Autor Tópico: Nikon D50 e autonomia  (Lida 9149 vezes)

Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.762
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #15 Online: 23 de Novembro de 2005, 14:12:09
Galera vcs estão se esquecendo que qualquer DSLR dura muito, qualquer DSLR básica faz 400 fotos senso usada nos padrões do teste dois da Nikon, agora vc tem que ver como ela vai render no dia a dia.
No mesmo teste dois do Manual da Nikon a S3 por exemplo faz 400 fotos também, porém eu já cheguei a fazer 1400 fotos com ela em condições bem propícias, agora em média ela faz umas 600 a 800 fotos em JPG com minha configuração de dia a dia (em RAW faz menos).
O que não se pode falar em nenhuma condição é que ela é a maior autonomia embasados em testes fora de padrão, em testes padronizados a campeã ainda é a 20D da Canon, porém não acredito que isso seja algo que realmente faça muita diferença, porque fazer mais de 400 fotos em uma leva é algo raro.
« Última modificação: 23 de Novembro de 2005, 16:42:38 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


rafaelscl

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 130
Resposta #16 Online: 23 de Novembro de 2005, 14:28:36
Bom,

Acho que o Marcos pegou a idéia... Não sou de ficar dando voltas em um mesmo assunto.

Em condições do dia a dia, algumas fotos em RAW, a maioria em JPG fine large, eventualmente usando flash, sempre em saídas fotográficas com galera do forum, fotos em casa, fotos na ciclovia, fotos noturnas etc. cheguei em 400 e meu irmão passou de 600, isso com o desenhozinho da bateria ainda completo!!

A minha apareceu o primeiro tracinho vazio ontem!

Acho que isso seria condições normais de uso no dia a dia... Ou não!!!

É isso!!!!!!!!!

Abraços,
***************************************************
Rafael
Rio de Janeiro - RJ


telio

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 143
Resposta #17 Online: 23 de Novembro de 2005, 17:05:30
Leo.. Tu sabe que eu te respeito pra caramba (assim como suas opiniões), mas dessa vez tenho que descordar de você..

Tipo assim, eu já usei muito uma Canon 10D, Rebel e Rebel XT de minha Tia (Ela tem um estúdio em SP, atualmente ela está com duas 10D).. Todas as vezes que vou à SP (vou muito), eu ajudo ela com algum evento.. Ou seja, já fotografei muito com Canon (talvez seja por isso que eu estranhei um pouco a barrinha de EV do viewfinder da minha d50)..

Agora, com toda certeza, a d50 (assim como a D70(s), que eu sei que usam o mesmo sistema de energia, na verdade 100Mha a mais na d70s), dura sim MUUITTTO mais que essas cameras Canon que eu falei..  (Nunca fotografei com a Canon 20D.. por isso não posso falar dela..)

E acredite, não é pouco mais não.. é muito mais mesmo..
 
Telio Oliveira - Palmas/TO

Nikon D50, Tamron 28-75 F/2.8, Nikkor 18-55mm ED G (do kit), Nikkor 70-300mm G, SD 1GB, SD 256MB, Tripé Mirage TT3399 + Kodak dx7590


Groba

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.741
  • Sexo: Masculino
  • 😍👉 http://groba.me
    • groba.me
Resposta #18 Online: 23 de Novembro de 2005, 17:35:56
Minha D50 chegou na sexta passada e com a carga que veio na bateria consegui tirar cerca de 80 fotos.
O interessante é que ela mostrava carga completa e quando começou a avisar que a bateria estava acabando não consegui tirar nem 10 fotos.
Quando a bateria "acabou" a camera ficou travada.
Isso é normal antes da primeira carga?

Outra coisa que observei foi que mesmo com a camera desligada o numero de fotos que cabem no SD é exibido no painel.
Isso é normal?


telio

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 143
Resposta #19 Online: 23 de Novembro de 2005, 17:49:02
Groba, a sua maquina veio na caixa normalzinha?

Digo isso porque a minha veio, e a primeira coisa que eu fiz foi ler no "First Steps" (ou outro nome parecido) que era preciso carregar a bateria.. Ou seja, ela já vem descarregada (acho que devo vim só um restinho de carga..)..

