes melhores.


diegocamelo_

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #2 Online: 19 de Abril de 2010, 12:59:03
Opa! Valeu pela dica! Queria uma Canon pra começar, vou procurar uma com essas características! Obrigado pela atenção!

P.S. Esqueci de perguntar no primeiro post é melhor começar por uma digital ou analógica? Ouvi falar que analógica é bacana pra se ter mais noção sobre a arte de fotografar, mas a digital é mais atrativo para fins comerciais? certo? errado? uma "luz" por favor! Heh..
« Última modificação: 19 de Abril de 2010, 13:03:31 por diegocamelo_ »


Markowic

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 370
  • Sexo: Masculino
  • SP 320, EOS 30 EF50mm 1.8, Yashica FX3-2000 135mm
Resposta #3 Online: 19 de Abril de 2010, 13:30:49
Se vc não tem problemas com revelação, uma analógica vai ser mais barata, sendo que vc pode comprar câmeras profissionais por preços até menor que uma digital de entrada. O ganho que vc teria seria no preço da câmera, mas vc perderia no preço do processo como um todo, alem de ter de anotar todos os ajustes que fizer para fotografar, enquanto estiver aprendendo. Na digital vc não precisa revelar se não quiser e o arquivo sai com todas as informações da foto. Mas como disse, se vc pode torrar uma grana fazendo revelações, não vai fazer muita diferença entre o filme e a digital. Afinal, tirando a forma com a imagem é capturada, o sistema e a física é a mesma.
« Última modificação: 19 de Abril de 2010, 13:31:33 por Markowic »


Markowic

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 370
  • Sexo: Masculino
  • SP 320, EOS 30 EF50mm 1.8, Yashica FX3-2000 135mm
Resposta #4 Online: 19 de Abril de 2010, 13:34:01
Sobre a marca, lembre-se que uma vez que vc invista em determinado equipamento, é mais economico voce manter fidelidade, pois não precisará trocar as lentes quando trocar o corpo.

Tenha isso em mente e experimente todas elas, pode ser que vc se identifique mais com uma marca que com outra. As lentes da analógicas servem nas digitais. Assim pouco importa vc começar com filme, pois se vc comprar uma lente de melhor qualidade, vc poderá mante-la quando migrar para o digital.


Ana Adams

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #5 Online: 19 de Abril de 2010, 14:16:21
Eu não compraria nada antes de começar o curso. Lá eles vão te recomendar o melhor para o curso, possivelmente emprestar ou vender cameras usadas, e tb vão te dizer se vc vai usar filme ou digital desde o começo. Se quiser ir praticando antes do curso, ligue prá eles e pergunte isso. :ok:


Lis.Silva

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
  • Sexo: Feminino
  • Não é para ser técnico é para ser humano!!
    • Fotografias da Lis
Resposta #6 Online: 20 de Abril de 2010, 12:13:14
diegocamelo_  Sou novata tbm, comprei uma Canon 400D amei e agora estou com a D90 da Nikon apanhando para aprender!

Eu procurei por cursos digitais primeiro porque meu interesse é me aprimorar, comprei a a $00D pelo custo benefício e a Nikon por querer ousar no meu estudo!

Te mandei uma mensagem com um site e uns preços bem legais que achei!

Espero que te ajude!!


diegocamelo_

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #7 Online: 21 de Abril de 2010, 23:09:42
diegocamelo_  Sou novata tbm, comprei uma Canon 400D amei e agora estou com a D90 da Nikon apanhando para aprender!

Eu procurei por cursos digitais primeiro porque meu interesse é me aprimorar, comprei a a $00D pelo custo benefício e a Nikon por querer ousar no meu estudo!

Te mandei uma mensagem com um site e uns preços bem legais que achei!

Espero que te ajude!!

Vi a mensagem e respondi! valeu a dica! abraços,


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #8 Online: 22 de Abril de 2010, 19:51:56
O ideal e primeiro fazer o curso para ter alguma noçao da coisa, depois com calma e algum conhecimento
a compra sera mas facil.
abs.
AG


andre3s

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 53
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 26 de Abril de 2010, 10:31:41
Bom dia, pessoal!

Também pretendo me iniciar na arte da fotografia digital. Hoje moro na França, mas como estou prestes a voltar ao Brasil pretendo comprar uma DSLR por aqui, pois a facilidade dos preços mais atrativos.

Pretendo comprar daqui a uns 3 ou 4 meses, no maximo. Mas a duvida é: Qual marca/modelo atenderia melhor as necessidades de um iniciante? Acho um pouco confuso ler resenhas sobre modelos, pois alguns falam bem e outros falam mal. Encontro algum modelo interessante em alguma loja e procuro analises, leio e acabo desistindo do tal modelo por encontrar criticas negativas. Tem sido sempre assim!  >:(

Uns gostam da Nikon, outros da Sony, outros da Canon e etc...

