Autor Tópico: Telemetristas  (Lida 7951 vezes)

Casado

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 54
Resposta #15 Online: 13 de Maio de 2010, 19:03:11
Braga, essa do leilão ta linda, parece que foi feita ontem!!! Pena que o preço não é tão bonito!

Oi Marco,
na verdade eu estava pensando uma dessas antigunhas de fole, eu tenho em mente um SuperIkonta, mas isso é mais pra frente, por hora estou entretido com outras coisas aqui.
Dessas SuperIkonta tem alguma que faça 6x6 e 6x9?
Alguém tem idéia de quanto sai uma dessas por aqui?

Antonello,
Lindas as suas fotos. Essas viagens a África devem ser inspiradoras.

Abraços



Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 13 de Maio de 2010, 19:37:30
Braga, essa do leilão ta linda, parece que foi feita ontem!!! Pena que o preço não é tão bonito!

Concordo. Linda mesmo. Mas os preços no eBay, e mesmo aqui no Brasil quando aparecem, são sempre mais ou menos isso.

Há uns dois ou três meses apareceu uma lá na Galeria Sete de Abril e estava à venda por R$ 400,00. Era consignação na loja do Sr. José (ao lado da Angel Foto), e o dono da câmera percebeu rapidamente a besteira ($) que estava fazendo, logo recolheu a câmera e não vendeu mais. Pelo menos não naquela loja.

Dessas SuperIkonta tem alguma que faça 6x6 e 6x9?

Essa mesmo que vc vê no eBay faz quase isso. Na verdade, faz 4,5x6 cm. Existe uma máscara (máscara é uma telinha de metal, flexível, com janelinha no tamanho citado) que é instalada no interior da câmera (onde se registra o frame) dando o tamanho de 6x4,5. O que define um formato e outro, na Super Ikonta, é que na hora de transportar o filme na tampa traseira tem duas janelinhas com máscara vermelha, onde se vê o nº do frame impresso no papel do filme 120. Por exemplo, você fez a foto nº 1, olhando pela janelinha de 6x9 quando aparecer o nº 2 o filme está posicionado para a próxima foto em 6x9. Ou, na outra janelinha (a de 4,5x6) quando aparecer o nº 2, então, o filme estará posicionado para o próximo frame, desta vez em 4,5x6.

Mas esse acessório é muuuuiiiito difícil de se encontrar. Ele se perde facilmente no meio do caminho ao longo de décadas de existência e tendo passado nas mãos de vários donos.

Existem as mesmas 6x9 e 6x6, de fole, mas que não são telemétricas. Nestas, o foco é feito por estimativa usando a escala métrica no anel da lente. As Voigtlander Bessa I (só pra citar um exemplo), e que não é rangefinder, tem um anel na parte de trás que vc seleciona o formato: 4,5x6 ou 6x9. Ao transportar o filme, ela trava na posição correta considerando o formato escolhido.

Essas são bem mais baratas que as rangefinder e a diferença fica mesmo por conta do foco que nas RF, como bem disse o Marco, é muito mais fácil de fazer.

Esta é uma Voigtlander Bessa I (não é telemétrica, mas é de fole, 6x9 ou 4,5x6)
« Última modificação: 13 de Maio de 2010, 19:44:16 por Braga.SP »
-22.352971,-48.775582


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 13 de Maio de 2010, 19:51:47
-22.352971,-48.775582


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #18 Online: 13 de Maio de 2010, 22:30:21
Astro,

Dê uma olhada nessa princesa:





« Última modificação: 13 de Maio de 2010, 22:31:32 por Elmo »


astro62

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 39
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 14 de Maio de 2010, 04:27:24
Olà Elmo. Desculpa pra nao responder pronto mas estou a otro lado do mundo... A Mamiya de Vc è muito elegante, simple e pura, e è muito difficil encontrar asì bem conservada. Complimenti!
Antonello

Leica, Canon, Hasseblad e outras coisinhas...

http://www.flickr.com/photos/astro62/


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 14 de Maio de 2010, 08:11:50
Olà Elmo. Desculpa pra nao responder pronto mas estou a otro lado do mundo... A Mamiya de Vc è muito elegante, simple e pura, e è muito difficil encontrar asì bem conservada. Complimenti!