Na verdade, todas as baterias só funcionam bem mesmo depois de 3 cargas completas..

Quanto aos numeros fora da camera, é normal.. é assim mesmo..
Telio Oliveira - Palmas/TO

Nikon D50, Tamron 28-75 F/2.8, Nikkor 18-55mm ED G (do kit), Nikkor 70-300mm G, SD 1GB, SD 256MB, Tripé Mirage TT3399 + Kodak dx7590


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #20 Online: 23 de Novembro de 2005, 17:49:42
Puxa, estou impressionado com a autonomia das DSRL...sao otimas.

Na minha A510 eu ja bati umas 1700 fotos.... se fosse na D70 entao, eu ainda estaria na primeira carga de bateria...

Lokura.. !! heehe

 :thmbup:
« Última modificação: 23 de Novembro de 2005, 17:50:25 por jesieltrevisan »
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


telio

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 143
Resposta #21 Online: 23 de Novembro de 2005, 17:55:07
Acho que nem tanto Jesiel.. ainda mais que são as primeiras cargas.. e elas duram menos.. Provavelmente estaria na terceira..
Telio Oliveira - Palmas/TO

Nikon D50, Tamron 28-75 F/2.8, Nikkor 18-55mm ED G (do kit), Nikkor 70-300mm G, SD 1GB, SD 256MB, Tripé Mirage TT3399 + Kodak dx7590


Groba

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.741
  • Sexo: Masculino
  • 😍👉 http://groba.me
    • groba.me
Resposta #22 Online: 23 de Novembro de 2005, 18:25:52
Citar
Groba, a sua maquina veio na caixa normalzinha?

Digo isso porque a minha veio, e a primeira coisa que eu fiz foi ler no "First Steps" (ou outro nome parecido) que era preciso carregar a bateria.. Ou seja, ela já vem descarregada (acho que devo vim só um restinho de carga..)..

Na verdade, todas as baterias só funcionam bem mesmo depois de 3 cargas completas..

Quanto aos numeros fora da camera, é normal.. é assim mesmo..
Não veio lacrada, mas tudo estava em seu lugar. Eu gosto de zerar a bateria dos equipamentos novos que compro e dar uma carga full de 12horas nela.
Vamos ver quanto ela aguenta agora.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.762
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #23 Online: 23 de Novembro de 2005, 19:08:40
Citar
Leo.. Tu sabe que eu te respeito pra caramba (assim como suas opiniões), mas dessa vez tenho que descordar de você..

Tipo assim, eu já usei muito uma Canon 10D, Rebel e Rebel XT de minha Tia (Ela tem um estúdio em SP, atualmente ela está com duas 10D).. Todas as vezes que vou à SP (vou muito), eu ajudo ela com algum evento.. Ou seja, já fotografei muito com Canon (talvez seja por isso que eu estranhei um pouco a barrinha de EV do viewfinder da minha d50)..

Agora, com toda certeza, a d50 (assim como a D70(s), que eu sei que usam o mesmo sistema de energia, na verdade 100Mha a mais na d70s), dura sim MUUITTTO mais que essas cameras Canon que eu falei..  (Nunca fotografei com a Canon 20D.. por isso não posso falar dela..)

E acredite, não é pouco mais não.. é muito mais mesmo..
A 20D tem maior autonomia que a 10D e a Xt. Vi  uma moça que cobriu um dia inteiro de SPFW com uma única bateria da 20D sem recarga, o que é muita foto, mas tem a questão que é em condições bem propícias pq se usa muito burst nesse tipo de foto.
Para concluir a carga da bateria não quer dizer nada com relação ao consumo, se fosse para considerar a carga da bateria a S3 seria imbatível, pelo que tenho visto a bateria da D50 dura mais que a da D70, exatamente porque a câmera gasta menos, a relação entre potência da bateria e consumo é o que realmente importa.
Nikon D50
A EN-EL3 tem 7.4V com 1400mAh, oferecendo uma potência final de 10.36 Wh.

Canon 20D
A BP-511A tem 7.4V com 1390mAh oferecendo uma potência final de 10.28Wh.

