Autor Tópico: Ajuda do Fórum em meu novo investimento  (Lida 1620 vezes)

Luciano Leão

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 112
  • Sexo: Masculino
Online: 11 de Maio de 2010, 00:08:29
Prezados Amigos do Fórum Mundo Fotográfico,

Meu nome é Luciano Leão e moro em Porto Alegre/RS. Apesar de estar registrado neste fórum desde seus primórdios (2004), andei afastado do mesmo por algum tempo. Trabalhei 16 anos com fotografia (Eastman Kodak) e depois que mudei de atividade, me desfiz dos meus equipamentos e mantive a fotografia apenas como hobby, usando câmeras compactas amadoras.

Agora o vírus da fotografia despertou novamente e resolvi investir em um equipamento SLR. Ok, os amigos do fórum devem estar cansados deste tipo de tópico, o que é totalmente compreensivo. Contudo, gostaria que pudessem me ajudar com suas opiniões, a decidir em que sistema investir dentro destas possibilidades que tenho.

Bom, vou usar o equipamento para fotografar eventos sociais, o cotidiano do meu filho hoje com 10 meses, viagens e atividades esportivas que pratico (Rapel, escalada, surf, entre outras...)

Em termos financeiros, tenho a pretensão de investir no conjunto uns R$3.500,00 mais ou menos.

Tenho 3 equipamentos, usados, mas em ótimas condições de uso em vista. Uma Canon 40D, uma Canon 5D e uma Nikon D300. Já tive o prazer de ter tido os dois sistemas (10D, 20D, D70,D1X e D2H) no passado e portanto não tenho preferência.

A 5D me interessa por ser fullframe e a ótima qualidade de imagem, mas ouvi dizer que para se tirar bons resultados da mesma teria que investir em lentes top (L) já de imediato. A D300 é de uma tecnologia mais nova e a possibilidade de usar uma gama maior de lentes de qualidade a preços mais acessíveis. A 40D é a opção mais barata entre as três.

Fico agradecido desde já aos amigos que queiram deixar sua opinião e puderem me ajudar a decidir

Abraços

Luciano
 


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #1 Online: 11 de Maio de 2010, 10:54:34
Eu compraria a 40D e investiria em lentes. Dá para pegar uma 17-40L e um flash externo ( ajuda muito !! )
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


Hector.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.487
Resposta #2 Online: 11 de Maio de 2010, 12:05:14
Se for comprar sem atravessadores, é bem possível que uma D90 + 18-105mm.

Ou uma T2i + 18-55mm e quem sabe um flash.

Mas o valor proposto é um pouco baixo se pretender lentes melhores.

Pode optar por equipamentos usados também.


sedassari

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 807
  • Sexo: Masculino
  • sedassari, ricardo
    • Gráfica São Gabriel
Resposta #3 Online: 11 de Maio de 2010, 13:12:13
Eu compraria a 40D e investiria em lentes. Dá para pegar uma 17-40L e um flash externo ( ajuda muito !! )
Concordo com o guto. Nem sempre o corpo mais caro é o melhor investimento. Pense na qualidade ótica (nitidez) e aberturas máximas das lentes. Dificilmente vc trocará de lentes. O corpo depois vc atualiza!
sedassari, ricardo | fotografia | adobe photoshop certified expert
ribeirão preto | são paulo | brasil


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 12 de Maio de 2010, 12:34:53
Tenho 3 equipamentos, usados, mas em ótimas condições de uso em vista. Uma Canon 40D, uma Canon 5D e uma Nikon D300. Já tive o prazer de ter tido os dois sistemas (10D, 20D, D70,D1X e D2H) no passado e portanto não tenho preferência.

Acho que qualquer câmera vai te satisfazer totalmente. Eu particularmente iria de 5D, afinal um sensor grande permite mais liberdade criativa na hora de criar suas imagens. Enquanto que a questão de usar lentes L é teoricamente verdade, eu não iria me importar muito com isso e usaria lentes convencionais sem problema. Além do mais existem algumas lentes L com preços acessíveis.


