Autor Tópico: Qual a melhor câmera mecânica?  (Lida 15495 vezes)

Marco Jundiai

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 132
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 18 de Maio de 2010, 10:17:54
Olá caros amigos do Mundo Fotográfico!
Esta é minha primeira mensagem no grupo. Fiz meu registro há poucos dias, e acho que está na hora de participar um pouco rsrs..

Eu tenho uma sugestão para o Santos de uma câmera que acabou sendo pouco conhecida no Brasil pois foi lançada no mercado justamente quando as câmeras de filme começaram a perder espaço pra digitais: a Nikon FM3A.

Esta câmera é em quase tudo herdeira da excelente FM-2, porém com a adição de alguns features muito bem vindos.
Entre as diferenças o que mais se destaca é a adição do sensor TTL para o flash e o obturador com um modo A que trabalha em paralelo com o obturador mecânico.

Essa parece ser uma parte pouco compreendida da FM3A. Diferente do que parece para alguns, a FM3A é uma máquina com obturador 100% mecânico: retirando a pequena pilha da máquina ele continua funcionando normalmente em todas as velocidades desde 1/4000 até bulb, manualmente, do modo tradicional como toda máquina macânica.

Ocorre que a parte automática (eletrônica) do obturador funciona em paralelo e só está ativa quando selecionado o modo A no seletor do obturador. Em qualquer outra velocidade é mecânico mesmo. Isso torna a FM3A uma máquina diferente, sem dúvida.

O modo A é muito bem vindo em momentos em onde a rapidez fará a diferença entre conseguir uma boa foto ou perder o instante. Funciona como eu mais uso na minha DSLR, prioridade de abertura, e a pessoa apenas precisa dar conta do foco manual. Dá uma agilidade e tanto quando se precisa.

Este link é uma excelente fonte de informação sobre a FM3A, muito completo:
http://www.mir.com.my/rb/photography/hardwares/classics/nikonfmseries/fm3a/htmls/index.htm

Outro:
http://kenrockwell.com/nikon/fm3a.htm

Comparativo entre as Nikons:
http://www.kenrockwell.com/nikon/fefm.htm

E minha tenho faz uns 8 anos. Para o flash TTL comprei na época o pequeno e prático SB-30, funciona muito bem na FM3A e levo sempre junto.

Antes tinha a FM10, uma boa câmera e confiável, mas não se compara com as FM-2 e FM3A.

Espero seguir participando, especialmente contando com a ajuda do pessoal aqui na seção analógica pois estou retomando meu interesse pelo filme e reativando essa antiga paixão.

Abraço a todos!

Ebone





Olá Ebone, bem vindo, começou mandando bem! Eu não conhecia, grande dica! Mas que droga, agora toca sair por aí procurando uma para mim, he he he!


alexandre gabriel

  • Trade Count: (6)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 186
  • São Paulo, SP, Brasil
Resposta #16 Online: 18 de Maio de 2010, 14:10:29
Olympus OM-3 Ti, mas custa 2000 dólares lá fora :-)
Então pra budget eu recomendo tb a OM-1. Vejam minha assinatura e vcs verão que não é à toa :-)
Cameras: 5D, XSi, OM-1, OM-4, SD870IS
Zuikos: 21/3.5, 24/2.8, 28/3.5, 35/2.8, 40/2, 50/1.2, 50/1.4, 50/1.8, 50/3.5 Macro, 85/2, 100/2.8, 135/3.5, 200/5
Não Zuikos: EF: 50/1.8, 100/2.8 Macro, Tamron 28-75/2.8, Minolta Rokkor 58/1.2, Canon FD TS 35/2.8 SSC convertida para EOS.
Flash: 420 EX, Olympus T20
Feedbacks:  Ebay-104;  ML-17;  fredmiranda.com-23;  digiforum.com.br-4.


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 18 de Maio de 2010, 15:22:17
Com 1500 reais dá para vc comprar qualquer câmera analógica mecânica 35mm que você quiser com exceção de algumas leicas e outras mais top.

Se for só para "brincar" com filmes, recomendo uma Olympus OM-1 + Zuiko 50mm f/1.4. Com paciência você encontra esse conjunto em boas condições na faixa dos 500 reais. Economiza 1000 pratas!!!  :ok:
 
Tenho algumas câmeras mecânicas mas a OM é a "menina dos olhos" na sua categoria. Meus colegas acima não me deixam mentir.
 
Mas se gosta de Canon vai de AE-1, se gosta de Nikon vai de F2, se gosta de Pentax vai de K1000. Se gosta de Leica, arrume mais mil pratas e vai de M3. Todas cumprem bem sua função.
« Última modificação: 18 de Maio de 2010, 15:25:39 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Santos

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #18 Online: 18 de Maio de 2010, 19:01:19
Impressionante, que gente boa encontrei neste fórum, é inacreditável a qualidade dos textos e da integração entre os participantes, estou impressionado, parabéns a todos!
Confesso que eu estava na dúvida em que investir primeiro e tinha duas opções, eu queria gastar uns trocados para espairecer e estava entre trocar meu HP, por um I5 de R$3.000,00 ou investir em uma máquina fotográfica por aproximadamente a metade do valor, mas é mais do que claro que não me resta dúvidas, vou investir na diversão e deixar o trabalho com o velho HP que acaba de ganhar uns meses de sobrevida, rs. O material exposto neste site daria para editar um livro, pois é muito bom e lírico, complementa com perfeição o objetivo a que se propõe a fina arte de fotografar.
Novamente parabéns a todos e vamos continuar com as apologias as suas máquinas nota 10.
em tempo, a Olympus está merecendo um bom prêmio.
Obrigado a todos
Santos


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 18 de Maio de 2010, 20:24:49
Eu tenho uma sugestão para o Santos de uma câmera que acabou sendo pouco conhecida no Brasil pois foi lançada no mercado justamente quando as câmeras de filme começaram a perder espaço pra digitais: a Nikon FM3A.

Ebone,

Muito bem lembrada. Aliás, você faz uma descrição dela tão bem feita que, eu tenho certeza, aguça a curiosidade de qualquer um.

Só que o preço dela anda meio salgado. A gente vê fácil, fácil, ela bater na casa dos $500 ou $600 dolares. E pior, somente o corpo.
-22.352971,-48.775582


meletti

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 252
Resposta #20 Online: 18 de Maio de 2010, 21:09:19


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #21 Online: 19 de Maio de 2010, 02:01:09
Qual a melhor câmera mecânica?
Olá amigos, sou novo no pedaço e preciso de uma ajudinha, quero adquirir uma máquina usada com aproximadamente 1500 reais, quero uma máquina mecânica e o objetivo é pura diversão, quero experimentar foto PB e colorida, e quero ir garimpando lentes ao passar dos anos, a principio preciso apenas de uma máquina e uma lente simples, depois vou agregando valor, mas queria começar bem, quero uma máquina puramente mecânica de qualquer ano ou marca,

e preciso da coordenada de vocês para saber qual comprar, qual a melhor câmera que consigo por aproximadamente R$1.500,00 mesmo que sem lentes?

Aproveito a paciência de todos para especular também sobre as médio e grande formato, tenho curiosidade em saber quais as tops nestes formatos, e qual as vantagens destes formatos nos dias de hoje? Finalizando, apesar de não ser foco do meu interesse para compra, quem quizer falar a respeito agradeço informações sobre câmeras de filme mais modernas, quais são as melhores e por que?
Amigos, agradeço a atenção, um grande abraço e espero encontra-los em alguma exposição de fotos dos eternos amantes desta arte imortal.
PS: já li sobre as seguintes máquinas, mas sem nada conclusivo:
1.Nikon ME
2.Nikon F1, F2, F3 e F10
3.Canon FT1
4.LeicaFlex SL
5.Voightländer
6.Bessamatic
7.Contaflex
8.Pentax K1000
9.Pentax MX
10.Pentax LX

Eu sou suspeito para falar, mas sugiro as Nikon F2. Tenho três da segunda série, feitas a partir de 1977: F2 Eyelevel (prisma SEM fotômetro), F2A (fotômetro de agulha), F2AS (fotômetro por LEDs). Tenho também uma F3 e uma Rolleiflex 3.5F com Planar.
Qual que eu uso mais?
A F3, mas a razão é uma só: minha filha de 4 anos. Eu deixo na velocidade automática e me preocupo em focar a pequena.
Qual que eu gosto mais?
Qualquer uma das F2. A F2 Eyelevel eu uso com um fotômetro Minolta Flashmeter IVF.
A Rolleiflex também é uma delícia de usar. A minha tem o Rolleikin, um adaptador para filmes 35mm. Porque? Eu tenho um scanner de cromo Nikon Coolscan II que é 35mm. Pra escanear 6x6, eu teria que fazer fora e não sei se compensa.

Sou apaixonado pelas F2, elas se encaixam nas minhas mãos como uma luva, os botões ficam ao alcance dos dedos, tornou-se uma relação muito intuitiva, ela não se coloca entre eu e a foto, esqueço que ela existe e me concentro na composição. O visor delas, aliás, tem 100% de visão do que você está fotografando, o que não acontece com as outras câmeras mencionadas. O peso delas ajuda na estabilidade - não gosto de câmeras muito pequeninas nem muito leves.

Já usei Olympus OM1, há décadas. É uma boa câmera, as lentes são muito boas.

Seja qual for a câmera que você escolher, recomendo uma passada numa assistência para limpeza, ajuste e lubrificação. Sendo mecânica, de vez em quando isso é necessário e você só precisa fazer isso a cada 10 anos, se usá-las normalmente.

Abraço,

José Azevedo


Ebone

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 42
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 19 de Maio de 2010, 05:25:51
Olá Marco, valeu pelas boas vindas!

Braga, tenho a minha FM3A desde 2002, por isso me sinto confortável em falar dela.

O preço que pedem dessa câmera no ebay é incrível mesmo. É o preço dela quando nova, ou mais. De certa forma isso é um bom sinal.


Santos

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #23 Online: 19 de Maio de 2010, 12:36:59
Caro José Azevedo, sua opinião é muito importante, saiba que entrei neste forum devido a uma explicação sua sobre lentes e ajustes em suas f2, agradeço a atenção e vou ficar de olho nestas máquinas, apesar de ter encontrado mais fornecedores de FM3a, contudo creio que é uma questão de tempo para experimentar a ambas.
obrigado
Santos.


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #24 Online: 19 de Maio de 2010, 22:03:56
Caro José Azevedo, sua opinião é muito importante, saiba que entrei neste forum devido a uma explicação sua sobre lentes e ajustes em suas f2, agradeço a atenção e vou ficar de olho nestas máquinas, apesar de ter encontrado mais fornecedores de FM3a, contudo creio que é uma questão de tempo para experimentar a ambas.
obrigado
Santos.

Podendo ajudar, não há porque não fazê-lo. Valeu!  :D
A FM3a também é uma bela câmera e, se você não tem paixão pelas antigas e tem aquela verba disponível, pode ser uma decisão mais lógica hoje em dia. Afinal você terá duas câmeras em uma - automática (velocidade) e mecânica.

Aqui tem um bom histórico dela, do desenvolvimento até a sua saída de linha, em 2006:
http://imaging.nikon.com/products/imaging/technology/d-archives/history-fm3a/index.htm

Abraço,

José Azevedo

Adicionando:

Esse artigo, aliás, demostra bem um dos diferenciais da Nikon para seus concorrentes: o quanto eles se apegam ao que fazem. Quando levei minha F2A preta (novinha) para revisão no TTanaka, o chefe da oficina veio recebê-la como se estivesse recebendo um filho que não vê há muito. Interessante.
« Última modificação: 19 de Maio de 2010, 22:06:45 por joseazevedo »


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 19 de Maio de 2010, 22:29:28

Sou apaixonado pelas F2, elas se encaixam nas minhas mãos como uma luva, os botões ficam ao alcance dos dedos, tornou-se uma relação muito intuitiva, ela não se coloca entre eu e a foto, esqueço que ela existe e me concentro na composição.


Meu caro, JERA.

É aquele mesmo conceito do árbitro numa partida de futebol, isto é, seu trabalho só é bom quando dele não se ouve falar no jogo.

Mas, daí trazer isto para o nosso mundo, o da fotografia, foi algo muito legal; muito bem sacado. E da forma como você escreveu, ficou lindo isso. Também pudera, né!, você é um mago com as palavras. Não é à toa que és um Diretor de Arte.

Acredite, há em mim um grande admirador de seu talento. Talento nato, diga-se de relance.
-22.352971,-48.775582


Santos

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #26 Online: 20 de Maio de 2010, 00:47:59
A FM3a também é uma bela câmera e, se você não tem paixão pelas antigas e tem aquela verba disponível, pode ser uma decisão mais lógica hoje em dia. Afinal você terá duas câmeras em uma - automática (velocidade) e mecânica.
José Azevedo

Caro Jose Azevedo, você foi direto ao alvo! rs. Estou partindo para uma escolha lógica e aproveitando as duas virtudes destas máquinas, a mais desejada que é a arte mecânica e a facilidade no uso funcional proporcionada pela porção eletrônica quando necessário, mas pretendo usar e me deleitar o máximo possível com a alma mecânica  e explorar o gênio eletrônico eventualmente. Parafraseando Camões estas maravilhas mecânicas é a mais pura expressão de “engenho e arte”.
Com relação as mecânicas “puro sangue” não perdem por esperar, pois percebo que neste negócio quem entra não para nem fica em uma só.
Caro José Azevedo, sou grato pelos ensinamentos que com certeza tem beneficiados a muitos que procuram um pouco de luz no fim do diafragma.
Santos


pedrotolfo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 53
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 24 de Janeiro de 2011, 04:22:17
poxa eu adoro a k100 viu minha primeira camera
Pedro Tolfo - Fotógrafo
11-82783067


leonardo01e

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
  • Sexo: Masculino
    • Fotos no Flickr
Resposta #28 Online: 07 de Fevereiro de 2011, 23:05:23
Esta pergunta é bem difícil! Tenho experimentado vários equipamentos de filme e cada um tem sua particularidade em ver o mundo. Das câmeras que você citou, posso afirmar que a K1000 alia simplicidade, robustez e qualidade. Tenho uma com uma lente 50mm F2 que sempre me trouxe boas imagens. Algumas pessoas falaram das OM's da Olympus, e definitivamente tenho que concordar que são ótimas (tenho duas Om-2n e um bom set de lentes) em todos os quesitos (adoro o som do shutter dela, o melhor das SLR que já utilizei). Posso também falar da Canon A1 e da Pentax Spotmatic F que são boas câmeras também. Na faixa de preço que você quer, minha sugestão seria alguma Olympus OM mesmo (de um dígito) com um bom set de lentes.
Leonardo R. Alves


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #29 Online: 08 de Fevereiro de 2011, 22:39:45
Leicas séries M, especialmente a M6 e a M3
« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2011, 22:41:26 por Natão »