Canon 1D Mark II
A NP-E3  tem 12V com 1650mAh oferecendo uma potência final de 19.80Wh.

Nikon D2X
A EN-EL4 tem 11.1V com 1900mAh oferecendo uma potência final de 21.09Wh

Fuji S3 Pro
4 Pilhas AA tem 4.8V com 2300mAh oferecendo uma potência final de 11.04Wh.

Minolta Maxxum 7D
A NP-400 tem 7.4V com 1500mAh oferecendo uma potência final de 11.10Wh.

Analisando isso a bateria mais poderosa é a que equipa a D2X e a menos poderosa é a da 20D seguida exatamente pela da D50 (ou seja é a segunda bateria mais fraca das mostradas acima), porém a realidade é diferente porque tem que levar em conta o consumo de cada um dos equipamentos, como isso é impossível de ser estabelecido para usos diferentes foi padronizado um teste na CIPA (Camera & Imaging Products Association) (que é exatamente o teste dois descrito) que é como os fabricantes devem testar seus equipamentos para efeitos comparativos de durabilidade da bateria.
Notem que qualquer outro método que leve em conta extremos de cada equipamento não devem ser usados pelo simples fato de não ser possível fazer uma comparação consistentes e quando todos os equipamentos listados acima são submetidos ao mesmo critério de testa da CIPA (que é feito de acordo com as empresas participantes do consórcio, das quais todos os fabricantes acima fazem parte) temos os seguintes resultados:
Nikon D50 - 400 disparos
Maxxum 7D - 400 disparos
Fuji S3 Pro - 400 disparos
Canon 20D - 500 disparos
1D Mark II - 800 disparos (CIPA sem flash)
Nikon D2X - 850 disparos (CIPA sem flash).
É claro que de acordo com o uso vai variar a durabilidade, não estou discutindo isso aqui, estou discutindo afirmações do tipo é a câmera com maior autonomia, PORQUE NÃO É, pode durar o suficiente para você, você pode até achar que é muito, mas está longe disso, em um teste padronizado por um organismo internacional regulador ela é na verdade o pior desempenho entre as citadas, junto com a S3 Pro e a Maxxum 7D. Sendo que a 7D e a 5D possuem exatamente a mesma performance da D50 tanto no teste padrão CIPA como no teste similar ao que deu 2000 mil disparos na Nikon (inclusive com o mesmo resultado de 2000 disparos). Portanto ela não tem absolutamente nada de especial neste caso, muito pelo contrário, é uma câmera bem normal em termos de consumo.
Eu infelizmente não achei dados do teste no padrão CIPA da 350D, por isso não postei nada a esse respeito.
Vamos tomar cuidado com o MKT porque é muito fácil para um fabricante divulgar um teste ótimo como esse teste 1 da Nikon em cima dos outros que divulgam tudo padronizado e dizer que tem um desempenho absurdamente maior, porém isso está longe de ser realidade.
« Última modificação: 23 de Novembro de 2005, 19:09:20 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


telio

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 143
Resposta #24 Online: 23 de Novembro de 2005, 19:14:35
Leo Terra, favor passar o link desse teste..

O que eu estou falando é baseado na prática que EU fiz (não foi fabricante, nem review, nem comissão nem o amigo de ninguém)..

 
Telio Oliveira - Palmas/TO

Nikon D50, Tamron 28-75 F/2.8, Nikkor 18-55mm ED G (do kit), Nikkor 70-300mm G, SD 1GB, SD 256MB, Tripé Mirage TT3399 + Kodak dx7590


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.762
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #25 Online: 23 de Novembro de 2005, 19:19:22
Telio é fácil, pegue nos manuais de todas elas, eles indicam o teste CIPA, até a Nikon indica, é o segundo teste do seu manual, não tem segredo nenhum, é só pegar que todos os fabricantes indicam vários testes e no meio deles sempre está o CIPA, que é o que devemos considerar.
Mas se vc quiser comparar outros tbm pode, desde que sejam as mesmas condições.. :)

A Minolta por exemplo tem um teste identico ao 1 da Nikon onde ela chega exatamente ao mesmo resultado.

