Autor Tópico: Ajuda sobre flash  (Lida 3391 vezes)

Elaine Ferreira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 28
Online: 04 de Maio de 2010, 01:51:01
Boa noite pessoal, sou nova por aqui e preciso de algumas dicas. Tenho uma canon xt, lente 50mm 1.8 + a lente do kit 18-55...Estou tendo a oportunidade de fazer alguns trabalhos em eventos sociais, mas nao tenho grana no momento para investir em um bom flash externo. Um amigo que fotografava com filme tem um speedlite 540 ez e pode me vender por 380 reais. Será que vale a pena? Pensei em ficar com ele até ter $ para investir em outro. A vantagem desse, pelo menos eu acho, é que posso direciona-lo para os lados e para cima.
Minha preocupação é que esse modelo só faz no modo manual..Alguem tem dicas de como se trabalhar com flash no manual?

obrigada



MCarpinetti

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 315
  • Sexo: Masculino
    • http://www.carpinetti.com.br
Resposta #1 Online: 04 de Maio de 2010, 10:01:16
A grande desvantagem dele, é que irá trabalhar apenas em manual, e para quem não tem muita experiencia pode ser desastroso. Por esse valor é melhor investir em um flash que tenha pelo menos o recurso de trabalhar em automatico. Pesquise aqui no forum e achará alguns colegas vendendo bons flashes a bons preços, ou se eu puder ajudar entre em contato.
Sou totalmente contra a pirataria, eu nunca roubaria um navio.


Elaine Ferreira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 28
Resposta #2 Online: 04 de Maio de 2010, 12:50:33
Obrigada MCarpinetti,vou dar uma olhada sim, mas os preços que tenho encotnrado por ai estão bem acima desse preço...

abraço


ELIAS

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 949
Resposta #3 Online: 04 de Maio de 2010, 22:16:08
Eu penso que uma boa alternativa para um flash, quando não se pode gastar muito.. e adquirir um flash dedicado, são os flashs com sensor externo, que operam em modo automatico. Você vai colocar um diafragma X na câmera... informar esse diafragma no flash, informar no flash o ISO que está usando... e ele se encarrega de medir a quantidade de luz necessária na distancia que se vai fotografar.
Um modelo que acredito ser uma boa pedida.. é o Nikon SB28. Dá pra usar no modo AUTOMATICO que descrevi acima, em câmeras de outras marcas, tranquilo.

Não se tem todas as facilidades do TTL, mas dá pra quebrar um bom galho.
Elias Vieira dos Santos
Jaú - SP

www.eliaseelizeufotoevideo.com


Elaine Ferreira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 28
Resposta #4 Online: 05 de Maio de 2010, 00:46:31
Elias obrigada pela dica...fiz alguns testes com ese flash, o 540 ez e percebi que o maior problema de fazer no manual é a perda de tempo, mas vocês acham que dá pra quebrar um galho?, pois para eu fazer uns freelas com um fotografo, o cara exige um flash externo, ao menos para não rebater direto no rosto das pessoas...Vcs acham q vale a pena? Praticamente sairá de graça pois o cara q vai vender está devvendo um $ pro meu pai e meu pai vai me dar..

obrigada



ELIAS

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 949
Resposta #5 Online: 05 de Maio de 2010, 09:41:47
Diz o ditado, de graça... até injenção na testa! :D

Tem também um fato a considerar... de como você disse que ele está com uma dívida... no caso de não fazer o negócio com o flash, a dívida será paga em dinheiro, ou já é do tipo caso perdido.


Quanto ao flash, penso que a única vantagem vai ser de poder usar luz rebatida. Mas pra usar só no manual... é dose.
Ainda se você for fotografar alguma coisa parada.. tranquilo.
Pra uma sessão de fotos... ou fotos de um casamento na mesa do bolo. Você sabe onde vai ser a foto.. e pode fazer uns testes antes.
Agora pra cobrir um evento todo.. na correria daqui pra lá... em MANUAL é bem complicado. Complicado, eu quero dizer trabalhoso. Ainda mais se você está inciando...

Penso que a melhor alternativa seria um flash estilo Nikon SB28, que as vezes aparece usado nos fóruns na casa Trezentos e poucos Reais.

Mas como eu disse, tem que estudar esse caso, da dívida do cara que tem o flash... e ele te sair de graça.

Vale lembrar, que se você comprar (ou negociar, e acabar ganhando..), acho que vai ser bem dificil você prassá-lo pra frente depois.


Abraço
Elias Vieira dos Santos
Jaú - SP

www.eliaseelizeufotoevideo.com


leo.fotografias

  • Trade Count: (6)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 121
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 05 de Maio de 2010, 13:43:40
tem uns flash chineses com função ttl, tenho interesse em seu flash 540ez se for do seu interesse eu troco com vc um flash yongnuo E-TTL II YN-465 for canon em seu flash 540ez, mas lembrando que não tem como eu te dar garantia do flash naum. tenho interesse no flash 540ez pra usar em strobist.


