Autor Tópico: Fotos em Instrumentos Musicais - Ajuda!  (Lida 11036 vezes)

Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Online: 17 de Maio de 2010, 19:40:41
Olá pessoal, boa noite.
Gostaria que algum colega mais experiente em estúdio me desse algumas dicas sobre como iluminar e fotografar instrumentos musicais.
Faço instrumentos artesanalmente aqui e um grande problema pra mim estão sendo as fotos finais.
Como a oficina é em casa, preciso de algum esquema que seja simples de montar e desmontar, e de custo não muito elevado..

Pra ilustrar o problema, seguem algumas fotos. O instrumento visto de frente geralmente gera um contraste grande... aí se o tampo fica claro, o resto fica escuro demais.... virando de costas, a superfície escura tende a refletir muito, o que dá um certo trabalho tentando buscar o àngulo da foto e uma superfície que não interfira muito no reflexo.

Segue o álbum de fotos:
http://www.lucianoqueiroz.com/fotos%20para%20album/albumviola/index.html
a maioria das fotos é antiga, onde ainda não usava nenhum tipo de fundo preparado pras fotos. as 3 primeiras acho que ilustram mais minha dúvida.


Se alguém puder ajudar fico muito grato!
« Última modificação: 17 de Maio de 2010, 19:42:35 por luchqueiroz »


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #1 Online: 17 de Maio de 2010, 20:56:52
coloquei mais várias fotos usando um fundo de carpete grafite.... nessas o problema é maior na minha opnião.


pontabranca

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 294
  • Sexo: Feminino
Resposta #2 Online: 17 de Maio de 2010, 21:22:32
fotos de instrumentos é super complicado. não foge das explicações dadas de como fotografar algo metálico, por exemplo.. que tem de montão aqui no fórum. vc precisa ter potência de luz, tela grande de papel vegetal, etc..precisa equilibrar a luz certinho pra não ter esse problema de subexpor o braço e ter o tampo estourado.
talvez se vc procurar um fotógrafo profissional, vai ter o resultado que quer.
sei que não é o que gostaria de "ouvir".. mas...

ah, seu trabalho é muito lindo! parabéns.
« Última modificação: 17 de Maio de 2010, 21:22:54 por pontabranca »
Banzai


pontabranca

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 294
  • Sexo: Feminino
Resposta #3 Online: 17 de Maio de 2010, 21:31:21
obs. vi suas fotos... acho que não estão ruins não... se vc usar um fundo preto, sem deixar a luz chegar nele, fica legal. cuidado pra não deixar marcas.. ou então recorte o viola e aplique um outro fundo no photoshop.  senti falta de nitidez e contraste.. mas acho as fotos aceitáveis pra divulgar o seu trabalho! :)
Banzai


pinredson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.008
Resposta #4 Online: 17 de Maio de 2010, 21:35:04
Olá Luciano, não posso (pq não sei) te ajudar no quesito iluminação, mas várias fotos de instrumentos que eu vi, e achei muito maneras, são através da utilização de um DOF bem curto. Deixando focado uma parte do instrumento levando os olhos a parte desfocada! Pode ser um gosto pessoal, mas sempre amdmiro fotos assim! Claro quje voce não precisa fazer isso com todas as fotos, mas como são objetos artesanais seria interessante devido a atenção aos detalhes que esse tipo de foto proporcionaria... Fica aqui a dica!

Abs!


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 17 de Maio de 2010, 21:53:44
Rapaz, resolvi postar só para lhe parabenizar em relação aos instrumentos que você faz. Fiquei olhando seu site e bateu uma vontade louca de encomendar um violão personalizado...hehehe. Muito legal seu trabalho como luthier. Pelas fotos, parece que seus instrumentos são feitos com muito capricho. Parabéns.
Infelizmente quanto às fotos não posso ajudar. Também gosto de fotografar meu violão de vez em quando mas nada com muito esquema de iluminação. Só para vc ter uma idéia: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=30937.0
Vou ficar aqui para tentar aprender também com alguém sobre dicas de fotografias de instrumentos e se resolver encomendar um violão lhe mando uma MP. Você é de Assis? Vou muito em Bastos perto de Tupã em SP. Acho que é para o seu lado né? Se fosse possível gostaria até de conhecer sua oficina algum dia. Aprecio muito sua arte.
Abraços
« Última modificação: 17 de Maio de 2010, 21:56:11 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #6 Online: 18 de Maio de 2010, 08:55:57
talvez se vc procurar um fotógrafo profissional, vai ter o resultado que quer.
sei que não é o que gostaria de "ouvir".. mas...
Por que não procurar um fotógrafo profissional pra fazer o trabalho? realmente o resultado esperaria ser excelente... mas existe um problema logístico meio complicado. Moro no interior e aqui não tenho muitas opções... além disso o instrumento fica pronto e às vezes já preciso despachar no mesmo dia pois o cliente tá estressado esperando... já tentei ver com um fotógrafo uma vez, mas no primiero dia que precisei ele tinha outro compromisso, e aí já furou.... além disso, fazer o cara montar estrutura toda vez pra tirar duas fotos pra eu colocar no site ia acabar encarecendo demais o que quero.
Por enquanto vou me virando como posso, pois apesar das fotos não estarem boas acho que servem pro propósito de irem pro site.... e estudando pra tentar melhorar.... comecei a fotografar com uma compacta bem simples, passei pra uma UZ e hoje estou com uma Canon XSI.. falta conseguir melhorar o ambiente pra obter resultados melhores...
Várias fotos de instrumentos que eu vi, e achei muito maneras, são através da utilização de um DOF bem curto.
Essa é uma opção que gosto também. Antes não era possível fazer com minha UZ... hoje já consigo... não serve pra tudo, mas pra complementar as outras fica ótimo realmente.
Também gosto de fotografar meu violão de vez em quando mas nada com muito esquema de iluminação. Só para vc ter uma idéia: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=30937.0
Vou ficar aqui para tentar aprender também com alguém sobre dicas de fotografias de instrumentos e se resolver encomendar um violão lhe mando uma MP. Você é de Assis? Vou muito em Bastos perto de Tupã em SP.
Muito boas as fotos Guto... tenho algumas assim tambem... achei bem mais fácil fazer essas fotos de detalhes... mas pro site preciso de foto de corpo inteiro porque o pessoal entra lá pra escolher como será a dele... foto em detalhe o cara fica perdido quando vê, sem conseguir imaginar como será o resultado final.
Sobre vir aqui conhecer a oficina, pra você e qualquer outro que possa ler aqui digo que venha quando quiser... só e ligue antes pra garantir que estou aqui pra não perder a viagem... Bastos e Tupão são aqui perto. Dependendo de onde você vier passa encostado de Assis!

AGORA SOBRE AS DÚVIDAS:
já tentei fazer alguns esquemas de iluminação aqui mas em certas vezes fiz foi piorar o resultado. quem entende um pouco, acha que eu deveria usar luz direta ou difusa? acha que teria que fechar um ambiente pra não ter reflexos externos? aqui fico dependente de luz ambiente, externa. tem hora que fotografo de manhã, outras à tarde... um dia de sol, outro nublado... por isso não consigo manter uma constante nas fotos...
precisaria ter idéia de potência de iluminação, distância dos pontos de luz ao objeto, etc.... acho qe não vai ser fácil porque não é um assunto muito comum a ser fotografado, pelo menos como quero.
« Última modificação: 18 de Maio de 2010, 09:03:24 por luchqueiroz »


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #7 Online: 18 de Maio de 2010, 09:52:08
Luciano, o melhor modo de iluminar seria de modo difuso. Eu não sei o que você tem de equipamento, mas se você colocar um tecido branco em uma janela elel va icriar uma luz difusa que já permite fotografar. Coloque um isopor branco no lado oposto para refletir a luz e criar volume. Parabéns pelos instrumentos. Adoro cordas... tenho um Del Vecchio de nylon quem tem uns 40 anos e um de aço que tem mais de 70 ( eu acho....pelas minhas contas ). Juntar foto com música é bem legal.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #8 Online: 18 de Maio de 2010, 11:07:11
valeu Guto! finalmente uma luz (nos dois sentidos ainda...rs)....
não tenho um difusor aqui, mas posso conseguir... você imagina que ele teria que ser do tamanho do instrumento pra iluminar toda uma lateral ou pode ser menor?
vou dar uma pesquisada na net se existe alguma forma de fazer esse difusor em vez de comprar.... como tenho oficina pode sair bem mais em conta.... precisaria de um desses mesmo, pois não tem nenhuma janela que poderia usar como você sugeriu... acho que teria que ser alguma coisa tipo "strip light" ou "soft box"... será que funcionaria assim?
« Última modificação: 18 de Maio de 2010, 11:10:56 por luchqueiroz »


Fernanda Maia

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.959
  • Sexo: Feminino
Resposta #9 Online: 18 de Maio de 2010, 13:43:26
Olá Luchqueiroz

Dá uma olhadinha nessa foto.

http://www.flickr.com/photos/pnicoli/3724040715/

O Pedro também participa do fórum, sabe muito. É uma boa fonte de conhecimento!

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?action=profile;u=3990



Fernanda Maia
Sony H2
Nikon D90, Sigma 50mm macro



Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #10 Online: 19 de Maio de 2010, 18:00:30
valeu Fernanda! é mais ou menos isso que quero mesmo....
estou fazendo umas gambiarras aqui pra iluminação e se der certo em breve mostro pro pessoal....

vou conversar com o Pedro pra ver se ele tem mais dicas...


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 21 de Maio de 2010, 17:08:55
valeu Fernanda! é mais ou menos isso que quero mesmo....
estou fazendo umas gambiarras aqui pra iluminação e se der certo em breve mostro pro pessoal....

vou conversar com o Pedro pra ver se ele tem mais dicas...
Essas fotos do Pedro são legais mas para o tipo de instrumento que você trabalha acho que ficaria mais bacana se as fotos dos instrumentos tivessem uma produção mais rústica digamos assim. Os instrumentos apoiados em superfícies de madeira, por exemplo ou em ambientes mais rústicos dá mais um clima de trabalho artesanal. Eu sei que sua intenção é divulgar o instrumentos mas uma produção acertada para um tipo singular de produto faz toda diferença também. Você não vende somente instrumentos musicais. Você vende instrumentos musicais feitos à mão. Seu diferencial é esse. Tente mostrar isso nas suas fotos.
« Última modificação: 21 de Maio de 2010, 17:28:21 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #12 Online: 21 de Maio de 2010, 18:58:56
hoje fiz um primeiro teste com um difusor tabajara que fiz aqui... ainda tenho muitos pontos a melhorar, mas pra uma primeira foto acho que já cheguei perto do que eu vinha buscando a tempos...

Gostaria de comentários dos mais experientes quanto à foto abaixo. Iluminei com um difusor ( a cor foi levemente alterada porque usei um lençol rosa pro teste... depois vou trocar por um tecido branco) e rebati com uma placa de PVC branca.

Foto tirada com f/22 exposição 2" e ISO 400

Ainda tive alguns problemas pra achar o posição do instrumento frente ao difusor, e pra tirar a foto com ele de frente, onde o tampo é bem claro e o braço escuro... ou estouro um lado ou subexponho outro....

O que os colegas acham que preciso mudar? ponto de iluminação, fotometria, etc....

com todos os problemas acho que já consegui deixar mais limpa a foto, diferente das anteriores que vinha fazendo.


DICAS E COMENTÁRIOS SERÃO BEM VINDOS!


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #13 Online: 21 de Maio de 2010, 19:01:54
Essas fotos do Pedro são legais mas para o tipo de instrumento que você trabalha acho que ficaria mais bacana se as fotos dos instrumentos tivessem uma produção mais rústica digamos assim. Os instrumentos apoiados em superfícies de madeira, por exemplo ou em ambientes mais rústicos dá mais um clima de trabalho artesanal. Eu sei que sua intenção é divulgar o instrumentos mas uma produção acertada para um tipo singular de produto faz toda diferença também. Você não vende somente instrumentos musicais. Você vende instrumentos musicais feitos à mão. Seu diferencial é esse. Tente mostrar isso nas suas fotos.

Valeu pelos comentários Guto... vou tentar estudar uma forma como essa... a única coisa que quero é que as fotos tenham um padrão entre elas.... de preferência que fiquem todas do mesmo tipo...


Ana Adams

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #14 Online: 23 de Maio de 2010, 01:33:30
Olá, lunchqueiroz,

estava acompanhando este tópico mas até agora nao vi ninguém sugerir o que eu faria, então aí vai ... :




Por alguma razão não saiu o rebatedor do lado direito, mas a idéia é rebater a luz por igual , lado a lado, e não iluminar diretamente. Como rebatedor vc pode usar qquer superfície branca - isopor, uma placa de madeira pintada de branca, o que vc tiver `a mão.

Posicione o instrumento musical a pela menos 2 metros afastado do fundo, para conseguir que a luz morra antes de alcança-lo e te dê um tom bem escuro, possivelmente negro total.
« Última modificação: 23 de Maio de 2010, 02:33:11 por Ana Adams »