Pois é, caro Antonello, essa aí foi restaurada pelo próprio Elmo. Ele já mostrou, aqui mesmo neste forum, o ANTES e o DEPOIS.

Dá uma olhada: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=40325.0

São essas, algumas das várias facetas desse nosso amigo:

  • matemático (ele não gosta desse título, mas pra mim assim é);
  • professor (de matemática, hehehehe);
  • fotógrafo (embora ele mesmo diga que não);
  • colecionador de câmera fotográfica; e,
  • restaurador dessa última.
-22.352971,-48.775582


jackvidal

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 175
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 14 de Maio de 2010, 10:07:43
Concordo. Linda mesmo. Mas os preços no eBay, e mesmo aqui no Brasil quando aparecem, são sempre mais ou menos isso.

Há uns dois ou três meses apareceu uma lá na Galeria Sete de Abril e estava à venda por R$ 400,00. Era consignação na loja do Sr. José (ao lado da Angel Foto), e o dono da câmera percebeu rapidamente a besteira ($) que estava fazendo, logo recolheu a câmera e não vendeu mais. Pelo menos não naquela loja.

Essa mesmo que vc vê no eBay faz quase isso. Na verdade, faz 4,5x6 cm. Existe uma máscara (máscara é uma telinha de metal, flexível, com janelinha no tamanho citado) que é instalada no interior da câmera (onde se registra o frame) dando o tamanho de 6x4,5. O que define um formato e outro, na Super Ikonta, é que na hora de transportar o filme na tampa traseira tem duas janelinhas com máscara vermelha, onde se vê o nº do frame impresso no papel do filme 120. Por exemplo, você fez a foto nº 1, olhando pela janelinha de 6x9 quando aparecer o nº 2 o filme está posicionado para a próxima foto em 6x9. Ou, na outra janelinha (a de 4,5x6) quando aparecer o nº 2, então, o filme estará posicionado para o próximo frame, desta vez em 4,5x6.

Mas esse acessório é muuuuiiiito difícil de se encontrar. Ele se perde facilmente no meio do caminho ao longo de décadas de existência e tendo passado nas mãos de vários donos.

Existem as mesmas 6x9 e 6x6, de fole, mas que não são telemétricas. Nestas, o foco é feito por estimativa usando a escala métrica no anel da lente. As Voigtlander Bessa I (só pra citar um exemplo), e que não é rangefinder, tem um anel na parte de trás que vc seleciona o formato: 4,5x6 ou 6x9. Ao transportar o filme, ela trava na posição correta considerando o formato escolhido.

Essas são bem mais baratas que as rangefinder e a diferença fica mesmo por conta do foco que nas RF, como bem disse o Marco, é muito mais fácil de fazer.

Esta é uma Voigtlander Bessa I (não é telemétrica, mas é de fole, 6x9 ou 4,5x6)


Braga, será que dá pra fazer uma máscara dessas? Eu tenho uma Bessa I que pra variar também não veio com essa máscara.

No Ebay tem uma máscara pra vender mas é da Bessa II - http://cgi.ebay.com/Voigtlander-645-Mask-Bessa-II-/370347777895?cmd=ViewItem&pt=Camera_Lenses&hash=item563a729f67#ht_970wt_1057




Jack
« Última modificação: 14 de Maio de 2010, 10:10:38 por jackvidal »
"É preciso ter vontade E ir!"
http://www.flickr.com/photos/jackvidal


astro62

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 39
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 14 de Maio de 2010, 10:15:48
Que bom! O trabalho salì muito legal. Doble "complimenti"! Quando volterè ao Brasil me gostaria salir com Vcs a sacar fotos con camaras telemetricas o antigas. Nesso dias estou limpando o meu equipamento telemetrico e pode ser que envio uma foto.... Ciao.
Antonello

Leica, Canon, Hasseblad e outras coisinhas...

http://www.flickr.com/photos/astro62/


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 14 de Maio de 2010, 11:13:03
Braga, será que dá pra fazer uma máscara dessas? Eu tenho uma Bessa I que pra variar também não veio com essa máscara.

No Ebay tem uma máscara pra vender mas é da Bessa II...

