Autor Tópico: Mais um novo feliz proprietário de uma TLR  (Lida 7506 vezes)

Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 13 de Maio de 2010, 22:47:38
Ah! Bom. Eu pensei que eles tivessem metido a tesoura na película. Se entendi corretamente, eles fizeram um crop de suas fotos. É isso?
-22.352971,-48.775582


ELIAS

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 949
Resposta #16 Online: 14 de Maio de 2010, 13:24:54
Exato, Braga!

Desculpe.. me expressei mal!rs

Quando eu disse "recortaram tudo pra 6x4,5, cortando minhas composiçãoes quadradas.", me referi aos arquivos digitalizados.

Os negativos vieram 6x6.

Abraço  
« Última modificação: 14 de Maio de 2010, 13:25:54 por ELIAS »
Elias Vieira dos Santos
Jaú - SP

www.eliaseelizeufotoevideo.com


Rogério Barros

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #17 Online: 15 de Maio de 2010, 21:50:02
Eu tbm comprei uma Yashica 635 super conservada no mes passado... só antes de ontem q coloquei filme nela...to doido p fazer umas fotos logo....

abraço a todos....
Rogério G. Barros


AC

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 113
Resposta #18 Online: 15 de Maio de 2010, 22:24:02
Vamos aumentar a estatística dos proprietários de Rolleiflex, tenho várias, inclusive uma RolleiWide, TeleRollei, uma equipada com um Mutar, todas em ótimo estado de conservação.


albertgr

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.038
    • http://www.flickr.com/photos/alberto_gr
Resposta #19 Online: 21 de Maio de 2010, 15:34:14
Parabéns pela aquisição Elias! Você vai ficar cada vez mais maravilhado com o que as médio formato podem fazer. Eu tenho uma Yashica também, uma Mat 124B, com essa mesma lente Yashinon, e confirmo que a lente é uma beleza, tem uma nitidez muito boa.
Não deixe de postar as primeiras fotos aqui!
Abraços
Alberto
"Film is not dead, it just smells funny."



ELIAS

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 949
Resposta #20 Online: 21 de Maio de 2010, 16:15:42
Obrigado, Alberto!


Estou aqui, ansioso esperando o Sedex chegar!

Pode deixar que posto fotos sim... só vai demorar um pouquinho, visto que não tenho LAB pra digitalizar 6x6 em minha cidade. :(

Abraço
Elias Vieira dos Santos
Jaú - SP

www.eliaseelizeufotoevideo.com


Marco Jundiai

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 132
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 21 de Maio de 2010, 16:16:53
Vamos aumentar a estatística dos proprietários de Rolleiflex, tenho várias, inclusive uma RolleiWide, TeleRollei, uma equipada com um Mutar, todas em ótimo estado de conservação.
He he, mas considerando as do AC o índice de Rolleis "per capita" vai ficar muito falseado...  :D


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 21 de Maio de 2010, 16:58:41
(...)Tenho Dois Filmes P&B que ganhei do Guto, aqui na geladeira.
Mas não entendo muito de P&B, e sobre quais filtros e quando usar.
Teria algum link fácil sobre isso?
Pra retratos em P&B, não se usaria filtros... ou estou errado?
Olá, Elias. Achei que você já tinha usado os filmes na Rolleiflex do Braga. Espero que faça bom uso do presente.  :ok:

Quanto aos filtros, vejo muita gente usando o laranja e o amarelo para aumentar o contraste do céu e das núvens em fotos de paisagens. Dá um impacto legal. Porém posso está falando bobagem pois não sou usurário de filtros.

Parabéns pela "nova" TLR.  :ok:
« Última modificação: 21 de Maio de 2010, 17:01:02 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


thiagolara123

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 331
Resposta #23 Online: 21 de Maio de 2010, 18:14:00
Na verdade os filtros coloridos em PB servem pra controlar a luminância dos objetos de acordo com a sua cor.

É assunto extenso pra ser tratado aqui assim avoadamente num tópico nada a ver com isso, mas em resumo, se vc bota um filtro laranja, tudo que é azul fica relativamente mais "escuro". O filtro escurece a cor oposta.

Isso serve pra usar o tal "sistema de zonas", onde vc mede os diferentes níveis de luminância da cena e consegue "visualizar" (o termo é do Ansel Adams) e consequentemente controlar onde cada tom de luminância vai cair relativamente ao outro numa mesma exposição.

Só complementando a informação do GutoVilaça, tem essa cultura de usar os filtros laranja e amarelo pra "aumentar o contraste", mas na verdade as pessoas falam isso pois geralmente em lugares abertos a luz das sombras é de dominante azul, pois é o céu que a rebate pras sombras. Daí com esses filtros elas ficam mais escuras e dá essa sensação de maior contraste. O céu, que é azul, evidentemente tb fica mais escuro.

Mas no caso de um retrato com luz de estúdio, por exemplo, dependendo da cor da pessoa um filtro amarelo pode até tirar contraste dos tons de pele e do cabelo. O que pode ser bem vindo ou não.

Isso de alterar contraste em PB com os filtros coloridos na verdade tem mais a ver com a cor do objeto e da luz que o ilumina do que com o filtro propriamente dito ou com uma cor em específico.





EDIT: Já que eu tô aqui no tópico, coloca também aí no censo a minha Rolleiflex T Tessar 3.5 que eu comprei tem uns 15 dias. Tô adorando ela, mas como agora eu to morando em SP e não conheço lab bom aqui tô tendo que mandar as coisas pro Rio pra revelar, daí não revelei nada dela ainda. Tô doido pra ver. :D

Mas só a interface das TLR realmente já é um experiência interessantíssima e particular.
« Última modificação: 21 de Maio de 2010, 18:33:40 por thiagolara123 »
http://www.thiagolara.com <<<Não me odeie, não me inveje, TRABALHE!

O Brasil somos eu e vc, não é só os outros não. Então samba aí: "Se gritar pega ladrão / não fica um meu irmão / se gritar pega ladrão / não fica um..." http://www.youtube.com/watch?v=2WQtQwRHD6k


jackvidal

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 175
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 21 de Maio de 2010, 22:03:33
Elias, recentemente eu comprei num sebo o livro "Filtros para fotografia e cinema" autor Anibal Valdez, apesar de antigo, a teoria do uso de filtros ele aborda de uma forma fácil.
Achei que valeu a pena.

Aqui tem vários dele a venda: http://www.estantevirtual.com.br/mod_perl/busca.cgi?pchave=filtros+para+fotografia+e+cinema&tipo=simples&estante=(todas+estantes)&alvo=titulo


Jack


Olá, Elias. Achei que você já tinha usado os filmes na Rolleiflex do Braga. Espero que faça bom uso do presente.  :ok:

Quanto aos filtros, vejo muita gente usando o laranja e o amarelo para aumentar o contraste do céu e das núvens em fotos de paisagens. Dá um impacto legal. Porém posso está falando bobagem pois não sou usurário de filtros.

Parabéns pela "nova" TLR.  :ok:
"É preciso ter vontade E ir!"
http://www.flickr.com/photos/jackvidal


Roberto Miglioli

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
Resposta #25 Online: 22 de Maio de 2010, 00:30:49
Bom, já que é um censo de TLRs, pode somar aí as minhas quatro: Rollei Magic, Yashica MAT, Flexaret III e Flexaret VI.


ELIAS

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 949
Resposta #26 Online: 22 de Maio de 2010, 10:17:20
Olá, Guto

Quanto aos filmes, assim que chegaram.. fiquei esperando uma boa ocasião para usá-los, e por fim devolvi a Rollei sem usar.
Mas estavam bem guardados na geladeira a espera da TLR que chegaria, junto com outros filmes coloridos que também comprei e não usei.

Vou tentar, fazer bom uso dos filmes! vamos ver o que sai...rs
Mais uma vez, obrigado!


Olá, Thiago
Valeu pelas dicas... já deu pra entedender o princípio de como a coisa funciona.
Agora é só estudar um pouco mais a fundo.


Jack, obrigado pela dica.
Vou estar vendo se compro o livro.


Abraço

Elias Vieira dos Santos
Jaú - SP

www.eliaseelizeufotoevideo.com


ELIAS

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 949
Resposta #27 Online: 29 de Maio de 2010, 15:30:16
Olá pessoal...

Posto aqui algumas fotos da minha câmera, Yashica Mat EM, motivo da qual criei esse tópico.









Gostei do estado geral da câmera. Só o fotômetro, que no anúncio dizia estar funcionando, e veio morto.

Entrei em contato com o Contax, e ele disse que saiu de lá funcionando.
Que devia ser mal contato, no transporte.
Disse para empurrar a célula pra dentro que deveria voltar a funcionar.
Realmente, voltava... mas quando eu tirava a mão da célula do fotômetro, apagava de novo.
Entrei em contato com ele, e me propôs a devolver a câmera.

Mas então tive a idéia de empurrar a célula pra dentro, e colocar um calço... um pedacinho de palito de dente. Como podem ver nessa foto:




E problema resolvido. Fotômetro funcionando... :D

E pelos testes que fiz, comparando com uma DSLR está medindo a contento...







Agora é só colocar um filmezinho nela pra ver como se sai na prática!


Abraço
Elias Vieira dos Santos
Jaú - SP

www.eliaseelizeufotoevideo.com


ELIAS

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 949
Resposta #28 Online: 29 de Maio de 2010, 15:32:01
Elias, recentemente eu comprei num sebo o livro "Filtros para fotografia e cinema" autor Anibal Valdez, apesar de antigo, a teoria do uso de filtros ele aborda de uma forma fácil.
Achei que valeu a pena.


Jack,

mais uma vez obrigado.

Comprei o livro que me indicou. Naquele link que me mandou... custou R$7 com mais 4 de frete.
Já chegou, em muito bom estado. Agora é só arrumar um tempinho pra estudar.




Abraço
Elias Vieira dos Santos
Jaú - SP

www.eliaseelizeufotoevideo.com


Zarley Starling

  • Trade Count: (11)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 95
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 13 de Julho de 2010, 22:04:28
Parabéns Elias. Sim as Yashinon são excelentes.  Agora é ter o prazer em fotografar muito!
Canon 7D, lente Canon EF-s 24-105mm L, lente Canon EF-S USM 70-300mm, lente Canon EF-S 55-250mm, lente Aus Jena Tessar 50mm f:2.8 com adaptador,Radio Flash Cactus 4, Lente Canon EF-S 18-55mm, ente Canon EF-S 10-18mm,