Autor Tópico: PROJETO - Filme fotografico 35mm adaptado pra filmadoras 8mm  (Lida 4705 vezes)

mauhilst

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 99
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Senhores, muito boa tarde, ja fez um bom tempo q não apareço aqui.... ando meio ocupado depois q me formei e andei por ai tentando ganhar meu dinheiro... bem... vamos la ao "projeto" que estou pretendendo...  :aua:

tenho uma produtora com uns amigos e temos trabalhado com muitas coisas alternativas, tanto pra equipamento (q é a minha parte da produtora) quanto com arte em sí, gosto muito de filmes em pelicula então tive uma ideia daquelas "estranhas"  :ponder:

sei q filmes 8mm 16mm e etc são caros e os processos de revelação são tão caros quanto... OK.. valem mas não valem o preço... admito.


comecei então a comparar as tamanhos dos filmes disponiveis no comercio atual e pensei:

FILMES 35MM SÃO MAIORES QUE OS 8MM (OBVIO), PQ EU NÃO PODERIA ADAPTAR OS
ATUAIS 35MM EM CAMERAS DE FILMAGEM DE PELICULA 8 OU MESMO 16MM ?

":doh: BLA... esse cara tem problema" é o q vcs devem estar pensando... tudo bem...  :snack:

minha pergunta então começa por:

1. os filmes 35mm fotografico tem os quadros já "separados" e se por um acaso eu colocar ele "fora de ponto" na minha maquina eu vou perder TODAS AS FOTOS pq elas sairão metade em cada quadro separado ou é um filme todo tratado quimicamente e os quadros vão ser expostos na medida da abertura do obiturador ? (confuso ?!?  :ponder:)

2. eu poderia, numa salinha escura ;), desmontar um rolo de 35mm, fatiar ele (luvas, guilhotina, materiais e ferramentas limpos, e muito carinho  :D), remontar o comprimento e montar assim um pequeno rolo de filme para rodar numa filmadora de pelicula ?

3. com as imagens filmadas, eu poderia levar num estudio de revelação comum, ja que o filme em sí é 35mm de foto comum e receberia o tratamento normal de revelação ???

4. Adianto q as furações laterais não seriam problema... mesmo q eu tenha q construir um "furador" pra isso...

Pra vcs terem uma ideia das comparações de tamanho... uma imagem  :snack:


bom... gostaria da opinião dos senhores sobre o processo...

:shock: :clap:
abração...
Mauricio Hilst
MSN
mauhilst@hotmail.com

Equips foto & video:

Aiptek DV6800 3Mpx + SD 1Gb + SD 512Mb
Sony P32 3.2Mpx + MS 256Mb
BENQ DC4500 4.1Mpx + CF 128Mb + CF 128Mb + CAIXA ESTANQUE
Celular Palm Treo 650 Camera VGA + SD 2Gb
Panasonic VHS-C M400 <- VENDO
Sanyo DSC-MZ1 2.1Mpx (Japonesa) <- +/- MORREU

FAÇA SUA PRÓPRIA CAIXA ESTANQUE
Visite: http://eufacoemcasa.blogspot.com


ELIAS

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 949
Resposta #1 Online: 10 de Maio de 2010, 15:43:57
Olá mauhilst,

Não conheço nada do processo de filmes 8 e 16 mm, então enquanto não aparece alguém mais apto, vou dizer algo.. referente ao filme 35mm:

O filme 35 mm não tem quadrado nenhum.
Ele é sensível a luz... vai ser exposto por quem fotografa e depois revelado.
Os quadros que você nota num filme fotografado e revelado... é proveniente da exposição da câmera.
Se você pegar um filme virgem.. ou parte dele.. e revelar. Vai ver que virá lisinho.
O fotograma 35mm é padronizado em 18x36mm. Mas nada impede de você criar uma câmera panoramica de 18xQUANTO você quiser.


Eu penso que você poderia desmontar o filme, recortar.. e fazer o que você quiser.
Porém, se você fizer isto antes da revelação, acredito que não vai conseguir revelar em qualquer loja com um minilab.
Se você tirou o filme da bobina, ou cortou ele da altura padrão.. ele já não é mais um 35mm, correto? É um novo filme que você produziu.. então penso que vai ser problema pra revelar... Digo de revelar em qualquer lugar. O processo C41 será o mesmo. Mas os mecanismos que puxam o filme, esse tipo de coisa.. ou mesmo a falta de vontado de trabalhar com algo diferente, creio que possa ser problema na hora de mandar revelar.
Você teria que compartilhar essa parte do projeto com laboratórios, pra ver quais que aceitam entrar nesse jogo com você.

Boa sorte.

Abraço

Elias Vieira dos Santos
Jaú - SP

www.eliaseelizeufotoevideo.com


mauhilst

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 99
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #2 Online: 10 de Maio de 2010, 15:50:28
Elias,

valeu da resposta mais rapida do q eu imaginava  :worship:

bem... se os minilabs não vão dar conta (má vontade é complicado) eu poderia então adiquirir umas quimicas e revelar o negativo "em casa" mesmo ? isso ainda é possivel ?

... perai... vc é de Jaú tb ? não acredito heheheh to falando com "meu vizinho" provavelmente ehehhehe  :eek:


bem... minha ideia ainda é um projeto... preciso me dispor de uma graninha pra comprar uma filmadora 8 ou 16mm pra fazer isso com mais dados...


bom... valeu por enquanto da ajuda...  :clap:
abração...
Mauricio Hilst
MSN
mauhilst@hotmail.com

Equips foto & video:

Aiptek DV6800 3Mpx + SD 1Gb + SD 512Mb
Sony P32 3.2Mpx + MS 256Mb
BENQ DC4500 4.1Mpx + CF 128Mb + CF 128Mb + CAIXA ESTANQUE
Celular Palm Treo 650 Camera VGA + SD 2Gb
Panasonic VHS-C M400 <- VENDO
Sanyo DSC-MZ1 2.1Mpx (Japonesa) <- +/- MORREU

FAÇA SUA PRÓPRIA CAIXA ESTANQUE
Visite: http://eufacoemcasa.blogspot.com


ELIAS

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 949
Resposta #3 Online: 10 de Maio de 2010, 16:01:42
Olá Mauricio,

Sou de Jaú sim. Nascido e criado aqui..hehe

Nem tinha visto que você também era daqui.
Então é só mandar uma MP pra gente marcar de tomar um café e bater um papo!

Revelar em casa é um pouco complicado.
Eu trabalho com fotografia de eventos sociais, nunca tive loja. Tenho um escritório na casa de meus pais... e enquanto trabalhava com analógico, durante um bom tempo eu revelei em casa.
Tinha um laboratório montado, com ampliador e processadora semi-automática... mas os filmes revelava fora.
Mas chegou uma hora de não aguentava mais a má vontade do povo só revelar os filmes, na má vontade por eu não ampliar com eles... e seguindo as dicas de um primo (o que me vendeu o ampliador/marginador/processadora) montamos um esquema pra revelação do filme colorido.

O mais complexo, é o controle de temperatura. Mas o esquema que montamos ficou jóia.
O melhor era fotografar um casamento no sábado a noite, e se quiser poder revelar o filme já no domingo de manhã... e no domingo mesmo já estar ampliando alguma coisa!hehe

Pra gente que tinha um bom fluxo de serviço (um mínimo de 5 a 10 filmes por semana), funcionou bem.
Mas se seu fluxo for baixo, acredito ficar complicado. Você pode acabar perdendo os químicos de ficar muito tempo parado sem uso... e se tiver que jogar fora o químico porque estragou, vai perder um dinheiro danado.
Ou seja, vai compensar se tiver um volume razoavel de filmes.

Se tiver interesse.. da um alô que a gente combina algum dia pra trocar umas idéia.. e eu te explico como fazíamos.

Abraço
Elias Vieira dos Santos
Jaú - SP

www.eliaseelizeufotoevideo.com


mauhilst

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 99
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #4 Online: 10 de Maio de 2010, 16:15:56
Poxa... sempre quis revelar negativo em casa... adoro fotografia, desenho, HQ, mangá, cinema, todo tipo de arte...

bom... Elias... se vc puder me adicionar no MSN... se não for te incomodar...

mauhilst@hotmail.com não precisa de MP não... meu email fica aberto pra qq pessoa q queira falar comigo...

acabei acostumando com isso depois q montei meu blog de "tecnologia feita em casa" ehhehe


aguardo sua disponibilidade então...
abração...
Mauricio Hilst
MSN
mauhilst@hotmail.com

Equips foto & video:

Aiptek DV6800 3Mpx + SD 1Gb + SD 512Mb
Sony P32 3.2Mpx + MS 256Mb
BENQ DC4500 4.1Mpx + CF 128Mb + CF 128Mb + CAIXA ESTANQUE
Celular Palm Treo 650 Camera VGA + SD 2Gb
Panasonic VHS-C M400 <- VENDO
Sanyo DSC-MZ1 2.1Mpx (Japonesa) <- +/- MORREU

FAÇA SUA PRÓPRIA CAIXA ESTANQUE
Visite: http://eufacoemcasa.blogspot.com