Autor Tópico: Como melhoarar essas fotos?  (Lida 2312 vezes)

scalla

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 463
  • Sexo: Feminino
    • http://www.flickr.com/photos/scalla/
Online: 22 de Novembro de 2005, 15:17:56
Olá amigos feras!
 Pela primeira vez tirei fotos na rua, de uma dança afrobrasileira folclórica chamada Maracatu.
Tudo bem que sou pré iniciante e não tenho "aquele" equipamento mas, estou tentando aprender com os erros.
Foi difícil porque é uma dança, eles não param para as fotos, e eu não sei tirar fotos de panning :(
Mas o que eu não gostei foi da bagunça que ficou, os dançarinos se confundiram com o entorno, gentes, barracas, prédios etc.
É assim mesmo? Pode-se fazer algo no PS em relação a isso?
Help me! :huilen:









Grazie i tanti! :thmbup:  
Dulce Scalla - SP -

* XT *  e agora  também  *G15*




Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #1 Online: 22 de Novembro de 2005, 17:27:56
Scalla, com uma P73 é assim mesmo (eu tenho uma P72 também). Acontece que com a ótica dela não é possível fazer aquelas fotos em que se limita a profundidade de campo (como fundos desfocados), exceto em modo macro, mas aí tem que se estar muito perto do assunto. O dia nublado também não ajudou muito quanto à luminosidade, talvez se ligasse o flash daria para conseguir resultados melhores... inclusive, o flash talvez aumentasse o destaque sobre o primeiro plano, deixando-o com uma iluminação mais forte, ainda que deixando um aspecto artificial.

Com a sua P73, o melhor que se poderia fazer seria comprando um teleconversor, que dobrasse o zoom da sua câmera, mas se for comprar o original da Sony é caríssimo e os genéricos só se encontram no Ebay. Agora, se você tiver uns 300 mangos na mão, aconselho a você comprar uma câmera de filme, como uma Pentax K1000 com a lente 50mm F2.0 que costuma vir com ela. Com uma dessas, você terá bem mais possibilidades de experimentar na fotografia.

Use a câmera de filme para tirar fotos que realmente valham a pena e a P73 para situações onde praticidade é mais importante (como baladas).

Ah, quanto ao Photoshop... talvez com um trabalho do cão você consiga aumentar a nitidez do objeto principal e isolar o fundo para desfocar depois... mesmo assim, o resultado não vai ficar muito convincente, até porque ia parecer que a área desfocada está toda no mesmo plano, o que não é verdade.

------------------------------------------------------------
Dicas para fotografar melhor com a P73:

- Quando for fotografar, deixe a saturação (nível de cor) em níveis moderados (tem que experimentar). A foto ficará com cores menos vivas, mas melhor para editar depois.

- Deixe o nível de nitidez (sharpness) da forma mais neutra possível (faça testes), sem borrar demais nem deixar os contornos do elementos da foto muito salientes, de forma que o resultado não pareça artificial.

- Use sempre a qualidade máxima da câmera (4 megapixel em qualidade fine).

- quando for fotografar contra a luz, principalmente havendo árvores, a incidência de aberração cromática (aquelas linhas azuis no contorno das árvores) fica bem alta. Se possível, use o modo manual e escolha aberturas menores (valor de F maior).

Se não entendeu alguma coisa, nem esquenta, não vale a pena pirar muito tentando descobrir como fazer fotos melhores numa Sony PXX, você só vai se frustrar (eu desisti da minha P72 faz horas).
« Última modificação: 22 de Novembro de 2005, 17:51:18 por Francisco »
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


scalla

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 463
  • Sexo: Feminino
    • http://www.flickr.com/photos/scalla/
Resposta #2 Online: 23 de Novembro de 2005, 16:26:09
Citar
----------------------------------------------------------


Se não entendeu alguma coisa, nem esquenta, não vale a pena pirar muito tentando descobrir como fazer fotos melhores numa Sony PXX, você só vai se frustrar (eu desisti da minha P72 faz horas).


:thmbup: Francisco, você é meu herói!

Vou fazer tudo o que você me ensinou. Tentar pelo menos.

E um dia vou ter uma MÁQUINA DE VERDADE.

Confesso que nem penso em usar uma analógica, mas  uma digital eficiente.

 :friends: Muito obrigada!
Dulce Scalla - SP -

* XT *  e agora  também  *G15*