Elaine Ferreira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 28
Resposta #7 Online: 05 de Maio de 2010, 22:14:37
Oi Leo acabei desistindo do ez...meu pai acabou negociando com a pessoa de outra forma. Desisti pois liguei em algumas lojas daqui de SP para saber se é facil para ser vendido (pois nao tinha a intencao de ficar mto tempo com ele) e me informaram ser mtoooooooo complicado...estou para comprar um 580 ex, mas o 1, encontrei numa loja um usado por 650,00.
Tem duas lojas em Sp que tem esse flash EZ para vender, inclusive uma loja me disse q está tentando vender há um ano e nao consegue..em uma me informaram q tava por 350 reais e outra por 1oo reais.

O unico problema é que nao lembro a loja, mas acho q uma foi a camera show e a outra acho q foi a photovision, se nao for nessas, é nas lojas mais conhecidas: photozoom, angel ou photonews.

Desculpa nao poder te ajudar...mas nao me lembro mesmo qual foi a loja q me falou q tinha.


Abraão.Junior

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 65
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 16 de Maio de 2010, 17:58:24
uma dica para estas horas:

eu fiz uma tabela com base no número guia de meus flahs e eu sei qual combinação de abertura x distância e "zoom do flash"...

O que eu faço para tornar isso mais automático?

Eu decorei qual a potência que eu tenho que setar no flash para as aberturas de F/2.0 e F/8.0, ambos nas situações de 2,0m e 5,0m do assunto.

Deste modo, quando o ETTL falha ou quando eu uso o rádio flash (qu não possui ETTL) eu trabalho basicamente nestas condições.

Se faltou luz ou sobrou, eu tento ajustar na abertura...
Abraão Soares Jr
www.soaresjr.com
Canon 5Dii l Canon 7D l Canon 400D
Canon 70-200mm 2.8 L l Canon 24-70mm 2.8 L l Canon 50mm 1.8
Canon 580 EXII / Canon 430 EXII


ELIAS

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 949
Resposta #9 Online: 16 de Maio de 2010, 22:02:58
É exatamente como o Abraão disse, que funciona.

Quando fotografava eventos usando flash Frata, tinha uma tabela DISTANCIA x DIAFRAGMA..

mais ou menos assim: 1 metro 16, 2 metros 11, 3 metros 8, 4 metros 5.6

Fotografando com câmera Reflex de foco manual então, imagina só...
Tinha que focar na mão, ver a distancia pra calcular a abertura.

Imagina só como era fotografar aniversário infantil assim!rs


Com todos os automatismos que os modernos equipamentos nos oferece, tudo facilitou muito.
A câmera faz o AF, e passa essa informação ao flash, pelo sistema TTL.

Então trabalhar com um flash que só tem modo MANUAL, comparado ao TTL ou AUTOMATICO, é muito pouco prático. Mas que dá pra fazer, dá...
Elias Vieira dos Santos
Jaú - SP

www.eliaseelizeufotoevideo.com


Abraão.Junior

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 65
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 17 de Maio de 2010, 22:43:09
É exatamente como o Abraão disse, que funciona.

Quando fotografava eventos usando flash Frata, tinha uma tabela DISTANCIA x DIAFRAGMA..

mais ou menos assim: 1 metro 16, 2 metros 11, 3 metros 8, 4 metros 5.6

Fotografando com câmera Reflex de foco manual então, imagina só...
Tinha que focar na mão, ver a distancia pra calcular a abertura.

Imagina só como era fotografar aniversário infantil assim!rs


Com todos os automatismos que os modernos equipamentos nos oferece, tudo facilitou muito.
A câmera faz o AF, e passa essa informação ao flash, pelo sistema TTL.

Então trabalhar com um flash que só tem modo MANUAL, comparado ao TTL ou AUTOMATICO, é muito pouco prático. Mas que dá pra fazer, dá...

Elias,

O que tento fazer é me manter em F/2.8 (nas distâncias de 2 e 5m) ou F/8 (nas distâncias de 2 e 5m), assim fica fácil saber qual potencia usar...

mas nunca é fácil como o abençoado ETTL!
Abraão Soares Jr
www.soaresjr.com
Canon 5Dii l Canon 7D l Canon 400D
Canon 70-200mm 2.8 L l Canon 24-70mm 2.8 L l Canon 50mm 1.8
Canon 580 EXII / Canon 430 EXII


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #11 Online: 18 de Maio de 2010, 10:11:58
Veja se encontra o Canon 430 EX usado. É um excelente flash.
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching