Autor Tópico: Consulta sobre a Pentax K-x.  (Lida 6423 vezes)

wollinger

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 85
Online: 13 de Maio de 2010, 01:23:37
Olá pessoal.
Eu estou há pouco tempo no forum e ainda não tinha falado.
Porém, estou há açlguns meses estudando qual equipamento vou comprar para entrar na era digital.
Estava entre uma "compacta vintage" estilo a Panasonic LX3 ou entrar de cara nas DSLR.
Hoje dei de cara com um material sobre a Pentax K-x. E confesso: fiquei de cara...

Me perdoem os amantes da Canon e Nikon, mas acho que vou me manter na boa e velha Pentax.

Queria ter certeza do seguinte:
Posso usar qualquer lente manual "baioneta" das antigas K1000? Dá pra usar manualmente o "anel" de diafragma da lente no corpo da K-x?
E mais: As lentes usadas na Pentax MZ-50 também seriam compatíveis? (visto que também são baioneta)
Se forem, seria vantajoso me manter no sistema Pentax, pois tenho ainda  uma MZ-50 com uma lente básica.

E qual a opinião de vocês sobre o seguinte: Valeria a pena investir em equipamentos antigos da Pentax a fim de utilizar as lentes, com preços muito mais em conta do que as novas com auto-foco? Pergunto isso por que não me importo nem um pouco em trabalhar com o foco manual. Na verdade sinto muito mais prazer trabalhando assim. Daria pra usar estas lentes antigas também no modo de filmagem?

PS: Alguém saberia me indicar locais em Curitiba onde eu poderia encontrar a K-x? Aqui em Floripa não existe Pentax. Só tem aquele "feijão com arroz" da Nikon e Canon... hehehe (dsculpem a brincadeira, não tenho nada contra estas marcas mas sempres curti a Pentax).
Até.


BBear

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 555
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 13 de Maio de 2010, 07:23:29
Ola Wollinger,

Sobre as tuas duvidas, essa compatibilidade eh um dos features do sistema Pentax: vc pode usar qualquer lente pentax P/K em qualquer corpo DSLR, e funciona da mesma forma que a lente funcionaria em um corpo Pentax SLR. A unica ressalva me parece ser as lentes POWER ZOOM, que alias sao bem raras. Me parece que na K10D essa funcao PZ funciona, mas largaram no resto da linha, mas nao tenho certeza. O mesmo serve para filmagem.


Sobre lojas, eu nao sei ao certo se vc vai achar algo na tua cidade. Pentax nao eh "arroz e feijao" como vc disse, e no Brasil eh realmente dificil encontrar.

Mas vc tem opcoes como a www.bhphoto.com ou ate mesmo no mercado de usados. Aproveito e te passo o link do meu anuncio, no qual estou vendendo a minha Kx:

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=43516.0


Boa sorte,

BB


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 14 de Maio de 2010, 20:55:46
Wollinger, acho que você será mais um novo e feliz usuário da Pentax rs

Como o Bernardo já falou, as lentes podem ser usadas na K-x, mas apenas no modo Manual ou prioridade de abertura (comprar uma DSRL para usar no automático é brincadeira tb né rs).
Sobre a fotometria, na minha K100D é só fazer o optical preview que dá para fotometrar direitinho. Acredito que na K-x seja a mesma coisa  :ok:
Dá para usar o estabilizador de imagens também. Quando você liga a câmera, ela te dá a opção de escolher os mm da lente...

Aqui no Brasil é difícil achar um lugar mesmo, é uma pena um sistema tão interessante ser tão pouco difundido aqui (assim como as reflex da Panasonic/Olympus também)


darth wader

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 45
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 25 de Maio de 2010, 22:45:05
As lentes antigas que possuem o "A" no anel de abertura funcionam em todos os modos, com a câmera controlando a abertura.

Pentax k-30, DA 18-55 e 50-200WR.

VENDO Tamron SP AF17-50 f/2.8 XR Di II LD Aspherical [IF] completa na caixa perfeita


BBear

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 555
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 26 de Maio de 2010, 11:12:41
Como o Bernardo já falou, as lentes podem ser usadas na K-x, mas apenas no modo Manual ou prioridade de abertura (comprar uma DSRL para usar no automático é brincadeira tb né rs).

Pedro, politicamente vc esta correto, mas a intonacao eh um pouco errada. A forma que eu coloco essa questao eh bem simples: a maneira que vc usa a lente na camera analogica, SERAH identica na Pentax DSLR. Eh uma diferenca sutil, por que eu ja vi gente esclarecendo com uma linguagem similar a tua e gerou confusao: e se a pessoa tiver uma lente seria A? E se tiver uma lente serie FA? Da maneira que vc apresentou, parece que a lente se torna "alejada" no corpo DSLR, e nao eh verdade.

O correto eh afirmar que ela funcionarah DA EXATA maneira que funcionava antes: se era uma lente seria K ou M, entao vai funcionar totalmente no manual, inclusive nao deve mostrar abertura (nao estou 100%). Se eh uma lente da serie A, entao tem controle de abertura no corpo, e foco manual. Se eh uma lente FA, entao tem AF e abertura no corpo. E por ai vai.

:)


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 27 de Maio de 2010, 00:23:24
É, me expressei mal mesmo (por falta de conhecimento). Deve ser porque a única que tenho é uma Pentax M 50mm f1.4 rs
A abertura de fato não aparece também...


BBear

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 555
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 27 de Maio de 2010, 10:17:29
M 50mm f1.4 rs
A abertura de fato não aparece também...

Exato... essa lente nao registra abertura em nenhum DSLR, da mesma forma que nao registra abertura em nenhuma Pentax SLR antiga...

Eu tenho a versao A dessa lente, e ate o modelo da lente eh registrado na camera... entao depende mesmo da serie da lente!

Abracos

BB