Autor Tópico: Problema nas cores - C1 (e outros)  (Lida 2704 vezes)

Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Online: 12 de Maio de 2010, 15:53:19
Gentes...

Ontem, experimentando o Capture One, m e deparei com um problema que já vi no ACR e em mais algum outro conversor. Em muitas (quase todas ) fotos aparecem umas 'falhas' nas cores, Uns pedaços amarelados ou avermelhados.
E no Bibble, que sempre usei, nunca tive este problema.
Vou colocar uma amigem pra ficar mais fácil de me compreender. Em cima é um RAW praticamente 'zerado' do Bibble, e em baixo do C1:


Notam umas manchas amarelo escuras? Se eu coloco um WA mais frio, continua o problema. Claroque muda um pouco o tom da área ali, mas continua diferente do que deveria ser.
Acontece muito também em áreas da pele que são se sombras pequenas, como em volta da orelha. E conforma clareio ou escureço a imagem, esta 'sombra', fica apenas mais vermelho escuro ou claro. Estas áreas ficam, conforme vai se mexendo no raw, mais saturadas, mais destacadas. Poxa, sombras mais saturadas que a própria pele?

Vai um exemplo, olhem nas áreas sombreadas da pele em volta do olho. Na do C1 a sombra parece que tenta ser recuperada, clareada, e fica vermelha. Ao invés de tomar um tom mais pra cinza ou mais natural, como na do Bibble. A impressãoq ue tenho é que sempre as áreas de tom mádios pra escuros puxam pro vermelho.


Então não sei se afinal isto é um problema 'comum' dos conversores, ou eu que não to sabendo usá-los...
« Última modificação: 12 de Maio de 2010, 15:55:01 por Xiru »
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #1 Online: 12 de Maio de 2010, 18:19:20
Experimente usar o highlight recovery e principalmente curvas...


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #2 Online: 12 de Maio de 2010, 18:26:50
Highlight recovery? mmmm estranho, mas vou tentar.
Curvas é o que eu mais uso. Mexo mexo mexo, cada canal, mas sempre fica aquela nhaca ali :P
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #3 Online: 12 de Maio de 2010, 18:37:32
Puxei quase toda barrinha de recovery.
As baixas luzes da curva R puxei pra baixo (cor complementar verde escuro), e a do B puxei pra cima (cor complementar amarelo/laranja).

Deu nisso:


Bem onde há o problema, melhorou um pouco, mas pouco mesmo. E por outro lado, a imagem como um todo ficou com cores longe do desejável.
Ah, ali, atras da orelha.. tem ainda o velho e asqueroso sombreado avermelhado =/
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


alaghi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 129
  • Sexo: Masculino
    • Quinta Essentia Quarteto
Resposta #4 Online: 12 de Maio de 2010, 19:17:54
curioso... Eu sempre achei o C1 o conversor que entrega as cores mais bonitas, porém nunca usei o bible.

Atualmente uso só o aperture ou o photoshop (ACR). No aperture, tem um ajuste chamado "Boost" e "Hue Boost" que serve exatamente para evitar este efeito. Ele acontece em áreas com tonalidade laranja que estejam bem expostas (próximo do branco).



Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #5 Online: 12 de Maio de 2010, 19:34:19
vou deixar aqui o RAW  da ultma foto que postei acima. Dai se alguém quiser abrir e experimentar...
http://hotfile.com/dl/42590073/5687182/xiru-2010-03-07-(004).NEF.html

Agora vou pra rua, mas mais tarde farei mais testes com o C1...
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #6 Online: 12 de Maio de 2010, 21:34:14
E segue a novela  :o

Agora tem um exemplo bem claro. num contraste de cor, fica um halo, como se fosse, a grosso modo falando, uma 'aberração cromática', mas não da lente e sim do programa. Ó só:

Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #7 Online: 13 de Maio de 2010, 00:34:14
No ACR não há o problema também...

Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #8 Online: 13 de Maio de 2010, 01:20:11
Achei alguém com o mesmo problema:
http://digilander.libero.it/Nordavind1709/problamaC1.jpg

Só que era problema em RAW da A300, o que foi corrigido na versão 5.1.1.
Uso D300 e a versão 5.0.1.

Talvez com a 5.1.1 fique melhor pra D300 também...
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #9 Online: 13 de Maio de 2010, 01:31:17
A coisa é bem pior do que eu pensava   :shock: :shock: :shock:

Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #10 Online: 13 de Maio de 2010, 03:14:05
Bem interessante mesmo o problema.

Quandop abro a imiagem, num primeiro segundo ela aparece boa. E dai logo em seguida, quando o programa aprica as 'alterações' é que vem o problema com os vermelhos.

Isso mesmo no 'Default' do C1. E a cada vez que, por exemplo, aplico um novo Style, primeiro a imagem aparece com a configuração do Style e boa. Dai em seguida fica ruim de novo, mantendo as mudanças do Style aplicado.


Fiz um testa com RAW da Fuji S3 e ficam 100%.
Fiz então com RAW D300 em 14 bits (usava 12 sem compressão) e UEPA!! o problema não aparece! Ufa!
Não é a melhor solução, mas tá valendo :)

PS: atualizei pra versão mais recente, 5.1.1
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #11 Online: 13 de Maio de 2010, 13:24:26
Não, me enganei.

O problema é quando se coloca mais de metade da barrinha de 'color noise'. Dai Fica esses problema no vermelho.

Mas p****, que porcaria de recuso então. No Bibble sempre usei o maximo da supressão de color noise e nunca tive problemas.
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #12 Online: 13 de Maio de 2010, 13:38:35
Xiru.... Você leu o manual ? heheheehe

Cara tem algo de estranho aí, talvez na própria conversão do raw. Esse halo é com certeza absoluta do algoritmo de conversão. O C1 está gerando um monte de artefatos. O Bibble também, mas está passando um filtro "low-pass" depois, o que disfarça a coisa. Os redutores de ruído de todos esses programas são muito básicos e deixam muito a desejar. Eu não gosto do ACR.


Experimente com o Silkypix e com o PictureWindow. Os dois tem versões demo full por 30 dias.
No SilkypixPro tem um redutor de ruído bem interessante para raw, e no PW5Pro onde tem advanced sharpen, tem uma aba de redução de ruído que funciona bem. Mas (sem sacanagem) leia o tutorial sobre isso no caso desses dois programas, pois eles não são óbvios, apesar de poderosíssimos.

E trabalho 99% do tempo com raw, e o SPPro para mim é o melhor, disparado. Mas faço o tratamento de ruído com o Noiseware ou com o NeatImage. São mais especializados e tem muito mais controles para ajuste fino da coisa.


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #13 Online: 13 de Maio de 2010, 13:43:46
Poizé...

Já que tou numa mudança 'obrigatória' de conversor, vou experimentar um pour um com calma.
A princípio, o mais importante pra mim é poder mexer em curvas RGB, cada canal em separado. E nisso o C1 é bom. Se eu ficar com ele, vou ter de esquecer tratamento de ruido no RAW  e fazer no PS depois, com o Neat ou Ninja.
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #14 Online: 13 de Maio de 2010, 14:14:44
Nhaca de Color Noise Reduction

Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS