Autor Tópico: Qual a melhor câmera mecânica?  (Lida 15443 vezes)

Santos

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Online: 17 de Maio de 2010, 16:05:59
Qual a melhor câmera mecânica?
Olá amigos, sou novo no pedaço e preciso de uma ajudinha, quero adquirir uma máquina usada com aproximadamente 1500 reais, quero uma máquina mecânica e o objetivo é pura diversão, quero experimentar foto PB e colorida, e quero ir garimpando lentes ao passar dos anos, a principio preciso apenas de uma máquina e uma lente simples, depois vou agregando valor, mas queria começar bem, quero uma máquina puramente mecânica de qualquer ano ou marca,

e preciso da coordenada de vocês para saber qual comprar, qual a melhor câmera que consigo por aproximadamente R$1.500,00 mesmo que sem lentes?

Aproveito a paciência de todos para especular também sobre as médio e grande formato, tenho curiosidade em saber quais as tops nestes formatos, e qual as vantagens destes formatos nos dias de hoje? Finalizando, apesar de não ser foco do meu interesse para compra, quem quizer falar a respeito agradeço informações sobre câmeras de filme mais modernas, quais são as melhores e por que?
Amigos, agradeço a atenção, um grande abraço e espero encontra-los em alguma exposição de fotos dos eternos amantes desta arte imortal.
PS: já li sobre as seguintes máquinas, mas sem nada conclusivo:
1.Nikon ME
2.Nikon F1, F2, F3 e F10
3.Canon FT1
4.LeicaFlex SL
5.Voightländer
6.Bessamatic
7.Contaflex
8.Pentax K1000
9.Pentax MX
10.Pentax LX


jackvidal

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 175
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 17 de Maio de 2010, 16:28:29
Vou falar um pouco sobre as que já usei, no caso uma Nikon F2 e uma F3 e uma Olympus Om-1n.
Entre as 3 cada uma tem suas vantagens/características. As Nikon são muito bem construídas e se você achar uma boa provavelmente ela durará por mais uns 20 anos, entre a F2 e a F3, a F3 possui muito mais eletrônica que a F2, que só precisa da bateria para o fotômetro. Eu vendi uma F3 e peguei uma F2, no fim acho que gostei mais de usar a F3 mesmo, era uma F3 HP.

As Olympus, linha OM (com apenas 1 dígito M-1, OM-1, OM-2, OM-3 E OM-4)estão entre as menores câmeras SLR já fabricadas, eu uso uma OM-1n MD e há algum tempo atrás pedi ajuda no forum para decidir entre ficar com ela ou com a F2, eu tinha excelentes lentes para os dois conjuntos, acabei ficando com a OM-1 e vendi tudo de Nikon, a F2 A Black vendi na semana passada.

Quanto ao uso a OM-1 é leve, precisa, silenciosa e possui objetivas com ótica excelente, mas as lentes para ela são mais difíceis de achar do que para Nikon e Canon. Essa precisa de bateria apenas para o fotômetro, o restante todo é manual. Existem OM-1 e OM-1n, a OM-1n possui algumas melhorias em relação a OM-1, mas isso deve dar pouca diferença na prática.

De Pentax existem 2 que gostaria de conhecer melhor, a MX e a LX, principalmente a LX, que é muito bem vista entre as câmeras profissionais de sua época, mas é cara e difícil de achar. Eu tenho uma Pentax ME Super, que é uma versão com mais eletrônica do que a MX que é mais mecânica, essa ME Super junto com a Olympus OM-1 fazem um conjunto de tamanho reduzidissímo, e a ME Super consegue ser ainda menor do que a OM-1. Acha-se mais fácil também as lentes para Pentax e pode-se usar as lentes de rosca m42 Takumar e outras com adaptador.

Enfim, são muitas possibilidades, mas logo logo vai aparecer mais gente pra te ajudar.

Aqui tem o link para o tópico que pedi ajuda entre Olympus e Nikon: http://esquinadafoto.com.br/topic/4625-qual-set-de-equipamentos-para-filme-escolher/

Jack
« Última modificação: 17 de Maio de 2010, 16:34:17 por jackvidal »
"É preciso ter vontade E ir!"
http://www.flickr.com/photos/jackvidal


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #2 Online: 17 de Maio de 2010, 16:35:47
Depende MUITO.

Seria Nikon EM ao invés de ME ? Se for, não é grande coisa, muito plástica e é eletrônica, fora que não permite muitas regulagens.

A Leicaflex SL tem umas engrenagens mal feitas no tracionador. É a pior Leica já feita. O despolido é de dois elementos e costuma dar problema no bálsamo do canadá usado como cola.
Quer uma SLR Leica mecânica ? Leica R3, a última mecânica, da R4 pra cima são eletrônicas.



Qual Voigtlander ? A VSL1 ? Se for , sai fora, as engrenagens planetárias do tracionador são de antimônio. Uma porcaria. Só vale pelas lentes. A melhor VL SLR é a VSL3 mas é eletrônica. Usei uma por mais de 20 anos. (A VSL1 é praticamente a Rollei SL35, em suma, bem vagaba)

Contaflex... Existem mais de dez modelos. Valem pelas lentes somente. Os fotômetros são muito ruins, a maioria (se não todas) não tem espelho de retorno automático.

Pentax K1000. Boa e barata.
Pentax MX. Boa, melhor que a K1000
Pentax LX. Show de câmera.
Canon FT - Boa (baioneta FL se não me engano). A FTb é melhor.


Nikons:

F1 - Boa
F2 - Boa, mais compacta
F3 - ELETRONICA - NAO É MECANICA
F10 - Seria FM-10 ? Se sim, é fabricada pela COSINA para a Nikon. Bem plástica.

FM-2 = A melhor Nikon mecânica. Compre esta se puder.

Outra excelente pedida é a Olympus OM-1

Não recomendo nenhuma que seja tenha obturador eletrônico. Se quebrar vai pro lixo, não existem mais peças de reposição para elas.


« Última modificação: 17 de Maio de 2010, 16:38:56 por afshalders »


Santos

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #3 Online: 17 de Maio de 2010, 16:40:56
"De Pentax existem 2 que gostaria de conhecer melhor, a MX e a LX, principalmente a LX, que é muito bem vista entre as câmeras profissionais de sua época, mas é cara e difícil de achar. Eu tenho uma Pentax ME Super..."
Jack, muito obrigado pelas dicas, eu já estava de olho nas Pentax, agora ainda mais!
Estou programando uma viagem para Argentina e quem sabe Chile em junho, creio que poderei garimpar algo legal. Muito Obrigado pela ajuda!
Santos


Santos

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #4 Online: 17 de Maio de 2010, 16:56:24
Grande  AFSHALDERS! Salve!
Muito boa suas informações, vejo que estou no lugar certo, cordialidade e boa  informação! Pena que nossa sociedade não se apresente com estas virtudes:
novamente a Pentax ( Pentax LX. Show de câmera. ) aparece entre as eleitas, obrigado pelas dicas (FM-2 = A melhor Nikon mecânica,  Outra excelente pedida é a Olympus OM-1, Leica R3, Não recomendo nenhuma que seja tenha obturador eletrônico[/b] )
Muito Obrigado  AFSHALDERS.
Santos[/b]


Marco Jundiai

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 132
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 17 de Maio de 2010, 17:34:36
Olá, o Jack e o Afshalders já comentaram muito bem, eu só tenho a dizer que com o valor que vc dispõe sobra para mais umas boas lentes e outras coisas ainda, he he!  :ok:


Santos

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #6 Online: 17 de Maio de 2010, 17:50:02
Caro Marco! obrigado pela resposta, mas diga lá: qual sua preferida das elencadas e pq?
Santos


thiagolara123

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 331
Resposta #7 Online: 17 de Maio de 2010, 20:00:29
Eu tenho uma OM-1 e acho realmente maravilhosa. Uma com a 28 3.5:



A minha era do meu pai de quando ele tinha 20 e poucos, um dia ela caiu no mar, meu pai achou que tinha quebrado, deixou secar e guardou. Mais de 10 anos depois eu peguei a cam, cheia de areia dentro. Soprei bastante e ela funciona que é uma beleza.  :D

Essa máquina é realmente uma coisa inacreditável, meu pai fotografou a vida dele de militar viajando pra um monte de lugar de navio (maresia direto), depois a minha infância e das minhas duas irmãs, festa de criança, churrasco, dedo, gordura, mão de todo mundo, cacetada direto, depois eu resgatei e levava ela pra praia, andava com ela no pescoço fotografando de moto, já foi emprestada pra um monte de amigo e namorada, levou um monte de cacetada, e nunca deu um problema.

E o fotômetro está até hj com a bateria de quando ela caiu no mar, acredite se quiser, tem que compensar em um ponto por que ela tá meio fraca. Eu compenso no dial e na agulha fica marcando certinho, pois o dial vai até 1600.

Os couros aprodeceram e ela tá no esqueleto, eu sempre fico de mandar pra forrar mas hj em dia acho que até gosto dela assim.

Recomendo, pra mim pra ser perfeita só faltava ter fotômetro spot. Já tive Nikon tb, FM-10, eu sei que é inferior, mas eu tinha muito mais lentes pois meu set digital é Nikon, e mesmo assim eu nunca usei direito, sempre preferi a OM-1 com a 28. Tenho tb uma 50 mas nunca usei, o único set de filme 135 que eu já usei e continuo usando e gostando de usar é esse, a OM-1 com a 28 3.5.
http://www.thiagolara.com <<<Não me odeie, não me inveje, TRABALHE!

O Brasil somos eu e vc, não é só os outros não. Então samba aí: "Se gritar pega ladrão / não fica um meu irmão / se gritar pega ladrão / não fica um..." http://www.youtube.com/watch?v=2WQtQwRHD6k


meletti

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 252
Resposta #8 Online: 17 de Maio de 2010, 20:16:39
Santos, eu também não sou fotógrafo e comecei a bater fotos apenas há alguns meses. Também não tinha nenhuma máquina boa, a não ser uma kodak daquelas.... Um dia por acaso achei em uma loja uma CANON EOS 500n muitissimo conservada por $350,00 com objetiva 28 a 90mm.Dei uma pesquisada na net ( ainda não conhecia o "mundo fotográfico") e vi algumas declarações muito favoráveis a respeito desta máquina. Comprei-a e estou muito satisfeito até o momento. Mas, sou apenas um amador e acho que você deve confiar mais é nas palavras do pessoal aqui do MF mesmo, porque são tudo fera! Um abraço!


klaus liebert

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 39
  • Sexo: Masculino
    • photo.net
Resposta #9 Online: 17 de Maio de 2010, 21:22:29
Se é so para diversao mesmo, nao vejo necessidade de voce gastar 1500 reais.

Compre uma praktica. Faz tudo o que as outras fazem, e sobrevive ate a acidentes nucleares.

O maior perigo é dela cair no seu pé, hehe.

Existem inumeras lentes exelentes e baratas a disposicao, das mais diversas marcas, por se tratar de sistema de rosca M42.

Eu tenho uma praktica MTL 5b, que nao vale nada (em $$) mas nao deve nada a nenhuma das outras.

ai esta a minha

« Última modificação: 17 de Maio de 2010, 21:28:20 por klaus liebert »


meletti

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 252
Resposta #10 Online: 17 de Maio de 2010, 21:38:34
Domingo mesmo estive fuçando na net sobre a pratika mtl-5 e olha que vi muita positiva a respeito dela. Meu irmão teve uma. Fazia excelentes fotos. Foi roubada.


Marco Jundiai

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 132
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 18 de Maio de 2010, 01:34:55
Caro Marco! obrigado pela resposta, mas diga lá: qual sua preferida das elencadas e pq?
Santos
Bem Santos, para mim o que importa é a qualidade ótica e funcionamento mecânico, a camera tem de ser agradável de usar, e nisso tem aspectos muito pessoais.. Sobre qualidade ótica e conforto para uso, a Olympus OM considero ótima, assim como a pentax MX. A Nikon FM2 já foi até meu sonho de consumo no tempo dela... Tenho uma Pentax KX que acho uma delícia e sua lente 50mm 1.4 é ótima, mas não é muito fácil encontrar, as K 1000 predominam (mas são inferiores, mais componentes plásticos, lentes mais econômicas) Tem Canon AE-1, Minoltas com lente Rokkor, Prakticas, etc, excelentes cameras! A minha preferida para 35mm é a leica m3, que considero imbatível na qualidade ótica e mecânica, mas o preço é bem salgado, eu só tenho porque consegui numa boa oportunidade adquirir por um valor bem vantajoso! Tem muitas ótimas cameras no mercado de usados por um valor bem baixo, com um terço do que vc quer gastar dá para fazer uma bela compra! Boa sorte!


thiagolara123

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 331
Resposta #12 Online: 18 de Maio de 2010, 08:15:02
Se é so para diversao mesmo, nao vejo necessidade de voce gastar 1500 reais.

Tem muitas ótimas cameras no mercado de usados por um valor bem baixo, com um terço do que vc quer gastar dá para fazer uma bela compra! Boa sorte!

É verdade. Aliás, enquanto não escolhe a câmera, se médio-formato realmente estiver fora de cogitação, pega uma parte dessa grana e vai pedindo filme no ebay, que é muito mais barato e tem muito mais opção do que aqui, mas demora um pouquinho pra chegar.





EDIT: Compra sempre menos de 50 dólares contando com o frete em cada pedido, senão paga imposto.
« Última modificação: 18 de Maio de 2010, 08:32:56 por thiagolara123 »
http://www.thiagolara.com <<<Não me odeie, não me inveje, TRABALHE!

O Brasil somos eu e vc, não é só os outros não. Então samba aí: "Se gritar pega ladrão / não fica um meu irmão / se gritar pega ladrão / não fica um..." http://www.youtube.com/watch?v=2WQtQwRHD6k


Ebone

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 42
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 18 de Maio de 2010, 08:27:16
Olá caros amigos do Mundo Fotográfico!
Esta é minha primeira mensagem no grupo. Fiz meu registro há poucos dias, e acho que está na hora de participar um pouco rsrs..

Eu tenho uma sugestão para o Santos de uma câmera que acabou sendo pouco conhecida no Brasil pois foi lançada no mercado justamente quando as câmeras de filme começaram a perder espaço pra digitais: a Nikon FM3A.

Esta câmera é em quase tudo herdeira da excelente FM-2, porém com a adição de alguns features muito bem vindos.
Entre as diferenças o que mais se destaca é a adição do sensor TTL para o flash e o obturador com um modo A que trabalha em paralelo com o obturador mecânico.

Essa parece ser uma parte pouco compreendida da FM3A. Diferente do que parece para alguns, a FM3A é uma máquina com obturador 100% mecânico: retirando a pequena pilha da máquina ele continua funcionando normalmente em todas as velocidades desde 1/4000 até bulb, manualmente, do modo tradicional como toda máquina macânica.

Ocorre que a parte automática (eletrônica) do obturador funciona em paralelo e só está ativa quando selecionado o modo A no seletor do obturador. Em qualquer outra velocidade é mecânico mesmo. Isso torna a FM3A uma máquina diferente, sem dúvida.

O modo A é muito bem vindo em momentos em onde a rapidez fará a diferença entre conseguir uma boa foto ou perder o instante. Funciona como eu mais uso na minha DSLR, prioridade de abertura, e a pessoa apenas precisa dar conta do foco manual. Dá uma agilidade e tanto quando se precisa.

Este link é uma excelente fonte de informação sobre a FM3A, muito completo:
http://www.mir.com.my/rb/photography/hardwares/classics/nikonfmseries/fm3a/htmls/index.htm

Outro:
http://kenrockwell.com/nikon/fm3a.htm

Comparativo entre as Nikons:
http://www.kenrockwell.com/nikon/fefm.htm

E minha tenho faz uns 8 anos. Para o flash TTL comprei na época o pequeno e prático SB-30, funciona muito bem na FM3A e levo sempre junto.

Antes tinha a FM10, uma boa câmera e confiável, mas não se compara com as FM-2 e FM3A.

Espero seguir participando, especialmente contando com a ajuda do pessoal aqui na seção analógica pois estou retomando meu interesse pelo filme e reativando essa antiga paixão.

Abraço a todos!

Ebone






jackvidal

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 175
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 18 de Maio de 2010, 10:16:17
Concordo com o Marco, com essa grana você pega um bom corpo e ainda umas 2 lentes muito boas.

Por exemplo, se hoje eu fosse montar um kit "economico" para Olympus OM, seria o seguinte:
Corpo - Olympus OM-1 - de R$ 250,00 a R$ 300,00
Objetiva Grande Angular - 28mm f/3.5 - R$ 200,00 a R$ 300,00
Objetiva Normal - 50mm f/1.8 - de R$ 150,00 a R$ 250,00
Objetiva Tele - 135mm f/3.5 - de R$ 250,00 a R$ 300,00
ou
Objetiva Zoom 75~150mm f/4 - de R$ 250,00 a R$ 300,00
TOTAL MAIS BARATO: Eu diria que com R$ 1.000,00 você monta esse kit que já é de excelente qualidade

Já se eu fosse montar um kit top da Olympus OM, seria o seguinte:
Corpo - Olympus OM-1n MD - REVISADO - de R$ 350,00 a R$ 600,00
Objetiva Grande Angular - 21mm f/4 - R$ 600,00
Objetiva Normal - 55mm f/1.2 - começa em uns R$ 900,00
Objetiva Tele ou Meia-tele - 85mm f/2 ou 100mm f/2 ou 180mm f/2 - essas são difíceis de ver pra vender, mas acredito que custem acima de R$ 900,00 cada uma.
KIT OM MAIS CARO: Aqui acredito que você terá que investir perto de R$ 2.500,00

Um Kit Nikon com lentes TOP, vou descrever exatamente pelo KIT que vendi recentemente:
Corpo - Nikon F2 A Black - R$ 550,00
Objetiva Nikkor 28mm f/2.0 - R$ 800,00
Objetiva Nikkor 55mm f/1.2 - R$ 800,00
Objetiva Nikkor 105mm f/2.5 - R$ 500,00
TOTAL KIT NIKON - R$ 2.650,00

Jack
« Última modificação: 18 de Maio de 2010, 10:24:09 por jackvidal »
"É preciso ter vontade E ir!"
http://www.flickr.com/photos/jackvidal