A Canon tem outras variações que levam a 20D no máximo a 650 disparos, mas mas em todos não é foto contínua :( Ou seja a Canon não faz testes de desempenho similares à Nikon e Minolta, mas tbm tem o teste CIPA. :)

Normalmente é de se esperar que câmeras com CMOS tenham menor consumo, o CMOS gasta bem menos que o CCD. Portanto câmeras com menor potência de bateria e CMOS podem sim ter maior durabilidade de bateria que câmeras com CCD e baterias mais fortes.
Veja a S3 com seu CCD beberrão não consegue um desempenho tão satisfatório nesse quesito.
Já na briga das duas com CMOS a Nikon consegue um desempenho melhor que a Canon. :)
« Última modificação: 23 de Novembro de 2005, 19:24:26 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


telio

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 143
Resposta #26 Online: 23 de Novembro de 2005, 19:33:19
Leo Terra..

Era isso que eu tava falando.. Nikon x Canon, no quesito autonomia, Nikon ganha, ponto final. (Em equipamentos equivalentes, pela diferença de tecnologia dos sensores).

Outra coisa, Será que todos os fabricantes fazem parte dessa associação mesmo? Eu pergunto porque não existe nenhuma referencia à CIPA no manual da d50 e nem da d70s..

Gostaria de saber onde encontrar esses numeros do teste bem como a metodologia..
Telio Oliveira - Palmas/TO

Nikon D50, Tamron 28-75 F/2.8, Nikkor 18-55mm ED G (do kit), Nikkor 70-300mm G, SD 1GB, SD 256MB, Tripé Mirage TT3399 + Kodak dx7590


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.762
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #27 Online: 23 de Novembro de 2005, 19:34:20
Quanto à experiência prática eu tbm já fiz vários comparativos do gênero, nenhum muito padronizado pois estava usando equipamentos dos outros, ou outros fotografavam junto comigo e sempre o desempenho da 20D e da XT foi melhor em termos de duração da bateria, não que isso me importe, porque já acho o que minha S3 faz um bom desempenho em termos de durabilidade da bateria, mas eu nunca afirmaria que ela é a melhor nesse quesito porque sei que não é, apesar de já ter conseguido tirar 1400 fotos dela com um único jogo de baterias ao passo que teve condiçòes onde fiz apenas 250 fotos.

Acho legal vc dizer, nossa eu já consegui 1200 disparos com a câmera X ou já consegui 500 disparos com a Y, mas é sempre importante ressaltar as condições e não fazer afirmações que você não pode comprovar em termos comparativos reais.

Sempre que eu afirmo, por exemplo, que consegui 1400 disparos com a S3 eu sou categórico ao dizer que estava com preview desligado e usando foco contínuo, sem flash em JPG, e isso não quer dizer que eu posso sair por ai falando que a S3 é melhor que a D2X em desempenho porque ela faz 1400 fotos e a D2X faz 850, porque eu já vi uma D2X fazendo 850 e recentemente fiz 1400 com a S3, se submetidas às mesmas condições provavelmente a D2X conseguiria um resultado ainda melhor, você verá durante sua vida d2X fazendo menos foto que D50 e verá também 20D fazendo mais foto que 1D Mark II, eu mesmo já fiz isso com a 10D, minha 10D já conseguiu bater minha mark II quando eu tinha Canon em termos de durabilidade de bateria, mas nem por isso ela tem maior durabilidade, muito pelo contrário, submetidas às mesmas condições a Mark II tinha uma durabilidade bem maior da bateria.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #28 Online: 23 de Novembro de 2005, 19:37:07
E qual é o tempo que demora para recarregar uma bateria da D-50?
Abraços,

Renato
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



telio

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 143
Resposta #29 Online: 23 de Novembro de 2005, 19:42:33
Bom Leo.. Vou esperar ver esses testes da CIPA pra poder opinar.. Prefiro não opiniar sobre algo que ainda eu não testei/analisei pessoalmente..
Telio Oliveira - Palmas/TO

Nikon D50, Tamron 28-75 F/2.8, Nikkor 18-55mm ED G (do kit), Nikkor 70-300mm G, SD 1GB, SD 256MB, Tripé Mirage TT3399 + Kodak dx7590