E agora? O que faço? Como escolho minha futura maquina DSLR?  :doh:

Obrigado pela ajuda de todos!
Grande abraço!

P.S.: Perdoem meus erros de acentuação, meu teclado francês não possui acento agudo. :D
andre3s


Markowic

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 370
  • Sexo: Masculino
  • SP 320, EOS 30 EF50mm 1.8, Yashica FX3-2000 135mm
Resposta #10 Online: 26 de Abril de 2010, 11:35:45
Também pretendo me iniciar na arte da fotografia digital. Hoje moro na França, mas como estou prestes a voltar ao Brasil pretendo comprar uma DSLR por aqui, pois a facilidade dos preços mais atrativos.

Aproveite que voce está aí e vá numa loja física da fnac ou na pixmania (não lembro se na frança o nome é este), ou então procure uma boa loja de fotografia.
Feito isso, faça a melhor coisa que voce poderia fazer em termos de escolha de câmera: experimente.

Teste todas, sony, nikon, canon, pentax e qualquer uma outra que esteja disponível. Veja aquelas das quais voce mais gostou de ter na mão e avalie as características técnicas e preços. Se voce preza por alguma funcionalidade, escolha a camera que tem tal funcionalidade, se o preço importa, compre a mais barata. Todas as DSLR vão atendê-lo muito bem, desde que voce aprenda a usa-la e pratique. Como voce nunca teve uma, qualquer uma delas te dará o mesmo trabalho de aprender.
Eu optei pela canon pelo fato que em geral as lentes são mais baratas que as lentes da nikon, só isso.

Boa sorte.


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #11 Online: 26 de Abril de 2010, 14:16:25
De uma olhada nos outros topicos tb pois é a pergunta mais repetida no forum.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


andre3s

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 53
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 05 de Maio de 2010, 05:56:02
Bom dia, Pessoal,

Markowic, segui seu conselho! Aqui na cidade de Montpellier tem uma loja física da FNAC. Fui la, olhei os modelos, manipulei e fiquei entre a Sony A230 e a Nikon D3000 (as duas na mesma faixa de preço). Mas confesso que tinha ficado mais inclinado para a Sony. Além, vi algumas analises destes modelos e vi que a A230 estava sendo mais bem avaliada do que a D3000, inclusive na própria FNAC onde fazem testes para colocar nos livretos.
Eu havia dito que compraria a câmera em 2 ou 3 meses. Mas ontem, inesperadamente a FNAC apareceu com uma oferta relâmpago (durou apenas 24H) e colocou o preço do kit da A230 em 300 euros (150 euros de desconto), com lente DT 18-55mm F3.5-5.6 SAM, cartão de memória de 4Go, a bolsa para transporte e todo o resto que vem no kit básico. Obviamente fui la e comprei! :)

Para efeito de comparação, o lugar mais barato que achei a A230 com esta mesma lente (kit básico), mas sem MS, sem a bolsa e etc., foi na Pixmania que você tinha me indicado, e o preço é de 350 euros.

Ainda não tive tanto tempo para testar o novo brinquedo (ainda nem completei 24H), mas como primeiras impressões, ela parece ser bem simples de usar, com um manual bem objetivo e de fácil compreensão. Obvio que para quem esta aprendendo como eu, ler livros e artigos sobre técnicas de fotografia é essencial, mas o manual da maquina da uma boa visão de quando e como ajusta-la para diversas situações.

As primeiras fotos que fiz, em modo automático mesmo, tiveram ótimos resultados. Quando o tempo melhorar, sairei para fazer algumas fotos e postar aqui no fórum para as pessoas comentarem e também conhecerem um pouquinho da cidade.

É isso! Grande abraço a todos.
P.S.: Perdoem novamente a falta de acentos agudos...
andre3s


Markowic

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 370
  • Sexo: Masculino
  • SP 320, EOS 30 EF50mm 1.8, Yashica FX3-2000 135mm
Resposta #13 Online: 05 de Maio de 2010, 09:02:00
Fico feliz que tenha conseguido o que queria.

Ler o manual da câmera é essencial. Alem de ter o básico da fotografia, quanto melhor vc souber usar os recusros da câmera, melhor vc poderá explorar sua criatividade.

Mas não deixe de fazer um curso. Pessoas com prática em fotografia que saibam ensinar vão lhe poupar muito trabalho.

Boa sorte.


Rony Slm

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 407
  • www.flickr.com/photos/rnslm
    • www.flickr.com/photos/rnslm/
Resposta #14 Online: 06 de Maio de 2010, 13:07:21
Diego a minha opinião é a mesma da Ana Adams, faça primeiro o curso... 
5D MK iii, Canon 7DII chegando,  Canon 70-200 2.8 IS;  Canon 50  1,4; Canon 24-105 4;Canon EF 17-40 4; Canon 8-15  4; Sigma 150-500 5/6,3; Canon 28-135:Canon 100 2.8 macro, Canon eos M + 18-55 STM