Jack

Jack,

Eu acho que dá, sim. Por quê não daria? E também já pensei nisso. Quando a gente manda encadernar alguma coisa na papelaria eles usam aquelas capas de PVC, na frente transparente e contra capa preto. Esse material eu já acho que dá pra começar a brincar. Na pior das hipóteses - a de não dar certo - não se gastou muito dinheiro com isso. Só que ela tem um lado mais brilhante que o outro e eu não consigo imaginar como essa superfície se comportaria dentro da câmeras em termos de reflexo. E também se ela deve ficar voltada para a lente ou para o filme (para filme, eu acho, assim não haveria incidência de luz alí).

Fazer de metal eu tenho dúvidas. Note que a original é feita em modo de estamparia (uma prensa) e tem o formato adequado para encaixar na extremidade do frame (na horizontal), coisa que não seria possível se a máscara tabajara for plana, pois esta ficaria abaulada dentro da câmera. Como o filme fica entre a moldura do frame na câmera e um plate com mola que pressiona o filme contra ela, qualquer pressão no sentido contrário exercido pela placa tabajara pode alterar a distância focal, comprometendo o foco. Daí o lance do PVC pode ser mais interessante. Mas nunca tentei nem isso.
« Última modificação: 14 de Maio de 2010, 11:20:37 por Braga.SP »
-22.352971,-48.775582


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 14 de Maio de 2010, 11:25:44
Ah! Esqueci de dizer. Essa do eBay o cara fala que serve na Voigtlander Bessa II. Eu tenho uma Bessa II e não consigo imaginar como essa máscara funcionaria nesse modelo. Na Bessa I, sim, pois tem o mecanismo que te permite selecionar o formato. Nas Zeiss Super Ikonta, por exemplo, onde o transporte do filme é manual, tem duas janelinhas na tampa traseira: em uma você usa para 6x9, na outra 4,5x6.

Na Bessa II, não tem nem uma coisa nem outra. Não consegui entender ainda como isso se daria. Acho que o vendedor está equivocado em dizer isso. Deve servir só na Bessa I, ou talvez, nas Voigt mais antigas com o mesmo sistema de janelinhas na tampa traseira.
-22.352971,-48.775582


jackvidal

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 175
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 14 de Maio de 2010, 11:35:40
Ah! Esqueci de dizer. Essa do eBay o cara fala que serve na Voigtlander Bessa II. Eu tenho uma Bessa II e não consigo imaginar como essa máscara funcionaria nesse modelo. Na Bessa I, sim, pois tem o mecanismo que te permite selecionar o formato. Nas Zeiss Super Ikonta, por exemplo, onde o transporte do filme é manual, tem duas janelinhas na tampa traseira: em uma você usa para 6x9, na outra 4,5x6.

Na Bessa II, não tem nem uma coisa nem outra. Não consegui entender ainda como isso se daria. Acho que o vendedor está equivocado em dizer isso. Deve servir só na Bessa I, ou talvez, nas Voigt mais antigas com o mesmo sistema de janelinhas na tampa traseira.

Braga, achei uma imagem que tem a mascara que serve na Bessa I.

"É preciso ter vontade E ir!"
http://www.flickr.com/photos/jackvidal


MD-Zenit

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 117
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 14 de Maio de 2010, 18:25:09
Tô na turma com a minha russinha Fed 4 e mamiya C330.
MD-Zenit


AC

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 113
Resposta #27 Online: 15 de Maio de 2010, 22:32:45
Praticamente só utilizo telemétricas, Leica M6, extremamente ergonômica, leve, visor claro e brilhante.

Se quiserem ver algumas fotos com ela é só clicar aqui:

 http://www.flickr.com/photos/mendes45/


astro62

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 39
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 16 de Maio de 2010, 08:27:49
Olà Mendes e MD, asì hà telemetristas no Brasil.... Vi as fotos de Vc, AC. Eu tambem uso a M6 pra a pelicula e depois aM9 pra o digital. Que lentes usa Vc?
« Última modificação: 16 de Maio de 2010, 08:30:59 por astro62 »
Antonello

Leica, Canon, Hasseblad e outras coisinhas...

http://www.flickr.com/photos/astro62/


AC

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 113
Resposta #29 Online: 16 de Maio de 2010, 21:21:53
Olá Antonello, boa noite,

Uma das que gosto mais é a Elmarit 28mm ASPH, utilizo também  Summicron 35mm ASPH, Elmar 21mm ASPH e Summicron 50mm.

Abração