Autor Tópico: Adquirindo uma Sony....mas qual ?? -macros-  (Lida 1903 vezes)

Loscri

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
  • Sexo: Masculino
Online: 13 de Maio de 2010, 02:47:46
Fala pessoal, tudo certo?

Bem, venho recorrer aqui à ajuda de vocês pois preciso comprar uma câmera Sony compacta que faça boas fotos macro. Pesquisei muito aqui no fórum sobre a H1, H5, H20, porém ainda não cheguei à uma conclusão final. Já possuo uma Canon Rebel T1i e uma Samsung PL50.

Tem uma coisa que eu realmente não entendo: percebi que as fotos macros de uma "compactinha" w350, por ex, é muito superior (fotos muito aproximadas e incrivelmente nítidas) a uma "sofisticada" H5 ou H20, e isso pra mim não faz o menor sentido, visto que a lente (?) e os recursos -obturador, iso, abertura, wb etc- de uma H20 são, também, muito mais variados e diversificados.
Isso se deve apenas ao fator da quantidade de MP das câmeras? se for assim, a lente da Sony, mesmo das compactinhas, são fenomenais!

Será que vocês poderiam me ajudar a escolher e esclarecer estas dúvidas citadas?

Agradeço a ajuda de todos desde já!

Forte abraço.

enjoy clickin\'.


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #1 Online: 13 de Maio de 2010, 11:03:15
As câmeras compactas possuem a vantagem da grande profundidade de campo devido ao pequeno sensor e distâncias focais curtas. Desta forma, praticamente toda a foto sai nítida (dentro da profundidade de campo) e isso pode estar relacionado à impressão da alta qualidade nas fotos.
Macrofotografia com estas compactas geralmente se faz deixando o zoom em grande angular e quase colando a câmera no objeto fotografado. É isso que causa a grande profundidade de campo.
Em câmeras de sensor maior como as DSLR, a profundidade de campo é bem menor ao se fazer macrofotografia, por isso há a necessidade de utilizar aberturas pequenas e flash (ring-flash ou twin-flash).
É mais difícil fazer macrofotografia com uma DSLR mas, com a técnica apurada e equipamento adequado, obtém-se resultados fantásticos.
Porém, com uma compacta + uma lente invertida pode-se obter fotos incríveis e a um baixo custo (vide as macrofotografias do Moscato).

Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


collares

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #3 Online: 14 de Maio de 2010, 15:26:49
Boa Tarde,pessoal gostaria de saber se os amigos podem me dar uma ajuda, estou querendo um manual da sonny H20 em português. muito grato.


Loscri

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 14 de Maio de 2010, 18:11:26
Beleza, Fabio, obrigado pela resposta!

A propósito, é possível fazer macros tão boas numa sony H1 ou H5 como naquelas compactinhas de 15 mp?
enjoy clickin\'.


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 14 de Maio de 2010, 21:25:06
Loscri, megapixel é apenas o TAMANHO da imagem, não a qualidade dela. Então não faz diferença na qualidade da foto tendo 5 ou 15 megapixels, você só poderá ampliá-la mais posteriormente sem ter perdas.


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #6 Online: 15 de Maio de 2010, 20:22:12
Beleza, Fabio, obrigado pela resposta!

A propósito, é possível fazer macros tão boas numa sony H1 ou H5 como naquelas compactinhas de 15 mp?

Boa pergunta. Tente achar exemplos no Google.
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


Loscri

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 17 de Maio de 2010, 01:19:15
MP é o tamanho, realmente, mas é justamente pelos mega pixels que você consegue maior detalhamento e aproximação do objeto ou ser fotografado.

A propósito, não estou conseguindo achar resultados específicos no google com relação a essa questão.  :(
enjoy clickin\'.