Luciano Leão

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 112
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 12 de Maio de 2010, 15:07:48
Agradeço as suas opiniões Guto e Sedassari.

Bucephalus, eu particularmente tenho preferência pelo 5D, pois ouvi maravilhas quanto a qualidade de imagem da mesma e também por se tratar de uma FF. Minha dúvida é se esta qualidade que a mesma tem é muito superior a de uma 40D. Conforme a opinião dos colegas, a 40d por ter preço mais em conta me possibilitaria investir em uma lente melhor.Por outro ladotem a D300 da Nikon, que segundo várias informações que peguei aqui no fórum, possui uma técnologia mais nova e avançada e tirando talves a qualidade em iso's altos (acima de 1600) nnao perde em nada em qualidade para 5D.

Como não é todo dia que se investe em um sistema fotográfico, estou avaliando bem as possibilidades para não me arrepender depois.

Abraço a todos,

Luciano


sedassari

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 807
  • Sexo: Masculino
  • sedassari, ricardo
    • Gráfica São Gabriel
Resposta #6 Online: 12 de Maio de 2010, 16:14:14
Na minha opinião a 5D e a D300 se equivalem. A D330 eu conheço e a 5D apenas por opiniões e reviews. Reforço novamente que, mesmo com uma FF, novas tecnologias etc uma lente boa é fundamental. Eu também sou da opinião de, em caso de exigência de grande qualidade, comprar o corpo e a lente separadas, evitando as lentes do kit (que não são ruins, apenas limitadas em alguns quesitos). Ahh e não se esqueça, como o Guto disse, de um bom flash!
sedassari, ricardo | fotografia | adobe photoshop certified expert
ribeirão preto | são paulo | brasil


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 12 de Maio de 2010, 17:20:44
Em termos de qualidade de imagem a diferença entre um bom APS-C e FF são imperceptíveis em muitas situações. A única ocasião onde uma diferença deve ser notável é em baixa luz e alto ISO, e ainda assim não deve influenciar tanto assim dependendo do tamanho da foto.

O motivo da escolha da 5D não é qualidade de imagem, mas sim a profundidade de campo com lentes normais e angulares.






Luciano Leão

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 112
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 12 de Maio de 2010, 17:46:10
Pois é sedassari, estou vendo o que consigo adquirir em termos de lentes de qualidade e decidir pela camera depois. No sistema Canon pesa a qualidade da linha luxury, apesar das top Nikon terem qualidade semelhante, mas um pouco mais caras.

Bucephalus, obrigado pelo esclarecimento e imagens.

A maior parte das imagens que faço são externas, com luz natural. As imagens noturnas externas eu gosto de fazê-as sem flash. Na verdade uso o flash mais em eventos sociais, aniversários e coisas assim.

A pesquisa continua, mas começo a tender para a D300, pela ótima qualidade de imagem, construção, foco...


Hector.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.487
Resposta #9 Online: 13 de Maio de 2010, 20:09:25
C
Na minha opinião a 5D e a D300 se equivalem.

Com muito respeito Sedassari, eu não tenho a mesma opinião. Porém, como você é mais experiente, talvez você tenha informações para confrontar o review abaixo.

http://www.imaging-resource.com/PRODS/E7D/E7DA.HTM

Mas especificamente com relação aos samples em diversos Isos já no final do review onde diz:
Canon 7D vs 50D, D300S, D700, 5D, and D3x

« Última modificação: 13 de Maio de 2010, 20:18:17 por Hector. »


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #10 Online: 13 de Maio de 2010, 20:12:15
5D é mais camera, mas sem boas lentes L não vejo sentido, se tem como bancar estas lentes, vá de 5D.
Se a grana é curta, iria de cropadas e pegaria umas lentes legais.
Qual cropada? ... bom se fosse pensar em ir de 5D a longo prazo, ficaria nas Canon, a 40D é uma ótima camera.
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #11 Online: 14 de Maio de 2010, 09:05:34
5D é incrível (mesmo a velha "mk 1"). Não dá para comparar com as APS pelas possibilidades criativas.

Se for para a linha APS, D90 ou D40/D50 são boas relações preço x qualidade x durabilidade.

Lentes L nem sempre valem tanto o investimento. Acho a 17-40 F/4 mediana em qualidade (a tamron 17-50 é muito mais nítida), apesar da construção dela ser muito boa (e melhor que a tamron).


Rony Slm

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 407
  • www.flickr.com/photos/rnslm
    • www.flickr.com/photos/rnslm/
Resposta #12 Online: 18 de Maio de 2010, 13:47:10
Luciano... eu sou da opinião que vc deveria ir de 40D... e investir nas lentes...
5D MK iii, Canon 7DII chegando,  Canon 70-200 2.8 IS;  Canon 50  1,4; Canon 24-105 4;Canon EF 17-40 4; Canon 8-15  4; Sigma 150-500 5/6,3; Canon 28-135:Canon 100 2.8 macro, Canon eos M + 18-55 STM


pumba

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.007
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 19 de Maio de 2010, 00:19:18
eu sou da opinião que não adianta a gente ficar a vontade de cada um, no final quem decide é você! a melhhor coisa que pode-se ser feita é mostrar o que cada uma das opções pode te entregar!
Para tanto, veja reviews, veja o preco de cada uma, veja quanto investiria em um kit e o que equivaleria isso em outra camera, procure fotos com essas configurações e é isso!
(não estou criticando ninguém aqui)


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #14 Online: 19 de Maio de 2010, 01:36:18
Acho que qualquer câmera vai te satisfazer totalmente. Eu particularmente iria de 5D, afinal um sensor grande permite mais liberdade criativa na hora de criar suas imagens. Enquanto que a questão de usar lentes L é teoricamente verdade, eu não iria me importar muito com isso e usaria lentes convencionais sem problema. Além do mais existem algumas lentes L com preços acessíveis.

Ao contrário da lenda, dá para usar a 5D perfeitamente com algumas lentes não L, com excelentes resultados

- 50/2.5 compact macro
- 85/2.8 USM
- 100/2.8 USM Macro
- 50/1.4 USM
- 28/2.8 USM
- 35/2.0 USM

Todas essas lentes dão ótimos resultados na 5D e não são L.



A 5D é sem dúvida muito melhor em TODOS os aspectos. O DOF é só um deles. O nível de ruído dela é ínfimo (pixeis maiores = maior relação sinal/ruído) Até hoje só tem duas ou três câmeras com relação sinal/ruído maior que ela, justamente a 1D-III e a Nikon D3. Isso tem a ver com tamanho físico do pixel... Não há como comparar com uma com sensor tamanho APS, seja Canon, Nikon ou seja lá o que.

Se quiser nessa página explica... hehehehe

http://www.clarkvision.com/articles/digital.sensor.performance.summary/index.html


A 5D é o cão !

Tenha em mente que uma 40D com uma lente L, não vai te dar o mesmo resultado que uma 5D com qualquer das lentes que citei. Se bem que são primes e não zooms. Mas está aí só para quebrar o vício de dizerem que a 5D só funciona bem com vidro L.

Mas na boa, honestamente, para fotografia geral qualquer uma das três vai te servir perfeitamente, questão de gosto e bolso. Até hoje tenho uma EOS-350D furreca de reserva que ainda presta excelentes serviços. No final o maior peso é o fotógrafo.

E como diria o Malicky, "A maioria das lentes é melhor que a maioria dos fotógrafos". Eu extenderia isso às câmeras.

Tenho certeza que vai saber o que fazer. Pense na relação custo x benefício e o quanto você quer empatar em grana, e o qual o retorno esperado, seja financeiramente ou não.

Felicidades !














« Última modificação: 19 de Maio de 2010, 01:39:18 por afshalders »