Autor Tópico: Problema no foco da Canon 20D  (Lida 2209 vezes)

fabriziomartins

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 219
  • Sexo: Masculino
  • Me vejo no que vejo...
    • Fabrizio Martins Fotografia
Online: 12 de Maio de 2010, 18:29:43
Boa noite gente,

estou com um problema no foco da canon 20D...fiz algumas fotos com ela e comecei a perceber que a área mais nítida do foco não esta sendo onde fiz o foco central e sim um pouco antes ou depois da área focada...por exemplo: eu foquei nos escritos do meu gravador de DVD do gabinete do meu PC mas as letras ficaram um pouco embassadas, mas em outras partes do gabinete a imagem ficou nitida...não esta focando onde deveria...o que pode ser isso???

Fabrizio
Canon 5D Mark1 | "SEM OBJETIVA" | Canon 430EX | (2) YN-460 | Radio Flash | Pé de cabra | Roupa do super-homem | Frango de borracha


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #1 Online: 12 de Maio de 2010, 18:39:37
Fabrizio, chama-se frontfocus (ou backfocus) e pode ser tanto um problema da camera quanto da lente. Teste com outras lentes para ver se continua acontecendo. No PDF do link abaixo tem um gabarito excelente para se testar o ponto de foco da camera.

http://www.megaupload.com/?d=C0MISENY


Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


fabriziomartins

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 219
  • Sexo: Masculino
  • Me vejo no que vejo...
    • Fabrizio Martins Fotografia
Resposta #2 Online: 12 de Maio de 2010, 18:43:24
Fabrizio, chama-se frontfocus (ou backfocus) e pode ser tanto um problema da camera quanto da lente. Teste com outras lentes para ver se continua acontecendo. No PDF do link abaixo tem um gabarito excelente para se testar o ponto de foco da camera.

http://www.megaupload.com/?d=C0MISENY



Sera que se for na camera tem concerto?
Canon 5D Mark1 | "SEM OBJETIVA" | Canon 430EX | (2) YN-460 | Radio Flash | Pé de cabra | Roupa do super-homem | Frango de borracha


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #3 Online: 12 de Maio de 2010, 18:50:44
Parece-me que sim, vi uma vez na net algo sobre um parafuso que regula o foco.Mas acho um procedimento arriscado de ser feito sem ser por uma assistência técnica.

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


fabriziomartins

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 219
  • Sexo: Masculino
  • Me vejo no que vejo...
    • Fabrizio Martins Fotografia
Resposta #4 Online: 12 de Maio de 2010, 19:15:10
Parece-me que sim, vi uma vez na net algo sobre um parafuso que regula o foco.Mas acho um procedimento arriscado de ser feito sem ser por uma assistência técnica.


Achei o tal parafuso...fiz uns teste e vi que é camera mesmo,,...ela faz o foco à frente de onde foco sempre em todas as minhas 3 lentes...fiz com uma regua e com uma imagem que parece um código de barras bem grande...vou ver se acho essa chave para comprar...
Canon 5D Mark1 | "SEM OBJETIVA" | Canon 430EX | (2) YN-460 | Radio Flash | Pé de cabra | Roupa do super-homem | Frango de borracha


fabriziomartins

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 219
  • Sexo: Masculino
  • Me vejo no que vejo...
    • Fabrizio Martins Fotografia
Resposta #5 Online: 24 de Maio de 2010, 19:59:35
Fiz mais uma porrada de testes com outras lentes e vi que o problema é na 18-55mm...só podia ser pois eu para usá-la na canon 10D, fiz a tal adpatação de cortar o anel da baioneta que impedia o acoplamento...ficou bacana! fiz igual o tutorial que vi na net mas deve ter afetado ela...como não testei antes pois na epoca não tinha a 20D não sei se ela ja tinha esse problema...fiz muitos tstes com a 50mm 1.8 e com um pedaço de plastico chamado 28-90mm e consegui fotos boas...so na 18-55 mesmo que da isso, e quase sempre em 18mm...quando jogo de 35mm a 55mm ja melhora um pouco o "front focus"...mas como comprei ela por 100,00 ta valendo...
Canon 5D Mark1 | "SEM OBJETIVA" | Canon 430EX | (2) YN-460 | Radio Flash | Pé de cabra | Roupa do super-homem | Frango de borracha